domingo, 30 de novembro de 2014

Saúde - Proteja a coluna...sopre

Este truque pode ajudar as suas costas, de acordo com investigadores da Universidade de Waterloo (EUA), o lewit trata-se de uma técnica de respiração que endurece a parede abdominal. “Ajuda a manter uma postura neutral e mais segura durante exercícios como o peso morto e o swing de pesos russos”, afirma Star McGill, co-autor do estudo, . “Faz com que os músculos abdominais estabilizem melhor a coluna vertebral e a pélvis, centrando-se no movimento dos seus quadris”. Experimente!

Como fazer
Deite-se no chão, eleve os quadris e deixe os joelhos a um ângulo de 90º, mantendo um arco natural na zona lombar. Agora respire, e, quando estiver perto de encher os pulmões, aperte os lábios, deixando apenas uma abertura pequena; de seguida expulse o ar com força. Repita um par de vezes.

Música da Semana - "Blind" (Lifehouse)



Nutrição - Suplemento certo na hora certa

A solução para os seus problemas está no treino, descanso e nutrição, mas às vezes um bom suplemento nutricional tomado no momento oportuno pode ajuda-lo a conseguir os seus objetivos.
Aqui ficam alguns exemplos:

Ganhar força

Creatina

Melhora a síntese de ATP muscular, o que permite realizar um número maior de esforços intensos e, portanto, conseguir um melhor desenvolvimento muscular. Recomenda-se tomar pontualmente, em ciclos de 4 semanas.

Melhorar o sistema imunitário

Complexo antioxidante
Um suplemento de antioxidantes (zinco, selénio, vitamina C e E) mais vitaminas B depois de treinar pode ajudar a combater os radicais livres que se libertam durante os treinos intensos, melhorando a recuperação e protegendo contra doenças.

Reforçar a saúde

Ómega 3
Frequentemente a nossa dieta é deficitária no que diz respeito a estes ácidos gordos que melhoram a eficiência muscular, reduzem as dores pós treino e defendem a sua saúde cardiovascular e até o ajudam a pensar melhor.

Perder gordura

CLA
Alguns estudos concluíram que o ácido linoleico conjugado, que se produz de forma natural em muito pequenas quantidades no ser humano, pode ter benefícios na redução do apetite e produzir uma melhoria na regulação do metabolismo energético.

Melhorar a recuperação

BCAA’s
Os aminoácidos leucina, isoleucina e valina reduzem a degradação muscular induzida pelo exercício e promover um ambiente hormonal anticatabólico que acelere a recuperação após os treinos.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Filme da Semana - "Boyhood: Momentos de Uma Vida"

Esta semana a sugestão vai para um drama que conta a história de Mason, o menino sonhador que se confronta com a importante decisão da sua dedicada e lutadora mãe solteira, Olivia (Patricia Arquette), que decide refazer a vida em Houston, no momento em que o pai, Mason Senior (Ethan Hawke), há muito tempo ausente, retorna do Alasca para reentrar no seu mundo. Numa maré de pais e padrastos, raparigas, professores e patrões, perigos, anseios e paixões criativas, Mason emerge para seguir o seu caminho
Um drama envolvente que conta com a excelente nota de 8.5 no imdb.


Musculação - Repetições Lentas

Os atletas de força, que, por causa de lesões ou doença, só podem treinar com pouca carga, podem, mesmo assim, conseguir ter um estímulo muscular decente do seu treino se realizarem os movimentos com menos carga do que o normal. Quem o sugere é um estudo realizado em humanos que foi publicado no Journal of Aging and Physical Activity por investigadores da Universidade de Tóquio.

Os Japoneses estão à procura de um tipo de treino que possa ajudar os idosos a combaterem a sarcopaenia – perda de massa muscular provocada pelo envelhecimento. O treino de força com cargas elevadas continua a ser a melhor forma para ganhar massa, mas para os idosos, este tipo de treino é demasiado arriscado. Os Japoneses querem saber se é possível ganhar massa muscular utilizando pouca carga.

Repetições lentas - Treino de força


Os investigadores criaram um grupo de 40 sujeitos de teste com idades entre os 59 e os 76 anos, este grupo fez treino de pernas (extensão e flexão de pernas) durante 12 semanas. Todos os indivíduos treinaram duas vezes por semana.
Utilizaram 50% da carga máxima, a carga com que conseguiam fazer 1 repetição [1RM]. Em cada treino, fizeram três séries de 8 repetições, com um minuto de descanso entre séries.
Metade do grupo treinou à velocidade normal, o que significou que tanto os movimentos excêntricos, como os concêntricos demoraram um segundo a realizar. Uma repetição completa, incluindo a fase isométrica após a fase concêntrica, demorou três segundos.
A outra metade do grupo realizou os movimentos a um ritmo exageradamente lento. Tanto os movimentos excêntricos, como os concêntricos demoraram três segundos a realizar. Uma repetição completa, incluindo a fase isométrica, demorou sete segundos.

No final das 12 semanas, os indivíduos que treinaram devagar tinham ganho mais massa muscular e mais força do que os indivíduos que treinaram normalmente.

Como evitar perder massa- Como ganhar força

Os investigadores não compreendem como é que as repetições lentas podem ser um efeito muito maior do que as repetições normais.
Eles descobriram que as repetições lentas aumentam ligeiramente a produção da hormona de crescimento e produzem ligeiramente menos cortisol. Os músculos também consumiram ligeiramente mais oxigénio ao realizar repetições lentas.

Repetições lentas com pesos ligeiros - Mais hormona de crescimento

Mas os efeitos foram tão pequenos que não foram considerados para o valor adicionado de realizar as repetições a uma velocidade exageradamente lenta.

Treino de resistencia - Quantas repetições para ganhar força

“O treino de resistência com movimentos lentos de baixa intensidade é eficaz para o aumento do tamanho do músculo e da força, mesmo para pessoas mais idosas”, concluem os investigadores. “Uma vez que o treino de resistência com movimentos lentos de baixa intensidade acarreta menos riscos de lesões ortopédicas e de problemas cardíacos, deve ser útil para combater a sarcopenia”.

Lazer - 10 Coisas a NÃO fazer

Segundo um conhecido site másculino, eis algumas das atitudes mais reprováveis que existem no mundo masculino. Algumas dão para rir, desde que não seja você o protagonista… 

Utiliza a escova de dentes dela porque, com a ressaca, nem se lembra onde meteu a sua. 

Sempre em prol da sustentabilidade, só lava a roupa da cama depois de um mês de uso. 

Quando vai cozinhar massa para ela, não resiste e aproveita para coçar as costas com a colher de pau gigante… 

Tira o cotão do umbigo e fica a fazer “bolinhas” com ele.

Corta as unhas dos pés e atira tudo pela janela. 

Acorda com a almofada babada e, antes de ela acordar, vira-a para baixo para esconder a produção involuntária. 

No churrasco em casa do sogro, se a carne cair para o chão, volta a colocá-la no grelhador

Mete o dedo no nariz e limpa-o debaixo da cama assim que ela vai tomar o duche matinal.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

20 de Novembro - Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (este ano, foi alargado às crianças do 1º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há portugueses -, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades educativas e divertida até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras podem também organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida®. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.

Música da Semana - "Rest Stop" (Matchbox 20)



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

19 de Novembro - Dia Mundial da Casa de Banho


O Dia Mundial da Casa de Banho, também conhecido como o Dia Mundial da Sanita, foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013 e visa alertar a população para o facto de mais de 2.5 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. Isto significa que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança.

Sabia que?


-Mais de 700 mil crianças morrem todos os anos devido a diarreia causada por águas poluídas e más condições sanitárias - são perto de 2000 mortes por dia.
-Em todo o mundo, existem mais pessoas a ter telemóvel do que sanita.
-Mais de 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Filmes da Semana - "John Wick" e "Nightcrawler - Repórter na Noite"

As sugestões cinematográficas desta semana vão para dois filmes, um de Ação e outro de Drama.
No primeiro caso, falamos de John Wick, a história de um assassino profissional, já retirado, que é forçado a regressar à ação por um brutal gangster russo. Este caça os seus adversários da forma impiedosa, o que o tornaram uma lenda do mundo do crime. John Wick é um conto estilizado de vingança e redenção, ambientado numa Nova Iorque brilhantemente recriada e interpretado pelo vencedor do World Stunt Award, Keanu Reeves. Conta com a nota de  7.9 no imdb.


A segunda escolha recide em Nightcrawler - Repórter na Noite, um thriller frenético e impressionante passado no recôndito da noite de Los Angeles. Jake Gyllenhaal é Lou Bloom, um jovem ambicioso desesperado por conseguir trabalho, que descobre o alucinante mundo do crime de LA. Ao encontrar um grupo de freelancers que filmam acidentes, incêndios, assassinatos e outros casos de polícia, Lou entra no perigoso reino dos seres da noite - onde um toque de sirene da polícia equivale a um possível golpe de sorte e as vítimas são convertidas em dólares. Ajudado por Nina (Rene Russo), uma veterana do jornalismo sensacionalista de uma televisão local, Lou ultrapassa a barreira do observador ao tornar-se protagonista da sua própria história. Um excelente drama, que conta com a nota de 8.3 no imdb.


Qualquer que seja a escolha, de certeza que o/a espera uma excelente película.

Musculação - Exercícios Desconhecidos

Ao longo dos anos foram criados centenas de exercícios de musculação para trabalhar e estimular o aumento da força e da massa muscular dos vários grupos musculares do corpo humano. Alguns desses exercício tornaram-se bastante conhecidos enquanto outros permaneceram no anonimato desde que foram criados ou viram a sua popularidade diminuir ao longo dos últimos anos.
Ao longo deste artigo, ficará a conhecer 11 exercícios menos conhecidos. Estes são autênticas pérolas do treino de musculação, que infelizmente não sobreviveram ao teste do tempo, mesmo apesar de serem muito eficientes.

TENSILE CONTRACTION LEG CURL

Temos aqui uma excelente sugestão para aqueles que não têm acesso a máquinas específicas para trabalhar os isquiotibiais, tal como a mesa flexora, e que ainda assim gostariam de estimular e desenvolver este grupo muscular.
Para realizar este exercício, que é bastante parecido com o Glute Ham Raise, irá necessitar de uma prancha de abdominais ajustável como o que pode ver na ilustração ao lado. Aqui é possível realizar um exercício de flexão de pernas deitando-se de barriga para baixo na prancha com os calcanhares bem fixos nos suportes acolchoados.
A partir daqui, pode começar a levantar o seu corpo para cima a partir dos joelhos recorrendo apenas à força dos isquiotibiais. Se vai realizar este exercício pela primeira vez, é boa ideia não inclinar o banco em demasia e ajudar-se com as mãos ao início de cada repetição, pelo menos até conseguir ganhar mais força e capacidade física.

COMPOUND TOWEL-CHINS-LEVER

Este exercício é uma variação da tração na barra fixa, mas aqui, em vez de se pendurar na barra, agarra-se um par de toalhas fortes a partir de 25 cm abaixo da barra.
Esta variação é realmente excelente para trabalhar e contrair o grande dorsal e restantes músculos que compõem a parte superior das costas. Também é eficiente para trabalhar os antebraços e promover o aumento da força do agarre.
Aqui também é possível aumentar o nível de dificuldade do exercício adicionando resistência através de um cinturão lastrado (hip belt/chin up belt). Com este acessório pode-se acrescentar o peso que desejar em forma de discos.

GIRONDA PRONE-DUMBBELL ROWING

Aqui tem mais um exercício que praticamente ninguém realiza nas salas de musculação. No entanto, e apesar de ser muito pouco popular, este é um dos melhores movimentos para trabalhar as costas, especialmente o grande dorsal e os feixes intermédios e ascendentes dos trapézios.
Este exercício foi criado por Vince Gironda e é de execução técnica muito estrita e um pouco complexa. A primeira coisa a fazer antes de começar a realizar esta variação da remada com halteres é encontrar um banco plano com a altura suficiente para permitir a descida dos halteres até bem abaixo sem que estes toquem no chão.
Comece o movimento pegando nos halteres, com os seus braços esticados para baixo e os nós dos dedos a apontar para a frente. A partir desta posição, puxe os halteres para cima ao mesmo tempo que afasta os cotovelos até 90° do tronco.
À medida que a parte superior dos braços e os cotovelos se alinham com a as articulações dos ombros e os antebraços se encontram perfeitamente na vertical, levanta-se a cabeça e as pernas da superfície do banco e arqueia-se as costas de forma a que apenas a barriga permaneça em contacto com o banco. Ao mesmo tempo apertam-se as omoplatas uma contra a outra.
Deve-se manter esta posição durante dois segundos e depois, mantendo os halteres na posição de contração máxima do movimento, aproxima-se os braços do tronco e mantém-se esta posição durante mais dois segundos. Depois desce-se os halteres até à posição inicial e repete-se o movimento.

EXPANDER CABLE LAT-PULLS

Este exercício é muito eficiente para trabalhar e isolar o grande dorsal, especialmente quando é realizado imediatamente a seguir a exercícios pesados como a remada inclinado com barra, puxada na polia alta, etc.
Para o poder executar, irá necessitar de uma banda elástica que tenha a resistência necessária e de um par de pegas. Comece por colocar a banda elástica por cima da cabeça, ligeiramente para a frente em vez de diretamente por cima da sua cabeça.
Mantenha a banda elástica relaxada e os braços ligeiramente dobrados de forma a retirar o stress das articulações dos cotovelos, especialmente quando estiver a realizar este exercício nas primeiras vezes e ainda não tiver muita força.
Sugiro que comece por realizar apenas um movimento mais curto, tal como pode ver em “A”, tentando sempre aumentar a amplitude de movimento em cada repetição.
Quando já conseguir ter força suficiente para realizar o movimento até “B”, então pode começar a esticar os braços no final de cada movimento, tentando sempre focar o trabalho nos dorsais.

GIRONDA V-BAR DIPS

Este é mais um exercício de que provavelmente nunca ouviu falar e que nunca viu a ser realizado. Este tipo de fundos trabalha sobretudo o peitoral, de uma forma um pouco diferente de outras variações do exercício fundos para peitoral.
A principal diferença aqui está no tipo de agarre usado. Neste caso as palmas das mãos estão a apontar para fora em vez de para dentro e os polegares estão a apontar para trás. Neste exercício, a distância entre os polegares deverá ser de aproximadamente 82 cm. Este é o tipo de agarre mais confortável para usar e também é o que coloca menos tensão nos bíceps.
Com os seus braços retos e os cotovelos fixos, coloque o seu queixo contra o peitoral e coloque os seus pés na vertical ligeiramente à frente dos seus abdominais. A sua postura deverá assemelhar-se a uma espada árabe. Descontraia os abdominais e inspire fundo.
Comece a descer o seu corpo de forma lenta, afastando os cotovelos ao mesmo tempo que estes permanecem alinhados com as articulações dos ombros.
Desça até que a parte exterior dos seus peitorais se encontre a 7,5 cm das suas mãos. Caso você ainda não tenha a força ou a flexibilidade necessária para realizar os fundos na barra V da forma descrita acima, então realize-os com uma amplitude de movimento mais reduzida, dentro das suas capacidades.
A partir da posição de topo inicial, pode começar por descer apenas cerca de 2,5 cm e depois voltar a subir até à posição inicial. O seu objetivo será tentar descer mais um pouco em cada treino que realizar este exercício.

HANGING RING FLYES

Este é um exercício muito distinto para adicionar massa muscular no músculo peitoral e foi bastante usado pelo ex-Mr. Olympia Larry Scott quando treinava no ginásio Vince´s Gym.
Vale a pena notar que este exercício tem um nível de dificuldade bastante elevado, sendo por isso recomendado apenas para os indivíduos que possuem uma boa capacidade física e uma base de força sólida.
É perfeitamente possível compreender a técnica correta a usar observando a ilustração ao lado, mas se vai realizar este exercício pela primeira vez, recomendo que comece por executá-lo com os joelhos no chão de forma a reduzir o seu grau de dificuldade. Depois pode passar a colocar os pés no chão ou por cima de um banco à medida que for ganhando mais força neste exercício.
Pode montar a estrutura necessária para realizar este exercício com um sistema TRX ou montando correntes com pegas numa Smith machine, por exemplo.
Nota: Ao colocar os pés numa plataforma mais elevada, irá ativar mais a parte superior do peitoral. Se colocar os pés no chão, irá colocar mais tensão na parte inferior do peitoral.

CHEST-O-FLEX (PUSH-OUT-IN)

Aqui está um exercício que já foi bastante popular, sobretudo nos anos 60 e 70. Quem não se recorda de ver Arnold Schwarzenegger a usar um power twister no filme de culto Pumping Iron?
Este exercício é bastante eficiente para trabalhar o peitoral, embora também trabalhe um pouco os bíceps. É uma excelente forma de treinar o peitoral quando se está de viagem ou não se tem acesso a um ginásio.
Pode também ser usado no final das séries de outros exercícios de peitoral como o supino, como forma de esgotar ainda mais o peitoral.

ATOMIC TRICEPS BLASTER PUSH-UPS

Aqui está um exercício para os tríceps que você provavelmente não conhecia. Convenhamos que também se trata de um exercício que tem um grau de dificuldade bastante elevado e que não é indicado para todos, especialmente para aqueles que sofrem de problemas nos cotovelos.
Comece este exercício na posição da imagem ao lado, com os antebraços e cotovelos completamente apoiados no chão, bem como as palmas das mãos, que deverão estar planas, diretamente à frente da sua cara e a afastadas a cerca de 10 cm uma da outra.
Com o tronco rígido e os pés no chão ou numa plataforma elevada, inspire fundo e estique os seus braços, tais como nas flexões normais, até que os seus cotovelos fiquem retos. Expire ao subir e depois desça de novo até à posição inicial, inspirando ar à medida que o faz.
Quando estiver a realizar este exercício, irá colocar uma tensão bastante maior nos tríceps e muito menor no peitoral do que no exercício flexões de tronco normal. Isto irá proporcionar-lhe um maior foco e desenvolvimento dos tríceps.

HIP BELT SQUAT

Se alguma vez desejou que existisse um exercício de agachamento adequado para as pessoas que sofrem de problemas lombares e não podem sujeitar a coluna a cargas elevadas, aqui tem o que procurava.
Neste exercício o peso e o centro de gravidade encontram-se bem abaixo e a tensão localiza-se na zona das ancas, abaixo da zona lombar e das possíveis hérnias discais e outros problemas lombares de que muitas pessoas padecem.
Para poder realizar o exercício Hip Bel Squat, irá necessitar de alguns equipamentos de treino específicos, tais como um cinturão lastrado robusto e dois bancos de treino sólidos, capazes de suportar cargas elevadas. Depois de prender os discos de peso ao cinturão lastrado, já poderá começar a realizar este tipo de agachamento.
Estique os braços para a frente, contraia o abdominal e a zona lombar, coloque os ombros para trás e o peitoral para a frente. Inspire fundo à medida que desce e expire à medida que sobe.
Este é um dos poucos exercícios de agachamento em que a zona lombar não deverá provocar problemas nem ser um fator limitante no levantamento de cargas elevadas.
Tal como acontece na maioria dos exercícios, também aqui deverá começar por levantar cargas ligeiras até se sentir mais confortável e ganhar força para atacar os pesos mais pesados.

“Y” DUMBBELL PRESS-OUT-UP EXERCISE

Aqui tem um exercício difícil para promover o crescimento até dos deltoides mais resistentes! Também é excelente para quebrar a monotonia e obter uma melhor forma nos deltoides e parte superior dos trapézios.
Para realizar este exercício com a técnica adequada:
(A) Inicie o movimento com os halteres na posição (A) da ilustração, com os ombros ligeiramente elevados.
(B) Afaste os halteres para os la
dos, apenas um pouco acima da altura dos ombros e apenas o suficiente para manter os seus cotovelos ligeiramente dobrados.
(C) A partir daqui suba imediatamente os braços até à posição (D), a seguir empurre os braços para cima até que estes fiquem perfeitamente retos. Depois desça os halteres até à posição (A) e repita durante o número desejado de repetições.

ONE-DUMBBELL COMPOUND BICEPS/TRICEPS MOVEMENT

Ora aqui está um exercício que é uma raridade e um verdadeiro 2 em 1. Pode-se afirmar que é uma mistura do exercício rosca direta com o exercício kickbacks com halter. Este é excelente para realizar num dia de treino de braços e poderá ser melhor realizá-lo no final do mesmo de forma congestionar os bíceps e tríceps ao máximo.
Para começar a realizar este exercício, incline o tronco para a frente e apoie-se num banco com a mão do braço que não vai treinar. Pegue num halter com a outra mão e deixe-os descair completamente até este ficar na vertical, e com a palma da mão a apontar para a frente.
Sem mover o cotovelo para a frente ou para a trás, suba o halter o mais que puder.
Prepare-se para a extensão do tríceps. Puxe o cotovelo para trás até que a parte superior do braço se encontre na horizontal e o antebraço na vertical.
Realize a extensão do tríceps. Mantendo a parte superior do braço completamente estática e perpendicular ao chão, estenda completamente o braço para trás e mantenha-o nessa posição durante cerca de um segundo antes de começar a descer, depois desça o halter para a posição 3 antes de passar para a posição 5.
Posição final da rosca de bíceps. Aqui desce-se o cotovelo e leva-se o halter para a posição de topo da rosca direta com halter.
Desça e repita: Agora desce-se o halter para a posição inicial com o halter “pendurado” e a partir daqui sobe-se imediatamente o halter de novo e volta-se a repetir o processo durante o número pretendido de repetições e de séries.
Mantenha em mente que o processo do passo 1 até ao passo 6 constitui apenas 1 repetição deste exercício. Aqui não precisa de descansar entre séries, uma vez que um braço está a descansar enquanto o outro trabalha. Por isso pode alternar entre e um braço e outro, sem descanso até que tenha realizado todas as suas séries.

Saúde - Alergia a Jóias

Se está a pensar oferecer uma jóia à sua parceira, tenha atenção a certos pormenores. É que há jóias que em vez de satisfação podem provocar o efeito contrário. De acordo com o Instituto Tecnológico Metalomecânico (AIMME), existem no mercado jóias que podem provocar todo o tipo de reacções alérgicas. Existem jóias, provenientes do continente asiático, que foram feitas com materiais tóxicos que, uma vez absorvidos subcutaneamente, originaram efeitos prejudiciais. É o caso do cádmio.
Em muitas ocasiões, as jóias são feitas com metais que superam todos os umbrais permitidos pela saúde humana. Ao que tudo indica, existem muitos joalheiros que não respeitam os protocolos próprios do fabrico de bijutaria. Fique atento: os produtos provenientes de uma joalharia, confeccionados com materiais preciosos, devem ter presente uma arca, atribuída por um laboratório oficial, que certifica a sua qualidade. Informe-se antes de comprar essa jóia que a sua parceira anda a namorar…ou use esta desculpa para adiar a aquisição da mesma...

domingo, 2 de novembro de 2014

Música da Semana - "Lento" (Daniel Santacruz)



Nutrição - Bomba de Energia

Esqueça as bebidas energéticas. Este risotto proporciona-lhe os hidratos de carbono de digestão rápida e lenta, bem como os nutrientes de que necessita para ter as pilhas carregadas durante o dia todo.

O Vigor Italiano


1 - Salteie a cebola e o alho durante cinco minutos. Acrescente o arroz e a quinoa e mexa bem.
2- Acrescente o caldo a pouco e pouco e deixe que ferva a lume brando durante 40 minutos com a tampa posta, mexendo de vez em quando. Acrescente o sumo e casca de limão, as ervilhas e os espargos. Espere mais 4 minutos, até que os vegetais estejam bem tenros e tenham absorvido o líquido na totalidade.
3- Junte queijo creme sem deixar de mexer. Polvilhe com queijo parmesão ralado antes de servir.

Combustível espacial

2 dentes de alho
1 cebola roxa em cubos
100 g de quinoa
200 g de arroz vermelho
1,5 l de caldo de verduras
1 limão (a casca e o sumo)
Um punhado de ervilhas e de espargos
50 g de queijo creme
50 g de parmesão 
 
Estatísticas
50 minutos de preparação
Proteína: 15,3 g
Hidratos de carbono: 49 g
Calorias: 378 calorias

Para duas pessoas ou para duas refeições individuais