quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filme da Semana - "Amigo do Peito" ( The Wedding Ringer ou Padrinhos Lda)

Doug Harris é um adorável noivo, mas socialmente desajeitado: ele não tem padrinho. A menos de duas semanas de se casar com a mulher dos seus sonhos, Doug pede ajuda a Jimmy Callahan, proprietário e CEO da Best Man Inc., uma empresa que fornece padrinhos a indivíduos com essa necessidade especial. O que se segue é uma hilariante charada de casamento. Doug e o seu falso padrinho, que travam conhecimento por causa da cerimônia, acabam por se tornar melhores amigos.
Ofilme é uma comédia / romance que conta com a nota de 6.9 no imdb. Um filme soft para se ver...

Musculação - 20 Equipamentos de Treino Pouco Conhecidos

Pode-se afirmar que a prática de musculação ou de treinos com pesos existe desde o tempo da Grécia antiga, mas foi durante as últimas décadas que a prática de treinar com pesos se tornou progressivamente mais popular em todo o mundo como forma de melhorar a saúde, as capacidades físicas e a aparência física.
Ao longo das últimas décadas também foram surgindo vários tipos de equipamento de treino. Alguns ganharam bastante popularidades e são hoje bastante conhecidos e usados, enquanto outros que surgiram nunca obtiveram o reconhecimento que mereciam e foram caindo no esquecimento.
Ao longo deste artigo, ficará a conhecer algumas dessas peças de equipamento de treino que surgiram há várias décadas atrás, mas que depois foram relegadas ao esquecimento ou que foram perdendo popularidades nos últimos anos.

Harvey Maxime Bar


No final dos anos 40, Harvey Roosevelt desenvolveu um equipamento de treino único que permitia a realização de exercícios pesados com barra, com extrema segurança, sem a necessidade de supervisão por parte de um companheiro de treino.
A principal vantagem da Harvey Maxim Bar em relação a uma barra convencional, é que neste equipamento distância entre o chão e as bolachas/discos é muito, muito menor do que com uma barra convencional ao realizar os mesmos movimentos.
Devido a isso, irá sentir menos receios, inibições e poderá concentrar-se mais em levantar cargas elevadas. Para além disso, também poderá prescindir da supervisão de um companheiro de treino.
Outra vantagem deste equipamento é que não necessita de um suporte ao realizar exercícios como o agachamento, ao contrário do que acontece com uma barra normal.

Weight Release-Bench Press Tool


Como pode ver nas ilustrações , este equipamento de treino permite retirar peso à barra de forma extremamente rápida, sem a necessidade de um companheiro de treino e também praticamente sem qualquer perda de tempo.
Esta peça de equipamento pode ser útil para quando se pretende levantar cargas mais pesadas que o normal, ou ao realizar drop-sets sem assistência no exercício supino com barra.
Aqui o atleta também poderá ficar mais descansado ao saber que uma boa parte da carga estará sempre a poucos centímetros de distância do chão e que a poderá libertar assim que descer a barra o suficiente.

Hanging rings


Esta peça de equipamento permite realizar os exercícios flexões de tronco e crucifixo para peitoral (Ring flyes).
Devido ao fato de aumentar a instabilidade, este tipo de acessórios de treino permitem trabalhar o peitoral com maior intensidade ao realizar exercícios como as flexões de tronco, do que quando estes são realizados no chão.
Estes dois exercícios, quando nos “hanging rings”, são de execução técnica bastante difícil e requerem um bom nível de forma física, mas também são bastante eficientes a trabalhar e a estimular o peitoral.
Estes são exercícios que eram realizados com maior frequência na era dourada do culturismo, sendo que existem fotografias de Larry Scott a realizar este exercício.
O próprio afirmou que o exercício hanging ring flyes, foi o que mais o ajudou a  desenvolver o seu peitoral, um grupo muscular que Larry Scott teve algumas dificuldades em hipertrofiar.
Um alternativa a estes “chain rings”, seria a realização das flexões e do crucifixo com o sistema TRX, uma peça de equipamento mais recente, que também tem a vantagem de permitir ajustar a altura das pegas.

Hip belt


O hip belt (cinturão lastrado) é um acessório que já conta com várias décadas de existência, e foi criado a pensar naqueles que têm problemas lombares que impedem a execução de exercícios como o agachamento clássico com barra.
Ao usar esta peça de equipamento, a carga e portanto o centro de gravidade, irá estar muito mais abaixo do que acontece com o exercício agachamento clássico com barra.
Também não espere conseguir levantar cargas muito elevadas neste exercício, uma vez que até os indivíduos mais fortes vêem-se obrigados a reduzir as cargas de forma significativa ao realizar este tipo de agachamento.

V bar parallel dips


As barras paralelas são uma peça de equipamento de treino obrigatório em qualquer ginásio de musculação digno desse nome, e verdade seja dita, está presente na maioria deles.
Mas o que raramente se vê são estas barras paralelas em forma de V, que tanto permitem realizar fundos para tríceps usando um agarre mais junto e próximo do vértice, como também permitem a execução do exercício fundos para peitoral, usando um agarre mais afastado do vértice.
A verdade é que é bastante difícil realizar o exercício fundos para peitoral, que exige um agarre mais afastado, na maioria das barras paralelas, que devido à sua largura mais estreita, são mais indicadas para a realização do exercício fundos para tríceps.

Power twister


Tal como acontece com outras peças de equipamento de treino, também esta perdeu a popularidade que teve há várias décadas atrás.
Hoje em dia é quase uma peça de museu, mas ainda continua a ser um acessório de treino interessante, que permite trabalhar o peitoral a partir de um ângulo diferente.
Infelizmente o power twister não permite qualquer tipo de ajuste em termos de dificuldade de treino, e a única forma de progredir neste exercício é realizar um número cada vez maior de repetições ou tentar torcer dois “power twister” ao mesmo tempo.
Outra coisa que se pode fazer, é usar este equipamento como técnica de pós-exaustão, ou seja imediatamente após uma série de um qualquer exercício de peitoral, como o supino, fundos, flexões de tronco, peck deck, etc… Nessas alturas, o peitoral já estará suficientemente fatigado para que o uso do power twister possa ser eficiente.

kneeling triceps extension bench


Este é o tipo de equipamento que infelizmente se encontra praticamente ausente das salas de musculação, e é uma pena, pois este tipo de banco permite realizar o exercício kneeling triceps extension de forma mais confortável,
Este exercício é extremamente eficaz no sentido de isolar e trabalhar os tríceps com grande intensidade e nos anos 60 foi considerado um excelente movimento para adicionar massa muscular à cabeça longa dos tríceps.
Este exercício, que era um dos favoritos de Larry Scott, também pode ser realizado num banco plano, e também colocando dois bancos próximos um do outro, com um pequeno espaço entre eles que permita  apoiar a parte superior dos braços e colocar a cabeça um pouco abaixo do nível dos braços. Mas infelizmente nem todos os ginásios têm dois bancos com a mesma altura para se poder fazer isso.
Este exercício permite realmente isolar e sobretudo alongar os tríceps ao máximo, especialmente a cabeça longa, que também é a maior dos três músculos que compõem o tríceps e a que tem maior potencial de crescimento.
Este é sem dúvida alguma um dos melhores exercícios de tríceps que existe e se o experimentar irá sentir os tríceps a trabalhar e a “arder” como não sentia há muito tempo.

Reeves hack squat belt


O agachamento hack com barra (barbell hack squat) é um dos melhores exercícios que existe para trabalhar os músculos quadríceps, mas não é de execução muito fácil nem cômoda, e a maioria das pessoas têm dificuldades em manter a barra numa posição em que esta não bata nas pernas e nos glúteos à medida que se sobe e desce.
Este acessório resolve este problema ao permitir que a barra permaneça numa posição fixa, um pouco acima dos glúteos, ao longo de todo o movimento, o que por sua vez também permite que nos concentremos mais em sentir e trabalhar os quadríceps do que em controlar e manter a barra na melhor posição possível.

Rosca direta com acessorio Arm Blaster


Foi Arnold Schwarzenegger quem popularizou este acessório de treino, numa foto que revela um desenvolvimento muscular incrível, especialmente nos seus bíceps.
O arm blaster funciona maravilhosamente bem no sentido de isolar os bíceps e de dificultar o recurso à batota, que roubaria tensão aos bíceps durante a execução da rosca direta com barra.
Este acessório é excelente para ensinar e “obrigar” os praticantes de musculação a realizar o exercício rosca direta com barra com a técnica adequada, e o que também acontece na maioria dos casos é que estes também se vêm obrigados a reduzir o peso que usam neste exercício, pois torna-se necessário reduzir as cargas quando não podemos recorrer ao efeito rebote.
Infelizmente este acessório nunca chegou a ser muito popular nos ginásios e são muito poucos aqueles que o têm à disposição do seu público.

Shoulder horn


Esta peça de equipamento de treino foi concebida de forma a se poder realizar exercícios específicos para os músculos da coifa dos rotadores com o mínimo de batota ou impulso impossível.
Este acessório dificulta o aproveitamento do efeito rebote durante a execução deste movimento, e obriga o seu utilizador a executar o exercício com uma forma técnica impecável, o que por sua vez poderá permitir um maior foco nos músculos que se pretende trabalhar.
Infelizmente não se dá a devida importância aos músculos da coifa dos rotadores. Na verdade o seu fortalecimento é essencial para manutenção da saúde das articulações dos ombros.

Sting ray pads


O agachamento frontal é um exercício que tem vindo a ganhar popularidade entre os praticantes de musculação, sobretudo por proporcionar um estímulo idêntico ao agachamento clássico, mas colocando uma menor tensão e stress na zona lombar.
Mas este exercício é de execução técnica um pouco complexa e nem todos conseguem realizar o agachamento frontal de forma fluída e confortável, até porque a barra fica apoiada entre o esterno e o pescoço. O que convenhamos, não é o melhor local do corpo onde colocar peso/pressão.
Ora este acessório permite realizar o exercício agachamento frontal com um maior conforto, estabilidade e menos dores ao permitir que a barra repouse na parte frontal dos deltoides.
Se realiza o exercício agachamento frontal com frequência, e gostaria de ser capaz de o realizar de forma mais confortável, então este acessório é para si.

Zercher Harness


Esta peça de equipamento de treino surgiu no mercado há poucos anos, mas infelizmente nunca obteve a popularidade e o destaque que merecia.
O Zercher Harness permite realizar vários tipos de agachamento como o agachamento frontal e o agachamento zercher com um elevado nível de conforto.
Tal como acontece um pouco com o agachamento frontal, o agachamento zercher também é de execução técnica um pouco difícil, é desconfortável e até mesmo doloroso. Mas com este equipamento de treino, deixa de ter desculpas para evitar realizar estes dois exercícios.

The Magic Circle


Durante os anos 60, a empresa Body Culture Equipment Co do Nebraska, E.U.A, produziu um equipamento para agachamento um pouco estranho chamado “The Magic Circle“.
A ideia era descer o centro de gravidade do peso da parte superior das costas, tal como acontece no agachamento clássico, para a altura da cintura. Este equipamento repousava em dois cavaletes, dava-se um passo por debaixo dele, ajoelhava-se, em seguida, ajustava-se as alças nos ombros.
Uma vez que as alças já estivessem bem ajustadas, o indivíduo levantava-se e começava a agachar. As mãos poderiam agarrar o círculo ou também podiam ser usadas para ajudar a agachar nas últimas repetições, colocando-as nos joelhos e empurrando para cima, quase como numa repetição forçada.
Esta peça de equipamento retirava uma boa parte da tensão da zona lombar que ocorre com o agachamento clássico e também seria muito mais fácil de controlar.

Moore´s Leg Blaster


Este equipamento de treino foi originalmente inventado por Jim Moore e mais tarde veio a ser conhecido por Moore’s Leg Blaster e ainda depois por Zane Leg Blaster. Foi produzido pela primeira vez nos anos 60 com a mesma ideia do equipamento Magic Circle, e a intenção era tornar o agachamento mais confortável e seguro.
No entanto, este equipamento era muito mais compacto do que o Magic circle e também tinha um aspeto muito mais atraente.
Também se podia adquirir um suporte como extra. Este suporte permitia pousar, carregar o equipamento com bolachas/discos, segurar-se em duas barras e inclinar-se para trás à medida que agachava de forma a manter os tornozelos no chão e os joelhos numa posição melhor.

Frank Zane Leg Blaster


Frank Zane o campeão de fisiculturismo dos anos 60, 70 e 80, adquiriu os direitos do equipamento que pode ver mais acima, o Moore’s Leg Blaster, aperfeiçoou-o e deu-lhe o nome de Frank Zane Leg Blaster.
Este equipamento ainda é vendido nos dias de hoje e funciona basicamente da mesma forma que o Moore’s Leg Blaster, sendo que o objetivo aqui também é diminuir a tensão na zona lombar e facilitar a execução do agachamento.

Safety squat bar


Apesar de parecer uma invenção recente, na verdade esta peça de equipamento existe desde 1984 e foi criada por Jessie Oalgland e é realmente uma pena que não se tenha tornado mais popular.
A Safety squat bar é mais usada por powerlifters e também por vários fisiculturistas. Mas de uma forma geral, é bastante raro encontrar este peça de equipamento exceto em alguns poucos ginásios de powerlifting.
A sua principal vantagem em relação ao agachamento clássico, é permitir permanecer numa posição mais reta ao longo de todo movimento, uma vez que os discos de peso e consequentemente o centro de gravidade, encontram-se mais à frente do que aconteceria com o agachamento clássico realizado com uma barra reta.
Desta forma, e tal como acontece com outros equipamentos de treino que incluí neste artigo, consegue-se reduzir a tensão na zona lombar, o que é excelente para quem problemas lombares como hérnias discais. Em muito semelhante às Multipowers ou Smith Machines que encontramos nos ginásios atuais.

Abs wheel


Infelizmente poucos ginásios têm este acessório que permite realizar dos melhores exercícios de abdominais que existem. Já foi muito popular há várias décadas atrás, especialmente nos EUA, mas o seu uso e o número de vendas tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos.
Note que o exercício que esta peça de equipamento permite realizar, o abdominal na roda, é um dos exercícios para abdominais mais difícil de realizar e ao mesmo tempo um dos mais eficiente para trabalhar este grupo muscular. Felizmente possuo este aparelho em vários dos ginásios em que trabalho, apesar de poder ser substituído por outros aparelhos, tipo halteres, barras, fitballs ou mesmo pelo TRX, entre outros.

Hanging ab straps


Os hanging ab straps são mais uma daquelas peças de equipamento que até já foram bastante populares e conhecidas, mas que hoje em dia raramente se vêm a ser publicitadas ou vendidas, sendo bastante difícil encontrar lojas que o tenham à venda.

Esta peça de equipamento é específica para a execução dos exercícios flexão do quadril suspenso em barra fixa, e a sua principal vantagem (e objetivo) é retirar parte da tensão dos braços e focar o trabalho diretamente no core, para ajudar a fortalecer e a desenvolver os seus músculos abdominais.
Uma alternativa a este equipamento, seria a utilização de weightlifting hooks, que também permite que nos mantenhamos na posição adequada para realizar o exercício flexão do quadril de forma a esgotar os músculos abdominais antes que os antebraços atinjam a falha muscular.

Corda de saltar


Este ainda é um dos melhores exercícios aeróbicos que se pode realizar e existem várias formas de o fazer. O salto à corda formava parte obrigatória dos programas de treino dos lutadores de boxe e de outros atletas, mas o seu uso tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos e já praticamente ninguém o realiza nos ginásios.
No entanto, este é um excelente exercício que pode ser muito útil, especialmente para aqueles que treinam em casa e que não têm acesso máquinas de cárdio, ou que treinam em espaços exteriores e necessitam de realizar o devido aquecimento antes de um treino pesado com halteres, barras ou exercícios calisténicos.
Este acessório de treino é bastante barato e permiti-lhe realizar um excelente exercício cardiovascular em praticamente qualquer local, eliminando assim praticamente qualquer desculpa que você possa ter para não realizar um bom treino de cárdio de vez em quando. Felizmente é mais um dos aparelhos que possuo, quer em casa, quer nos vários ginásios onde trabalho, sendo que o uso com bastante regularidade, nas aulas de grupo e mesmo em aulas de CrossFit.

 Bandas elásticas fitness


Aqui temos mais um equipamento de treino que já foi bastante mais popular, mas que nos dias de hoje é cada vez menos utilizado.
Esta peça de equipamento é bastante leve, ocupa pouco espaço e é fácil de transportar. É uma forma bastante fácil de se poder realizar vários exercícios mesmo quando estamos em viagem ou sem acesso a um ginásio.
Os fisiculturistas também usam bastante estas “resistance bands” para aquecerem e congestionarem grupos musculares como os bíceps e deltoides pouco antes de se apresentarem no palco. Especialmente quando não têm acesso a outros equipamentos como barras e halteres.
É possível realizar um grande número de exercícios com as bandas elásticas, como a rosca direta, elevação frontal, elevação lateral, elevação posterior, remada, agachamento, levantamento terra a pernas retas, etc.
Também é possível aumentar ou diminuir a resistência nos exercícios aumentando ou diminuindo o número de bandas elásticas ou molas, e ainda usando bandas mais curtas e/ou mais resistentes. Desta forma também é possível aplicar o princípio da sobrecarga progressiva ao usar este tipo de equipamento. Mais um aparelho que não falta no meu "ginásio caseiro", nos meus Personal Trainers outdoor e em alguns dos ginásios onde trabalho.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fitness - Gravidez e Ciclismo


Quando uma mulher fica grávida, ela tem muitas decisões importantes para fazer. Dentre elas, está a rotina de exercícios físicos. Uma mulher grávida deve continuar o seu programa de exercícios ou precisa necessariamente procurar um treino alternativo? Quanto exercício ela pode fazer? É realmente necessário reduzir a intensidade? Isso pode prejudicar o bebê?

Uma simples visita ao obstetra no início da gravidez costuma sanar boa parte das dúvidas, mas também faz com que todas as mulheres fiquem conscientes do perigo de se envolver em qualquer atividade que possa resultar em trauma abdominal, ainda que leve. Todo mundo quer o melhor para a futura mãe e seu bebê.

Mas afinal de contas, o que é o melhor?

Ao longo dos últimos anos, muitas mulheres têm permanecido fisicamente ativas até o dia do parto. Mary Jane Reoch, uma ciclista profissional de renome mundial, engravidou aos 35 anos, e pedalou desde a concepção até o parto. Ela chegou inclusive a participar de uma prova de ciclismo, durante seu quinto mês de gravidez.
Embora tenha sido fortemente criticada por estar "magoado o bebê", os médicos de Mary Jane deram total suporte ao seu programa de exercícios. Ela permaneceu ativa literalmente até o final: ela realmente montou na sua bicicleta, e pedalou 10 quilômetros até a sala de parto, onde deu à luz uma menininha de 5kg, extremamente saudável.
"E se eu cair?", costuma ser o principal medo da mãe comum, fisicamente ativa, mas com uma resistência bem diferente da de uma atleta internacional. O pensamento mais comum é: "Eu não quero me arriscar, mas também não quero ficar em casa deitada no sofá. E agora?".

Quando as perguntas se multiplicam, surgem milhares de conselhos bem-intencionados, mas que acabam por deixar a mulher ainda mais insegura. Falando de forma bem objetiva, mulheres grávidas saudáveis precisam de pelo menos 30 minutos diários de atividade física moderada, de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM).

Uma vez que você visitou o seu médico, e verificou que está numa gravidez saudável, não há motivos para parar de pedalar. Porém, não se esqueça de manter seus equipamentos de segurança sempre em dia e bem cuidados.
Vai ser natural que você sinta um instinto de querer preservar sempre a sua região abdominal, então proteja bem seus braços e pernas. São eles que vão entrar em ação, caso você precise fazer algum movimento mais rápido para se proteger.
Prefira calças na sua numeração correta ou um número maior, para que não prendam a circulação, nem limitem os movimentos, e não abra mão de joelheiras e cotoveleiras.

Bicicleta Tunada



Monte na sua bike com pneus largos, buscando proporcionar maior estabilidade durante a pedalada, e também na hora de subir e descer. Grávidas precisam de atenção redobrada na hora de subir ou descer da bicicleta. Com a mudança de peso corporal, é normal que a futura mãe sinta dificuldades de se equilibrar.

Percursos Tranquilos


Com pneus maiores, fica mais difícil pedalar em terrenos acidentados ou em grupo, visto que você fica mais lento e pode acabar ficando para trás. Trilhas e corridas de aventura podem esperar alguns meses, em prol da sua segurança. Prefira ciclovias largas e passeios em grupos de ciclistas "mais lentos".

Respeite seu próprio limite


Não há um limite saudável para a intensidade dos treinos de grávidas. Embora existam alguns estudos na área, é arriscado e antiético pedir a uma grávida que participe de um estudo de 9 meses sobre o impacto de um exercício repetido à exaustão, sobre o seu corpo e o do bebê. Diante dessa incerteza, fica o apelo ao bom-senso. Observe o seu corpo e respeite seus próprios limites. E não deixe de procurar acompanhamento médico.

Mulheres que continuaram


Blaine Bradley Limberg é um ótimo exemplo de grávida que manteve o ritmo das atividades físicas. Depois de consultar a sua equipa, que incluía parteiras, um ginecologista-obstetra, e alguns outros médicos, a atleta decidiu ir em frente com o treino e completou uma prova de resistência quando estava com três meses e meio de gravidez.
Entre os principais benefícios de manter as atividades físicas moderadas durante a gravidez, estão o maior controle do ganho de peso, menos inchaço, menos fadiga, e, possivelmente, um trabalho de parto mais curto e menos dolorido. Este último ponto aplica-se principalmente para mulheres que já praticavam atividades físicas regulares antes de engravidar.

Mulheres grávidas de dois ou mais bebês, ou em casos de gravidez de risco, precisam de atenção especial e devem consultar um médico antes de iniciar quaisquer atividades. Cada organismo possui suas próprias características e limitações, e em alguns casos é realmente necessário evitar o exercício por completo.

Se você está em uma gravidez saudável, isso não elimina a necessidade da visita ao médico.