sábado, 30 de novembro de 2013

Lazer - A Dança dos Dedos

Mais um artista que se distingue pela diferença... A verdadeira é que este rapaz não é normal, até atrofia a vista olhar para os dedos dele, mas de que no que faz é artista, disso não há dúvidas.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Saúde - Perder barriga e não cabelo

Alimente o seu cabelo.

Não é por acaso que a indústria dos produtos de cuidado pessoal investe constantemente no estudo de novas substâncias cujos benefícios advêm de aminoácidos, proteínas, vitaminas, etc. Se reparar bem, os champôs e condicionadores trazem sempre impressos nos rótulos os alimentos que os compõem. Sim, esses mesmos nutrientes que você encontra num prato de sardinhas assadas ou numa salada. Ou seja, a principal solução para melhorar o aspeto do seu cabelo radica nos seus hábitos alimentares e não apenas na secção de higiene pessoal dos supermercados. Além dos 90% de proteína (queratina) composta de 15 aminoácidos, um fio de cabelo contém 8% de água, lípidos, glicogénio e ácido glutâmico. Os 2% restantes correspondem a minerais, como alumínio, cobre, ferro e zinco. Na falta de algum desses componentes, o cabelo fica frágil, sem brilho e cai mais do que o habitual.

Coma isto e evite a queda

O deficit de silício, por exemplo, provoca a miniaturização do cabelo, quando ele se torna mais fino e com maior tendência a cair. Isso porque o micronutriente está ligado a estruturas como o colagénio, uma proteína que mantém a força e a flexibilidade da pele, ossos, articulações, músculos, unhas e, claro, cabelos. Com o tempo, o silício orgânico diminui no organismo. Daí, a importância de fazer a sua reposição consumindo mais peixe, como a tão nossa sardinha. O mineral também deve estar presente: aveia, cevada, entre outros.

Cabelos brancos?

Grisalho antes do tempo? Para evitar a baixa de melanina, invista no frango, ovos, leite e derivados, enfim, consuma o máximo de proteínas que puder. Inclua também cobre (crustáceos, moluscos), ferro (carnes e leite) e zinco (nozes). Isto ajudá-lo-á a manter a cor natural do seu cabelo!

Invista nos minerais

Lembra-se da tabela periódica das aulas de Química? Se ainda não sabe porque teve de "marrar" para a aprender, mostramos-lhe uma pequena lista de alguns elementos que o ajudarão a dar mais saúde aos seus cabelos.
Cálcio: a deficiência deste mineral torna os cabelos mais finos e fracos.
Cobre: auxilia na produção de melanina do cabelo. Sem ele, o cabelo fica branco.
Ferro: é o mineral mais importante. Sem ele não existe cabelo.
Iodo: juntamente com o ferro, auxilia na síntese de proteínas e na fabricação dos cabelos.
Zinco: evita a queda e fortalece os novos cabelos.
MH

Lazer - Wheelchair Freestyle

O seu nome é Aaron Fotheringham e é um caso de superação e força de vontade no desporto e na vida. Este excelente exemplo de pessoa, ficou paraplégico mas nem isso o afastou de fazer aquilo que gosta... Aqui fica a prova de que quando queremos realmente algo, conseguimos superarnos e elevarnos a um nível que, por vezes, pensamos nem ser possível.


Música da Semana - Bush "Swallowed"

Bush é uma banda grunge proveniente da Inglaterra e formada em 1992. O seu álbum de estreia foi Sixteen Stone, em 1994. Já venderam mais de 10 milhões de discos nos Estados Unidos e mais de 20 milhões em todo o mundo. A banda, ao mesmo tempo bem-sucedido nos Estados Unidos, era bem menos conhecido em sua nativa Inglaterra e teve um sucesso marginal lá. Após 10 anos juntos (abrangendo quatro álbuns e uma série de singles de sucesso, inicialmente, Bush rompeu em 2002 , mas foi reformada em 2010.
Depois de deixar a sua banda Midnight, Gavin Rossdale encontrou o ex-guitarrista Nigel Pulsford em 1992. Os dois ficaram ligados através de uma valorização do grupo de rock alternativo americano do Pixies. Juntos formaram uma nova banda que eles chamaram de Future Primitive. Descrevendo o som inicial do grupo, uma editora britânica disse anos mais tarde, "Eles não eram o que são hoje - eram um pouco como o lado mais comercial dos INXS. " A dupla recrutou o baixista Dave Parsons (ex- The Partisans e Transvision Vamp) e o baterista Robin Goodridge para completar o grupo..
Em 1993, a banda assinou com Rob Kahane, que tinha um acordo de distribuição com a Disney's Hollywood Records. A banda acabou de gravar o seu primeiro álbum Sixteen Stone, no início de 1994.
O nome Bush surgiu porque o grupo vivia em Sheperd' Bush, Londres. No Canadá, eram conhecidos por BushX, porque a banda dos anos 70, os Bush, liderada por Domenic Troiano, detinha os direitos sobre o nome. Em Abril de 1997, foi anunciado que Troiano tinha concordado em deixá-los utilizar o nome Bush no Canadá sem a letra X, em troca do donativo de 20.000 dólares à Fundação Starlight e ao Canadian Music Therapy Trust Fund.


Nutrição - Alimentos que o seu filho não deve ingerir antes do primeiro ano de idade

Tendo em conta o significativo número de clientes dos meus ginásios em vias da ser "mamás" e aquelas que já o são, aqui fica um post com algumas dicas alimentares para os vossos pequenos rebentos.
Normalmente, os bebês duplicam o peso do nascimento quando atingem os 4 a 6 meses de vida e, ao completarem 1 ano, o peso triplica. Na fase de introdução de novos alimentos, todo cuidado é pouco para não oferecer "asneiras" ou comidas que não só não oferecem nada de bom à criança, como muitas vezes perturbam a absorção dos nutrientes.
Por isso, a mãe e nutricionista Patrícia Cruz Smith publicou no livro "Aventuras Gastronómicas de uma mãe de primeira viagem", entre outras dicas, os 12 tipos de alimentos que você deve manter longe do seu bebê antes dele completar 1 ano.

1 Açúcar

Pelo menos até o seu filho completar os 12 meses, evite o açúcar refinado. Ótimas alternativas para garantir um docinho na refeição podem vir das frutas, devido à frutose. Frutas secas, como as passas e as ameixas também são alternativas. "Se for difícil cozinhar com esses ingredientes, opte pelo açúcar mascavado. Por não ser refinado, ele preserva as vitaminas e minerais que são retirados no refino da cana", explica a nutricionista.

2 Cafeína

A cafeína só está permitida para
os pequenos após os 5 anos e, mesmo assim, em pequenas quantidades. Mas segundo Patrícia, dá para oferecer um pouquinho a partir dos 2 anos. "Ninguém vai fazer um expresso e adicionar ao leite da criança, certo? Então, se for mais leite do que café, e um café fraquinho do tipo 'chafé', tudo bem", diz.

3 Corantes e enlatados

Corantes estão eliminados. "A sua única função é tornar qualquer coisa mais atrativa e causar alergias", explica a nutricionista. O problema com os enlatados para os bebés é que muitos deles contêm sal em excesso, aditivos e conservantes artificiais que podem irritar o estômago, comprometendo a digestão.

4 Carne de porco

"Por ser rica em gordura saturada e também por conta do grande fator alergênico, a carne de porco não deve ser incluída na alimentação da criança nesse momento", alerta. Após o primeiro ano, cortes magros podem começar a ser introduzidos na dieta da criança.

5 Crustáceos

Camarão, lagosta, lagostim e caranguejo são os primeiros da lista que inclui ainda as ostras, vieiras e ovas de peixe. Anote: devido ao alto potencial alergênico, esses alimentos são totalmente contra-indicados até os 3 anos.

6 Defumados e embutidos

Até os 2 anos de idade, pelo menos, devem ficar longe das crianças. "É a festa dos excessos: sal, gordura e conservantes, como os nitratos", justifica a nutricionista.

7 Frutas oleaginosas

Atenção, principalmente, se há histórico familiar de alergia na família: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes, pistacho e macadâmia não são recomendados até os 2 anos. "O amendoim, por exemplo, é um dos principais responsáveis por reações alérgicas. Outra razão para evitar as oleaginosas é o formato e a consistência: por serem duras, podem causar engasgos", alerta.



8 Margarina

Para passar no pão a melhor opção é a manteiga e em pequena quantidade. "A margarina entra na lista dos que nunca deveriam ser oferecidos, pois não trazem nada de bom", explica a nutricionista.

9 Leite de vaca

"Nada de leite de vaca até os 12 meses completos", afirma Patrícia. Segundo ela, após o primeiro ano indica-se o leite de vaca integral. "A gordura vai ser muito útil para garantir a construção de um sistema nervoso saudável", garante a nutricionista.

10 Mel

De acordo com a nutricionista, nessa faixa etária o sistema digestivo da criança é muito imaturo e o mel pode conter a bactéria botulínica, capaz de causar diarreia e outros problemas mais sérios. A indicação de consumo é a partir de 12 meses de idade.

11 Queijos não pasteurizados

"Fale com o pediatra. Alguns profissionais liberam o consumo após 1 ano, outros indicam somente após 2 anos completos", diz a nutricionista.

12 Refrigerante

A bebida artificial, como todos sabem, não é recomendada para oferecer ao bebê. "Quando incluído no cardápio das crianças, contribui para a osteoporose, pois fornece grande quantidade de fosfato, que impede a absorção de cálcio", explica a nutricionista.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Lazer - "Bo Tem Mel" (versão Rui Unas)

Versão portuguesa da música de Nelson Freitas... Arriscava-me a dizer que é ainda melhor que a original...
Este Rui Unas e o "Sexy Jesus" estão cada vez piores...


Musculação - Os Três Pilares da Técnica

Distância

Não se deixe enganar pelo nome, pois a distância não é mais do que a amplitude do movimento. Imagine o supino: a amplitude é o pequeno “arco” que a barra descreve desde que toca no seu peito até estender totalmente os braços. Para garantir a correta amplitude do movimento trabalhe com uma carga adequada que lhe permita finalizar todas as repetições planeadas. A distância do movimento será relevante para trabalhar determinados ângulos do movimento de cada articulação, para assim conseguir mais intensidade na série.

Plano

Todos os exercícios são realizados num plano: frontal, sagital ou transversal. Se usar todos os planos num só movimento e adicionar deslocação, será um treino funcional. Assim, respeite a sua postura em qualquer exercício mantendo sempre as costas direitas e cumprindo o plano requerido nesse exercício. Ao falhar a postura ou a técnica correta de execução do exercício irá recrutar outros planos, que podem não ser essenciais e comprometer o seu desempenho desportivo ou potenciar uma lesão.

Tempo

Costuma assinalar-se com três números, cada um indicando a duração em segundos das fases. O primeiro é a fase excêntrica (parte do movimento que estende o seu músculo), o segundo será a pausa feita entre as fases e o terceiro a duração da fase concêntrica (contração do músculo). Assim, se o supino for 3-0-1, demore 3 segundos a baixar, não faça pausa e levante em 1 segundo. No total, este movimento dura 4 segundos.

Se não está a obter a massa muscular que pretende, consulte um nutricionista e reveja o seu plano nutricional

MH

Filme da Semana - "Os Jogos da Fome: Em Chamas"

Este 2º filme da Saga "Hunger Games" é a continuação da Aventura de Katniss Everdeen, num futuro não muito distante, onde os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 Distritos. Nesta sequela, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganho os 74º Jogos da Fome, com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar a sua família e amigos próximos, embarcando na "Tournê da Vitória" nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara os 75º Jogos da Fome, uma competição que pode mudar Panem para sempre.

Se o primeiro filme foi muito bom, espera-se ainda melhor deste segundo, até porque conta com a "singela" nota de 8.3 no imdb. 
Ah, para abrir ainda mais o apetite para esta película, a mesma será exibida em IMAX (!).


Saúde - Whey Causa Acne?

Começou a ganhar acne depois de iniciar o consumo de proteína whey? É possível que ambos estejam relacionados, no entanto, não há motivos para alarmismos. Neste artigo explico as eventuais razões da manifestação do acne após o consumo regular de whey.
Segundo alguns estudos, existe, efectivamente, uma relação entre a alimentação e o acne. Há alguns anos atrás, dermatologistas de Harvard publicaram uma série de estudos segundo os quais jovens adolescentes seriam mais propensos a desenvolver acne ao consumir leite em maiores quantidades. Segundo eles, a hipótese de desenvolver acne aumentava cerca de 10% simplesmente ao tomar mais de dois copos de leite por dia.
Num outro estudo, os mesmos investigadores estabeleceram igualmente a relação entre o acne e o queijo cottage. Tal como o leite, o queijo contém soro de leite, que constitui cerca de 20% das proteínas whey.
Portanto, a dermatologista americana, Nanette Silverberg chegou, naturalmente, à conclusão de que tomar suplementos de soro de leite aumentava os casos de acne grave. Durante um estudo realizado com cinco adolescentes do sexo masculino que tomavam proteína whey, Silverberg foi capaz de tratar os casos de acne dos cinco jovens com um creme de peróxido de benzoíla ou antibióticos orais. Terá sido necessário os sujeitos abandonarem a sua suplementação, pois esse mesmo tratamento não tinha efeito (ou um efeito mínimo) enquanto esses continuavam a tomar a suplementação.
Em jeito de conclusão, a dermatologista explicava que “a proteína whey pode ser comedogénica (obstruir os poros da pele) em indivíduos com demonstrada sensibilidade a este nutriente“.

Qual a relação da alimentação com o aparecimento de acne?

O acne surge devido a flutuações hormonais no organismo. É por isso que os adolescentes são o grupo que mais experiencia surtos de acne. A alimentação também pode contribuir para surtos de acne.
Consumir alimentos de alto índice glicémico (IG) – alimentos que são absorvidos rapidamente para a corrente sanguínea – influencia a manifestação de acne, por causa das flutuações hormonais que despoletam.
Alimentos com alto IG provocam um aumento nos níveis de hormonas, como a insulina, que estimula o crescimento de sebócitos (células das glândulas sebáceas).
Um estudo de 2007 mostrou que jovens do sexo masculino que experimentaram uma rigorosa dieta de baixo IG tiveram uma melhoria significativa na gravidade do seu acne.

Qual a relação entre o consumo de whey e o aparecimento de acne?

Cientificamente, a proteína de soro de leite difere das outras proteínas, na medida em que aumenta muito mais a secreção de insulina. Porquê?
Os dois factores a ter em conta, com a proteína whey, são o IGF-1 (factor de crescimento semelhante à insulina) e o teor da resposta de insulina que esse produz.
O leite contém elevados níveis de IGF-1 de bovino, que sobrevive à pasteurização e outros métodos de processamento. IGF-1 de origem bovina tem a mesma sequência de aminoácidos que o IGF-1 humano e liga-se, também, ao receptor de IGF-1 humano. Tem sido demonstrado que um consumo elevado de leite provoca um aumento de 10% a 20% dos níveis de IGF-1 no sangue.
Além disso, apesar de o leite ter um índice glicémico baixo, apresenta um índice insulinémico relativamente alto, o que significa que estimula facilmente a produção de insulina no organismo. A proteína whey tem um índice insulinémico ainda maior, uma vez que é composto pelas pequenas fracções de proteína de absorção rápida do leite.


Então como é que os níveis de insulina IGF-1 e insulina alta causam acne?

À semelhança da insulina, também o IGF-1 estimula o crescimento de sebócitos (células das glândulas sebáceas). Pessoas que sofrem de acne demonstram uma alta produção de sebo, que tem sido associada a níveis mais elevados de IGF-1 nestes indivíduos.
No entanto, o IGF-1 pode ter efeitos muito mais graves, o que leva a um aumento da produção de andrógenos em várias zonas do corpo. Andrógenos, esses, que aumentam ainda mais a produção de sebo e são uma das causas fundamentais da acne.

Conclusão

Conforme vimos, a relação entre o consumo de whey e o aparecimento de acne pode, de facto, ser uma realidade.
Para os casos em que isso axontece, recomenda-se a substituição de whey por outras fontes proteicas, como albumina e soja, também elas proteínas de elevado valor biológico que ajudam, igualmente, no desenvolvimento muscular.
PZ

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Música da Semana - "Sirens" (Pearl Jam)

Lightning Bolt é o mais recente álbum de estúdio da banda norte-americana Pearl Jam. Lançado a 14 de outubro de 2013, tornou-se o décimo disco do grupo. O primeiro single, "Mind Your Manners," foi lançado a 11 de julho de 2013. "Lightning Bolt" segue "Backspacer" de setembro de 2009. O álbum foi produzido por Brendan O'Brien, que já trabalhou com a banda em outros discos, e será lançado pela Monkeywrench Records/Republic Records por meio da Universal Music.
Aqui fica o single "Sirens", escusado será dizer que adoro a música, mas sendo esta a minha banda favorita sou suspeito, é claro.


Nutrição - Melhores Fontes de Proteina

Se está a ler este artigo, provavelmente já conhece a importância da proteína para o crescimento muscular. Mas a importância deste macronutriente não se reduz à massa muscular. As proteínas também são utilizadas para a produção de hormonas, enzimas e de hemoglobina.

Podem, também, ser utilizadas para a produção de energia, se bem que não é a escolha primária do organismo como uma fonte de energia. As proteínas são compostas por cadeias de aminoácidos, as unidades mais pequenas da proteína. Estão identificados 20 aminoácidos que são necessários para o crescimento humano.

Doze destes aminoácidos (onze, no caso das crianças) são denominados “aminoácidos não-essenciais”, o que significa que podem ser sintetizados pelo nosso corpo. Os restantes oito aminoácidos não podem ser sintetizados pelo corpo e, por isso, devem ser consumidos através da dieta. São denominados “aminoácidos essenciais”.

A ausência de qualquer um destes aminoácidos irá comprometer a capacidade do organismo para reparar ou manter tecidos.

Quais as melhores fontes de proteína?

Existem alimentos que podem fazer mais pelo crescimento muscular do que outros. A qualidade de uma fonte de proteína é vital quando se considera os benefícios nutricionais que ela pode proporcionar. A qualidade de uma fonte proteica é determinada através do perfil e biodisponibilidade dos aminoácidos essenciais e da digestibilidade do alimento.

Existem várias escalas de medição e técnicas que são utilizadas para avaliar a qualidade da proteína de determinado alimento. É importante ter em conta que todas elas apresentam as suas limitações, umas mais determinantes que outras, no entanto, juntando toda a informação é possível ter uma ideia relativamente segura de quais são as melhores fontes de proteína.

Taxa de Eficiência Proteica (Protein Efficiency Ratio – PER)

Este método determina a eficácia de uma fonte proteica através da avaliação do crescimento de ratos. Neste método, ratos são alimentos com uma determinada fonte proteica e, em seguida, é registado o ganho de peso (em gramas) por cada grama de proteína consumida. O valor calculado é então comparado com um valor padrão de 2,7, que é o valor padrão da proteína de caseína. Se o alimento registar um valor acima dos 2,7 é considerado uma fonte proteica de qualidade.
Este método apresenta uma limitação óbvia: os cálculos são feitos em ratos, pelo que não existe uma forte correlação com as necessidades reais de crescimento em seres humanos.

Utilização Proteica Líquida (Net Protein Utilization – NPU)

Esta técnica mede o rácio do nitrogénio ingerido e do nitrogénio retido. Ou seja, indica a percentagem de proteína que é realmente aproveitada pelo organismo.

Valor Biológico (Biological Value – BV)

É um dos métodos mais utilizados para aferir a qualidade de uma fonte proteica. O BV mede a quantidade de proteína utilizada pelo organismo para reparação e manutenção dos tecidos em relação ao total de proteína digerida (ao contrário do NPU, que tem como referência o total de proteína ingerida).
A escala do BV vai de 0 a 100. Um alimento com um elevado BV fornece quantidades elevadas de aminoácidos essenciais. Uma das limitações deste método prende-se com o facto de não levar em consideração importantes factores que influenciam a digestão das proteínas, como a interação com outros alimentos (os estudos para determinar o BV são feitos em indivíduos em jejum).

Nota: O BV não representa uma percentagem. É atribuído o valor de 100 (pontuação máxima) ao ovo inteiro, no entanto, apenas cerca de 94% da proteína do ovo é digerida e absorvida para utilização pelo corpo. Todos os outros alimentos são avaliados e classificados tendo como base de comparação o ovo completo.
Não será, portanto, de estranhar que a proteína whey apresente um valor superior a 100, devido ao maior aproveitamento que o corpo faz dos seus aminoácidos.

Pontuação de Aminoácidos Corrigida pela Digestibilidade de Proteínas (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score – PDCAAS)

O PDCAAS mede a qualidade de uma fonte proteica com base nas necessidades nutricionais de crianças entre os 2 e os 5 anos de idade, que são consideradas o grupo etário com maior necessidades de proteínas para o seu desenvolvimento.

Para este cálculo, determina-se a quantidade de aminoácidos num determinado alimento. Ele é então comparado com a quantidade de aminoácidos essenciais necessários por crianças entre os 2 e os 5 anos de idade. A digestibilidade da proteína também é tida em conta, isto é, quanto da proteína consumida é efetivamente absorvida pelo corpo após a digestão. Para isso, é analisada a matéria fecal.

O valor máximo para o PDCAAS de um alimento é 1. Uma pontuação de 1 significa que, após a digestão dos alimentos, o corpo aproveita, teoricamente, 100% da quantidade recomendada de aminoácidos essenciais por unidade de proteína. Uma pontuação acima de 1 é arredondada para 1.
Embora este método seja, atualmente, a par com o BV, o mais amplamente utilizado, possui algumas limitações. Como é feito em crianças, os valores não se aplicam necessariamente a adultos e idosos. Por outro lado, não leva em conta factores anti-nutricionais, como a presença de certos inibidores da atividade enzimática em algumas fontes proteicas.

A tabela seguinte apresenta a classificação de diferentes fontes proteicas nos diferentes métodos discutidos neste artigo

Conclusão

Como se pode observar, as fontes proteicas animais são de melhor qualidade (mais completas) do que as fontes proteicas vegetais. Isso acontece porque as fontes de proteína vegetal carecem de um ou dois aminoácidos essenciais.
Alguém que deseje satisfazer todas as suas necessidades proteicas somente através do consumo de proteína de origem vegetal (um vegetariano, por exemplo) terá de consumir uma grande variedade de vegetais, frutas, grãos e leguminosas para garantir o consumo de todos os aminoácidos essenciais.
Podemos ver na tabela que, à excepção da soja, as fontes de proteína vegetal não registam valores altos em nenhum dos métodos de avaliação da qualidade da proteína dos alimentos.
Por sua vez, as proteínas derivadas do leite (caseína e whey), dos ovos e da carne são as chamadas “proteínas completas”, pois contêm todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para um desenvolvimento saudável.
PZ

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Lazer - Recorde Mundial do Guiness Quebrado

Thunder Law é um rookie dos mundialmente famosos Harlem Globetrotters e é dele o recorde mundial de distância para um cesto perfeito: 109”09′ – ou seja, cerca de 33 metros.
Não se sabe quantas vezes tentou, mas acertar nem que seja uma vez, a mais de 30 metros do cesto, não é para qualquer um. A panorâmica do lançamento vista de lado é brutal, parece saído de um filme.


Fitness - Queimar Gordura com Exercícios Aeróbicos

Comer menos ou cortar nas gorduras não é suficiente para manter a gordura afastada. O que você realmente precisa é de um bom balanço entre o número de calorias que consome e o número de calorias que queima. E a única maneira de as queimar é através do exercício físico.

Ao exercitar-se, pode perder peso enquanto come mais calorias do que se simplesmente entrasse num regime de dieta. A atividade física regular é muito mais eficiente, a longo prazo, para perder peso do que uma longa e tenebrosa dieta. É aqui que entra o treino aeróbico.

O exercício aeróbico é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino aeróbico melhora, significativamente, o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular, contribuindo para uma entrega de oxigénio mais rápida por todo o corpo.

Através do exercício aeróbico, pode perder peso sem precisar de drasticamente reduzir o número de calorias que consome ou sacrificar importantes necessidades nutricionais. Uma razão pela qual isto é possível prende-se com o facto de o exercício aeróbico não só aumentar o metabolismo durante a atividade física, mas também o manter elevado após a término da atividade. O efeito é tanto maior quanto maior for a duração e a intensidade do seu exercício.

Muito provavelmente já ouviu falar de programas de exercício que afirmam transformar o seu corpo numa “máquina de queimar gordura”. A aeróbica pode fazer isso. Um programa de aeróbica pode ajudar a perder peso mais facilmente, uma vez que estimula o seu corpo, fazendo com que ele queime calorias.

Se o controlo de peso é o que você tem em mente, alguns tipos de exercício aeróbico funcionarão melhor que outros. Exercícios de baixo-impacto, como caminhar, steps e dança aeróbica são a melhor aposta. Algumas atividades aeróbicas de impacto-nulo, como ciclismo, natação e remo, também poderão beneficiar o seu objectivo.

Se está apenas a dar os primeiros, comece com 15 minutos de exercício aeróbico de baixo-impacto três vezes por semana. Aumente, gradualmente, para 30 minutos de actividade aeróbica moderada, quatro vezes por semana.

Saúde - Cuidados com a Visão

Aqui ficam alguns cuidados a ter de modo a preservarmos um dos nossos sentidos mais importantes, a visão.

Tenha a luminosidade certa

A não ser que seja dentista ou cirurgião, não vai necessitar de uma luz azul fluorescente em cima do seu posto de trabalho. “Aqui a regra é ter uma boa luminosidade ambiente e evitar que haja brilhos ou reflexos no monitor, posicionando-o de forma a evitar esses reflexosindesejados", alerta o Prof. Dr. Eugénio Leite, médico oftalmologista, especialista em microcirurgia ocular.

Coma peixe 

De acordo com investigadores do Canadá, os ácidos gordos Ómega-3 reduzem os níveis de uma toxina que causa a perda de visão em idades avançadas. Coma mais peixe, como atum ou salmão, duas vezes por semana para minimizar ao máximo os efeitos nocivos para a sua vista.

Descanse a vista

"Para evitar constrangimentos, deve-se efetuar intervalos frequentes. Assim, a cada hora de utilização, deve-se parar 6 a 8 minutos.
Devemos ainda utilizar, com regularidade, lágrimas artificiais e evitar ambientes mais agressivos como aqueles com ar condicionado", diz o oftalmologista Eugénio Leite, acrescentando que se "deve aproveitar as pausas para alongar e relaxar os braços, ombros e pescoço".

Beba algum café

Para algumas pessoas a cafeína aumenta a secreção lacrimal (o que ajuda a aliviar o cansaço ocular), revela um estudo publicado na revista Ophtalmology.
MH

Filme da Semana - "7 Pecados Rurais"

Esta semana temos alguns filmes bastante interessantes em estreia, mas a minha recomendação não poderia ser outra senão este nosso filme português que conta com os comediantes "Quim Roscas" e "Zeca Estacionancio".
Neste filme, Quim e Zé vão buscar duas primas afastadas de Lisboa, que pretendem reviver o Verão louco de há dois anos em Curral de Moinas, mas esbardalham-se fatalmente num rebanho de ovelhas. Quando chegam ao Céu, Deus oferece-lhes uma segunda oportunidade de voltar a Curral de Moinas. Terão de lhe provar que abdicarão de uma vida amoral e libertina, renunciando aos sete pecados capitais: luxúria, gula, ira, inveja, avareza, soberba e preguiça. Isto, por si, já seria um desafio quase impossível mas, para tornar tudo mais animado, cada vez que Quim e Zé vacilam perante o pecado são chamados “lá acima” ou vem Deus “cá abaixo”.
Um filme a não perder por aqueles que, tal como eu, apreciam o humor deste dois grandes artistas da comédia nacional.



Portugal Rumo ao Brasil


Não posso deixar de mostrar o meu orgulho no meu país...




quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Música da Semana - Matchbox Twenty ("If You´re Gone")

Matchbox Twenty, ou originalmente Matchbox 20, é uma banda de rock de Orlando, Flórida. A história desta banda começa no ano de 1992, quando o vocalista Rob Thomas se mudou para a cidade de Orlando, na Flórida, e conhece o baixista Brian Yale e o baterista Paul Doucette. Os três então, passam por várias bandas juntos, até formarem enfim os Matchbox. Após muita procura, o trio recruta os guitarristas Adam Gaynor, que trabalhava nos estúdios “Criteria”, e Kyle Cook, estudante de música do instituto de Atlanta. Com o grupo completo, começam a trabalhar com o produtor Matt Serletic, com quem gravam uma série de demos, responsáveis por sua primeira turnê nos EUA. Com o sucesso das apresentações, a banda assina contrato com a gravadora “Lava”, subsidiária da Atlantic Records e começa a gravação de seu primeiro álbum oficial.
Em outubro de 1996 é lançado o primeiro disco do quinteto, “Yourself Or Someone Like You”. A banda sai então em turnê, divulgando o disco e distribuindo o seu single “Long Day” por várias rádios influentes do país, o que viria a abrir caminho para o seu primeiro hit, “Push”. Em outubro de 1997, a canção começou uma escalada e após uma execução massiva nas rádios e na MTV, a música chega ao Top 10. Algum tempo depois, é lançado o single “3am”, que supera o sucesso de seu antecessor e confere ao grupo o prêmio da revista Rolling Stone de melhor banda nova. O disco recebeu 5 discos de platina só na Oceania, vindo a receber posteriormente um disco de diamante. Mesmo parando no ano de 1999 para a gravação de um novo trabalho, o conjunto não saiu dos holofotes, sendo surpreendidos pelo sucesso estrondoso de “Smooth”, canção composta e gravada por Rob Thomas em parceria com Santana., que já vendeu mais de 39 milhões de discos. O grupo atualmente é composto por Rob Thomas (vocais, piano), Paul Doucette ( guitarrista, baterista), Brian Yale (baixista), Kyle Cook (guitarrista) e Ryan MacMillan (bateria, percussão).
Matchbox Twenty alcançou fama internacional com seu primeiro álbum, Yourself or Someone Like You (1996), que obteve selo de diamante nos Estados Unidos e de multi-platina na Austrália, Canadá e Nova Zelândia .O seu segundo álbum, "Mad Season", lançado em 2000, foi colocado entre os três melhores na Billboard 200 e obteve platina quádrupla nos Estados Unidos.
O seu terceiro álbum, "More Than You Think You Are", lançado em 2002, foi certificado platina dupla nos Estados Unidos. No entanto, não foi tão bem sucedido como os dois primeiros álbuns, apesar dos seus singles receberem audiência significativa.
A banda então entrou em hiato em 2004, o guitarrista Adam Gaynor deixou a banda em 2005, após realizar nos três primeiros álbuns de estúdio.
Como resultado, Paul Doucette assumiu a guitarra, a banda reuniu-se e lançou um álbum compilação, "Exile on Mainstream", em 2007, que foi certificado ouro nos Estados Unidos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Nutrição - Definir o "Six-Pack"

Começar o Dia

Coma os seus hidratos de carbono assim que acorda para os ir gastando durante o dia. Experimente uma combinação de 70g de mingau (papas de farinha de trigo) e 30g de proteínas em pó. Também pode acrescentar óleo de peixe: os músculos necessitam de ácidos gordos pela manhã.

Antes de Treinar

Quando inicia um treino com níveis baixos de glicemia ou de açúcar no sangue o cansaço chega muito mais depressa. A verdade é uma: se comer algo antes de treinar, o seu rendimento vai ser muito maior.

Pós-Treino

Ganhar músculo é uma coisa, conservá-lo é outra. Deve evitar que o corpo passe para um estado catabólico que decompõe o seu tecido muscular. O ideal é manter o estado anabólico para potenciar o crescimento muscular. Um batido de proteínas anabólicas logo a seguir ao treino contribui para a reparação e crescimento muscular.

Almoço

A sua refeição a meio do dia deve conter proteína magra para que a absorção seja rápida. Um pouco de frango ou de peru, uma mistura de frango com verduras (espinafres ou brócolos), por exemplo, fornece nutrientes essenciais aos seus músculos. Mas evite comer pão, pois já ingeriu os hidratos de carbono que necessitava com o batido pós-treino.

Jantar

Para a última grande refeição do dia, coma um pouco de carne magra grelhada. Contudo, controle as quantidades: apenas necessita de cerca de 150g (mais ou menos o tamanho da sua mão) e a mesma quantidade de legumes. Opte por verduras como os brócolos, feijão-verde, espinafres ou couve, que têm a vantagem de possuírem mais proteínas e menos açúcares que as outras verduras.

Ceia

Para obter melhores resultados, tem de manter os músculos alimentados durante a noite. O ideal seria um produto com caseína que liberta proteínas lentamente durante oito ou nove horas. Se procura uma alternativa mais económica, conseguirá obter o mesmo efeito com umas colheres de queijo branco.
MH

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Lazer - Túnel da Droga

A polícia norte-americana descobriu um túnel que faz ligação entre os Estados Unidos e o México. A escavação apresenta acabamentos sofisticados e encontra-se na fronteira entre San Diego e Tijuana. Segundo a Euronews, as autoridades acreditam que o túnel é usado para transportar droga entre os dois países.


Musculação - Trabalhar Glúteos e Coxas

Treinar os Membros Inferiores separadamente e em dias seguidos é totalmente contra producente para aquelas mulheres que querem volume. É ótimo para atletas que precisam reduzir as medidas e ganhar mais definição nas pernas.

Para "engrossar" os Membros Inferiores precisa de treinar com intensidade e fornecer dias de descanso entre os treinos de Membros Inferiores. Desta forma é indicado a seguinte divisão:

Divisão 1:

Treinando os Membros Inferiores por completo ( Quadríceps, Isquitibiais, Glúteos e Gêmeos)

Nas Segundas e nas Quintas (por exemplo).
Dois treinos por semana com 2 a 3 dias de descanso entre cada treino.

Divisão 2:
Segundas – Quadríceps, Glúteos, Gêmeos
Quartas – Isquitibiais, Glúteos, Gêmeos
Sextas – Quadríceps, Isquiotibiais, Gêmeos

Três treinos de Membros Inferiores por semana onde dividimos, mas não treinamos em dias seguidos. Atacamos diretamente os quadríceps, Isquitibiais e glúteos 2 vezes na semana e gêmeos 3 vezes.

Divisão 3:

Segundas – Quadríceps, Glúteos, Gêmeos
Quintas – Isquiotibiais, Glúteos, Gêmeos

Dois treinos na semana onde trabalhamos diretamente quadríceps e isquiotibiais apenas 1 vez e glúteos e gêmeos 2 vezes.

Divisão 4:

Toda a perna ( quadríceps, isquiotibiais, glúteos e gêmeos) em apenas 1 treino na semana.

Na fase de ganho de volume afaste-se de exercícios isolados como a extensora.Trabalhe com exercícios onde consegue utilizar maiores cargas, como por exemplo: Agachamentos e Prensa.

Lembre-se da formula:

ESTIMULAÇÃO + RECUPERAÇÃO = CRESCIMENTO

Se você treinar Quadríceps hoje, precisa no mínimo 24 horas de total descanso para este grupo ou a RECUPERAÇÃO não vai ocorrer, logo em vez de ganhar volume, vai acontecer a perda de volume. O ideal são dois ou mais dias de recuperação para grandes grupos musculares.

Outra coisa importante é que comece a anotar as cargas dos exercícios para toda semana e tentar uma
sobrecarga. Por exemplo: Se na semana 1 você fez agachamento com 50 kg, tente aumentar a carga na semana 2. (mesmo que seja apenas 2 kg, 1 para cada lado da barra).

Trabalhe com 2 a 3 series pesadas e intensas para cada exercício. Isso já é o suficiente para estimular o crescimento.

Para Quadríceps escolha 2 a 3 exercícios.
Para Isquiotibiais escolha 1 a 2 exercícios.
Para Glúteos escolha 2 a 3 exercícios.
Para Gêmeos escolha 1 a 2 exercícios.

Exemplos de rotinas de treino

Quadríceps
Agachamento com barra 3 X 8 A 12 reps
Leg Press 3 X 8 A 12 reps
Agachamento Smith Machine 2 X 8 A 12 reps

Isquiotibiais
Flexora deitada 3 X 10 A 12 reps
Peso Morto Modificado 3 X 10 A 12 reps

Glúteos
Lunge com barra 3 X 10 A 12 reps
Glúteos nas polias 2 X 10 A 12 reps
Maquina de glúteos 2 X 10 A 12 reps

Gêmeos
Gêmeos em pé na Multipower 3 X máx reps
Gêmeos sentado 3 X máx reps

Filme da Semana - "Insidious - Capítulo 2"

A famosa dupla do terror, o realizador James Wan e o argumentista Leigh Whannel, juntam-se aos membros do elenco original Patrick Wilson, Rose Byrne, Lin Shaye, Barbara Hershey e Ty Simpkins no filme "Insidious 2", a aterrorizante sequela do aclamado filme de terror, que acompanha a assombrada família Lambert, quando esta tenta desvendar o misterioso segredo de infância que a deixou perigosamente ligada ao mundo dos espíritos.

Esta é a escolha desta semana, um excelente filme de thriller / terror com um nota de 7.0 no imdb. Os amantes do género não podem perder.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Saúde - Evitar o Aparecimento da Celulite

Aqui ficam alguns conselhos para evitar o aparecimento ou reaparecimento da celulite

- Beba dois litros de água por dia e evite o álcool, bebidas com gás e café.

- Coma legumes a todas as refeições. Opte por alimentos ricos em fibras que ajudam a diminuir a absorção de gorduras.

- Resista à carne vermelha.

- Prefira os peixes ricos em ómega 3, que contêm uma gordura que não impede a circulação e libertam-na de toxinas.

- Evite salgados, fritos, gorduras e doces.

- Substitua o sal por ervas aromáticas, pois este contribui para a retenção de líquidos.

- Faça no mínimo 30 minutos de exercício por dia.

- Não vista roupa muito apertada, pois favorece problemas circulatórios.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Música da Semana - Him ("The Funeral of Hearts")


HIM é uma banda de heavy metal da Finlândia formada em 1991 por Ville Valo, Mikko "Mige" Paananen e Mikko "Linde" Lindström. Os HIM começaram por fazer covers de bandas como, Type O Negative e Black Sabbath, entre outras. Foi só em 1995 que o conjunto começou a desenvolver-se da forma como os conhecemos hoje, isto é, um estilo que mistura heavy metal, cujos temas recorrentes são a dor e a morte, com amor e romance. Os HIM destacam-se por esta sonoridade, a qual denominou Love metal

Criada em 1991, a banda finlandesa HIM é formada por Ville Valo (vocal), Mige (baixo), Linde (guitarra), Burton (teclados) e Gas (bateria), sendo que Ville, Mige e Linde estão na banda desde o início, enquanto Burton e Gas substituíram antigos integrantes.

A banda nasce com uma proposta inovadora de unir sentimento a guitarras pesadas, fazendo um som único que pode ser, genericamente, chamado de Love Metal, mas que não pode ser precisamente definido. A voz penetrante e inconfundível de Valo consegue transmitir uma melancolia única às melodias que o HIM toca.

O primeiro álbum da banda, intitulado "Greatest Love Songs Vol. 666", trouxe canções que oscilavam entre o amor e a morte numa mistura vibrante de metal com doces melodias. Neste mesmo álbum, a banda regravou "Wicked Game", música que fez sucesso no passado na voz de Chris Isaak. Quando perguntado sobre o porquê de ter relançado essa música, Valo responde: "Eu posso me identificar com o sentimento dessa música, ela tem o mesmo tipo de melancolia que você encontra nas músicas tradicionais finlandesas e em nossa música. Nós temos muito mais em comum com alguém como o Chris Isaak do que com qualquer banda de testosterona-heavy metal."

Posteriormente, em 1999, gravaram o álbum "Razorblade Romance", nos estúdios Rockfield, com a produção feita por John Fryer. Neste álbum, encontra-se alguns dos maiores sucessos do HIM, como "Poison Girl", "Join Me In Death" e "Right Here in my Arms".

Os próximos álbuns, "Deep Shadows and Brilliant Highlights" e "Love Metal" só viriam a confirmar a qualidade da banda, o que lhes rendeu fama e espaço na mídia para novos trabalhos. Em 2004 sairia a coletânea "And Love Said No: The Greatest Hits 1997-2004".

HIM lançaram o seu quinto álbum de estúdio, Dark Light, em 2005. O álbum foi lançado quase que simultaneamente no mundo todo (algo inédito para a banda) e dele saíram dois singles de muito sucesso: "Rip Out The Wings of a Butterfly" e "Killing Loneliness". Com este álbum, HIM foi a primeira banda finlandesa a vender mais de 500,000 cópias nos Estados Unidos. Nos anos de 2006 e 2007, a banda lançou as compilações Uneasy Listening Vol. 1 e Uneasy Listening Vol. 2, respectivamente, que incluíam B-Sides e outras versões nunca antes lançadas de algumas músicas.

O sexto álbum de estúdio chegou em 2007. Chamado de "Venus Doom", é considerado pelos fãs o álbum mais sombrio da banda por conta da época em que foi feito. Ville Valo estava a ter problemas pessoais e o seu alcoolismo estava a piorar muito, e isso tudo é refletido no som do álbum. No ano seguinte, com Valo já recuperado, foi lançado o primeiro CD/DVD ao vivo da banda, o "Digital Versatile Doom", que fora gravado no final de 2007 no Orpheum Theater em Los Angeles.

Em 2009, Valo afirmou que a banda voltaria ao estúdio no mesmo ano para a gravação do próximo álbum. As gravações do álbum, denominado Screamworks: Love in Theory and Practice, começaram em 3 de Agosto e foram até 8 de Outubro de 2009. O álbum foi lançado em Fevereiro de 2010. Na versão deluxe, foi incluído um CD bônus com todas as 13 faixas do álbum em suas formas acústicas, e no final do ano a banda lançou a compilação "SWRMXS", que incluía remixes de todas as faixas do Screamworks, feitas por diferentes artistas da música eletrônica.