segunda-feira, 31 de março de 2014

Lazer - Karma instantâneo

Há inúmeros "artistas" destes nas estradas... este teve direito ao famoso "Karma" logo na hora. Ao que parece, o vídeo ainda deu para a polícia identificar o "artista" da viatura que se despistou.


Personal Training


Sem dúvida a melhor forma de melhorar a sua condição física, saúde e estilo de vida. É um método de treino personalizado, com base numa avaliação física específica que vai ao encontro das suas necessidades, elaborado especialmente para si, consoante os objectivos que pretende atingir.


Vantagens:
Obtenção mais rápida e eficaz de resultados
Motivação
Compromisso
Treino Diversificado
Correcção
Segurança
Capacidade de Superação
E muito mais...

Horários:
Adequados à sua disponibilidade;

Privacidade:
Não se sinta incomodado por outras pessoas durante o treino;

Comodidade: 
Treine num local à sua escolha, perto de si ou no conforto do seu lar; Qualidade e acompanhamento profissional.

Segurança: 
Reduza o risco de lesões, melhorando a sua postura.

Serviço para todos: 
Os nossos programas, ao serem individuais, adaptados e específicos, podem ser efetuados por qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou condição;

Rentabilize o seu tempo: 
Alcance os seus objetivos em menos tempo;

Motivação: 
Treinos diversificados, várias ferramentas de trabalho e incentivo durante o seu treino

Aconselhamento nutricional: 
Ao seu dispor conselhos para a sua dieta.  

Quem estará junto de si?  
O Personal Trainer é um profissional da área do exercício e saúde que, utilizando uma abordagem individualizada, avalia, motiva, educa e treina. Elabora programas de exercício seguros e efectivos proporcionando uma linha de orientação para ajudar os seus clientes a atingirem os objectivos propostos de forma rápida e eficaz.

Informações, preços e marcações através do espaço próprio para contactos.

domingo, 30 de março de 2014

Musculação - Mitos acerca do treino de Abdominais

Nos dias de hoje ainda sobrevivem muitas ideias erradas em relação ao treino de abdominais e sobre como conseguir uma secção média devidamente esculpida e livre de gordura.
É verdade que também existem fatores que têm uma grande influência na aparência dos seus abdominais.
Tratam-se de fatores como a genética, sexo, tipo de trabalho, qualidade do sono, alimentação, etc.

É possível usar exercícios de abdominais para compensar uma dieta errada.


Siga uma dieta à base de fast-food e de cerveja, e é muito provável que em breve comece a ter uma aparência mais redonda e menos atraente.
Mas algumas pessoas acreditam que podem compensar os maus hábitos alimentares com umas quantas séries de exercícios de abdominais.
A verdade é que o treino de abdominais não queima assim tantas calorias e não irá evitar que o seu corpo armazene as calorias que ingeriu em excesso no seu tecido adiposo. Portanto já sabe, se quer mesmo obter uns abdominais definidos, comece a controlar melhor o que mete à boca (dieta).

Os Termogénicos proporcionam abdominais definidos


É verdade que determinados compostos como a cafeína e o chá verde possuam realmente propriedades termogênicas, no sentido em que estimulam uma maior queima de gordura.
Mas essas substâncias e os suplementos termogênicos não fazem magia e não irão retirar a camada de gordura que tem na sua barriga da noite para o dia.
Infelizmente ainda não existe um comprimido mágico que proporcione abdominais visíveis e bem definidos em pouco tempo. Ainda irá ter que os treinar com intensidade e seguir uma dieta hipocalórica para os conseguir ver em todo o seu esplendor.

As repeticões lentas são as mais eficientes para trabalhar os abdominais


De acordo com um estudo espanhol, a realização de repetições rápidas pode na verdade aumentar a atividade dos vários músculos da cintura, tais como o reto abdominal, os oblíquos externos, os oblíquos internos e os eretores da espinha.
Assim sendo, para melhores resultados deverá variar a velocidade com que realiza as séries dos seus exercícios de abdominais.

Deve-se treinar os abdominais todos os dias


Não faço ideia de como surgiu este mito ou a ideia de que os músculos devem ser trabalhados todos os dias, sem descanso.
Mas a verdade é que músculos abdominais não são assim tão diferentes dos restantes grupos musculares do corpo e também devem ser tratados da mesma forma como se trata e treina por exemplo o peitoral, os bíceps, etc.
Dito isto, recomendamos que não exagere e que realize no máximo treinos de abdominais dia sim, dia não. Afinal de contas, no mundo da musculação mais nem sempre significa melhor.

O treino de abdominais promove a perda de gordura do abdómen )localizada)


Passar os dias a realizar exercícios de abdominais não lhe irá garantir uma sessão média de sonho. Pelo menos não enquanto tiver uma camada de gordura a cobrir os músculos do seu abdómen
Vários estudos já comprovaram que a realização de exercícios abdominais não promove uma maior perda de gordura do abdómen. Aliás o mito da perda de gordura localizada através do exercício, continua a ser apenas isso, um mito
MN

quinta-feira, 27 de março de 2014

Saúde - Cuide do corpo com yoga

A prática de yoga não contempla um treino cardiovascular, pelo que não se encontra habitualmente entre as atividades recomendadas para cuidar do nosso coração. Mas um estudo publicado no Journal of the American College os Cardiology indica que ajuda a prevenir a fibrilação auricular (FA), o tipo de arritmia mais frequente.
Segundo o estudo americano a prática de yoga reduziu 31% os episódios sintomáticos de FA e 50% os assintomáticos entre os participantes. Também melhorou a sua função endotelial e diminuiu a tensão arterial, a inflamação, a ansiedade e a depressão.
Estes resultados podem responder ao efeito calmante que o yoga exerce sobre o sistema cardiovascular.
Assim sendo, de que está à espera, pratique Yoga!
SL

Lazer - Publicidade "Mágica" da Honda

Uma excelente publicidade desta conhecida marca automóvel, repleta de ilusões de ótica. Muito bom...


Música da Semana - David Cook "Last Goodbye"

David Cook é um cantor americano de rock e compositor. Em 21 de Maio de 2008 foi declarado vencedor da sétima temporada do reality show American Idol, ao vencer David Archuleta com 56% dos votos.
Em novembro de 2008, David Cook lançou o seu primeiro álbum após tornar-se amplamente conhecido. O disco, chamado simplesmente David Cook, teve como primeiro single a canção "Light On" e segundo single a canção "Come Back to Me".

Nascido a 20 de dezembro de 1982, em Houston, Texas, e criado em Blue Springs, Missouri, David Cook formou-se em Design Gráfico pela Central Missouri State University em 2006. A paixão pela música, entretanto, é antiga.
Cook cresceu vendo o pai tocar violão e escolheu o violino como o seu primeiro instrumento, por razões muito particulares. “Eu tentei o violino primeiro porque tinha uma miúda na orquestra da escola que eu achava linda.”
Aos 12 anos, ganhou a sua primeira guitarra, uma Fender Stratocaster, presente do seu pai. “Os meus pais têm uma coleção bem eclética de música. A minha mãe gostava de Kenny Rogers e meu pai estava mais pra Boston, Kansas e Dire Straits. O primeiro álbum que eu comprei foi Kris Kross. Quando eu tinha 13 anos alguém me mostrou a música ‘Closer’, Nine Inch Nails, e depois que eu passei pela arrogância da letra, realmente gostei da música. Então eu cheguei ao rock, que me fez chegar até aqui.”



terça-feira, 25 de março de 2014

Nutrição - Sushi

Quando bem confeccionado, o sushi pode ser a alimentação mais nutritiva para si… mas é preciso prepará-lo bem. Siga estes conselhos para comer o melhor sushi de sempre.

Peça sushi com sementes de sésamo para que possa ingerir magnésio, essencial para o seu cérebro. Outra “cobertura” saudável é o caviar massago, uma excelente fonte de Ómega-3.

Os bons restaurantes de sushi apenas utilizam peixe fresco. Os melhores: salmão selvagem do Alaska, truta arco-íris ou halibut do Pacífico. Todos eles oferecem grandes doses de proteína e Ómega-3.

Peça ao chef que utilize somente carne de caranguejo verdadeira e que evite o surimi ou outros alimentos semelhantes, pois não apresentam as mesmas quantidades de proteínas e Ómega-3.

Bom apetite!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Filme da Semana - "Capitão America - O Soldado do Inverno"

Após os cataclísmicos eventos em Nova York com Os Vingadores - The Avengers da Marvel, Capitão América 2: O Soldado Invernal encontra Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vivendo tranquilamente em Washington, DC e tentando ajustar-se ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, Steve vê-se preso numa rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se vêem a enfrentar um inimigo formidável e inesperado - o Soldado do Inverno.
O filme conta com a excelente nota de 8,6 no imdb e tem ainda a seu favor o facto de ser possível vê-lo em 3D e em IMAX.


Fitness - Correr para Perder Peso

Quem tem peso a mais não pode render tanto como quem está mais leve (mesmo sem estar em forma), uma vez que carregar um peso extra irá dificultar-lhe a mobilidade. O tipo de sapatilha e roupa também é diferente. Assim sendo, aqui ficam 6 conselhos para maximizar essa perda de peso:

1 - Os treinos em ritmo aeróbio são os ideais para queimar gordura, melhor do que fazer uma corrida mais curta e intensiva. O seu corpo está em ação por mais tempo, em vez de o fazer num par de minutos de um treino puxado.


2-  Hidrate-se sempre. Uma pessoa com excesso de peso transpira muito mais. Beba água regularmente ou uma bebida isotónica, mesmo que não tenha sede.

3- Nem pensar em treinar com casacos sobre casacos para transpirar mais. É um mito quando se diz que suar faz emagrecer: o que tem a mais é gordura, não água.

4 - A roupa deve ser cómoda e não muito justa para não o incomodar. Se tiver de comprar um número abaixo, é um indicador de que está no bom caminho.

5 - Verifique se as suas sapatilhas ainda estão adequadas ao seu peso, como estão em termos de amortecimento e se suportam o seu tipo de passada. Mesmo que por fora pareçam estar novas, a capacidade de amortecimento vai-se desvanecendo quanto mais pesar o utilizador.

6 -  Espalhe vaselina ou hidratante pelo corpo para evitar que o contacto da roupa roce na pele e provoque queimaduras.
MH

quinta-feira, 20 de março de 2014

Saúde - Falsos Mitos acerca do Álcool

Toma vitamina B e C evita a Ressaca

Se fosse assim, um cocktail Cuba Libre seria efervescente. Trata-se de uma lenda urbana. Na verdade, só tem de tomar essas duas vitaminas em caso de alcoolismo crónico porque o álcool inibe a absorção de ambas as vitaminas, o que não acontece com um excesso pontual.

O Bloody Mary cura tudo


Há quem acredite em combater o fogo com fogo. Mas beber mais álcool (seja cerveja, espumante ou sumo de tomate com vodka) não é uma grande ideia. “Para evitar uma ressaca, mais do que comer, será importante a ingestão abundante de água”, explica a Dra. Patrícia Segadães, nutricionista.

Uma colher de azeite blinda o estômago

“O azeite não dificulta a absorção do álcool porque é solúvel em água e em gordura”, explica a Dra. Filipa Vicente, nutricionista. Experimente “jantar antes de beber o primeiro copo para que o álcool seja absorvido com mais lentidão”, acrescenta. Por outro lado, se não houver comida, a válvula do fundo do estômago, chamada piloro, dá carta verde aos líquidos e surgem os enjoos.

Em suma, cuidado com as bebidas!
MH


terça-feira, 18 de março de 2014

Nutrição - Gordura e Carbohidratos na mesma refeição?

Muitas pessoas acreditam que não se deve evitar ingerir carbohidratos e gordura na mesma refeição, principalmente quando o objetivo é maximizar a perda de gordura. Também afirmam que essa combinação engorda.

Supostamente não há nenhum problema em ingerir proteína com gordura, nem proteína com carbohidratos.
Mas se ingerir gordura enquanto os seus níveis de insulina se encontram elevados devido aos carbohidratos, as suas células adiposas irão encher-se de forma mais rápida que o estômago do Homer Simpson durante uma refeição.


Assim sendo, podemos ingerir gordura e carbohidratos na mesma refeição?

Esta ideia tem vindo a ser transmitida por vários autores e “gurus” do fisiculturismo e nutrição ao longo dos anos, incluindo Dave Palumbo que defendia esta ideia. É uma ideia que pelo menos no papel parece ser bastante interessante. O único problema é a grande quantidade de investigações científicas que apontam para o fato desta ideia não fazer sentido nenhum.

Acontece que uma refeição que contenha pouco ou nenhum carbohidratos não é garantia nenhuma de que não vá afetar os seus níveis de insulina.

Ao ingerir proteína juntamente com gordura, ainda existe potencial para que os níveis de insulina subam. De fato, alguns alimentos ricos em proteína provocam uma maior subida dos níveis de insulina do que alimentos ricos em carbohidratos. Isso acontece mesmo quando ocorrem poucas mudanças nos níveis de açúcar no sangue.

A figura ao lado é proveniente de uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Sidney. Mostra a resposta da insulina a uma quantidade fixa (239 calorias) de um determinado alimento ao longo de um período de duas horas. O pão branco foi o alimento de referência para uma pontuação de 100% da insulina.

Como pode ver, mesmo os alimentos que contêm quantidades muito reduzidas de carbohidratos (bife, ovos, peixe e queijo) ainda provocam um aumento substancial dos níveis de insulina.

Acontece também que isso na verdade é completamente irrelevante, até porque a gordura não necessita da insulina para poder ser armazenada.

Existe uma hormona particularmente potente que tem o nome de proteína estimuladora de acilação (ASP), que faz um excelente trabalho no sentido de armazenar gordura, sem a necessidade de insulina.

A ASP é ativada por substâncias chamadas quilomícrons, que transportam gordura no seu sangue após uma refeição. Por isso, de cada vez que come, existe potencial para a gordura poder ser armazenada.

Para além disso, o fato da gordura estar a ser armazenada, não é necessariamente uma coisa má. Quando se trata de perder gordura, o que conta é a diferença entre a quantidade de gordura que é armazenada e a quantidade de gordura que é gasta pelo organismo.

Se seguir uma dieta hipocalórica, o seu corpo irá acabar por obter uma maior quantidade de calorias das suas reservas de gordura do que aquelas que armazena.

Ao longo do tempo, se a quantidade de gordura que é queimada for superior à quantidade que é armazenada, você irá perder peso.

Estudos

O único estudo que consegui encontrar para testar se separar a ingestão de carbohidratos das gorduras faz alguma diferença em termos de perda de peso, foi um estudo realizado por uma equipa de investigação suíça do Hospital Universitário de Geneva.

O estudo analisou o efeito de dias dietas na perda de peso num grupo de homens e mulheres hospitalizados. A dieta um ( a dieta dissociada) envolveu a separação dos carbohidratos da gordura. A dieta dois (a dieta equilibrada) não.

Ambas as dieta providenciaram o mesmo número de calorias, bem como quantidades idênticas de proteína, carbohidratos e de gordura.
Se a ingestão de carbohidratos com gordura potenciasse a acumulação de gordura, seria de esperar uma perda de peso mais lenta no grupo da dieta equilibrada. Mas não foi isso que aconteceu.

Após seis semanas, os voluntários do grupo da dieta equilibrada perderam uma média de 7,5 kg. Os voluntários do grupo da dieta dissociada (que ingeriram a gordura de forma separada dos carbohidratos) perderam uma média de 6,7 kg.

Por outras palavras, foram os voluntários da dieta equilibrada que perderam a maior quantidade de peso, embora a diferença não tenha sido suficiente para ser significativa em termos estatísticos.

Também já se afirmou que o verdadeiro benefício de separar os carbohidratos da gordura é que força as pessoas a parar e a pensar no que estão a comer. É um método para melhorar a adesão das pessoas à dieta.
Mas embora possa melhorar a adesão para uns, vai reduzir a de outros, sobretudo porque aumenta ainda mais a confusão acerca do que pode ou não comer.

O único requerimento obrigatório para perder peso é um défice calórico. Se a separação de carbohidratos da gordura fizer com que isso seja mais fácil de conseguir para si, então faça-o.
MN

Feliz Dia do Pai



Filme da Semana - "Need For Speed - O Filme"

Da DreamWorks Pictures, chega-nos "Need for Speed: O Filme", baseado no videojogo de corridas de carros do mesmo nome. "Need for Speed - O Filme" captura a liberdade e a emoção do jogo num ambiente do mundo real, trazendo simultaneamente um grande nível de intensidade e de autenticidade à ação. Um visceral e evocativo regresso aos grandes filmes da cultura automóvel das décadas de 1960 e 1970. O filme é uma história de honra, amizade e lealdade, em torno da viagem repleta de testosterona de um homem que procura a vingança e, em última análise, a redenção. Para Tobey Marshall (Aaron Paul), que gere a oficina da família e aos fins de semana corre no circuito clandestino de corridas de rua com os seus amigos, a vida é boa. Mas o seu mundo fica de pernas para o ar quando é preso por um crime que não cometeu. Na prisão, passa os dois anos seguintes a pensar numa só coisa: vingança. Embora isso coloque em causa os valores morais que sempre seguiu, ele está, no entanto, determinado a derrubar os seus inimigos... custe o que custar.
O filme ideal para os fás do videojogo, que conta com uma nota de 7,3 no imdb...nada mau para um filme baseado num jogo de consolas.



domingo, 16 de março de 2014

Musculação - Método das 11 Séries de Agachamento

Eeste é mais um método de treino pouco ortodoxo para os mais ousados experimentarem e testarem por si mesmos.
Desta vez vou falar de um método brutal para focar-se e desenvolver ainda mais as suas pernas.
É especialmente indicado para quem pretende ganhar força, mas também funciona bem para hipertrofia.
Está preparado para seguir um método de treino brutal?

O método é bastante simples e funciona da seguinte forma:

- Agachamento – 3 séries x 8 repetições.
- Adicione 10-20 kg – e depois faça 3 séries x 5 repetições.
- Adicione 10-20 kg – e depois faça 5 séries x 3 repetições.

Especialize-se neste programa com 2 dias de descanso entre os dias de agachamento. Depois de algum tempo, irá conseguir levantar mais 10-20 kg .
Deverá descansar entre 2 a 3 minutos entre séries. Quer consiga ou não realizar todas as séries e repetições, adicione mais 2 kg à barra no próximo treino, mas não mais do que isso. O que pretendemos é obter sucesso com base no sucesso.
Termine o treino com duas séries de extensora com um número elevado de repetições – 4 x 12, flexora e vários exercícios para os gémeos.

Existe uma tal variedade de repetições neste programa que pode ser usado de forma quase indefinida. A principal tentação e a fraqueza deste programa está em aumentar os pesos de forma demasiado rápida,
particularmente nos períodos iniciais.
Os ganhos de força surgem de forma tão rápida que existe uma tendência para a força da massa muscular suplantar a capacidade do tecido conectivo para suportar as cargas. Por isso mantenha-se “controlado” e
os ganhos irão continuar a surgir.
MN

sexta-feira, 14 de março de 2014

Nutrição - Batido Anti-Doces



Saúde - Atividade Física prolonga a vida?

O exercício regular beneficia-nos, mas… quanto?

Um estudo da Universidade de Harvard e o Instituto Americano de Luta contra o Cancro tratou de medir quanto se prolonga a vida de uma pessoa em função da quantidade de exercício que pratica. Foram analisadas 650.000 pessoas ao longo de 10 anos. As conclusões healthy-lifeforam claras: quanto mais desporto praticas mais tempo vives.
Isto nota-se especialmente quando a pessoa passa dos 40 anos. E não é preciso treinar demasiado. 75 minutos de caminhada rápida por semana prolongam a vida em quase 2 anos. Entre 150 e 300 minutos aumentará a vida em 3 anos e meio. E se andarmos rápido 450 minutos por semana e fizermos alguns altos viveremos em média mais 4 anos e meio.
Estes resultados multiplicam-se nas pessoas com um peso normal (com um IMC de entre 18,5 e 24,9), que viverão em média mais 7,2 anos.
SL

quarta-feira, 12 de março de 2014

Nutrição - Lentilhas

Pequenas mas muito nutritivas. São provavelmente uma das leguminosas menos utilizadas mas das mais interessantes do ponto de vista nutricional.
Fornecem hidratos de carbono, de baixo índice glicémico e muita fibra, mas também são especialmente ricas em vitaminas do complexo B como o ácido fólico, assim como em minerais como o magnésio e o molibdénio.
O perfil nutricional das lentilhas é compatível com o seu papel preventivo de várias doenças, nomeadamente do foro cardiovascular, a diabetes e diversas formas de cancro como da mama e do cólon.
O seu baixo valor calórico (108Cal/100g de lentilhas cozidas) torna-as também um alimento muito interessante no seu plano de emagrecimento, por serem especialmente ricas em fibra saciam a tua fome e preenchem melhor o prato do que o arroz e a batata branca. Tornam-se ainda muito interessantes por poderem ser combinadas com uma série de confecções culinárias como estufados.
Dez colheres de sopa de lentilhas cozidas (~100g) fornecem 10g de fibra, 180mcg de ácido fólico o que corresponde a cerca de 45% da dose diária recomendada (DDR), 36mg de magnésio (9% da DDR), 1.3mg de Zinco (8% DDR) e 3.3mg de ferro (19% DDR) com menos de 120Cal e 20g de hidratos de carbono que irão dar-te energia durante muito tempo.
Coza uma chávena de lentilhas em 2 a 3 chávenas de água durante 20 a 30 minutos, deixa arrefecer e depois mistura com um estufado de verduras como por exemplo ratatouille.
SL

segunda-feira, 10 de março de 2014

Filme da Semana - "Fruitvile Station" ( A Última Paragem)

Óscar Grant, um rapaz de 22 anos, acorda na manhã de 31 de Dezembro de 2008 com a sensação de que algo de estranho se passa. Sem certezas, toma isso como um sinal para recomeçar a sua vida e toma as seguintes resoluções: ser um melhor filho para a sua mãe, que faz anos na véspera de ano novo, ser um melhor namorado para a companheira Sophina, com quem não tem sido completamente honesto, e ser um melhor pai para Tatiana, a sua filha de 4 anos. Os primeiros contactos de Óscar com amigos, família e estranhos correm bem mas, ao longo do dia, ele apercebe-se que a mudança não será fácil.
Um excelente drama biográfico que conta com um elenco bastante interessante e com a nota de 7.6 no imdb.

Musculação - Treino de Pernas (dicas de Arnold Schwarzenegger)

Antes de se ter tornado governador da Califórnia, antes de se ter tornado ator e de ter participado em inúmeros filmes, antes sequer de ter começado a participar em competições e de ter vencido o Mr. Olympia, Arnold era um jovem culturista promissor que tinha uma fraqueza evidente – as suas pernas.
Com 188 cm de altura, Arnold conhecia em primeira mão as dificuldades que os culturistas altos têm em desenvolver a parte inferior do corpo.

Mas em vez de limitar-se a aceitar essa limitação, Arnold aguentou os treinos mais duros e intensos, até três vezes por semana, para desenvolver pernas massivas dignas do seu nome.

Embora Arnold executasse exercícios convencionais, a sua estratégia de treino não era de todo comum. Ele enfrentava os seus dias de treino de pernas com uma tolerância extrema para a dor e com imensa dedicação para levar o seu corpo para além dos seus limites físicos.

Embora praticamente toda a gente possa repetir os exercícios que ele realizava, poucos conseguem duplicar o nível de intensidade que Arnold aplicava neles. Mas suponho que pelo menos alguns de vocês terão coragem para tentar.

Aumente o volume

A sua capacidade de resistência, para além do seu tamanho, torna as pernas uma parte corporal difícil de treinar.
Arnold afirmou:
"Os treinos que realizava, ao início, não tinham um volume suficientemente elevado.Durante muitos anos, só fazia cinco séries de agachamento quando na realidade deveria estar a fazer oito… e não colocava peso suficiente na máquina de prensa de pernas (leg press). Uma vez que compreendi e corrigi os meus erros, os meus quadris começaram a ficar mais espessos e volumosos".

No seu pico de forma, Arnold fazia pelo menos 20 séries efetivas para as pernas e levava todas as suas séries (exceto as de aquecimento) até à falha.
Esta filosofia de treino de alto volume ajudou-o a ganhar massa e força (o seu melhor foi um agachamento de 182 kg para 8 repetições) e melhorou uma parte corporal fraca.
A filosofia de treino de alto volume de Arnold é extremamente esgotante ao início, mas eventualmente o corpo adapta-se e ganha força. Mantenha-se nele durante 6-8 semanas para induzir mudanças dramáticas nas suas próprias pernas.

Mente sobre a matéria

A fadiga muscular acaba inevitavelmente por instalar-se quando se realiza muitas séries até à falha, mas Arnold usava a sua mente para a combater.
Ele afirmou:
"Eu aceitei que os treinos de pernas simplesmente têm que ser brutais para serem eficientes.Os treinos normais são suficientemente duros, mas se os quadris forem o ponto fraco do seu físico, você terá que estar preparado para ir ainda mais além. Isto envolve quase tanto esforço mental como físico… Isto significa que terá que se obrigar a si mesmo a quebrar eliminar qualquer tipo de barreira ou de inibição".

Não treine pernas sem um parceiro de treino. Arnold escreveu no início da sua biografia:
"Um parceiro de treino irá incentivá-lo a levantar cargas mais elevadas e irá dar-lhe mais incentivo para “espremer” mais repetições por série. Os treinos são mais divertidos com um parceiro e também mais competitivos… vocês desafiam-se um ao outro".

Terapia de choque

Arnold não tinha receio de utilizar técnicas de alta intensidade nos seus treinos de pernas. Ele verificou que as técnicas tradicionais de treino não eram suficientemente intensas para desenvolver as suas pernas.
Em várias alturas – especialmente antes de uma competição – ele usava técnicas de alta intensidade como as repetições parciais, séries descendentes, superséries e a pré-exaustão para fazer os seus quadris trabalharem mais e melhorar o seu nível de definição muscular.
Qualquer pessoa que já tenha pelo menos seis meses de experiência de treino pode aumentar a intensidade dos seus treinos com princípios de treino avançados.

Repetições parciais: Quando já não conseguir realizar mais nenhuma repetição com a amplitude completa de movimento, continue a realizar repetições em apenas uma parte do movimento, tal como três quartos ou apenas metade da amplitude de movimento.

Séries descendentes: Após ter chegado à falha muscular num determinado exercício, em vez de parar
e descansar, reduza o peso em cerca de 25% e continue a realizar repetições. Isto irá permitir-lhe continuar uma série para além do ponto em que normalmente iria parar porque está a usar um peso mais ligeiro.

Superséries: Treine dois grupos musculares opostos, tais como os quadríceps e os isquiotibiais sem descanso entre eles para acelerar o seu treino e obter uma tremenda congestão muscular nos músculos que estiver a treinar. Arnold gostava de juntar o agachamento frontal (que trabalha sobretudo os quadríceps) com a mesa flexora (para os isquiotibiais).

Pré-exaustão: Realize um exercício de isolamento, tal como a cadeira extensora, antes de um exercício mais exigente como o agachamento. Isto irá pré-esgotar os quadríceps, tornando-os o elo mais fraco no agachamento.

Quando chegar à falha muscular, não se limite a pousar o peso e a recuperar o fôlego. Experimente as seguintes técnicas para puxar ainda mais pelas suas pernas e testar os seus limites físicos – ou pelo menos tornar impossível subir um lanço de escadas nos dias posteriores ao treino.

Arnold escreveu:
"Eu atacava a cadeira extensora com muita intensidade, de tal forma que ficava muito cansado quando ia para os agachamentos. Mas continuei a tentar e em pouco tempo já era capaz de realizar agachamentos pesados imediatamente a seguir à cadeira extensora e os meus quadris responderam de forma tremenda".

Aplique alguns destes princípios, que funcionaram para o Arnold, nas suas sessões de treino e siga o seu treino de pernas brutal mas eficiente. Mas lembre-se de evitar as escadas quando terminar...
MN

sexta-feira, 7 de março de 2014

Música da Semana - "Mal de Amores" (Juan Magan)



Saúde - Acabar com as Vertigens

Alguma vez sentiu a sensação de vertigem quando se senta ou se levanta? Acontece-lhe com relativa frequência? Nada de alarmes.
Saiba que cerca de 20% da população adulta tem vertigens. Apesar de existirem de vários tipos, a mais comum denomina-se de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Segundo a Associação Portuguesa de Otoneurologia, “consiste num quadro de vertigens habitualmente intensas, rotatórias, com segundos de duração, desencadeadas por determinados movimentos da cabeça - por exemplo, ao rodar na cama, ao executar uma hiperextensão do pescoço para tirar um livro de uma prateleira alta, ao levantar e deitar na cama”.

Soluções

Perante as conclusões de um estudo recente publicado na revista Neurology, bastam uns simples movimentos para aliviar esta sensação sem ter de recorrer a medicamentos. Veja como pode realizar a chamada “Manobra de Epley” (deve fazê-la sempre com acompanhamento de um especialista):

1. Sente-se numa marquesa (ou mesmo na cama).
2. Gire a cabeça 45º para o lado.
3. Deite-se mantendo a cabeça, o pescoço e os ombros exatamente na mesma posição em que estava sentado durante 30 segundos.
4. Gire a cabeça (sem levantá-la da cama) uns 90º para o lado contrário, e espere mais uns 30 segundos.
5. Rode o resto do corpo 90º e mantenha a posição durante 30 segundos.
MH

terça-feira, 4 de março de 2014

Nutrição - Saiba Escolher o que Come

Aqui ficam alguns conselhos para não errar no que compra e saber fazer a melhor escolha na hora de adquirir os alimentos.

Carne - Se comprar carnes embaladas, saiba que devem ter uma cor viva e brilhante. O aspecto geral e a higiene da embalagem são muito importantes.

Fruta - A fruta fora da época é fraca a nível de vitaminas. Esta é armazenada a temperaturas muito baixas, onde perde a sua riqueza. Portanto, é aconselhável consumir a fruta da época. Em relação aos sumos de fruta fresca, não deve comprar. É comum serem preparados a partir de aproveitamentos de fruta podre e oxidam rapidamente.

Legumes - Devem estar bem verdes e viçosos. O talo não deve estar seco, mas sim verde.

Ovos - Preste atenção à data de consumo que vem escrita nas embalagens. O ovo está fresco e em boas condições se ao parti-lo aparecer uma leve bolha de ar. A cor da gema também é importante. Deve ter um tom amarelo vivo e compacto. É também importante retirá-los da embalagem de cartão antes de os colocar no frigorífico.

Peixes - Quer as escamas, quer os olhos do peixe devem estar brilhantes e de aspecto vivo. Não é aconselhável comprar a mistura de peixes já cortados e arranjados, visto que os mesmos podem resultar de aproveitamentos (restos).

segunda-feira, 3 de março de 2014

Filme da Semana - "300 O Início de um Império"

Baseado no último romance gráfico de Frank Miller, Xerxes, e contando com os magníficos efeitos visuais do blockbuster “300”, este novo capítulo da épica saga leva a ação para um novo campo de batalha – o mar – onde o General grego Themistokles tenta unir toda a Grécia, ao liderar a batalha que irá mudar o curso da guerra. 300: O Início de um Império coloca Themistokles contra a invasão massiva das forças Persas, liderada pelo mortal transformado em Deus, Xerxes, e Artemesia, a Comandante vingativa da Marinha Persa.
A não perder por todos aqueles que, como eu, apreciaram o primeiro filme da saga, até porque será exibido em IMAX e em 3D.


domingo, 2 de março de 2014

Fitness - Caminhe antes de Correr

O melhor aquecimento: um passeio pelo parque!

Já pode poupar nos alongamentos e ganhar tempo: segundo um estudo recente da Universidade de Western Kentucky (EUA), aquecer com um passeio curto pode ser o segredo para correr mais depressa. Neste estudo, aqueles que caminharam 10 minutos antes de começar a correr diminuíram o tempo, enquanto que aqueles que alongaram no mesmo passeio não tiveram nenhuma melhoria. “Ao não alongar, os músculos e os tendões dos quadris estão mais rígidos, o que pode ajudar a impulsionar as pernas com mais velocidade”, afirma o dr. Harvey Wallmann, especialista em Medicina Desportiva e autor do estudo.