sábado, 30 de março de 2013

Saúde - Perder gordura abdominal

Segundo O médico brasileiro Luis Fernando Correia “A relação entre a alimentação e a gordura intra-abdominal é directa, ou seja, a gordura acumula-se por conta do excesso de ingestão de calorias em relação ao gasto diário total“.
Daí podemos entender que, para perder a gordura intra-abdominal, normalmente temos de perder peso. A única maneira de conseguir isso de forma saudável é através da combinação de uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Uma dieta equilibrada contém carboidratos (açúcares), gorduras e proteínas.

Ter uma alimentação equilibrada
O segredo está na combinação equilibrada desses componentes da dieta. Devemos alimentar-nos de forma regular durante o dia, evitando chegar às refeições com muita fome, e permitindo que o organismo faça a digestão dos alimentos de forma progressiva.
Dê preferência aos cereais integrais, frutas e vegetais, e acrescente uma porção de proteína, que pode ser frango, peixe ou carne com pouca gordura. O uso de um substituto de refeição pode ser utilizado como ferramenta de diminuição da quantidade total de calorias de um dia inteiro. Nunca use esse suplemento como substituto de todas as refeições.

O chá ajuda a emagrecer. As bebidas alcoólicas não!
Tomar chás ajuda na hidratação diária e no funcionamento em geral do corpo humano. Por sua vez, as bebidas alcoólicas em geral são fontes de carboidratos e trazem muitas calorias para a dieta do dia a dia. Os refrigerantes de baixas calorias são uma opção, embora devamos ter cuidado com a quantidade de sódio que ingerimos diariamente.
Por causa das diferenças hormonais, em determinadas épocas da vida as mulheres podem ter uma tendência maior a engordar.

Exercício físico é inevitável
Para perder a barriga é importante perder peso, apesar de nem sempre ser muito notório devido ao possível aumento da massa muscular (principalmente nos membros inferiores). Para isso, os exercícios aeróbicos são mais eficientes. Caminhadas, pedaladas, natação ou exercícios aeróbicos no ginásio.
Fazer abdominais ajuda a diminuir a gordura na barriga. Estamos a falar da gordura que está logo abaixo da pele. A gordura intra-abdominal não tem relação directa com os abdominais. O que isto quer dizer é que pode fazer 200 abdominais por dia que não é isso que vai deixar os abdominais à vista. Para isso, deve "queimar" a gordura que os tapa.

Suplementos podem ajudar a emagrecer
Pode ainda utilizar alguns suplementos, juntamente com tudo isto. Já foi cientificamente demonstrado que suplementos como a L-carnitina ou o CLA ajudam no processo de queima de gordura. Eles transportam os ácidos gordos para as mitocôndrias, para serem metabolizados em energia. Se preferir, pode optar por fórmulas mais completas como os termogénicos. A sua função é produzir calor de forma a estimular o metabolismo, permitindo que mais gordura seja queimada. Mas todos eles devem ser usados apenas como estimuladores no início e depois conseguir manter os resultados sem o recurso à suplementação.

Boa Páscoa... e cuidado com os chocolates!!



quinta-feira, 28 de março de 2013

É de pequeno que se começa...



Lazer - Filme da Semana "G.I. Joe: Retaliação"

Para aqueles que não sabem, G.I. Joe eram uma popular coleção de bonecos (brinquedos) criada em 1963.
Na sequência do primeiro filme, esta 2ª parte relata um acordo entre vários países que define a redução do armamento nuclear a nível mundial, mas os EUA, sob o comando da organização Cobra, fogem do acordo e ameaçam as demais potências com uma super-arma definitiva. Enquanto isso, os Joes, desmontados pelo governo e vítimas de uma conspiração, decidem voltar por conta própria e expor os seus inimigos.
Este é um típico filme de ação que conta no elenco com atores como Channing Tatum, Bruce Willis, Dwayne Johnson, Adrianne Palicki e Ray Stevenso, entre outros, obtendo uma nota de 6.9 no imdb.
Já agora, para os apreciadores de sensações mais intensas, o filme será exibido também em 3D...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Musculação - Poucas repetições e muita carga vs muitas repetições com pouca carga

Um estudo conduzido por investigadores brasileiros deu mais uma contribuição para a resposta à velha questão “É melhor fazer poucas repetições com muita carga ou mais repetições com peso inferior?”

O estudo realizado com jovens e idosos mostrou que levantar pesos leves de forma relativamente rápida pode aumentar a força e os músculos quase tanto como fazer levantamentos lentos com cargas pesadas.

Existem muitos estudos a comprovar que levantamentos com cargas pesadas em algumas séries de 4 a 12 repetições contribuem para o ganho de massa muscular. Normalmente, este é o tipo de treino mais comum executado pelos culturistas ou por indivíduos que querem aumentar a massa muscular. No entanto, esta investigação mostra que levantar cargas relativamente leves em séries de 12 a 20 repetições também possibilitam a hipertrofia (crescimento muscular).

No estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, os cientistas registaram que os jovens que fizeram o treino com cargas leves viram a espessura das suas fibras musculares aumentarem em média 14% e a força em 17%. Naqueles que se submeteram ao treino com cargas pesadas, o aumento foi de 24% e 22%, respectivamente.

“O corpo pode chegar ao mesmo lugar por diferentes caminhos”, explicou Carlos Ugrinowistch, um dos envolvidos no estudo. Ele informa que alguns estudos mostraram ganhos de força similares entre os dois tipos de treino, no entanto diz: “Mas não conheço nenhum que mostre hipertrofia parecida”

sábado, 23 de março de 2013

Lazer - Algumas pessoas só assim apreendem

Há pessoas que têm a mania que são engraçadas, e muitas vezes esquecem-se que a liberdade delas vai até à altura em que invadem a dos outros. Felizmente este "homem estátua" percebeu que alguns só apreendem à força, e assim sendo...deu-lhe com força!! Eu aplaudo a reação da estátua, teria feito igual (ou pior).


Lazer - Que sirva de inspiração para todos...

Quando realmente queremos e nos dedicamos de alma e coração a uma causa, tudo é possível!!!
Que sirva de inspiração para todos, independentemente do objetivo que pretendemos atingir...


sexta-feira, 22 de março de 2013

Saúde - Mitos sobre dores nas costas

Os dados médicos mostram que, mais cedo ou mais tarde, 8 em cada 10 pessoas vai sofrer dor de costas. A dor de costas é comum, assim como os mitos sobre as razões que a originam. De seguida apresento os principais mitos que se encontram espalhados por blogs e fóruns na internet e tentar separá-los dos factos.

Mito 1: senta-te sempre com as costas rectas

É verdade que um sentar corcunda é mau para as costas. Mas também é verdade que se estiveres sempre com uma postura demasiado reta podes provocar tensão nas costas. Se passas demasiado tempo sentado, experimenta sentares-te de modo a que os pés estejam pousados no chão e as costas ligeiramente curvadas.

Mito 2: não levantes objectos demasiado pesados

Não é necessariamente quanto peso levantas mas sim como o levantas. É claro que não deves levantar coisas demasiado pesadas para a tua estrutura corporal. É normal os praticantes de musculação levantarem grandes cargas. Quando fores levantar um halter, deves agachar-te junto dele e manter as costas rectas e a cabeça erguida. Utiliza as pernas para o levantar. Não dobres as costas durante o levantamento pois poderás causar-lhes dano.

Mito 3: ficar na cama é a melhor cura

O descanso pode, efectivamente, ajudar a reduzir a dor de costas. No entanto, passar um dia inteiro ou mais na cama poderá aumentar as dores.

Mito 4: a dor de costas é causada por lesões

Também, mas não só. Outras causas incluem: a degeneração dos discos, doenças e infecções.

Mito 5: pessoas magras não têm dor de costas

Toda a gente pode ter dor de costas. Tal como pessoas com excesso de peso estão mais propensas a sofrer das costas (confrontar com Facto 1), indivíduos com peso abaixo do normal (como os que sofrem de anorexia) podem sofrer perda óssea, o que resulta em vértebras fracturadas ou esmagadas.

Mito 6: o exercício é mau para a dor de costas

Um grande mito. O exercício regular previne a dor de costas. Os médicos costumam recomendar programas de treino a pessoas com dor de costas, iniciando com exercícios simples e ir aumentando a intensidade. Logo que a dor desapareça, a continuação da prática de exercício físico poderá ajudar a prevenir futuras incidências.

Mito 7: Colchões mais firmes são os melhores

Um estudo realizado por investigadores espanhóis com indivíduos com dores de costas crónicas mostrou que aqueles que dormiram em colchões de firmeza média (classificados com 5,6 numa escala até 10 pontos, em que 10 representa um colchão muito mole) registaram menos dores de costas do que aqueles que dormiram em colchões muito firmes (2,3 pontos na escala).

E agora os factos:

Facto 1: Mais peso, mais dor

Estar em forma ajuda a prevenir a dor de costas. Ela é mais comum em indivíduos sedentários, especialmente aqueles que praticam exercício físico só ao fim de semana. Como tal, pessoas com excesso de peso são mais propensas a registar episódios de dor de costas.

Facto 2: a quiropraxia pode ajudar

As linhas de orientação para tratamento de dor de costas do American College of Physicians and American Pain Society recomendam que os pacientes considerem opções válidas no tratamento de dor de costas, como a manipulação espinal ou a massagem terapêutica.

Facto 3: a acupuntura pode aliviar a dor

Segundo as guias do American College of Physicians and American Pain Society, a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor de costas.

Facto 4: O Ioga também ajuda a reduzir dores na parte inferior das costas

Um estudo publicado na revista Spine indicou que a terapia de ioga pode reduzir a dor e melhorar as funções de pessoas com dores crónicas na parte inferior das costas.

Lazer - Filmes da Semana "Os Croods", "O Amante da Rainha" (Um Caso Real) e "Sete Psicopatas"

Após algum tempo ausente, em que nem tenho tido tempo para ver filmes, volto a postar acerca de cinema.  
Desta feita, não recomendo um, nem dois, mas três filmes que estreiam esta semana.
Os Croods ("The Croods") é um filme de animação. Esta comédia e aventura pré-histórica acompanha a primeira família do mundo na viagem das suas vidas logo que foi destruída a caverna que os protegia de todos os perigos. Viajando ao longo de espetaculares cenários naturais, os Croods descobrem um incrível mundo novo repleto de criaturas fantásticas que mudarão as suas vidas para sempre. O filme conta com uma nota de 7.2 no imdb.

O Amante da Rainha ("En Kongelig Affaere" ou "Um Caso Real") é um filme europeu que relata uma história decorrida na Dinamarca em 1766. Nesta história, Caroline Mathilde é casada com Christian VII, um rei louco e incapaz. Caroline, que o grosseiro rei ignora optando por uma vida escandalosa, habitua-se a uma vida tranquila numa Copenhaga repressiva. Quando o rei regressa de uma viagem pela Europa acompanhado de Struensee, o seu novo médico, a rainha Caroline descobre um inesperado aliado no seu reino. A atracção entre os dois desenvolve-se, inicialmente, por causa dos ideais que ambos partilham, mas transforma-se rapidamente num romance clandestino e apaixonado. Comprometido com os ideais iluministas proibidos na Dinamarca, Struensee convence o rei a dar uso ao seu poder até aí inexplorado para destituir a conservadora assembleia política e levar a cabo mudanças drásticas na sociedade dinamarquesa. Enquanto as cortes planeiam o regresso ao poder e a queda da rainha e de Struensee, são reveladas as consequências deste romance e a nação mudará para sempre. Este filme conta com uma nota de 7.5 no imdb e excelentes críticas.

Por último, Sete Psicopatas ("Seven Psychopaths") conta com um elenco de luxo (Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Sam Rockwell, Colin Farrell, Abbie Cornish, Christopher Walke, Tom Waits, Olga Kurylenko, entre outros). O filme conta-nos a história de um escritor de guiões que inadvertidamente se vê envolvido no criminoso submundo de Los Angeles, depois dos seus peculiares amigos roubarem o amado Shih Tzu de estimação de um gangster poderoso. Conta com uma nota de 7.3 no imdb.

De entre os três, resta escolher o género cinematográficxo que mais agrada a cada um. Eu, provavelmente, se o meu tempo permitir, verei todos.

sábado, 16 de março de 2013

Saúde - Aliviar as dores nos pés com exercícios

Exercitar os seus pés de maneira regular não só melhor a saúde do pé global como também reduz o risco de lesão. Caminhar é o melhor exercício de todos. Quando caminha, o seu pé efectua toda a panóplia de movimento de que é capaz, do momento em que o calcanhar toca no chão até o levantar com os dedos dos pés. Além disso, a caminhada é um dos melhores exercícios para o seu corpo inteiro: melhora a sua saúde cardiovascular e tem efeitos benéficos na sua circulação, tonicidade muscular e humor.

Além de caminhadas, exercícios de flexibilidade e resistência também podem ajudar a manter pés saudáveis.

Exercícios de flexibilidade. Exercícios que melhoram a flexibilidade ajudam a manter a agilidade do pé e pode reduzir o risco de lesões. Não se preocupe no caso dos seus pés terem ganho em rigidez com a idade, alguns estudos mostram que não importa a idade, é sempre possível melhorar a sua flexibilidade. A maneira mais fácil de trabalhar a sua flexibilidade é através de alongamentos lentos e suaves, todos os dias, concentrando-se num só grupo muscular ao mesmo tempo.

Exercícios de resistência. Os exercícios de resistência são aqueles em que os seus músculos trabalham com algum tipo de resistência, como pesos ou bandas de exercício. Exercícios de resistência fortalecem os músculos o que, por sua vez, proporciona um maior apoio e protecção ao pé no seu todo. As bandas de exercício são parecidas com ligaduras de compressão mas arranjam-se em várias cores que correspondem ao nível de resistência que oferecem.

Exercícios de flexibilidade e resistência do pé podem ser inseridas na sua rotina diária. A maioria pode ser feita durante o seu treino. Pode haver alguns enquanto está sentado, no seu trabalho; outros requerem que se ponha de pé. Para não escorregar ou cair, é aconselhado que esteja descalço e tenha uma cadeira, uma secretária ou uma parede por perto que possa usar para algum equilíbrio. Não faça esses exercícios caso tenha dor nos pés.

Antes de realizar qualquer exercício do pé, dedique algum tempo ao aquecimento e alongamento do mesmo. Caso contrário, os seus pés terão de suportar de forma súbita o peso de toda esta actividade, especialmente se for no contexto de modalidades desportivas de alto impacto como o ténis ou aeróbica. Se sofrer de artrite, diabetes, problemas cardiovasculares ou de estrutura do pé que possa afectar a sua aptidão para o exercício, aconselhamo-lo a consultar um especialista antes de começar.

Exercícios simples para alongar e fortalecer os seus pés

Trabalho de flexibilidade – Para aumentar a sua flexibilidade antes de tentar qualquer outro exerício, tente o seguinte:

1. Sente-se numa cadeira com os seus pés bem assentes no chão.
2. Levante a sua perna esquerda de maneira a que o seu pé não toque no chão e use o seu dedo grande do pé para realizar círculos no ar, rodando no sentido dos ponteiros do relógio, durant 15 a 20 rotações.
3. Troque de sentido e faça mais uns 15 a 20 círculos, desta vez no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
4. Repita com o seu pé direito.

Planta do pé – Para alongar os músculos da parte inferior dos seus pés:

1. Ponha-se de pé com os pés juntos.
2. Dê um passo para trás com a sua perna esquerda de maneira que o seu calcanhar esteja levantado e os seus dedos dos pés façam força no chão. Deverá sentir os músculos de baixo a puxar suavemente.
3. Mantenha-se assim durante 20 a 30 segundos.
4. Repita com o seu pé direito.

Exercícios do calcanhar – Para alongar a parte de trás do seu calcanhar:

1. Faça um laço com uma banda de exercício à volta do pé de um móvel pesada, como uma mesa ou uma secretária.
2. Sentado de frente, insira o seu pé no laço de maneira a que a banda de exercício dê a volta ao seu pé, mesmo abaixo dos dedos dos pés.
3. Puxe com a parte frontal do seu pé, fazendo flexão no tornozelo. Segure a posição por alguns segundos, e relaxe. Deverá sentir a parte de trás do seu calcanhar a esticar.
4. Faça entre 10 a 15 repetições.
5. Repita com o outro pé.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Desistir NUNCA!!!


Saúde - Ingestão exagerada de calorias em grávidas

 As mulheres portuguesas ingerem mais calorias do que o recomendado durante a gravidez. No entanto, nos últimos anos têm melhorado a qualidade da sua alimentação, aumentando o consumo de lacticínios, fruta e sopa, cortando nas carnes vermelhas, fast food e bebidas alcoólicas. As conclusões são da equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) envolvida no projecto Geração XXI, um estudo epidemiológico único em Portugal que está a seguir um grupo de dez mil crianças desde o nascimento até à idade adulta.

Os cientistas seguiram uma amostra de mulheres grávidas que forneceram informação sobre a sua alimentação no período anterior e durante o processo de crescimento do feto, através do preenchimento de inquéritos e de diários alimentares.Os resultados demonstraram que, comparativamente à alimentação praticada antes de engravidar, as portuguesas duplicaram o consumo de lacticínios e reforçaram a ingestão de fruta e sopa. Reduziram também o consumo de carnes vermelhas, fast food, bebidas alcoólicas, chá e café. No entanto, a maioria das grávidas ingeriu mais calorias do que o aconselhável tanto antes como durante a gravidez.

Ao longo da gestação, observou-se um crescimento ligeiro do consumo de proteínas e gordura saturada. Os autores registaram um aumento de consumo de vitamina A, E, B2, folato, cálcio e magnésio durante a gravidez. “Mas se não se considerar a ingestão de suplementos vitamínicos, então verifica-se uma ingestão insuficiente de vitamina E (73% das mulheres), folato (91%), magnésio (21%) e ferro (88 %)”, notam os autores.

Os investigadores relacionaram também a alimentação materna durante a gravidez com algumas características das mães, tais como a idade, escolaridade, índice de massa corporal e hábitos tabágicos, tendo concluído que as grávidas fumadoras ingerem menos fruta e vegetais do que as não-fumadoras e que as grávidas mais jovens consomem menos vegetais do que as mais velhas.

Note-se que as condições a que os bebés estão expostos durante a vida intra-uterina podem determinar o aparecimento de doenças crónicas na vida adulta. Uma dessas exposições é a alimentação materna durante a gravidez. Em Portugal, é a primeira vez que se avaliam os hábitos alimentares das grávidas e se seguem os filhos para perceber as implicações que a alimentação das mães tem na saúde das crianças.

domingo, 3 de março de 2013

Saúide - Dicas para combater o colesterol

Antes de tentar saber como o combater, é importante saber como se ganha colesterol, até porque a melhor maneira de combater os problemas é saber onde estes têm origem.
Assim sendo, o colesterol é proveniente de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que ingere. No organismo, o colesterol é produzido pelo fígado. É ele o responsável por produzir a grande parte do colesterol que o corpo necessita. Alguns alimentos, como as carnes, leite gordo, queijo, manteiga e ovos, também lhe fornecem quantidades adicionais de colesterol.

Qual o risco de ter um colesterol elevado?

Ter altos níveis de colesterol significa estar mais suscetível ao aparecimento de doenças cardiovasculares como, por exemplo, ataques cardíacos e tromboses cerebrais (AVC’s) que, actualmente, causam a morte de cerca de mais de 4000 pessoas por dia.
Para além de ser muito importante fazer análises para saber quais os seus níveis de colesterol, aqui ficam outras dicas úteis para quem quer reduzir esses níveis:


1) Evite o leite e os seus derivados. Se gosta de queijo, prefira os brancos e menos gordurosos;
2) Coma mais peixe e carne de aves (carnes brancas);
3) Reduza o consumo de carnes vermelhas;
4) Não coma biscoitos amanteigados, croissants, folhados e gelados cremosos;
5) Substitua os fritos pelos assados;
6) Evite receitas que levem muito óleo;
7) Evite a utilização dos molhos como o ketchup e a mostarda.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Saúde - Diabetes e a alimentação

A Sociedade Americana de Diabetes elaborou uma lista de alimentos indicada para pessoas com diabetes. Estes alimentos ajudá-lo-ão a manter esta doença controlada. Todos estes alimentos possuem um baixo índice glicémico e fornecem nutrientes chave como cálcio, potássio, fibra, magnésio e vitaminas.

Segundo a mesma, se é diabético, tenha uma dieta à base de:


1) Feijões e outras leguminosas, como lentilhas e ervilhas
São ricos em fibra, magnésio e potássio. Além disso, meia taça destes alimentos fornecem tanta proteína como 28g de carne.

2) Vegetais de folha verde, como espinafres e couves
Têm poucas calorias e hidratos de carbono. Nunca é demais comê-los.

3) Citrinos
Laranjas, toranjas, limas e limões. Estão carregados de vitamina C.

4) Batata-doce
Ricas em fibra e vitamina A. A batata-doce tem um índice glicémico menor do que a batata normal.

5) Bagas
Morangos e framboesas são baixos em calorias e ricos em antioxidantes. Experimente juntá-los a um iogurte magro. Dão uma óptima sobremesa.

6) Tomates
Quer sejam consumidos naturalmente ou em molhos (com pouca gordura), apresentam um grande teor de vitamina C, vitamina E e ferro.

7) Nozes, amêndoas e avelãs
Uma mão cheia destes alimentos fornece-lhe quantidades razoáveis de gorduras essenciais e saciam a fome. Também possuem magnésio e fibra.

8 ) Peixes ricos em ómega-3
O mais popular é o salmão.

9) Cereais integrais
Os cereais normais não lhe oferecem doses consideráveis de magnésio, crómio,ómega-3, ácido fólico e gorduras essenciais, os integrais sim. A aveia e a cevada são boas fontes de fibra e potássio.

10) Lacticínios magros
Essenciais para construir ossos e dentes fortes. Além do cálcio, muitos destes produtos são ricos em vitamina D.