quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lazer - Ensinamentos de Câo

Aqui fica uma compilação de vídeos acerca de uma série de questões em que muito temos a apreender com os nossos amigos caninos...alguns são simplesmente fabulosos. Para ver e refletir acerca...


Música da Semana - Creed ("Higher")

Creed é uma banda de post-grunge norte-americana formada em 1995 na cidade de Tallahassee, originalmente idealizada pelos amigos Scott Stapp (vocal) e Mark Tremonti (guitarra). O grupo anunciou um hiato em 2004. Mas em Abril de 2009, no entanto, o site oficial do Creed foi re-lançado, e um vídeo com nome "coming soon 2009" foi colocada na página inicial, o que confirma agora que a banda está de volta. O grupo já vendeu mais de 53 milhões de copias no mundo e 35 milhões só nos E.U.A., recebendo quatorze discos de platina.
Com o 9º lugar alcançado pela banda na lista da Billboard dos artistas que mais venderam discos nas ultimas décadas, o Creed está entre as maiores bandas de rock das últimas décadas. Sendo vencedora como maior banda de rock dos anos 2000, numa lista de 18 artistas.
Em 27 de abril de 2009 os Creed anunciaram que os quatro membros originais da banda original estão juntos de volta para uma tourné e lançaram um álbum no final de 2009, com o nome de Full Circle.
Aqui fica uma das músicas que mais me agrada da banda.


Nutrição - Plano antibarriga

O exercício por excelência para reduzir a cintura é a prancha. Mantenha-se apoiado pelos antebraços, contraia o transverso, levando o abdómen em direção às costas e respire com o diafragma. Com este exercício, conseguirá trabalhar os músculos profundos do abdômen, ativando essa faixa natural e melhorando a postura. Se quiser variar a intensidade, poderá mudar os apoios dos pés. Mantenha a posição cerca de 30 segundos e repita pelo menos quatro vezes.

Um dos grupos de alimentos que devem ser incluídos na dieta são os fibrosos. As fibras facilitam o trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade, evitando que você caia de boca (literalmente) em delícias calóricas. Aposte nos cereais integrais, verduras e frutas com a pele, como a maçã.

O suplemento que o ajudará a queimar gordura e é amigo do coração é o ácido linoleico conjugado, mais conhecido como CLA. Este ajudará a torrar as gordurinhas, sobretudo se o seu treino tem um grande volume e você faz uma dieta restritiva. Tome-o juntamente com as refeições.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Lazer - Paintball "Living legends 6"

Foi no passado mês de maio em Chicago que mais de 2000 jogadores de Paintball se juntaram no maior evento de paintball intitulado" Living Legends 6". Esta foi a maior batalha de paintball real que alguma vez aconteceu. As imagens falam por si...


Musculação - Leis do treino de Musculação

Aqui estão algumas leis ou princípios básicos do treino de musculação que todos aqueles que realmente pretendem obter resultados sérios deveriam seguir, sejam eles praticantes recreativos ou até mesmo profissionais.

É necessário treinar de forma consistente

Não se pode treinar apenas uma vez por semana e ver progressos. Você não pode treinar de forma esporádica ao longo do ano, por exemplo, apenas durante os meses anteriores ao verão e esperar obter resultados.
Embora estes “ataques” de curta duração possam ser eficientes, o praticante de musculação que treina duas vezes por semana durante as 52 semanas do ano, a longo prazo irá obter melhores resultados do que o praticante que treina apenas 5 vezes por semana durante 20 semanas do ano.A consistência é a palavra-chave aqui, e o praticante de musculação que treina semana após semana irá obter ganhos significativos de força e de massa muscular ao longo do tempo.

É necessário treinar com intensidade e de forma inteligente

É necessário trabalho duro, mas não tem que sair morto em todas as sessões de treino. Você tem que ouvir as mensagens que o seu corpo lhe transmite e realizar ajustes. Isto é incrivelmente importante.
Também é necessário realizar experiências para compreender o que funciona melhor para si. Apesar de demonstrarem comportamentos incorretos em muitos outros aspetos das suas vidas, muitos culturistas e powerlifters são na verdade incrivelmente inteligentes no que refere aos seus treinos.
Treinar duro é bom, treinar de forma inteligente é ótimo. Combine ambos e irá ficar com melhor dos dois mundos.

Tem que se estimular de forma consistente a musculatura do corpo todo.

Se um músculo nunca for trabalhado, ele não irá crescer. Para fazer um músculos crescer, ele terá que ser estimulado numa base regular.
O peso-morto (levantamento terra) estimula um grande número de músculos do corpo, tais como os antebraços, trapézios, grande dorsal, retractores da escápula, eretores da espinha, glúteos e isquiotibiais. Até os músculos do abdómen e os quadríceps são suficientemente trabalhados durante o peso-morto com relativa carga. Isto ajuda a explicar porque motivo  o peso-morto é um excelente exercício.
No entanto, se fizer apenas o peso-morto, o seu peito, deltóides e bíceps nunca se aproximariam sequer do seu potencial máximo de hipertrofia. Assegure-se de incorporar exercícios no seu programa que se combinem de forma a trabalhar toda a musculatura do corpo.
E se pretender obter o máximo de massa muscular numa determinada parte corporal, então assegure-se de que se torna mais forte nos exercícios que proporcionam a maior ativação desse músculo ou parte muscular.
Por exemplo, se o objetivo for a hipertrofia da parte posterior dos deltoides, então o press militar não irá ser o suficiente, adicione algumas séries de elevações posteriores (voos) para trabalhar mais essa parte muscular.

É necessário tornar-se notoriamente mais forte do que quando começou, especialmente nos movimentos compostos.

A sobrecarga progressiva é o aspeto mais importante da musculação. Se iniciar um programa de musculação e falhar em ganhar força, então não irá ganhar muito músculo. É necessário usar cargas mais pesadas e realizar mais repetições ao longo do tempo.
Existem muitas formas de progredir, e a sobrecarga progressiva indefinita não é obrigatória, mas forma uma grande base e são uma prova do seu sucesso depois dos seus primeiros anos de treino.
Os culturistas podem não treinar forte em termos de intensidade (tal como em percentagem de 1RM) até porque normalmente realizam um número moderado a elevado de repetições, mas a maior parte deles passam alguns anos a focar-se e a tentar aumentar a sua força nos grandes movimentos básicos.
A força forma a fundação para as melhorias noutras áreas tais como a produção de força (é necessário ser capaz de realizar algo a uma velocidade moderada antes de ser capaz de o fazer de forma rápida) e a força-resistência (é necessário ser capaz de realizar algo uma vez antes de o poder fazer de forma repetida), por isso, esta qualidade não pode ser ignorada.

É necessário realizar um aquecimento

Não se pode simplesmente entrar no ginásio e realizar a sua 1RM (1 repetição máxima) no supino, agachamento ou peso-morto). Se fizer isso, irá lesionar-se.
Alguns indivíduos necessitam de 30 minutos de aquecimento para se sentirem preparados, enquanto outros só precisam de 5 minutos. Mas toda a gente precisa de colocar o sangue a circular antes de começar a levantar cargas pesadas.
Mas falhar em levar o aquecimento a sério irá eventualmente provocar um desastre. A grande maioria dos principiantes ignoram o aquecimento adequado e aprendem da forma mais difícil a levar mais a sério esta componente das sessões de treino.

É necessário usar sempre uma técnica adequada

Entre numa sala de musculação e normalmente irá ver pessoas a usar uma técnica horrível ou até uma técnica demasiado rigorosa.
Alguns praticantes de musculação são muito rigorosos, talvez até em demasia, já que nunca usam cargas notórias devido à sua técnica robótica; outros deveriam reduzir imenso o peso que usam e parar de depender da “batota” para levantarem os pesos.
É certo que existe alguma margem de manobra em termos de forma técnica, já que foi demonstrado que um ligeiro impulso pode aumentar o torque e a ativação muscular (Arandjelovic 2012).
No entanto, na maioria das vezes irá precisar de ser muito rigoroso com a sua técnica, e irá ter que aprender o tipo certo de técnica adequada para o seu corpo nos vários exercícios. Isto é especialmente importante nos exercícios de agachamento e peso-morto.
Falhar neste aspeto poderá resultar em dores e lesões, o que poderá bloquear a obtenção de mais progressos.

É necessário consumir a nutrição adequada

Nem o melhor programa de treino do mundo pode compensar uma dieta miserável.Se quer desenvolver um bom físico que tenha um bom desempenho atlético, então irá ter que levar a nutrição a sério.
Tem que obter a quantidade certa de calorias e a mistura certa de macronutrientes para o seu objetivo e filosofia.
Você não tem que ser perfeito, mas comer porcarias dia após dia não o irá permitir atingir todo o seu potencial, e irá impedi-lo de obter os melhores ganhos de força e de massa muscular.
Neste aspeto, a suplementação com produtos como proteína em pó, creatina, aminoácidos, etc. poderá ser uma boa ajuda…

É necessário dormir bem e evitar o stress permanente

Tal como acontece com a nutrição, se não estiver a dormir bem ou se andar stressado 24 horas por dia, a sua fisiologia irá estar a trabalhar contra si. Algumas pessoas precisam de dormir mais que outras, mas você tem que se preocupar com o seu sono e dar-lhe prioridade.
Se quer realmente obter resultados, então faça um esforço genuíno para dormir bem de forma consistente. Falhar nesse sentido irá bloqueá-lo na sua procura por força e hipertrofia muscular.
Em relação ao stress, o seu objetivo não deve ser eliminá-lo completamente, mas sim otimizá-lo. É bom ser desafiado na vida, mas existe uma linha fina entre o “euretress” (o stress positivo ou curativo; como um bom treino de musculação) e o “distress” (stress negativo, tal como tensão e preocupações permanentes).
Para melhores resultados, tente manter-se sempre no eustress. Dê um passo atrás e analise os seus hábitos e escolhas de vida. Esta é uma área em que a maior parte dos praticantes de musculação podem fazer ajustes que conduzem a resultados imediatos.

Conclusão

Não existem muitos princípios absolutos no campo do treino de musculação ou no culturismo, já que a genética e os objetivos tendem a ditar a eficácia de muitas das melhores práticas usualmente aceites pela indústria.
No entanto, estas leis do treino de musculação são tão sólidas como um peso morto de 400 kg, e se não estiver a segui-las, então estará provavelmente a travar os seus próprios progressos, até porque determinam 80-90% dos resultados que pode obter.
ECM

Filme da Semana - Batalha do Pacífico ("Pacific Rim")

Quando um vasto exército de criaturas monstruosas (Kaiju) de outra dimensão começou a emergir do fundo do mar, uma violenta guerra foi iniciada. Para combater os Kaiju, os humanos criaram um exército de robots enormes (Jaegers) que são controlados simultaneamente por dois pilotos, cujas mentes se conectam por uma ponte neural. A terrível guerra entre as duas raças arrasta-se durante vários anos e os outrora imbatíveis Jaegers começam a não conseguir fazer frente aos milhares de incansáveis Kaiju. A derrota dos humanos parece iminente, e as forças de defesa do planeta não têm outra escolha senão permitir que dois improváveis heróis - um ex-piloto (Charlie Hunnam) e uma cadete sem experiência (Rinko Kikuchi) - pilotem um Jaeger lendário mas obsoleto. Juntos, são a última esperança da humanidade contra a extinção.
O filme é uma espécie de Transformers, realizado por Guilhermo del Toro, com uma boa dose de ação. conta com uma (boa) nota de 8.0 no imdb. Tendo em conta que o filme será exibido em IMAX, ir ao cinema vê-lo é uma ideia bastante interessante.


sábado, 13 de julho de 2013

Lazer - Animais e Espelhos

A verdade é que não há nada mais irritante que ter alguém a copiar todos os nossos movimentos de forma descarada... Logo, não será de estranhar as reações dos animais ao verem alguém a fazê-lo, mesmo quando esse alguém é o seu reflexo no espelho.
E, sem dúvida, que os melhores são os gatos!!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Saúde - Aumentar a Testosterona

Há muitos factores que determinam a quantidade de músculo que efectivamente podemos construir. A intensidade de treino, a alimentação, a suplementação e o descanso. Estas são apenas algumas das muitas variáveis que são o ponto de partida para um crescimento muscular. Outro factor importante nesta grande equação são os níveis naturais de testosterona (a hormona anabolizante) no seu organismo.

Muito resumidamente, a testosterona é a hormona mais determinante para o crescimento muscular, uma vez que limita também a quantidade de músculo que uma pessoa pode construir. Veja aqui apenas alguns dos muitos benefícios surpreendentes que o aumento dos níveis de testosterona lhe pode proporcionar:

- Aumento do tamanho e força do músculo.

- Diminuição dos níveis de gordura corporal.

- Aumento do desejo e resistência sexual.

- Melhor humor.

- Diminuição dos níveis do colesterol “mau”.

Aprofundando o processo de produção desta hormona poderosa, inicialmente, o cérebro liberta uma hormona luteinizante ou “HL”. A HL, basicamente, indica ao corpo para iniciar a produção de testosterona. Uma vez que isto ocorre, as glândulas supra-renais liberam DHEA na circulação sanguínea. De seguida, a HL e DHEA concentram-se juntamente nos testículos, onde se inicia a produção de testosterona. A testosterona pode agora ser libertada na corrente sanguínea para realizar a suas diversas funções.

Aqui ficam algumas técnicas básicas para aumentar naturalmente os níveis de testosterona no seu corpo e aproveitar todos os seus benefícios.

1) Use exercícios compostos como base dos seus treinos. Isto é, agachamentos, levantamento de supino, remo, flexões na barra fixa, barras paralelas, afundos e press militar. Estes exercícios irão colocar os seus músculos sob a maior quantidade de pressão possível, forçando o seu corpo a aumentar a produção de testosterona.

2) Treine sempre com 100% de esforço e intensidade. Se quiser ver ganhos musculares significativos, tem de estar disposto a desafiar os seus limites. Quanto maior for o esforço, maior será a produção de testosterona.

3) Aplique o mesmo esforço no treino de pernas como no treino de peito. Na verdade, o treino intenso de pernas pode realmente estimular o crescimento do peito, costas e braços. Isto deve-se, em parte, ao aumento da testosterona, que o treino de pernas induz.

4) Aumente o consumo de ácidos gordos essenciais. Estes são provenientes de fontes como amendoim, abacate, peixes e óleos saudáveis como as sementes de linho, azeite e canola que são uma ótima maneira de aumentar naturalmente os níveis de testosterona.

5) Limite o consumo de álcool. O álcool influencia negativamente os níveis de testosterona, por isso beba com moderação.

6) Aumente a ingestão de vegetais crucíferos. Brócolos, couve-flor, rabanetes, nabos, repolho e couve de bruxelas. Estes reduzem drasticamente os níveis de estrogénio, aumentando assim a testosterona.

7) Reduza o stress no dia-a-dia. Demasiado stress estimula a libertação de cortisol, uma hormona altamente catabólica que farão descer os seus níveis de testosterona.

8 ) Aumente a sua actividade sexual. O estímulo sexual faz com que o corpo aumente a produção de ocitocina, que por sua vez aumenta a produção de endorfina (responsável pela sensação de bem-estar) e resulta também no aumenta da testosterona.

9) É fundamental dormir bem todas as noites. A falta de sono contribui para a produção de cortisol, e isso diminui os seus níveis de testosterona.

Portanto, seguindo estas dicas básicas, poderá aumentar os seus níveis de testosterona naturalmente e ter o tão desejado crescimento muscular.

Nutrição - Grávidas ingerem mais calorias do que o recomendado

As mulheres portuguesas ingerem mais calorias do que o recomendado durante a gravidez. No entanto, parecem melhorar a qualidade da sua alimentação, aumentando o consumo de lacticínios, fruta e sopa, cortando nas carnes vermelhas, fast food e bebidas alcoólicas. As conclusões são da equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) envolvida no projecto Geração XXI, um estudo epidemiológico único em Portugal que está a seguir um grupo de dez mil crianças desde o nascimento até à idade adulta.


Os cientistas seguiram uma amostra de mulheres grávidas que forneceram informação sobre a sua alimentação no período anterior e durante o processo de crescimento do feto, através do preenchimento de inquéritos e de diários alimentares.
Os resultados demonstraram que, comparativamente à alimentação praticada antes de engravidar, as portuguesas duplicaram o consumo de lacticínios e reforçaram a ingestão de fruta e sopa. Reduziram também o consumo de carnes vermelhas, fast food, bebidas alcoólicas, chá e café. No entanto, a maioria das grávidas ingeriu mais calorias do que o aconselhável tanto antes como durante a gravidez.

Ao longo da gestação, observou-se um crescimento ligeiro do consumo de proteínas e gordura saturada. Os autores registaram um aumento de consumo de vitamina A, E, B2, folato, cálcio e magnésio durante a gravidez. “Mas se não se considerar a ingestão de suplementos vitamínicos, então verifica-se uma ingestão insuficiente de vitamina E (73% das mulheres), folato (91%), magnésio (21%) e ferro (88 %)”, notam os autores.

Os investigadores relacionaram também a alimentação materna durante a gravidez com algumas características das mães, tais como a idade, escolaridade, índice de massa corporal e hábitos tabágicos, tendo concluído que as grávidas fumadoras ingerem menos fruta e vegetais do que as não-fumadoras e que as grávidas mais jovens consomem menos vegetais do que as mais velhas.

Note-se que as condições a que os bebés estão expostos durante a vida intra-uterina podem determinar o aparecimento de doenças crónicas na vida adulta. Uma dessas exposições é a alimentação materna durante a gravidez. Em Portugal, é a primeira vez que se avaliam os hábitos alimentares das grávidas e se seguem os filhos para perceber as implicações que a alimentação das mães tem na saúde das crianças.

Lazer - Downhill de alta intensidade

Já ouviu falar de downhill mas nunca experimentou? Não faz mal, sinta a experiência "à bordo" da bicicleta de Nick Jordan, através da camara que este levou junto ao peito. Até eu fiquei cansado só de ver...São 2 minutos e pouco de uma adrenalina fantástica... 


Música da Semana - Maroon 5 (Daylight)

Maroon 5 é uma banda de pop rock dos Estados Unidos, com influências do soul, pop e R&B.
É formada por Adam Levine, James Valentine, PJ Morton, Mickey Madden, Matt Flynn.
A história do Maroon 5 começou na época do colegio, em Los Angeles, na Califórnia. Os integrantes eram amigos, tinham 17 anos, e resolveram formar uma banda, inicialmente chamada de Kara's Flowers.
Um ano após o seu primeiro show, em 1995, o grupo começou a ser muito procurado pela indústria fonográfica e, depois, assinou contrato com a Reprise Records. Com o nome Kara's Flowers, a banda lançou o seu disco de estréia, "The Fourth World".
Seguindo uma temporada dececionante com seu primeiro CD, The Fourth World, Kara's Flowers terminou o seu contrato com a gravadora em 1999. O plano A foi por água abaixo, deixando o quarteto a pensar no futuro. "Nós pensavamos: 'Ok, o que vamos fazer agora?'", lembra Levine. "Então fomos para faculdade para descobrir." Deixando Dusick e Madden para trás estudando em Los Angeles, Levine e Carmichael colocaram o plano B em ação nos dormitórios da faculdade de Nova York.
Nos corredores, tocavam música Gospel e as pessoas escutavam música que nunca tinham escutado antes, como Biggie Smalls, Missy Elliot e Jay-Z. "O disco da Aaliyah tinha sido lançado nessa época, e nós ficamos impressionados. Quando eu penso em compositores, penso nos Beatles, Bob Dylan, Simon & Garfunkel - as coisas que cresci ouvindo - mas então pensei: Eu quero fazer isso. Stevie Wonder entrou na minha vida nesse momento", Levine diz, " e achei um jeito de fazer."
"Eu comecei a cantar diferente", ele disse a VH1, "e Jesse começou a tocar teclado, foi isso que mudamos." Quando a dupla se reuniu com Madden e Dusick em Los Angeles, eles estavam revigorados por ter adicionado R&B a seu rock explosivo. Com um novo pensamento musical veio o novo nome - Maroon 5 - e um quinto membro: o guitarrista James Valentine. "James entrou bem quando estávamos decidindo o novo nome", diz Levine. "Nós claramente não éramos mais Kara's Flower, com o James e um novo estilo de fazer música. E também, quando você dá nome para uma banda quando tem 15 anos, quando você faz 23, você provavelmente não vai mais gostar do nome."
Quando o guitarrista James Valentine se junta aos Kara's Flowers em 2001, a banda é rebatizada de Maroon. Alguns meses depois, eles trocam para Maroon 5, devido à já existência do nome anteriormente.





terça-feira, 9 de julho de 2013

Lazer - Atenção às vertigens...

Este vídeo não é aconselhado a pessoas com vertigens, mas o certo é que deve ser uma adrenalina brutal... Ah, e não haja dúvidas que o rapaz é doido, só pode...


Fitness - Ioga em casa

Ioga, para além de despertar os músculos e os sentidos, esta prática ajuda a diminuir a ansiedade (e a fome voraz!), a eliminar toxinas e a combater a celulite. Contribui para o auto-conhecimento e a auto-estima, além de ajudar a modelar o corpo e a perder peso. E o melhor disto tudo é que você pode realizar as posturas no
conforto da sua casa.

O alongamento intenso das posturas promovidas pelo ioga ajuda na drenagem linfática, diminuindo a retenção de líquidos, as toxinas e melhora o aspecto da celulite.

O ioga pode ser uma ferramenta útil para quem deseja estar em forma sem sair de casa e sem encarar o ritmo agitado das aulas de ginástica. Tudo o que precisa é de uma cama.

Notas importantes:

- Antes de começar a praticar ioga na cama e começar a torcer e a esticar o corpo, tenha em conta as seguintes recomendações que tornarão a prática mais segura e eficiente:
- Use roupas confortáveis e escolha um espaço devidamente aquecido para ficar mais à vontade.
- O colchão deve oferecer certa estabilidade e conforto durante os movimentos. Não pode ser nem muito duro e nem muito mole.
- Desligue todos os equipamentos eletrónicos do quarto e mantenha o ambiente bem arrumado e limpo.
- Prefira roupas de cama de tecido natural, como o algodão, e certifique-se que estão limpas.
- Coma só depois dos exercícios. Após uma farta refeição, a sensação de desconforto tende a ser maior

Sukhásana (para soltar o pescoço)

Sukhásana (para soltar o pescoço)

Como o pescoço costuma ser um lugar de acumulo de tensões, este exercício actua como um bálsamo, aliviando-as.

Como fazer: sente-se (conforme a foto), pressione o queixo contra a garganta e force o dorso da cabeça para o alto. Lentamente, gire a cabeça, sentindo toda a articulação do pescoço. Assim que completar uma volta, pare e repita o mesmo movimento para o outro lado.
Shavásana (postura deitada)


Shavásana (postura deitada)

Para os praticantes de ioga, um período de relaxamento após um dia complicado é mais eficiente do que dormir 1 hora. Sairá deste exercício com as energias renovadas e aprenderá a atingir um estado de profunda paz interior.

Como fazer: Deite-se com braços e as pernas estendidas, palmas das mãos voltadas para cima e olhos fechados. Deixe os ombros soltarem-se e afundarem-se no colchão. Empurre o queixo em direcção à garganta para alongar a nuca. Relaxe a tensão dos dentes molares e deixe os lábios levemente abertos. Visualize os globos oculares a afundarem-se em direcção à base do crânio e a pele da testa a esticar-se. Preste atenção à respiração e deixe o corpo todo soltar-se sobre o colchão, como se estivesse muito pesado.


Chalanásana (torção deitada)
Chalanásana (torção deitada)

Movimentos de torção comprimem os órgãos abdominais, libertando as toxinas acumuladas. Juntamente com o efeito da sua massagem, promovem o funcionamento saudável dos processos digestivos.

Como fazer: deitada, empurre o queixo em direcção ao peito, permitindo que a nuca alongue. Relaxe os ombros, afastando-os das orelhas. Flexione o joelho direito e inspire. Expire, deixando que o joelho flexionado penda para a esquerda, encostando-se ao colchão. Mantenha os ombros em contacto com o colchão e gire a cabeça para a direita. Conte até dez e volte à posição, devagar. Repita para o outro lado.

Sukhásana (postura perfeita)

Sukhásana (postura perfeita)

Esta postura solta as tensões, recupera o equilíbrio do corpo e aumenta a circulação na coluna lombar e na região pélvica. É também excelente para a meditação e para começar o dia cheia de energia.

Como fazer: sente-se, firme seu peso sobre os ossos da bacia e use essa base para alongar a coluna. Empurre o queixo levemente em direcção à garganta para que as vértebras do pescoço se alinhem com a coluna. Mantenha os olhos fechados e fique nesta postura por algum tempo, respirando profunda e suavemente e deixando o ar circular por todo o corpo.
Matsyêndrásana (torção da coluna)


Matsyêndrásana (torção da coluna)

De acordo com o ioga, quando a pessoa está irrequieta e ansiosa, as rotações tendem a acalmá-la. E quando está apática, elas levantam o ânimo. É como se as emoções se “desenroscassem” com o corpo.

Como fazer: sentada, faça dez respirações. Contraia o baixo ventre e expanda o coração e o peito ao inspirar. Intensifique mais a torção ao expirar. Saia da postura inspirando. Repita para o outro lado.

Balasana (criança esticada)


Balasana (criança esticada)

Essa postura neutraliza o stress e deixa a mente mais receptiva e intuitiva.

Talásana (postura da palmeira)
Como fazer: encoste os quadris sobre os calcanhares, estire a coluna para o alto e, ao expirar, deixe as mãos deslizarem para a frente ao estender a parte superior do corpo. Enquanto permanecer nesta postura, empurre a pélvis para a frente e deixe as costelas se soltarem. Fique assim por dez respirações e volte.


Talásana (postura da palmeira)

Este exercício desfaz possíveis interrupções temporárias de fluxo energético por todo o corpo.

Como fazer: na posição da foto, inspire e eleve os braços acima da cabeça. Entrelace as mãos, pressionando as palmas para fora. Sinta este alongamento puxando toda a musculatura do corpo. Conte até dez, respirando calma e profundamente, e volte à posição inicial.

Filme da Semana - My Way ("Cloclo")

Esta semana, o destaque vai para o cinema europeu, nomeadamente francês. Numa semana em que não nenhuma estreia me desperta curiosidade em particular, decidi utilizar este espaço para destacar My Way ("Cloclo"), filme que relata a história trágica de Claude François, um ícone da música francesa, que morreu em 1978, com 39 anos, e que, mais de trinta anos após a sua morte continua a fascinar. Estrela idolatrada e homem de negócios, ‘one-man-show’ e estratega de marketing, muito à frente do seu tempo, máquina de fazer dinheiro e magnata dos media, e também pai de família e mulherengo incorrigível. My Way é o retrato de um homem desesperado por amor e reconhecimento, que escreveu a canção mais famosa de todos os tempos.


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Música da Semana - Muse

Muse é uma banda britânica de rock de Teignmouth, Devon, formada em 1994. Os seus membros são: Matthew Bellamy (vocal, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo, voz secundária e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão).
O estilo de Muse é um misto de vários géneros musicais, incluindo rock alternativo, música clássica e eletrónica. O grupo tornou-se, em 16 e 17 de junho de 2007, a primeira banda a lotar o recém-construído Estádio de Wembley em Londres.
A discografia da banda abrange seis álbuns de estúdio: Showbiz, lançado em 1999, seguido de Origin of Symmetry em 2001 e Absolution em 2003. O álbum de maior sucesso foi Black Holes & Revelations (2006) que garantiu ao grupo uma nomeação para os Mercury Prize e o terceiro lugar na lista de "Álbuns do Ano" da NME para 2006. A banda lançou o seu quinto álbum em setembro de 2009, intitulado The Resistance. Um sexto disco, intitulado The 2nd Law, foi lançado em outubro de 2012.
Muse conquistou vários prêmios ao longo da sua carreira, incluindo cinco MTV Europe Music Awards, cinco Q Awards, nove NME Awards, dois Brit awards, quatro Kerrang! Awards e um American Music Awards. Foi nomeado para três prémios Grammy, ganhando o prémio de Melhor Álbum de Rock por The Resistance.
Em meados de 2012, a banda já tinha vendido mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.
No passado dia 10 de junho o Estádio do Dragão recebeu a apresentação ao vivo do mais recente álbum da banda britânica, «The 2nd Law».
O espetáculo, que contou com uma componente audiovisual forte e vários figurantes, foi o primeiro dos Muse no nosso país desde 2010, ano em que o trio atuou no festival Rock in Rio Lisboa.


lazer - Jacob's Well

Poço de Jacob (Jacob’s Well) é uma nascente cársica significativa, a maior fonte perene no Texas. Ela flui da mais extensa caverna subaquática no Texas, aberta no leito de Cypress Creek, a poucos quilómetros ao norte de Wimberley, no Texas. Os doze pés (quatro metros) de diâmetro da boca da caverna serve como uma piscina natural e local de recreação para os proprietários de terras locais, cujas propriedades são adjacentes Cypress Creek.
O lugar é top e as imagens falam por sí...


Saúde - Como prevenir um AVC

Em Portugal, O AVC mata duas pessoas por hora. Números verdadeiramente aterradores que devem merecer toda a nossa atenção.
É importante reconhecer os sinais de um acidente vascular cerebral (AVC) e quanto mais cedo melhor. Quando falamos de um AVC, cada minuto conta. Esta doença danifica os tecidos cerebrais, mas esses danos podem ser minimizados caso a vítima se dirija rapidamente a um hospital.

Sinais e sintomas do AVC

Se experienciar algum destes sintomas, deve imediatamente ligar para o 112 ou dirigir-se a um hospital:

- fraqueza numa mão, braço ou perna;
- paralisia num dos lados do corpo;
- súbita falta de clareza ou perda de visão (nos 2 olhos ou em apenas em 1);
- súbita dificuldade em falar;
- incapacidade de perceber o que alguém lhe está a dizer;
- tonturas ou perda de equilíbrio;
- repentinas e duradouras dores de cabeça insuportáveis.

O que fazer quando alguém sofre um AVC?

O mais importante é identificar e tratar uma vítima de AVC o mais rápido possível. Os sinais de aviso podem demorar tanto alguns minutos como alguns dias. Eis o que deve fazer quando suspeitar que alguma pessoa ao seu lado pode estar em vias de sofrer um AVC:

Cara – Peça à pessoa para sorrir. Uma parte da cara fica inclinada para baixo?

Braços – Peça à pessoa para levantar ambos os braços. Um dos braços fica em baixo?

Fala – Peça à pessoa para dizer uma frase simples. As palavras são de difícil compreensão?

Se a resposta a alguma destas perguntas é “sim”, então existe uma forte probabilidade de a pessoa estar em vias de sofrer um AVC. Se assim for, deve despachar-se. As células do cérebro estão a morrer. Agir com rapidez é fundamental.
De modo a evitar que a morte das células cerebrais seja tão grave ao ponto de deixar a pessoa incapacitada, o tratamento deve começar até 60 minutos do início dos sintomas acima descritos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Nutrição - Chás

Aposte no chá com catequina. As bebidas com essa substância, como o chá verde e o preto, estão na moda.
Chá (Camellia sinensis) = cafeína + catequinas
Nas bancadas de laboratórios, as estrelas das pesquisas sobre o chá são as catequinas, compostos da categoria dos flavonoides. Estas substâncias têm alto poder de capturar radicais livres causadores de danos ao DNA e ao funcionamento do organismo. Os flavonoides combatem bactérias e vírus, derretem as placas de gordura e baixam as taxas de açúcar do sangue e protegem contra o cancro. Com toda essa atividade, alistam-se para a prevenção e tratamento de várias doenças, principalmente as cardiovasculares, como o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC).
Juntas, as catequinas e a cafeína do chá verde tiveram sucesso onde muitos já sucumbiram: na circunferência da cintura. Num estudo clínico realizado pelo Provident Clinical Research (EUA), o grupo que tomou um concentrado das duas substâncias perdeu mais gordura abdominal que o grupo que recebeu apenas cafeína. Durante 12 semanas, eles também seguiram um programa de exercícios. Além disso, as taxas de triglicerídeos baixaram. “Parece haver um efeito sinérgico das catequinas e da cafeína naturalmente presentes no chá verde. Ambas as substâncias agem em diferentes partes do metabolismo para aumentar o gasto energético”, diz Tia Rains, cientista da equipa.
Quer experimentar? Para obter o mesmo resultado em casa, seria preciso tomar de 6 a 12 chávenasde chá verde por dia.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Musculação - Agachamentos com saltos antes

Quer mais força nas pernas?

Aqueça bem primeiro! Depois, faça uma série de saltos no mesmo lugar.

Um grupo de homens conseguiu aumentar o peso dos seus agachamentos em 8kg depois de realizar saltos verticais com queda (saltar de um banco para o chão e saltar na vertical de seguida).
O sistema nervoso ativa mais fibras musculares no exercício seguinte.
Faça quatro saltos verticais com queda quatro minutos antes de executar os agachamentos.

Lazer - Ginásio "reciclado"

Em Kiev, Ucránia, existe um ginásio feito exclusivamente de sucata. A instalação abrange 10 milhas quadradas e apresenta mais de 200 estações de treino.
Foi criado no início dos anos 70 por um grupo de ativistas em prol da prática de exercício físico​​, incluindo o ginasta polaco Kasimir Jagesky e Yuri Kuk, um engenheiro cibernética. Kuk originalmente pegou num pedaço de corrente de âncora de um navio que se encontrava a apodrecer nas proximidades e começou a usá-lo. O outro equipamento original no ginásio foi construído de madeira, antes de ser substituído por ferro. O ginásio é especialmente atraente para os futuros exercícios incapazes de pagar taxas de adesão em outros centros de fitness.



Filme da Semana - "Gru, O Maldisposto 2"

Gru - O Maldisposto, o blockbuster da Universal Pictures e da Illumination Entertainment, que animou os espetadores de todo o mundo em 2010, arrecadou mais de 540 milhões de dólares, tornando-se na 10ª animação mais rentável de sempre nos Estados Unidos. Agora prepare-se para a loucura dos Mínimos em Gru - O Maldisposto 2.
 
Na continuação de Gru - O Maldisposto,  Gru (voz de Steve Carell) volta a ter pela frente o seu inimigo Victor (Jason Segel), enquanto tenta lidar com outro super vilão, El Macho, que possui um filho chamado Machito. A direção é de Pierre Coffin e Chris Renaud, e o roteiro foi escrito por Ken Daurio e Cinco Paul.
O filme conta com uma nota de 8.0 no imdb, e, pessoalmente, acho que só pela presença dos simpáticos assistentes amarelos (Minimos) já vale a pena ver o filme.




segunda-feira, 1 de julho de 2013

Lazer : Gael Monfils

Gaël Monfils, nascido a 1 de setembro de 1986, em Paris, é um tenista profissional francês.
Monfils é um tenista francês que tem subido de produção, chegando a ser o numero 7 do tênis mundial. A sua melhor campanha nos Grand Slams foi chegar à semifinal de Roland Garros em 2008. Também já conquistou 4 títulos ATP de singless. Em 2008, chegou aos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos.
Encerrou o ano de 2011 como o número 16 do mundo
Aqui fica uma coletânea de alguns momentos espetaculares proporcionados por este atleta.