quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lazer - Dia de Surf transforma-se em Dia de Sorte

Ao que parece este jovem lembrou-se de ir surfar e filmar o acto. Ao chegar a casa verificou no vídeo que teve uma companhia diferente do que estava à espera. É caso mesmo para dizer que que o Dia de Surf acabou por ser um Dia de Sorte...


Música da Semana - "Les Blessures que ne se Voient pas" (Florent Mothe)

Ele é mais famoso por interpretar o papel de Antonio Salieri em Mozart, l' opéra rock. Neste papel, ele apresentou uma série de singles, incluindo Vivre à en crever , l' Assasymphonie e Le bien qui fait mal .
Florent Mothe nasceu em 13 de maio de 1981, em Argenteuil, Val- d'Oise. Começou a estudar música aos 7 anos de idade , na escola de Montigny -lès- Cormeilles . Logo aprendeu a tocar flauta , piano , baixo, sintetizador e guitarra, mas cantar sempre foi o seu principal interesse.
Formou a sua primeira banda , Lost Sorriso, em 1996, e esteve em tour por cerca de seis anos, entre a França e a Alemanha. Ao mesmo tempo, desempenhou o savant no musical l' Alphoméga. De seguida, cantou no Hard Rock Café com o seu segundo grupo, Ouija . Então foi para Toronto , onde começou uma carreira solo. Realizou concertos curtas em bares, bem como no Clube Mod em Nova York.
As suas apresentações e gravações na sua página no Myspace chamou a atenção de Dove Attia e Albert Cohen , os produtores de Mozart, l' opéra rock , que o convidou para participar no casting para o musical. Foi escolhido para o papel de Antonio Salieri.
Em 2010, foi premiado com o título de "Descoberta francófona do ano" no NRJ Music Awards.
O seu primeiro álbum a solo, Rock in Chair , foi lançado em abril de 2013. O primeiro single é chamado Je ne sais pas, e aqui fica um outro cuja sonoridade me agrada imenso, mesmo não sendo um apreciador nato de música na língua francesa.



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nutrição - Cajú

O caju é rico em:
- Vitamina E, antioxidante, que tem grande importância ao impedir a ação tóxica dos radicais livres, prevenindo o surgimento de doenças do coração, pressão elevada e diabetes e também o envelhecimento.
- Selênio, cujos estudos sugerem vantagens na redução da incidência de cancro, por promover reparos no DNA. Além de reduzir os sintomas de enxaqueca e pressão elevada.
- Ômega 3, anti-inflamatório, que reduz o deposito de gordura, risco de doença cardiovascular e inflamação.
Quanto ao consumo, o recomendado e a ingestão de 3 a 5 cajus por dia. Procure comê-los ao longo do dia.

Lazer - Tristan (4 anos) no "Belgica tem talento"

Este miúdo, de apenas 4 anos (!), é qualquer coisa... Já para não referir o à vontade em palco e a falar com os juris. Muito bom...




Filme da Semana - "Dá Tempo ao Tempo"

Dos produtores dos filmes "O Amor Acontece" e Nothing Hill", chega-nos "Dá Tempo ao Tempo" (About Time), uma comédia/drama cuja história fala-nos de Tim Lake (Domhnall Gleeson) que aos 21 anos descobre que consegue viajar no tempo. Após mais uma insatisfatória festa de Ano Novo, o pai de Tim (Bill Nighy) revela-lhe que os homens da sua família sempre tiveram a capacidade de viajar no tempo. Tim não pode mudar a história, mas consegue alterar o que acontece ou aconteceu na sua própria vida – então, decide tornar o seu mundo um lugar melhor arranjando uma namorada. Infelizmente, esse feito tornou-se mais complicado do que previa.
Ao mudar-se de Cornwall para Londres, para estudar advocacia, Tim finalmente conhece a belíssima, mas insegura, Mary (Rachel McAdams). Apaixonam-se, mas um lamentável incidente nas viagens pelo tempo faz com que ele nunca a tenha conhecido. Assim, voltam a encontrar-se pela primeira vez, várias vezes, até que, finalmente, depois de muita astúcia a viajar no tempo, ele conquista o seu coração. Tim utiliza o seu poder para criar o pedido de casamento perfeito, para salvar o seu casamento dos piores discursos dos padrinhos e para salvar o seu melhor amigo de um desastre profissional. Mas conforme a sua vida progride, Tim descobre que a sua habilidade única não o pode salvar das mágoas, amores e dissabores que afetam todas as famílias, em todo o lado. São grandes os limites para o que se consegue com as viagens no tempo, assim como os perigos. "Dá Tempo ao Tempo" é uma comédia sobre amor e viagens no tempo, que nos faz descobrir que para aproveitar a vida ao máximo não é preciso qualquer manobra.
Com uma nota de 7,7 no imdb, esta é uma excelente escolha para uma tarde/noite de cinema bem passada a dois.
Aproveito para recomendar "Thor: O Mundo das Trevas", que estreia igualmente esta semana e que será, certamente, mais um excelente filme de ação/aventura, apesar de ainda não estar classificado no imdb.




segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Musculação - Repetição Perfeita

A grande maioria das pessoas que praticam musculação realizam repetição após repetição e série após série sem realmente prestarem atenção ao que estão a fazer, sem se concentrarem em sentir o grupo ou os grupos musculares que se pretendem trabalhar.
Pior do que isso, quando está a realizar os exercícios, nem sequer sabem que grupo ou grupos musculares é que esses exercícios trabalham. Basicamente, uma boa parte não faz ideia do que está a fazer, não está concentrada em trabalhar os músculos alvo, nem está concentrada em aplicar a técnica adequada a cada exercício.
Assim sendo, o aspeto mais importante para iniciar um treino produtivo, está em realizar toda e cada repetição da forma certa.
A repetição perfeita é o mais básico dos parâmetros de carga do treino de musculação/força. Na verdade influencia todas as variáveis tais como as séries e exercícios selecionados. No entanto, a maioria dos atletas e praticantes de musculação falham nos aspetos mais básicos, daí a sua ausência de progressos.
Executar a repetição perfeita vem de dentro. Aqui ficam alguns passos para completar a repetição perfeita:

Deve estar seguro sobre os mecanismos certos.

Deve ter a técnica adequada bem clara na sua mente antes de começar a realizar a série. Se não tiver bem a certeza, consulte o instrutor do ginásio.
Os resultados irão ser diretamente proporcionais ao seu nível de capacidade de execução da técnica correta.

Posição inicial adequada

A maioria das pessoas coloca-se na posição errada mesmo antes de começarem a repetição. Por exemplo, para estar na posição correta no agachamento frontal, os cotovelos devem estar para cima e para dentro, e a barra deve estar a engasga-lo ligeiramente, o seu torso deve estar o mais ereto possível, os pés à largura dos ombros e ligeiramente a apontar para os lados.
Se não estiver nessa posição, já estará a começar a desperdiçar a repetição. Começar com os cotovelos demasiado em baixo irá colocar uma enorme tensão nos músculos retratores da escápula e muitos outros músculos envolvidos na articulação do ombro e acentuar a carga nos discos lombares.

Comece com o fim em mente

A disposição mental certa é crítica. Arnold Schwarzenegger afirmou, há muitos anos atrás, que deve sempre questionar-se porque está a fazer esta série. Responder a esta questão irá coloca-lo na disposição mental certa.
Por exemplo, você tem mais duas séries de peso morto para realizar, e quer ir para casa, saber que essas repetições perfeitas irão adicionar força e massa muscular a toda a cadeia posterior irá motivá-lo a dar o seu melhor ao realizar essas duas últimas séries.

Para hipertrofia, sinta os músculos, não o peso.

Em vez de se focar no aspeto externo (no peso), foque-se no aspeto interno (nos músculos). É muito mais fácil começar a aplicar este princípio nos exercícios de isolamento como o curl concentrado do que nos exercícios compostos como o agachamento.
Por exemplo, no curl concentrado, tente colocar a sua mente dentro dos bíceps. Foque-se na força de contração durante a parte concêntrica. Contraia os músculos antagonistas (tríceps) quando voltar ao início do movimento.
Isto irá proporcionar um maior alongamento dos seus flexores dos cotovelos e, de facto, irá aumentar a força da próxima repetição concentrada.

Para máxima força/potência, sinta a velocidade

Concentrar-se em acelerar a carga irá recrutar as unidades motoras de nível mais elevado, especialmente à medida que progride ao longo da série e as repetições se tornam progressivamente mais duras.
As investigações mostram que concentrar-se na velocidade das repetições concêntricas (em que se sobe o peso) não só melhora a curva de progresso de força, como também ajudam a curvar a força/tempo para a esquerda, proporcionando assim um maior rácio de desenvolvimento da força.

Mantenha um controle permanente do peso

Para uma realização técnica adequada das repetições, impõem-se que mantenha um controlo constante do peso a levantar, seja este em forma de halteres, barras ou em máquinas.
Dependendo do tempo sob tensão que lhe foi prescrito para o programa de treino ou que estipulou para si mesmo. Desça e suba sempre peso de forma controlada e consciente dos grupos musculares que está a trabalhar.

Conte as repetições por ordem decrescente

Comece todas as repetições com um objetivo definitivo para o número de repetições a realizar – digamos cinco. À medida que inicia a sua repetição, conte, ou peça ao seu companheiro de treino para contar as repetições por ordem decrescente: 5,4,3,2,1.
Porquê?
Isso mantem a sua mente focada na tarefa em mãos, não no resultado. Quando as pessoas contam por ondem crescente começam a ficar com ansiedade e ficam a pensar se irão conseguir completar a série ou não. Este truque também irá fazer com que esteja mais presente durante as séries, melhorando assim as probabilidades de obter progressos.
ECM

sábado, 26 de outubro de 2013

Lazer - GoPro Hero3+

Mais uma coletânea de imagens fantásticas captadas por esta gama de câmaras de vídeo de alta definição...


Saúde - Evitar Dores de Estômago

Quem nunca pensou “que se lixe! Hoje é para aproveitar!” e ingeriu quantidades astronómicas de comida, acabando por arrepender-se no dia seguinte?
Seja nas festas (natal, páscoa), num aniversário ou num jantar, todos nós já nos deixamos levar pelo prazer de um bom banquete e todos nós já pagámos por isso.

Prevenir dores estomacais
 
Existem algumas dicas para reduzir as hipóteses de acordar no dia seguinte com a sensação de ser a Sigourney Weaver, na cena final do Alien 3. Segundo cientistas, o primeiro passo é evitar fumar, ingerir bebidas alcoólicas e consumir comidas com grandes quiantidades de gordura de maneira excessiva.
As gorduras presentes no óleo, no creme de leite ou na manteiga, por exemplo, são os nutrientes mais dificilmente digeridos pelo nosso organismo. O mesmo se passa com as carnes gordas, que têm de ser consumidas esporadicamente, se deseja evitar ao máximo uma má digestão. Por outro lado, a digestão é mais rápida e fácil no que diz respeito a hidratos de carbono, como o arroz, massa, pão, frutas e legumes.
Um consumo exacerbado de líquidos (especialmente refrigerantes e água com gás) é apontado como outro motivo para fazer com que o estômago inche, pois além de estender o órgão, diluem enzimas que perturbam o processo digestivo, daí a recomendação de se limitar a um copo de 200ml por refeição. Outro conselho para evitar dores estomacais passa pelo hábito de se deitar logo depois das refeições que deve ser evitado. Perder a acção da gravidade facilita o refluxo gastro-esofágico, especialmente se o estômago estiver cheio.

Tratar dores estomacais

Existe sempre a possibilidade de ter sido apanhado de surpresa e não ter tido nenhum cuidado prévio. Não se preocupe. Existe algumas soluções para tratar desse desconforto estomacal.
- Beber leite frio pode ajudar a reduzir a dor, na medida em que este possui proteínas que neutralizam os ácidos do estômago, mas o efeito será de curta duração.
- Outra ajuda valiosa são os chás, principalmente o chá verde, de alecrim e de hortelã, sendo que o ideal seria tomar uma chávena de chá mais ou menos dez minutos antes da refeição. Na medida em que a ausência de açúcar no chá é essencial, recorra a um adoçante natural, se realmente necessitar de adoçar a bebida.
- Por causa de uma enzima natural (a bromelaína) o ananás também pode revelar-se uma ajuda valiosa para uma melhor digestão de proteínas, principalmente das carnes.
- A papaia, que tem um nutriente chamado papaína, também pode ajudar. Uma fatia dessas frutas, à sobremesa, chega perfeitamente para notar logo as suas ações.

Depois disto tudo, se continuar com dores persistentes, é aconselhado que se dirija a um especialista. Se nem mesmo a medicação para a azia faz efeito, é sinal que deve preocupar-se em resolver rapidamente este problema.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Saúde - Perder a gordura abdominal

A gordura abdominal é, devido ao perfil hormonal dos homens, o depósito preferencial de gordura.
Barriga de cerveja, pneu, chame-lhe o quiser, mas se realmente deseja começar a perder essa gordura indesejada continue a ler este post.

A maioria das pessoas compreende que o excesso de gordura não é saudável, mas a chave está nas partes do corpo em que a gordura está distribuída.
As pessoas com um corpo e forma de maça (com mais gordura no abdómen) têm um maior risco de desenvolverem diabetes e problemas cardíacos (síndrome metabólica) do que as pessoas com uma forma de pera (com mais gordura nas ancas, nádegas e coxas.
Existem dois tipos principais de gordura na área do estômago. A gordura visceral é armazenada por baixo dos músculos que cobrem o abdómen. É um tipo de gordura que envolve e protege os seus órgãos internos.
Por outro lado, a gordura subcutânea é armazenada mesmo por baixo da pele. É o conteúdo parecido com gelatina que balança quando você salta para cima e para baixo.

O que é necessário fazer para perder a gordura do abdómen?


1º Passo: Faça musculação 2-3 vezes por semana

Afirma-se muitas vezes que o exercício cardiovascular serve para perder gordura e que o treino com pesos serve para ganhar massa muscular. Mas essa afirmação é apenas verdade em parte.
A única coisa que você precisa para perder gordura é um défice de calorias. E você pode criar esse défice calórico de várias formas; através da dieta, através do treino de musculação, através do treino cardiovascular, e com uma combinação dos três anteriores.
O treino com pesos não é só para as pessoas que querem ganhar massa muscular e irá melhorar a sua composição corporal através de duas formas:
Em primeiro lugar, se não realizar algum tipo de treino com pesos enquanto segue uma dieta para perda de peso, muito do peso perdido irá ser constituído por massa muscular, bem como gordura.
Essa perda de massa muscular significa que irá perder gordura de forma mais rápida, já que um quilo de músculo contem muito menos energia do que um quilo de gordura (cerca de 1700 vs 7500 calorias).
Mas desta forma irá acabar por ficar uma apenas uma versão mais pequena do que é atualmente, mantendo a maior parte a maior parte da flacidez que tinha antes de começar a perder peso.
Em segundo lugar, com um programa de treino de musculação bem estruturado, irá queimar gordura não só durante os treinos como também depois deles.

Num estudo, investigadores da East Carolina University colocaram um grupo de oito homens a realizar um treino com pesos durante 40—45 minutos.
No estudo foi introduzida uma sonda de microdiálise na barriga de cada voluntário. Isto permitiu aos investigadores medir a quantidade de gordura que foi libertada das células adiposas subcutâneas antes, durante e depois do treino.

E eis o que os investigadores descobriram:
Para acelerar a perda de gordura, opte pelos exercícios compostos, que aumentam mais  o ritmo metabólico do que os de isolamento.
O rácio metabólico foi 10% mais elevado depois dos voluntários terem realizado o treino com pesos (104 calorias por hora) em comparação com o mesmo ponto de tempo no dia de controlo (95 calorias por hora).
O rácio de perda de gordura duplicou (10 versus 5 gramas por hora) a seguir ao treino de musculação.
Mas isso não é tudo. A quantidade de gordura que foi libertada a partir das células adiposas no estômago foi cerca de 80% mais elevada durante e imediatamente após o treno.
Por outras palavras, treinar com pesos irá queimar gordura, e alguma dessa gordura irá vir diretamente da sua barriga.
É verdade que muitos estudos que compararam o exercício de musculação com o exercício aeróbico mostram que, em geral o exercício aeróbio funciona bastante melhor no sentido de perder gordura abdominal.
No entanto, muitos desses estudos usaram programas de treino de musculação com exigências metabólicas muito reduzidas, em que os exercícios foram realizados em máquinas e foram quase sempre exercícios que envolviam apenas uma articulação e que portanto isolavam pequenos grupos musculares, e o volume dos treinos eram relativamente baixos.
Um programa de treino baseado em exercícios compostos que supõe uma elevada exigência metabólica é uma história completamente diferente.
Estou a referir-me a exercícios como o agachamento, peso-morto/levantamento terra, remada, elevações de tronco, fundos e presses (supino e press militar), usando um peso que o limita à realização de entre 5 a 15 repetições por série.
Com este tipo de treino, irá queimar calorias durante e depois do treino. E para obter esse efeito não irá necessitar de passar mais de 45 minutos no ginásio. Isso é mais que suficiente para obter esse efeito.

2º Passo: Use a sua dieta para criar um défice calórico

Pense na gordura da sua barriga como uma conta bancária. A diferença é que em vez de guardar dinheiro, guarda calorias.
Se quiser diminuir a quantidade de dinheiro armazenado na sua conta bancária, irá ter que gastar mais dinheiro do que está a depositar. Da mesma forma, se quiser perder gordura, irá ter que “gastar” mais calorias do que ingere.


Isso não quer dizer que as calorias são a única coisa a ter em conta, porque não são.
A gordura, proteína e hidratos de carbono são coisas diferentes, e o seu corpo trata-os de formas diferentes. Isto afeta o número total de calorias que o seu corpo pode extrair de cada um deles.
Por outras palavras, você não pode ignorar o conteúdo dos macronutrientes de uma dieta e esperar obter mudanças idênticas na composição corporal com base apenas no número de calorias.
Mas seja como for, para perder gordura abdominal é necessário um défice calórico. Não se deixe seduzir por uma qualquer dieta super complicada mascarada sob o disfarce de uma técnica nova e revolucionária para perder peso.

3º Passo: Ingira uma dieta rica em proteína

Vários estudos demonstraram que a proteína sacia mais o apetite do que os hidratos de carbono ou a gordura. Por exemplo, tome um pequeno-almoço rico em proteína e é provável que depois coma menos quantidade ao almoço.
A proteína também tem um efeito “protetor da massa muscular” durante a perda de gordura. Se não ingerir a quantidade suficiente de proteína enquanto estiver numa dieta para perda de peso, irá acabar por perder uma grande quantidade de músculo juntamente com a gordura.
E finalmente, a proteína tem um efeito térmico mais elevado do que os hidratos de carbono ou a gordura. Por outras palavras, alguma da energia presente em cada grama de proteína é “gasta” durante os processos de digestão e pelo metabolismo.
A ingestão de uma dieta rica em proteína é uma das chaves para maximizar a perda de gordura e de reter a maior quantidade possível de massa muscular.

4º Passo: Adicione algum cardio


Se acabou de começar, pode esquecer o cardio e usar a dieta e treino de musculação para criar o défice calórico necessário para que possa ocorrer a perda de peso.
Depois, à medida que o ritmo de perda de gordura começar a abrandar (o que irá acontecer), adicione algum cardio de baixa intensidade ao seu programa, mesmo que sejam apenas 30 minutos de caminhada três ou quatro vezes por semana.

A combinação destes quatro passos – criar um défice calórico, ingerir mais proteína e combinar o treino de musculação com treino cardiovascular – mostrou num estudo, o dobro da perda de gordura abdominal do que o método tradicional de dieta rica em hidratos de carbono + exercício cardiovascular.
Alguns afirmam que o aumento dos níveis de cortisol provocado pelo excesso de cortisol irá na verdade aumentar a gordura abdominal.
Esta informação está baseada numa investigação que mostrou uma associação entre a secreção de cortisol induzida pelo stress e a gordura abdominal.
Em linguagem científica, as células de gordura visceral são mais “metabolicamente ativas” do que as células de gordura subcutânea. Não só são mais sensíveis aos efeitos do cortisol em circulação do que as células adiposas de outras partes do corpo, como também têm mais receptores que respondem ao cortisol ativando enzimas que armazenam gordura.
No entanto, a associação entre a gordura corporal e o cortisol têm pouco a ver com o aumento de curta duração do cortisol que ocorre durante e depois do exercício.
O verdadeiro problema ocorre quando os níveis de cortisol permanecem elevados durante períodos de tempo prolongados, o que acontece muitas vezes devido ao stress físico e/ou psicológico constante.
As pessoas que segregam grandes quantidades de cortisol em resposta ao stress, são as que têm maiores probabilidades de comer mais como forma de lidar com esse stress. Quando podem escolher os alimentos para comer, elas normalmente irão escolher os alimentos mais ricos em gordura e açúcar.
Por isso, se produz cortisol em excesso, existem boas probabilidades de que irá preferir os alimentos mas ricos em açúcar e gordura sempre que os seus níveis de stress começarem a subir. Para além disso, muitas das calorias extra que irá ingerir durante um “ataque de comida”, irão ser armazenadas na sua barriga.
Mas apenas para repetir, esses problemas estão associados à exposição prolongada aos níveis elevados de cortisol. O aumento de curta duração do cortisol durante e depois do exercício não é algo com que precise de se preocupar.
Monitorize os seus progressos numa base semanal. Verifique a sua forma ao espelho, o seu peso na balança, a forma como as suas roupas lhe assentam na cintura e os seus níveis de força no ginásio.
Para além disso, para obter valores mais exatos da sua percentagem de gordura corporal, pode usar acessórios como as pregas adiposas (fat calipers) e máquinas específicas que muitas vezes estão presentes nos ginásios.

5º Passo: Pare de treinar os abdominais em demasia

Não perca tempo a fazer centenas de repetições de exercícios para os abdominais, tais como os crunchs ou vários outros exercícios para “desenhar os abdominais”. Eles são praticamente inúteis quando se trata de perder gordura abdominal.
Os músculos abdominais devem ser treinados da mesma forma e com a mesma frequência que os restantes grupos musculares do corpo.
Tal como Tom Venuto, autor do livro Burn The Fat Feed The Muscle afirmou:
"A verdade é que obter abdominais bem visíveis não tem quase nada a ver com o treino. Tem tudo a ver com uma percentagem baixa de gordura corporal."

Investigadores de Illonois recrutaram um grupo de 24 participantes e dividiram-nos em dois grupos. O primeiro grupo não fez nada, enquanto o segundo grupo realizou sete exercícios para abdominais (2 séries x 10 repetições), durante cinco dias por semana e durante seis semanas.
O total de 4.200 repetições dos vários exercícios para abdominais realizados ao longo do período de seis semanas não teve um efeito significativo na quantidade de gordura armazenada ao redor da cintura.
Finalmente irá ter que se tornar consistente. Para perder a gordura da barriga, irá ter que substituir hábitos antigos por novos, ou seja, irá ter que se alimentar bem e praticar exercício de forma regular.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Música da Semana - "Dear Darling" (Olly Murs)

Oliver Stanley Murs (Witham, 14 de Maio de 1984), conhecido pelo seu nome artístico Olly Murs, é um cantor, compositor e apresentador de televisão britânico. Destacou-se no panorama musical após ficar na lista dos finalistas da sexta temporada do concurso The X Factor em 2009. Posteriormente, assinou um contrato com a editora discográfica Epic Records e Syco Music.
No final de Agosto de 2010, Murs lançou o seu primeiro single, "Please Don't Let Me Go", que estreou na liderança da tabela musical do Reino Unido, UK Singles Chart. A canção foi certificada com prata pela British Phonographic Industry (BPI). O seu primeiro álbum e homónimo foi editado em Novembro do mesmo ano. O disco debutou na segunda posição da UK Albums Chart com a melhor semana de estreia em vendas de um álbum em 2010, com mais de 108 mil cópias vendidas. Em Maio de 2011, foi anunciado que Murs iria regressar ao The X Factor como apresentador do The Xtra Factor em conjunto com Caroline Flack.


Lazer - Dedicado aos Emigrantes

Dedicado a todos aqueles que estão longe, que tiveram que se "afastar" daqueles que lhe são queridos em busca de melhores condições de vida. Aqui fica este vídeo, uma homenagem ao seu esforço e sacrifício...


Nutrição - Peito de Peru

Muitas vezes enganamos-nos ao escolher os alimentos, tendo o falso conceito que são mais saudáveis. O peito de peru é um exemplo clássico, já que é muito utilizado em lanches naturais, sendo a opção considerada a mais saudável, por conter menor teor de gordura em relação aos outros embutidos e hambúrgueres. No entanto, o peito de peru, na forma embutida, apesar de ser uma opção mais magra, é rico em sal e em diversos aditivos químicos, de maneira semelhante ao presunto, linguiça e mortadela. Substitua-o por atum e sardinha, opções práticas e mais saudáveis, por serem ricas em gorduras benéficas
(ómega-3).

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Filmes da Semana - "Capitão Phillips", "Fuga" e "Ernest & Celestine"

O thriller de ação da Columbia Pictures “Capitão Phillips” conta com Tom Hanks, duas vezes vencedor de um Óscar da Academia, na história verídica do Capitão Richard Phillips e do assalto ao navio US MV Maersk Alabama por piratas da Somália, em 2009, o primeiro navio de carga a ser assaltado em 200 anos. O filme é realizado pelo nomeado ao Óscar Paul Greengrass, a partir do guião de Billy Ray, baseado no livro “A Captain’s Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea”, de Richard Phillips e Stephan Talty. O filme é produzido por Scott Rudin, Dana Brunetti e Michael De Luca.
Conta com uma excelente nota de 8.1 no imdb e promete ser um excelente filme biográfico.


Em "Fuga" (Mud), o destino de dois rapazes, Ellis (Tye Sheridan) e Neckbone (Jacob Lofland), cruza-se com Mud (Mathew McConaughey), um fugitivo escondido numa ilha, no Mississippi. Intrigados com a história de Mud, os rapazes decidem ajudar o homem que, apesar de ser acusado de homicídio e ter caçadores de recompensas no seu encalce, justifica os seus atos criminosos em prol do seu grande amor, Juniper (Reese Witherspoon), que aguarda na cidade para fugir.
Um drama que conta com uma nota de 7.5 no imdb, o qual já ví e achei interessante, apesar de não o considerar o tipo de filme que eu gosto de ver no cinema.


Por último, "Ernest & Celestine" é a recomendação para quem deseja ver um filme de animação. É um filme francês, com uma nota de 7.7 no imdb, que conta com uma linda história, típica dos filmes de animação.
Esta história passa-se no mundo convencional dos ursos, onde é mal visto estabelecer amizade com um rato. Mas Ernest é um urso diferente, palhaço e músico, que acolhe a pequena Celestine, uma órfã que se sente sozinha no mundo subterrâneo dos roedores. Estes dois solitários vão reconfortar-se e apoiar-se, e confrontar a ordem estabelecida...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Musculação - 5 Truques para uma Melhor Recuperação

Se você tem andado a treinar forte, o dia seguinte vai marcar a diferença entre continuar a treinar e progredir ou gerar uma sobrecarga e ter de parar. Assim sendo, aqui ficam algumas dicas para uma melhor recuperação pós esforço:

1. Um passeio suave de 15 minutos ativa a circulação das pernas, ajudando na eliminação de toxinas e levando os nutrientes necessários aos músculos.

2. Encontre um momento do dia para relaxar e pôr as pernas para o alto durante pelo menos 10 minutos.

3. O banho de contraste ativa a circulação. Alterne 2 minutos de água quente com 10 a 30 segundos de água fria.

4. Alongue suavemente os músculos trabalhados na sessão de exercício e faça uma massagem de descarga. Você mesmo pode fazer fricções suaves no sentido ascendente, para ajudar ao retorno venoso.

5. O sono é o melhor reparador. Se tiver tempo, faça uma sesta de não mais de uma hora e, nessa noite, tente dormir cerca de 8 horas.

domingo, 20 de outubro de 2013

Lazer - O melhor Dj do México

Realmente o rapaz tem jeito...para o teatro. A maneira como ele trabalha com a mesa de mistura é de mestre, pena que a mesma nem à tomada esteja ligada...


Musculação - Dicas para uns Gêmeos maiores

Treinar gêmeos é terrível. É doloroso e cresce lentamente. O fisiculturista que treina consistentemente irá, sem dúvida alguma, ver-se com um sólido par de gêmeos, mas isso leva tempo, muito tempo. Não estou a falar de semanas ou meses. Falo de anos, na maioria dos casos.É importante realçar que os gêmeos são feitos de dois músculos principais: o gastrocnémio e o sóleo. Basicamente, o gastrocnêmio é o mais atingido quando as pernas estão travadas ou quase travadas no joelho. Já o sóleo é mais trabalhado quando há uma dobra de quase 90º no joelho.
Segundo alguns especialistas na área, a melhor dica para treinar gêmeos é voltar às origens e utilizar alguns princípios que eram usados nos anos 70 e 80.
Aqui ficam 6 técnicas experimentadas e verdadeiras para tornar os seus gêmeos uma das melhores partes do seu corpo:

Treine os Gêmeos numa Amplitude Total de Movimento

Alguns músculos podem ser treinados muito eficientemente numa amplitude de movimento parcial, mas os gêmeos não são um desses músculos. Usamos os músculos dos gêmeos bastante nas atividades quotidianas, e eles são utilizados para mover o peso do nosso corpo centenas, se não milhares de vezes por dia. Será necessário um estímulo extraordinário para realmente fazer com que os gêmeos cresçam. Por isso é crucialmente importante enfatizar um alongamento total e um contração total em cada repetição.

Não Conte as Repetições Quando Treinar Gêmeos

Nos ginásio existe a necessidae de transmitir ao atleta a quantidade de exercício que queremos que ele realize, daí ser necessário estipular um numéro de repetições a realizar em cada série. Mas o certo é que a melhor maneira de treinar os gêmeos é esquecer as contagens e simplesmente executar repetições controladas até não ser mais possível tolerar a dor. Estender a série com parciais ou balançar os gêmeos para conseguir fazer mais repetições é sempre uma boa ideia quando você está a forçar um músculo teimoso a crescer. Isto, claro está, se já for um atleta com relativa experiência no treino muscular que lhe possibilite ter noção do esforço e que possibilite direcionar o mesmo para o musculo a trabalhar, sem compensações de outros.

Treine descalço

Esta técnica não é exequível nos ginásio, pelas razões óbvias, mas segundo alguns estudiosos, existem algumas razões importantes do porquê treinar descalço irá construir gêmeos melhores do que treinar com calçado. Em primeiro lugar, a sua pegada é melhor sem calçado. Ao usar calçado a tendência é “escorregar”, pois a sola do calçado nem sempre consegue ter uma boa tração e você terá de continuar a reajustar os seus pés durante a série. Sem eles, você normalmente usará pesos que consegue controlar, pois se for muito pesado vai acabar por magoar a superfície do pé. Além disso, não fica limitado na posição estendida, isto é, você vai conseguir uma melhor extensão, o que significa uma amplitude de movimento maior. Como dito anteriormente, uma amplitude maior faz com que o músculo trabalhe mais.

Treine o Gastrocnêmio e o Sóleo Separadamente

Quando você treina o gastrocnémio, o sóleo começa a trabalhar também. Noentanto, o contrário não acontece. Tente treinar o gastrocnémio primeiro e um ou dois dias depois o sóleo. Ambos os músculos recuperam muito rapidamente, pelo que não precisa ficar reticente em treiná-los novamente depois de dois dias.

Não seja "Todo Criativo" com Exercícios de gêmeos

A variedade é algo superestimado quando se trata de treinar gêmeos. Selecione dois exercícios sólidos que você gosta, fique com eles e força nisso.Gêmeos em Pé é um velho exercício que funciona tão bem que muita gente acredita ser dos melhores exercícios para o crescimento do gastrocnêmio. Gêmeos Sentado é dos exercícios mais eficazes para construir o músculo do sóleo.

Ganhe Peso se Você quer Gêmeos Grandes

Isso pode parecer estranho, mas o facto é poucas são as pessoas magros que tem gêmeos grandes. Se você quer gêmeos grandes o mais rápido possível, então precisa ganhar peso, e quanto mais melhor. Já viu os gêmeos de uma pessoa "gorda"? Eles raramente são pequenas.
Ter um par de gêmeos de qualidade juntamente com quadríceps e isquiotibiais fortes será um trabalho de longo prazo. Dito isso, se está disposto a ser disciplinado, de certeza que o seu investimento vai valer a pena.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Saúde - As 3 fases de recuperação de lesões musculares

Quer seja um atleta de competição ou apenas um indivíduo que se exercite regularmente para manter a forma, é quase certo que algum dia terá de lidar com uma lesão.

Em qualquer lesão muscular existem 3 fases que deve percorrer para voltar à sua velha condição física

- período imediato após a lesão;

- período de recuperação;

- período funcional.

O tempo que demora a percorrer cada um deles dependerá da gravidade da lesão. Estas 3 fases aplicam-se quer a lesões menores (como distensões musculares ou entorses) quer a lesões mais sérias que requerem cirurgia ou acompanhamento médico.

Não devem ser vistas como fases desconectadas umas das outras, isto é, poderá acontecer sobreposição. Por exemplo, se tiver uma lesão relativamente leve nos membros superiores, poderá fazer algum tipo de exercício físico (como pedalar numa bicicleta estática) ao mesmo tempo que recupera da lesão, mantendo assim uma boa condição física. Mais o mais importante é não forçar. Se não dá mesmo, não adianta forçar. A recuperação será mais morosa

Período imediato após a lesão

Os médicos referem-se a este período como a fase aguda. Entre as 24h-48 horas que se seguem após a contracção da lesão, eis o que deve fazer:

Descansar. Nesta fase, deve minimizar ao máximo os movimentos que mobilizem a região do corpo lesionada, de modo a prevenir agravar a lesão.

Colocar gelo. Deve ser aplicado logo que possível, após contrair a lesão, para atacar logo a inflamação. Aplique o gelo na zona afectada durante 15 a 20 minutos (não mais que isso). Os médicos têm opiniões diferentes relativamente à frequência com que o gelo deve ser aplicado. Não obstante, espere pelo menos 30 minutos antes de voltar a aplicá-lo (apesar de provavelmente não tirar vantagens adicionais para além da aplicação de 2 em 2 horas).

Recorrer à compressão. Para tal, utilize uma ligadura elástica de compressão, que o ajudará a reduzir o efeito do inchaço, se aplicada imediatamente sobre a região lesionada. Tenha cuidado para não a apertar demais, pois prejudicará a circulação. Volte a atar a ligadura quando esta já se encontrar solta.

Elevar a parte do corpo lesionada acima do nível do coração. É um método mais complexo e com necessidade de recorrer a equipamentos especiais, mas também é bastante eficaz. Mais usado em lesões graves. Fazer isto logo após a contracção da lesão ajudará a retirar os fluidos acumulados na zona lesionada e, por conseguinte, a reduzir a inflamação e o inchaço. Se não o fizer logo após a lesão, também o poderá fazer no dia seguinte, apesar de menos eficiente.

Período de recuperação

Após ter seguido os tratamentos recomendados no período imediato a uma lesão, vem agora a fase de recuperação. Quando o inchaço e a inflamação começarem a desaparecer e a dor começar a notar-se menos, é sinal que entrou na fase de recuperação e vai começar a atingir a mobilidade, força e resistência que tinha antes da lesão.

Comece por exercitar as regiões lesionadas com calma. Durante esta fase, aqueça primeiro os músculos antes de começar a praticar a actividade física propriamente dita. Se sentir dor após o exercício, coloque gelo na área afectada. Alongue 2 a 3 vezes ao dia (pare se começar a sentir dor).

É importante voltar a trabalhar as regiões que sofreram a lesão, pois a força muscular diminui rapidamente quando elas não são mobilizadas. As proteínas dos músculos afectados começam a quebrar-se 24 horas após uma articulação estar completamente imobilizada. É por isso que nunca deve voltar ao mesmo ritmo de exercício físico após ter regressado de uma lesão.

Se a sua actividade física for ginásio, isso significa que deve começar por levantar pesos mais leves e ir aumentando exponencialmente até chegar à carga que levantava antes da lesão. Uma boa opção para ir recuperando a resistência cardiovascular que possuía antes de contrair a lesão é praticar natação, uma vez que é um desporto de baixo impacto e pouco susceptível a lesões.

Período funcional

Depois do período imediatamente após a lesão e o período de recuperação vem a fase funcional, a fase em que vai tentar recuperar a forma física que tinha antes da lesão.

Como já disse, as proteínas dos músculos afectados começam a quebrar-se 24 horas após uma articulação estar completamente imobilizada. É por isso que nunca deve voltar ao mesmo ritmo de exercício físico após ter regressado de uma lesão. Sendo assim, deve regressar à actividade física com moderada intensidade.

Por exemplo, se recuperou de uma entorse, comece por andar a passo rápido e pratique jogging a passo lento, entre 10 a 15 minutos. Se não sentir dores no final do exercício, isso significa que pode aumentar um pouco a intensidade da próxima vez.

Após cada sessão de treino realizada durante a primeira semana após recuperação da lesão, coloque gelo na região afectada, como forma de precaução. É importante prevenir uma possível reincidência da lesão. Tenha em mente que mesmo que a área lesionada não cause dor nem apresente outros sintomas, os tecidos podem não estar totalmente curados. Sendo assim, em casos de inflamações, não perderá nada em usar uma meia ou joelheira elástica.

Nutrição - Refeições perfeitas para Ganhar Massa Muscular e Perder Gordura

Segundo um site da área de nutrição e musculação, as seguinte refeições têm algo em comum: elas são perfeitas, são impecáveis, são as mais bem escolhidas e são ideais pois o ajudam a ganhar massa muscular e queimar gordura.
Cada pessoa tem um corpo e metabolismo diferente, então as seguintes refeições devem ser personalizadas, ajustando as gramas para cada pessoa, se quer 100% de resultados garantidos.


O Café da Manhã Perfeito:

4-6 claras de ovos com 2 ovos inteiros
1 chávena de aveia
1 banana

525 calorias, 38g de proteína, 59g de hidratos de carbono, 15g de gordura

Por quê?
Ovos, um carimbo universal da musculação, oferecem proteínas fáceis de digerir para rapidamente iniciar o crescimento muscular. A aveia oferece hidratos de carbono complexos ricos em energia, e bananas contém frutose e potássio, que suportam a formação do glicogênio no fígado e músculos para minimizar a rutura muscular.

Dicas para aqueles com dificuldades em ganhar músculo:
Substitua a água por 500ml de leite desnatado na aveia. Isto adiciona 160 calorias, 16 gramas de proteína, 24 gramas de hidratos de carbono e 4 gramas de gordura.

Dicas para definir:
Coma apenas as claras de ovos para manter a gordura e as calorias o mais baixo possível, também substituindo a banana por um copo de morango, reduzindo outras 50 calorias.


O Almoço Perfeito:

170g a 255g de carne extra-magra
2 chávenas de macarrão
3/4 chávena de brócolos

700 calorias, 60g de proteína, 83g de hidratos de carbono, 13g de gordura

Por quê?
Para a construção muscular, não há nada como carne. Ela contém creatina, todos os aminoácidos necessários e um sistema completo de vitaminas B e ferro. O macarrão fornece hidratos de carbono, que são essenciais para energia e as propriedades de brócolos nos ajudar a controlar a gordura.

Dicas para aqueles com dificuldades em ganhar músculo:
Escolha bife magro, não extra-magro (em torno de 10% a 15% de gordura, em vez de menos de 10%). O excesso de gordura e calorias poupam a queima de glicogênio e proteína, provendo maior crescimento.

Dica para definir:
Modere na ingestão de hidratos de carbono ao almoço: coma apenas 1 chávena de macarrão, mas duplique nos brócolos  porque é pobre em calorias e rico em fibras (que ajuda a saciar a fome).


O Lanche Perfeito Pré-Treino
(Uma hora antes do treino)

1 chávena de queijo cottage sem gordura
4 fatias de pão integral com 2 colheres de sopa de geleia de uva ou mel

532 calorias, 35g de proteína, 89g de hidratos de carbono, 4g de gordura.

Por quê?
A proteína do queijo cottage atinge o sangue na hora do treino, evitando a degradação muscular. A geleia tem açúcar, o que maximiza a insulina para minimizar também a degradação muscular. O pão integral é um hidrato de carbono de absorção lenta dando-nos energia durante todo treino.

Dicas para aqueles com dificuldades em ganhar músculos:
Inclua geleia extra para evitar a depleção de glicogênio.

Dica para definir:
Coma apenas 2 fatias de pão integral para controlar os hidratos de carbono, mas não esqueça da geleia que você precisará para acelerar a queima de energia de modo a bloquear a degradação muscular.


O Lanche Perfeito Pós-Treino

Shake de whey protein, para queles que estejam a tomar suplementação (2 scoops com água)
1 Chávena de arroz com 4 colheres de sopa de uvas-passa.

549 calorias, 25g de proteína, 91g de hidratos de carbono, 2g de gordura.

Por quê?
Recuperação e crescimento. Proteínas e hidratos de carbono de rápida digestão aceleram o processo de reconstrução muscular. O Whey é uma ótima fonte de aminoácidos, e o arroz e uvas-passa fornecem carboidratos concentrados que dão um pontapé na insulina para o recuperação muscular.

Dicas para aqueles com dificuldades em ganhar músculos:
Aumente a quantidade de arroz para 1 chávena e meia.

Dicas para definir:
Coma 1/2 chávena de arroz e 1-2 colheres de sopa de passas.


O Lanche Perfeito para Qualquer Momento
(Sandwich de Peru)

2 fatias de pão integral
2-3 fatias de queijo sem gordura
3-4 fatias de peito de peru
Mostarda e maionese light

316 calorias, 36g de proteína, 34g de hidratos de carbono, 4g de gordura.

Por quê?
A combinação equilibrada de proteína, hidratos de carbono e gordura neste sandwich é ideal para a construção muscular.

Dicas para aqueles com dificuldades em ganhar músculo:
Adicione um copo de leite desnatado e uma peça de fruta se tem um metabolismo mais veloz do que o normal.

Dica para definir:
Elimine a mostarda e a maionese para manter os hidratos de carbono, gorduras e calorias sob controle.


O Jantar Perfeito:
1 peito de frango (200g – 255g)
1 bata doce
1 chávena de ervilhas, milho e cenoura

603 calorias, 69g de proteína, 61g de hidratos de carbono, 7g de gordura.

Por quê?
A combinação de hidratos de carbono e proteína magra nesta refeição aumenta os níveis de insulina no sangue, promovendo um ambiente hormonal que é essencial para o crescimento muscular. A batata doce digere-se lentamente, ajudando na recuperação muscular, e a proteína de gordura reduzida, como o peito de frango, ajuda a manter a gordura corporal nos conformes.

Dicas para aqueles com dificuldades em ganhar músculo:
Adicione um copo grande de leite desnatado e refogue o frango em azeite extra-virgem, o que vai promover proteínas adicionais e gorduras essenciais que ajudam o crescimento.

Dica para definir:
Coma 1/2 batata doce e substitua a combinação de vegetais, que é maior em calorias, por vegetais de baixa caloria como o feijão verde.

Lazer - Mulher agredida em esquadra da polícia

Ainda a dias elogiei a atitude de um polícia no Brasil e agora deparo-me com esta notícia. A verdade é que tenho vários amigos e conhecidos que são agentes da autoridade e tenho um respeito muito grande pelo seu trabalho, mas a atitude deste "agente" (para não lhe chamar outra coisa) é no mínimo repugnante... Por muito bêbada que a mulher esteja, nada justifica o acto deste que resultou em diversos ossos da cara partidos. Pode ser que o Karma lhe retribua futuramente... Eu, pessoalmente, espero que sim.


Música da Semana - "Bo Tem Mel" (Nelson Freitas feat C4 Pedro)

Nelson Freitas nasceu e viveu na Holanda, estava sempre actualizado sobre o mundo da música zouk.
Ainda adolescente, Freitas aprendeu a entreter através da arte do hip-hop e ao longo dos anos, a flexibilidade de seu talento permitiu-lhe a fluir com a mudança de vibrações da indústria da música. Depois de uma pausa como dançarino, forma uma grupo sendo o liber, Quatro Plus, tornando-se assim produtor, escritor, cantor, engenheiro e agora é o dono da GhettoZouk Music, um selo criado por Nelson Freitas com artistas como Chelsy Shantel & William Araujo.
Em 1997, o CD de compilação de "Mobass Presents" foi lançado com a faixa "Hoje em Dia" (agora um dia), que lançou oficialmente Quatro Plus (formalmente conhecida como Quatro) no mercado. Como um dos vocalistas do grupo Quatro Plus passou a lançar três álbuns de sucesso "4-Voz" (Quatro Vozes), em 1998, "Bem Conche" (Get to Know Us) em 2002 e "Ultima Viagem" (Last Voyage) em 2005.
Em quase uma década, Freitas ganhou o que é seu por direito como ele é dos produtores mais admirado e respeitado pelos cantores e escritores da cabo-verde, bem como a indústria da música zouk. Com uma mistura de crioulo cabo-verdiano e letras Inglês, um toque de R & B e hip-hop incorporado com zouk e tradicional de Cabo Verde al music. Com estes ingredientes Nelson fez o seu álbum solo, chamado "Magic" Em outubro de 2006. A álbum vendeu mais de 25,000 cópias em todo o mundo.
Com a entrada de novo ano e ainda mais a experiência do segundo álbum "My Life" é um fato. O álbum promete trazer mais uma dose de criatividade e talento.



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lazer - Assalto acaba com ladrão baleado

Antes de mais... GRANDE AGENTE!!
Enquanto cá no nosso país os ladrões fazem o que querem, são presentes a tribunal e, na maioria dos casos, saem novamente, no país dos "nossos irmãos" (Brasil) um agente ao presenciar um assalto não hesitou em disparar sobre o ladrão, mostrando que, felizmente, nem sempre o crime compensa. Se assim fosse em todos os casos, certamente que a criminalidade baixaria.


Filme da Semana - "Raptadas" (Prisoners)

Keller Dover (Hugh Jackman) é um carpinteiro que vive pacatamente numa pequena cidade quando a filha e a melhor amiga desaparecem. A polícia não consegue descobrir o paradadeiro das duas adolescentes e Keller decide raptar e torturar o homem que considera o principal suspeito de modo a descobrir o aconteceu com as duas raparigas. Pelo caminho vai cruzar-se com o detetive Loki (Jake Gyllhenhaal) destacado para o caso.

Este Drama / Thriller conta com um excelente argumento e com uma fantástica nota de 8,2 no imdb. Certamente uma excelente escolhe para quem gosta de filmes deste género.



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Musculação - IMC, Como Calcular

Um método simples para se verificar se o nosso peso está ou não adequado à nossa altura é o cálculo do índice de massa corporal (IMC), que pode ser calculado da seguinte forma:

IMC = Peso / Altura2, kg/m2

No entanto, verifique que este valor de IMC, avaliado isoladamente, tem algumas limitações uma vez que não permite diferenciar gordura e músculo, nem avaliar o padrão de distribuição da gordura (se se acumula mais na zona abdominal ou nas coxas, etc.), questões de enorme relevância. Por exemplo, uma pessoa muito musculada pode ter um valor de IMC acima dos 24,9 kg/ m2 e não ser devido ao excesso de massa gorda.

Assim sendo, ferramenta de cálculo de IMC fica à vossa disposição, tendo sempre em atenção os aspetos que referí.

Lazer - História de amor fantástica entre um miúdo (sindrome de down) e um cão

O nome do animal é Himalaya e, ao que parece, é o melhor amigo desta criança portadora do sindrome de down, de seu nome Hernan. O caso passa-se em Buenos Aires, Argentina, e ao que parece esta criança, que não costuma gostar de contactos de outras pessoas, tem uma relação, no mínimo, especial com este cão. Mais uma prova de que, em muitos casos, os animais são melhor companhia e mais amigos que os próprios humanos. A relação destes dois é a prova disso...


Saúde - Mitos sobre a Pílula

Um dos medicamentos mais conhecidos e receitados em todo o mundo, a pílula contraceptiva, faz parte do dia-a-dia de mais 100 milhões de mulheres. No entanto, desde o seu lançamento em 1960, a pílula tem estado envolvida em dúvidas, incertezas e mitos.

1. As pílulas são todas iguais?

Existe uma enorme variedade de pílulas contraceptivas no mercado e nem todas são iguais. As mais comuns são as que contêm estrogénio e progestina, no entanto, existe outro tipo que apenas contém progestina. As diferentes marcas dos contraceptivos orais podem conter doses diferentes destas hormonas ou então libertar doses diferentes em alturas distintas na toma de cada caixa. Quando tomada de forma correcta, a pílula tem uma acção anticoncepcional excelente (cerca de 99.7% de fiabilidade) mas, como existem diferenças, estas podem manifestar-se nos benefícios e nos efeitos secundários, dependendo da marca.

2. Mulheres com mais de 35 anos não podem tomar a pílula?

Mulheres saudáveis que não fumam podem, na maior parte dos casos, tomar a pílula até chegarem à menopausa. Para além das várias doenças associadas à dependência do tabaco, as fumadoras têm maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde associados à toma da pílula contraceptiva. Por isso mesmo, é desaconselhada a sua toma em mulheres fumadoras com mais de 35 anos.

3. A pílula é um medicamento seguro?

A pílula é um dos medicamentos mais estudados e prescritos em todo o mundo, estimando-se que cerca de 100 milhões de mulheres tomam-na diariamente. Como com qualquer medicamento, existem, naturalmente, alguns riscos de saúde relacionados, mas os efeitos secundários graves são extremamente raros. Por exemplo, é mais comum ocorrerem coágulos de sangue numa mulher grávida do que numa mulher que toma a pílula. Embora a pílula (ou uma determinada marca) não seja a ideal para todas as mulheres, por norma, é extremamente eficaz e ainda tem alguns benefícios de saúde.

4. As mulheres que tomam a pílula durante longos períodos devem fazer uma pausa de vez em quando?

Hoje em dia não faz qualquer sentido uma mulher fazer uma pausa de um mês ou mais por ano na toma da pílula, até porque isso seria ir contra o objectivo principal da mesma. Fazer a chamada “pausa da pílula” pode aumentar a hipótese de uma gravidez não desejada, mas também pode implicar voltar a sentir os efeitos secundários que normalmente afectam as mulheres nos primeiros meses da toma, sensibilidade nos seios, dores de cabeça, náuseas, hemorragias, quando retomar a velha rotina.

5. A pílula causa infertilidade?

Independentemente do período de tempo durante o qual uma mulher toma a pílula contraceptiva, não existe qualquer ligação entre o medicamente e a infertilidade. A fertilidade surge quase imediatamente após a cessação da toma da pílula.

6. A pílula protege contra doenças sexualmente transmissíveis?

A pílula não oferece qualquer protecção contra a contracção de VIH/SIDA ou qualquer outra doença sexualmente transmissível (DST). Nestes casos, a única forma de prevenir é utilizar sempre um preservativo, independentemente da toma da pílula ou não.

7. A pílula faz engordar?

Este é um dos mitos mais comuns em torno da pílula contraceptiva. Estudos científicos já provaram que não existe nenhuma ligação entre a pílula e o aumento de peso. Porém, o estrogénio presente neste medicamento pode contribuir para que muitas mulheres se sintam “inchadas”, no entanto, este é um sintoma que acaba por desaparecer com o tempo. Como muitas mulheres iniciam a toma da pílula ainda muito novas, esta acaba por coincidir com as fases de desenvolvimento do corpo feminino, onde as flutuações de peso são comuns.

8. A pílula causa cancro?

Apesar da relação entre a pílula e o cancro ainda estar a ser alvo de profunda investigação, já existem algumas possíveis conclusões acerca desta questão. Estudos efectuados dizem que a pílula contribui para a diminuição de risco de alguns tipos de cancro, nomeadamente o cancro dos ovários e o endométrio (50%) e, na maior parte dos casos, esta protecção mantém-se mesmo quando a toma da pílula é cessada. Por outro lado, a toma da pílula pode estar associada ao aumento de risco de cancro da mama, mas esta é uma questão ambígua: as mulheres que não têm filhos ou que os têm tarde, têm um maior risco de sofrer de cancro da mama e, por este motivo, é difícil determinar se a hipótese de contrair a doença está relacionada com a pílula ou com a maternidade tardia. O efeito da pílula contraceptiva no risco de cancro cervical ainda é desconhecido.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Lazer - "Ui...aquilo era um balão..." (reação felina ao ver o dono passar com um balão)

Este gato(a) certamente adora balões (provavelmente para os arrebentar!). O certo é que o dono passa com um e a reação é fantástica. Para além disso, o gato é lindo...igualzinho à minha Kitty...


Saúde - Estado Anabólico vs Catabólico

O anabolismo e o catabolismo são transformações que as substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo.
Saltando a parte chata da história, estar em estado anabólico ou catabólico vai definir se ganha ou perde massa muscular.
Quando você está em estado anabólico, o seu corpo está a construir músculos. Quando você está em estado catabólico, o seu corpo está a retirar proteínas do tecido muscular para usar como fonte de energia, ou seja, está a destruir músculos.

Estes são estados naturais do nosso corpo e é impossível ficar 100% do tempo apenas num deles.

Se deseja aumentar a massa muscular, a sua missão é minimizar o tempo que o seu corpo fica no estado catabólico e aumentar o tempo em que ele fica no estado anabólico.
Imagine uma balança. De um lado está o estado catabólico, do outro o estado anabólico. Se conseguir que o lado anabólico da balança esteja mais pesado, você atingiu o seu objetivo e ganhou massa muscular. Se não conseguir, os seus progressos serão mínimos.
Agora a questão é a seguinte,como ficar no estado anabólico por mais tempo?

Existem algumas dicas simples que você pode seguir:

- Procure dormir bem, pelo menos 8 horas por dia.
- Evite bebicas alcoolicas, cigarros, drogas, etc.
- Evite treinos longos e volumosos. O seu treino não deverá exceder 60 minutos. Foque na intensidade, e não na duração do treinamento.
- E por último, e não menos importante, tenho cuidado com a alimentação.

Se não se alimentar adequadamente, distribuindo proteínas e hidratos de carbono de acordo com suas necessidades, tudo será em vão.
A alimentação é o combustível do seu corpo. Sem uma boa dieta, você pode fazer o melhor dos treinos mas não terá tão bons resultados.

ECM

Música da Semana - Cristina Aguilera "Just a Fool"

Christina María Aguilera (Staten Island, Nova Iorque, 18 de dezembro de 1980) é uma cantora, atriz, compositora, produtora musical e filantropa dos Estados Unidos. Reconhecida por ser uma figura proeminente na música popular tradicional e da cultura popular, ela é famosa pela sua voz poderosa, bem como por reinventar constantemente a sua música e imagem. Tudo isso lhe rendeu o título de Voz da Geração.
Aguilera ficou famosa após a sua participação no programa "O Clube do Mickey", em 1993, saindo no ano seguinte. Fez a sua estreia no mundo da música em 1999 com o álbum Christina Aguilera, que competiu com grandes estreias de Britney Spears, Jennifer Lopez e Macy Gray. Ao mesmo tempo estabeleceu a sua carreira com singles número um na Billboard Hot 100, como "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)", canções que foram retratadas por colocar o teen pop em sintonia a uma voz poderosa.
No ano seguinte, lançou um álbum totalmente em espanhol, Mi Reflejo, explorando as suas raízes latinas que teve uma grande recetividade nas paradas latino-americanas. No mesmo ano, lançou um álbum de natal, My Kind of Christmas, e fez colaborações sucedidas mundialmente. A partir do seu segundo álbum de inéditos, Stripped, Christina começou uma série de reinvenções constantes na sua imagem. O álbum foi um sucesso, e com  "Beautiful", tornou-se bem-sucedida mundialmente.
Continuando com a sua reinvenção, desta vez musicalmente e artisticamente, Aguilera adotou uma personalidade mais adulta, e lançou Back to Basics, um álbum que ela descreve como "um retrocesso para os anos 20s, 30s, 40s nos estilos de jazz, blues e soul, mas com um toque moderno". Em 2008, lançou Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits, um álbum de grandes êxitos como celebração pelos seus dez anos de carreira. Em 2010, a artista fez a sua estreia no cinema ao lado de Cher, para o filme musical Burlesque. Com este filme, foi indicada ao Globo de Ouro de "Best Original Song" pela faixa "Bound to You".
No mesmo ano, lançou Bionic, onde experimentou e misturou estilos de synthpop e electropop, recebido por críticas e desempenho comercial misto. Após dois anos, foi lançado Lotus, que marca o seu retorno à música pop, sendo lançado apenas um single mundialmente e que ainda está em andamento. Desde 2011, Aguilera tornou-se treinadora do reality show The Voice, embora tenha deixado a bancada temporariamente na quarta temporada.
Ao longo da sua carreira, Aguilera recebeu importantes prémios, entre eles quatro prémios Grammy, um Grammy Latino, dois MTV Video Music Awards, dois Billboard Music Awards e recebeu uma estrela na Calçada da Fama. Além disso, ela também foi indicada ao Globo de Ouro e pré-indicada ao Oscar. Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, ela é a segunda cantora que mais vendeu na década, atrás de Madonna, e ao longo de sua carreira ela já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.
Aguilera foi incorporada na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone, ocupando a 58.ª posição e sendo a cantora mais jovem a entrar na lista. O canal VH1 colocou a cantora entre as "100 Mulheres mais Importantes da Música", ocupando a 8.ª posição. Em 2009, ela foi incluída na lista das "50 Pessoas mais Bonitas do Mundo", através da revista People. Em 2013, Aguilera entrou para a lista da revista Time, como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo".