terça-feira, 14 de abril de 2015

Fitness - Spinning / Cycling


O spinning/Cycling é um exercício realizado numa bicicleta fixa, de grande intensidade e com variações constantes de ritmo e posições. É uma excelente solução para quem pretende resultados rápidos no emagrecimento, para ganhar condição física ou para quem gosta de exercícios muito intensos. Nos ginásios, os adeptos deste exercício não param de crescer.

Sendo um exercício de grande intensidade é muito importante confirmar, numa consulta com o seu médico, se não existem riscos para a sua saúde. Além disso, é também muito importante utilizar uma bicicleta própria para o spinning/cycling e ajustar a altura do assento em função do seu corpo para evitar lesões nos joelhos e nos quadris.

Benefícios do spinning

1. Durante a aula de spinning vai mudar de posição muitas vezes, assim como de velocidade e peso. Esta variação é o que faz deste exercício um grande queimador de calorias.
2. Numa aula de uma hora, dependendo da intensidade, as mulheres podem queimar cerca de 570 calorias e os homens 700 calorias, ou mais.
3. Após as primeiras aulas, vai começar a notar os músculos dos glúteos, pernas e abdominais mais fortes e tonificados.
4. Com a prática regular de spinning, melhoram os valores do colesterol, da pressão arterial e dos diabetes. Resultado: corre menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
5. Melhoria do sistema respiratório. Devido ao trabalho a que os pulmões são sujeitos durante as aulas vai sentir melhorias na respiração.

Dicas para melhorar a performance

1. Comece por regular o banco para a altura da sua anca. Tenha também atenção à distância que está do guiador, sendo que a distância não deve ser maior do que o comprimento do seu antebraço, com os dedos estendidos. Cumpra isto e estará livre de lesões.
2. Se usar equipamento de ciclismo, vai notar que o seu desempenho será melhor. As sapatilhas de ciclismo têm um sola mais dura, logo o seu pé está mais protegido e faz força nos sítios certos. E, claro, calções acolchoados são quase obrigatórios.
3. O truque para conseguir os melhores resultados com uma aula de spinning/cycling está na intensidade com que faz as aulas. Se não está a doer, se não está em esforço ou a transpirar, é porque está a fazer tudo errado.
4. Ainda que o spinning/cycling permita grandes resultados, se não dormir o número de horas recomendados nem seguir uma alimentação equilibrada, não vai conseguir alcançar os objetivos desejados.

Música da Semana - Craig David "Don´t Love No More"

Craig David (Southampton, 5 de maio de 1981) é um músico britânico. A sua mãe, Tina é uma judia norte-americana e o pai, George, de ascendência africana. O pai tocava baixo em uma banda de reggae e foi aí que começou a paixão pela música. Ele fica horas e horas vendo os ensaios do pai e aprendendo tudo o que podia.
Craig David começou na carreira musical bem cedo. Após ganhar um concurso de letras britânico, Craig passou a trabalhar em conjunto com Artful Dodger's Mark Hill, produzindo várias músicas como "I'm Ready", "Rewind", "Woman Trouble". Com o sucesso consagrado entre os DJs britânicos, C.D resolveu investir em si próprio. Escreveu várias músicas do seu primeiro CD "Born To Do It". Com apenas 19 anos, C.D era o artista britânico mais novo a ter um single número um nas paradas.

Nutrição - Benefícios do Café

Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.
Por volta do século XVI, os sábios sufistas do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Quando, no início do século XVII, o café começa a ser difundido na Europa, é quase considerado um medicamento.
A cafeína, descoberta em princípios do século IX na Alemanha pelo jovem médico Ferdinand Runge, num encontro com Johann Wolfgang Goethe, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudar nas dietas.
Alguns estudos sugerem que uma chávena de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.
Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson.
O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.
A preparação do café expresso combina sabor acentuado com menor teor de cafeína.
Entre os blends, os que são 100% Arábica têm um teor médio de cafeína em torno de 1,3%, ao passo que o café Robusta tem quase o dobro.

Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Aliás, e desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.
  1. Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193,000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.
  2. Um copo de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel, o que significa que o seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.
  3. Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o facto de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais que bebiam 4 ou mais chávenas de café por dia tinham menos 53% de probabilidades de desenvolver uma doença cardíaca.
  4. O café contém magnésio, o que permite que as células do organismo se tornam mais sensíveis à insulina. O resultado? Uma maior sensibilidade à insulina significa manter os níveis de energia e de glicose no sangue saudáveis e equilibrados.
  5. Sabia que uma caneca de café tem mais antioxidantes do que uma porção de mirtilos? Os antioxidantes são responsáveis por um sem número de benefícios saudáveis, incluindo o atrasar do processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida. Para além disso, o poder anti-inflamatório dos antioxidantes é extremamente eficaz, o que se revela crucial na luta contra doenças cardíacas e diabetes.
  6. Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de vir a desenvolver doenças como pedra nos rins, cirrose, Parkinson’s, cancro no fígado, próstata e cólon.
  7. Para além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, o café acelera o metabolismo o que, por sua vez, ajuda a queimar gordura e calorias indesejadas.
  8. O consumo diário e moderado de café pode ajudar a melhorar o estado de espírito e ainda combater a depressão. Em muitos casos, tomar um café também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, aumentar os níveis de concentração e a memória. Adicionalmente, já foi ligado à demência, ou seja, o consumo de café reduz em cerca de 65% o risco de desenvolver esta doença psicológica.
  9. Vários estudos apontam para o facto do consumo moderado de café ser eficaz no controle da asma – basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.
  10. Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.
  11. O café tem ainda uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações, uma vez que alivia os tubos bronquiais e acelera a recuperação.
  12. A cafeína presente no café é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Para além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes sucedem ao exercício físico em cerca de 48%.

14 de Abril - Dia Internacional do Café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo.
Em Portugal, o café é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.
Se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", o café não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan, para que as pessoas adicionassem o açúcar ao café. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.
Os portugueses são dos europeus que consomem menos café (ao contrário do que muitos pensam). Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.

Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. O excesso de café pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Filme da Semana - Uma Vida ao Teu Lado ("The Longest Ride")

A recomendação desta semana recai na história de amor entre Luke, um antigo campeão de Rodeio desejoso de voltar à arena, e Sophia, uma estudante universitária que está prestes a embarcar num
emprego de sonho no mundo das artes em Nova Iorque.
Com caminhos e ideais opostos a testar a sua relação, Sophia e Luke cruzam-se inesperadamente com Ira, cujas memórias e o seu próprio romance de longa data com a já falecida mulher vão inspirar profundamente o jovem casal

Um drama fabuloso, que conta com a nota de 6.8 no imdb.


Nutrição - Sementes de chia

Sementes de chia

São consideradas um alimento funcional dadas as suas características nutricionais.
O efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água), devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem quer emagrecer, uma vez que provoca a sensação de saciedade.

Propriedades nutricionais:

-As sementes de chia são uma das fontes mais ricas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) de ómega 3;
-Têm cinco vezes mais cálcio do que o leite de vaca;
-100 gramas de sementes de chia podem conter 200 mg de magnésio, a mesma quantidade que 3 nozes ou 1,6 kg de brócolos;
-100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo necessários para um adulto numa dieta de 2.000 quilocalorias/dia;
-15% da composição da chia é proteica. Apenas 28 gramas de chia fornecem 9% da proteína que um adulto necessita;
-A alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e da boa digestão;
-A presença de flavonoides e em menor quantidade, os ácidos cafeíco e clorogénico presentes fornecem à chia propriedades antioxidantes.

Pode incluir a chia nas suas receitas adicionando ao pão, risotos, saladas de frutas, sumos naturais de fruta, batidos, etc.
Por isso já sabe inclua este super alimento na sua dieta, mas com moderação, não se esqueça de que 100 gramas de sementes de chia fornecem 458 quilocalorias.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Saúde - Elixires e as suas diferenças

Existem realmente diferenças entre os elixires?

Claro que sim, nem todos são iguais. E não é só o sabor ou a embalagem que mudam. Além da frescura que proporcionam, alguns são verdadeiros dentistas. Analisámos alguns produtos no mercado e escolhemos os que melhor tratam diversos problemas dentais, todos sem álcool. O álcool seca a boca e pode queimar o tecido das gengivas. Compre o que comprar, não se esqueça de que são um complemento e que não servem para saltar a escova ou o fio dentário.

Proteção anticáries

Um elixir que contenha fluoreto de sódio mata os germes e protege os dentes dos ácidos. É bastante habitual que as crianças o utilizem para evitar a formação de cáries. Experimente o elixir anticáries ACT com fluoreto.

Saúde gengival

O cloreto de cetilpiridínio extermina os germes e aquela inflamação das gengivas que teima em não passar. Experimente o elixir Colgate Total Pro Gengivas Saudáveis.

Contra a boca seca

Tem sempre a boca incrivelmente seca? Isso acontece porque produz xerostimía e é propenso a sofrer de cáries e mau hálito. Bocheche com Biotene e tire essa sensação da sua boca. À venda em farmácias.

Branqueador

Um elixir com efeito branqueador evita que surjam manchas entre uma limpeza oral e a seguinte. Use um que contenha 2% de peróxido, como o Colgate Max White One.

Limpeza orgânica

Se é fã do orgânico, experimente Coldstream Natural. Este elixir orgânico certificado tem antioxidantes que combatem os radicais livres e bicarbonato de sódio, que neutraliza os ácidos e elimina a placa bacteriana.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Música da Semana - Taylor Swift "Blank Space"

Taylor Alison Swift (Reading, 13 de dezembro de 1989), mais conhecida por Taylor Swift, é uma cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, atriz e modelo norte-americana.
O seu álbum de estreia chamado Taylor Swift foi lançado em novembro de 2006 e vendeu cinco milhões de cópias nos Estados Unidos, onde foi certificado cinco vezes platina. Os cinco singles do álbum foram top 10 nos charts country e top 40 no Hot 100 da Billboard. Em 2007, ela recebeu o prêmio Horizon Award (Revelação) no CMA Awards. Em 11 de novembro de 2008, lançou o seu segundo álbum, "Fearless", que ficou em primeiro lugar na Billboard 200 durante onze semanas consecutivas e foi o disco mais vendido nos Estados Unidos em 2009, tendo vendido um total de sete milhões de cópias, sendo seis milhões delas nos Estados Unidos e atualmente está na lista de recordistas de vendas de discos da história do país segundo o ranking da RIAA.


Musculação - TRX

O TRX (Total Body Resistence Exercise) é uma boa opção para quem busca melhorar a sua condição física e resistência muscular. É um treino completo em suspensão, que, de uma forma geral, faz uso do peso corporal, permitindo a execução de centenas de exercícios.

A modalidade nasceu da necessidade dos SEAL, força de operações especiais da marinha norte-americana, de terem um utensílio que lhes permitisse manter a sua forma física quando estavam em alto mar.

Grande Vantagem: trabalha muito a musculatura alvo e do core.

É composto por duas tiras flexíveis, que podem ser penduradas onde quiser. Pode levar o TRX para o ar livre e treinar com o aparelho preso a um ramo de árvore. Alguns Kits de TRX vêm com acessórios para pendurar em casa. É totalmente portátil e fácil de colocar.

O trabalho muscular é sem dúvida uma das mais valias do TRX, que permite vários exercícios de braços, ombros, costas, pernas, coxas e muito mais. Muito útil para quem busca definição e não tem tempo para malhar na academia.
 O equilíbrio e a postura ganham muito com os exercícios no TRX.

Você é obrigado a manter uma postura para fazer os exercícios corretamente. É um treino feito com o peso do próprio corpo, parcialmente suspenso em um único ponto de ancoragem onde o centro de gravidade se move com frequência, obrigando o corpo a encontrar o seu centro de equilíbrio.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física.


Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como:
- evita o excesso de peso e a obesidade, 
- previne o aparecimento de doenças,
- reduz a tensão arterial,
- melhora a auto estima,
- reduz o stress,
- contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.


Seja sozinho ou acompanhado, o importante neste dia,e restantes, é mesmo fazer exercício.