quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Música da Semana - "Drunk in Love" (Beyonce)

Beyoncé Giselle Knowles-Carter4 (Houston, 4 de Setembro de 1981), mais conhecida simplesmente como Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa, arranjadora vocal, produtora, diretora de vídeo e empresária americana nascida e criada em Houston, no Texas. Cantora desde a infância, Beyoncé tornou-se conhecida no ano de 1997, como uma das vocalistas do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 40 milhões de discos mundialmente.
Em 2003, ela lançou o seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" foram os únicos a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou o seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira a solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day tornou-se o seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200.
O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. O seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé tornou-se a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, acabando por vencer seis das dez categorias em que estava a concorrer. Atualmente, Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 17 Grammys (14 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é um dos artistas que mais ganhou esse prêmio.


Nutrição - As Medidas na Palma da Mão

Calcular a olho uma porção de comida pode não ser a melhor estratégia. No entanto, a medida ideal não está longe: as mãos medem uma quantidade directamente proporcional ao tamanho corporal de cada um. Utilizá-las para calcular doses é uma forma simples e eficaz na hora de escolher a quantidade do que vai comer.
- O peito de frango deve ter um palmo e mais quatro dedos.
- Não coma mais que um punhado de nozes que caibam na cova da sua mão.
- A quantidade ideal de batatas não deve ultrapassar o tamanho de uma mão fechada.
MH

domingo, 21 de setembro de 2014

Filme da Semana - "The Equalizer - Sem Misericórdia"

Em ‘The Equalizer’, Denzel Washington interpreta McCall, um homem que acredita ter deixado para trás o seu misterioso passado e se dedica a uma nova e tranquila vida. Mas, quando conhece Teri (Chloë Grace Moretz), uma jovem controlada por um grupo de gangsters russos ultra-violento, não consegue manter-se como observador neutro – tem de a ajudar. Armado com as suas capacidades secretas que lhe permitem vingar qualquer ataque aos desprotegidos, McCall sai do seu retiro auto imposto e descobre que o seu desejo de justiça se mantém vivo. Se alguém tem um problema, se as probabilidades estão contra alguém, se não há mais ninguém a quem recorrer, McCall irá ajudar. Ele é o Equalizer.
Um fabuloso thriller de ação que conta com as prestações de Denzel Washington, Marton Csokas e Chloë Grace Moretz, e com a nota de 8.2 no imdb.


Saúde - Jogos de Computador

Será que passar horas a jogar na consola pode provocar lesões na pele?

Uma equipa de médicos do Hospital Universitário de Genebra, que relacionaram um caso de hidradenite écrina com o uso intensivo dos comandos das consolas, chegou à conclusão que jogar nas consolas de vídeo de forma intensa e regular pode causar uma doença de pele que se caracteriza por feridas, ou bolhas, nas mãos e sensação de dor. Numa entrevista à revista British Journal of Dermatology, os especialistas explicam que este problema resulta da contínua fricção da mão e dos dedos nos comandos da consola, combinada com a transpiração causada pela tensão e excitação inerente ao jogo.
Por isso já sabem, joguem mas com moderação..."tudo o que é demais é exagero".

Música da Semana - Prince Royce "Stand By Me"

Geoffrey Royce Rojas (Nova Iorque a 11 de maio de 1989), mais conhecido pelo seu nome artístico Prince Royce, é um cantor, produtor musical e compositor norte-americano. Assinou contrato com a editora Top Stop Music para ser compositor, mas após o seu padrinho musical, Sergio George, conseguir que o presidente da gravadora ouvisse uma demo, o jovem artista tornou-se cantor. Mais tarde assinou contrato com a Atlantic Records.
Em março de 2010, lançou o seu álbum de estréia auto intitulado, que gerou dois singles de sucesso comercial: "Stand by Me" e "Corazón Sin Cara". Ambas as músicas atingiram o número um na tabela Tropical Songs enquanto "Corazón Sin Cara" alcançou a primeira posição no Latin Songs. O álbum também se tornou um sucesso, alcançado a primeira posição no Latin Álbuns.
Royce é vencedor de oito prêmios Lo Nuestro Awards, onze Billboard Latin Music Awards, quatro Premios Juventud e dois Casandra Award. Royce tem como inspiração Michael Jackson, Usher, Ginuwine e Juan Luis Guerra. Ele também é conhecido por gerar uma revolução na moda jovem, fazendo com que adolescentes de todo o mundo imitassem o seu estilo de vestir, com o uso de boinas e de roupas que parecem fardamento.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Nutrição - CLA Ajuda a Perder Gordura?

O Ácido Linoleico Conjugado (ALC), mais conhecido como CLA é um ácido gordo vendido e publicitado como suplemento auxiliar na perda de gordura. Este suplemento encontra-se de forma natural em determinados alimentos de origem animal, tal como os lacticínios e alguns tipos de carne vermelha, como o bife.
Algumas pessoas e empresas de suplementos afirmam que o CLA pode reduzir a gordura, aumentar a massa muscular e ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Este é um suplemento no qual mesmo nos dias de hoje ainda se investem milhões em publicidade com a esperança de aumentar a sua venda e até é vendido em farmácias.
Apesar disso, as investigações científicas que analisaram o efeito do CLA na perda de peso não encontraram respostas claras em relação aos seus efeitos.

O CLA promove a perda de gordura?

Numa meta-análise publicada em 2007 no American Journal of Clinical Nutrition, os investigadores reviram 18 estudos relacionados com o CLA e a perda de gordura nos seres humanos. Os resultados revelaram que os suplementos de CLA (ingeridos a uma dose de 3.2 gramas por dia) poderá provocar uma perda modesta de gordura corporal.
Noutra revisão publicada no mesmo ano, um grupo de cientistas analisou as investigações existentes relacionadas com o CLA e a obesidade. Publicada no jornal Public Health Nutrition, essa revisão mostrou um efeito significativo no peso corporal ou na composição corporal em seres humanos.
Para além disso, os investigadores verificaram que o trans-10,cis-12, um componente presente em muitos suplementos de CLA, tem um impacto negativo no metabolismo do açúcar sanguíneo e pode contribuir para o aumento da resistência à insulina.
Uma investigação mais recente relacionada com o CLA e a perda de peso inclui uma revisão publicada em 2011 no Journal of Obesity.
Ao analisarem estudos que envolveram vários suplementos utilizados na perda de gordura, os autores da revisão verificaram que o CLA, juntamente com o quitosano, sementes de chia e muitas outras substâncias, parecem ser eficientes na perda de peso. No entanto, dado que as investigações são limitadas, os autores avisam que é necessário realizar mais pesquisas para determinar a segurança e eficácia desses suplementos.


Deve-se usar o CLA para perder gordura?

Devido aos dados conflituosos em relação à sua eficácia, neste momento não podemos recomendar o CLA para perda de gordura.
Este suplemento poderá até proporcionar uma perda modesta de gordura, mas deve-se ter cuidado ao usar suplementos de CLA devido aos seus potenciais efeitos negativos nos níveis de açúcar no sangue e no metabolismo da insulina.
Se está a tentar perder gordura, assegure-se de seguir uma dieta saudável, hipocalórica, e pratique exercício físico de forma regular, combinando treinos de musculação com exercício aeróbico.
MN

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Filme da Semana - "Jersey Boys"

Do realizador Clint Eastwood surge a versão para o grande ecrã do musical vencedor de vários prémios Tony , “Jersey Boys”. O filme conta-nos a história de quatro jovens rapazes fora-da-lei de Nova Jérsia, que se juntam e formam o icónico grupo musical dos anos 60, “The Four Seasons”. A história das maiores provações e triunfos do grupo é acompanhada pelas canções que influenciaram uma geração: “Sherry”, “Big Girls Don’t Cry”, “Walk Like a Man”, “Dawn”, “Rag Doll”, “Bye Bye Baby”, “Who Loves You”, entre outras.
O filme é um drama biográfico que conta com a nota de 7.3 no imdb.


Musculação - Treinar o Solear (gêmeos)

A verdade é que provavelmente já estará a trabalhar o seus músculo sóleo com bastante intensidade mesmo que não esteja a realizar exercícios específicos para ele.
Mas se sente que precisa de otimizar o desenvolvimento dos seus gêmeos ao máximo possível, então poderá fazer sentido realizar também exercícios específicos para o sóleo.
Infelizmente existem muitos ginásios que não possuem máquinas de musculação específicas que permitam realizar o exercício elevação de gêmeos sentado e desta forma trabalhar especificamente o sóleo.
Isso faz com que muitas pessoas acabem por não realizar esse exercício, até porque não conhecem outras variações que também são perfeitamente viáveis.
Neste artigo irei indicar-lhe várias formas alternativas para realizar este exercício, mesmo que não tenha acesso ao aparelho específico mais indicado para esse efeito.

Elevação de gêmeos sentado na mesa flexora (leg curl)

Esta é provavelmente a forma mais fácil e confortável de realizar o exercício elevação de gêmeos sentado. Desde que o seu ginásio tenha uma máquina de isquiotibiais “mesa flexora”, poderá ajustá-la de forma a poder colocar os joelhos por debaixo dela e realizar um movimento com a amplitude necessária.
Existem duas formas de realizar este exercício na mesa flexora. Pode ver a primeira forma na imagem acima e pode ver a segunda na imagem abaixo.

A meu ver, esta é a forma mais fácil e rápida de realizar este exercício quando se não se tem acesso a uma máquina específica para trabalhar o sóleo. Para além disso, aqui também é extremamente fácil ajustar e adicionar a carga a levantar.
Caso já tenha muita força neste exercício e o carga total da máquina já não seja o suficiente, passe a realizar este exercício de forma unilateral, trabalhando apenas uma perna de cada vez.
Em teoria, também seria possível realizar esta variação na cadeira extensora (leg extension), mas infelizmente a maioria dos modelos não proporciona a estabilidade suficiente, sendo que a máquina tem tendência a inclinar-se para trás à medida que se realiza o exercício.

Elevação de panturrilha sentado na Smith Machine

A smith machine permite realizar um grande número de exercício, incluindo vários exercícios para as panturrilhas. Na minha opinião, esta é a segunda melhor alternativa quando um ginásio não tem aparelho específico para realizar o exercício elevação de panturrilha sentado.
A smith machine tem a grande vantagem de permitir colocar a barra à altura desejada, bem como colocar a quantidade de peso que desejar. Esta é provavelmente a melhor opção para aqueles que já levantam cargas muito elevadas neste exercício.
O padrão de movimento estrito, completamente na vertical, imposto pela smith machine, poderá incomodar alguns utilizadores, mas não deixa de ser uma excelente alternativa.
Aqui poderá ser aconselhável enrolar uma toalha à volta da barra ou procurar algum tipo de acolchoado para colocar entre a barra e as suas pernas de forma a tornar o movimento mais confortável, especialmente quando já se levanta cargas elevadas.

Elevação de panturrilha sentado em polia baixa

Esta é uma solução que poucos conhecem, mas que também é perfeitamente viável e possível de realizar. Isto desde que o ginásio possua uma máquina de polia baixa como a que pode ver na imagem acima.

Esta variação permite selecionar o peso de forma rápida e não requer muito tempo para montar a estrutura necessária para a sua execução.
Tudo o que tem que fazer é colocar um banco em frente à máquina de polia baixa, colocar uma plataforma ligeiramente elevada ou um disco com a altura necessária para colocar os pés por cima, e prender uma barra reta à polia baixa.

Elevação de panturrilha sentado com barra

Esta variação de panturrilha sentado tem a particularidade de permitir a realização de um movimento mais natural, sem a restrição de movimento fixo imposta pela máquina smith e também pela mesa flexora.

Em contrapartida, pode-se tornar complicado carregar e levantar a barra com cargas elevadas, especialmente para quem tem problemas lombares.
O ideal aqui seria poder colocar a barra em algum tipo de suporte para barra, tal como numa jaula de potência (power rack) com apoios para a barra à altura dos joelhos. A partir daqui seria muito mais fácil pousar a barra assim que se termina a série.
Aqui também é aconselhável enrolar uma toalha ou algum tipo de suporte acolchoado à volta da barra, pois o uso de pesos elevados irá provocar-lhe dores nos quadríceps e tornar o exercício desconfortável.

Elevação de panturrilha sentado com halter

Esta é outra opção válida, especialmente indicada para aqueles que treinam em casa e possuem halteres reguláveis que permitam carregar pesos elevados.
Um problema deste exercício é que o sóleo é um músculo extraordinariamente forte e a maioria das pessoas conseguem levantar cargas bastante elevadas neste movimento.
Como a  maioria dos ginásios não possuem halteres muito pesados, torna-se um problema realizar este movimento a partir do momento em que já atingimos um determinado nível de força.
MN

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Saúde - Beber Água ajuda a Perder Peso

A ideia ou a recomendação de aumentar a ingestão de água para perder peso já é bastante antiga, mas será válida? Será que beber mais água ajuda realmente a perder peso?
No passado, esta sugestão não tinha qualquer tipo de suporte científico, mas acontece que por vezes, as dicas que surgem em revistas e que as pessoas transmitem entre si podem realmente funcionar, e este parece ser um desses casos.

Num estudo realizado recentemente, os investigadores recrutaram 50 mulheres jovens, com idades entre os 19 e 30 anos, e com um peso médio de 65.86 (Índice de Massa Corporal de 26.7).
As voluntárias foram aconselhadas a aumentar a sua ingestão habitual de água em 1.5 litros. De forma a conseguirem isso, as voluntárias ingeriram 500 ml de água 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar.
O mais impressionante aqui é que as mulheres tinham um peso considerado normal; pesavam cerca de 59 kg e ainda assim conseguiram perder 1,27 kg em 8 semanas.
Este valor é bastante significativo, tendo em conta que a única coisa que tiveram de fazer para conseguirem isso, foi beber meio litro de água antes de cada refeição.
Neste estudo ficou realmente comprovado que a ingestão de uma quantidade significativa de água antes das refeições diminui a sensação de apetite às refeições e muito provavelmente a quantidade de comida ingerida em cada uma delas.
Os investigadores também realizaram avaliações da composição corporal com um adipômetro e comprovaram que a percentagem de gordura corporal diminui de forma significativa nas voluntárias, tal como pode ver no gráfico abaixo. Isto parece sugerir que a maior parte do peso perdido foi em forma de gordura e não massa corporal magra.

Os investigadores afirmaram: 
"O nosso estudo estabelece o papel da ingestão de mais 1,5 L de água na redução do peso, redução da gordura corporal, e supressão do apetite em participantes do sexo feminino com excesso de peso".

CONCLUSÃO


Algumas pessoas poderão pensar que o peso que as voluntárias perderam é praticamente insignificante, mas isso não é verdade, especialmente se tivermos em conta que não eram obesas e que não tiveram que seguir uma dieta especial, controlar porções de alimentos, fazer mais exercício ou tomar suplementos termogénicos.
A única coisa que as voluntárias tiveram que fazer, foi passar a beber mais água antes das refeições, e na verdade, qualquer estratégia que possa ajudar as pessoas a sentirem menos fome ou apetite durante as refeições, será uma grande ajuda para aqueles que pretendem perder gordura.

Nota: Embora o aumento da ingestão de água, especialmente antes das refeições, possa ajudar a perder peso, a ingestão de uma quantidade excessiva de água, como 15 litros por dia, pode ser perigoso para a saúde e até mesmo mortal.
MN

Música da Semana - Blake Shelton "Doin' What She Likes"

Blake Tollison Shelton, conhecido apenas como Blake Shelton (18 de Junho de 1976), é um cantor norte-americano de música country.
O seu sexto álbum de estúdio Red River Blue alcançou a liderança da tabela musical Billboard 200, com 116 mil cópias vendidas na sua semana de estreia no país.
Atualmente é um dos Jurados do Programa The Voice ao lado de Shakira, Adam Levine e Usher.