segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Nutrição - Master Chef

 Se quer ser um Master Chef da cozinha, há uma série de aspetos que terá que saber.

Esconda o azeite
A exposição à luz faz com que o azeite oxide, arruinando o sabor e as suas propriedades antioxidantes, refere o Journal of the American Oil Chemist’s Society.

Mantenha o frigorífico nos 4º C
Esta é a temperatura de que necessita para manter longe das prateleiras colónias de bactérias nocivas, de acordo com um estudo da Kansas State University (EUA).

Porque as temperaturas elevadas os destroem,
nunca coloque na máquina de lavar loiça os seguintes objectos: facas de cozinha, utensílios de madeira e tudo o que seja antiaderente ou ferro fundido.

Para se salvaguardar das contaminações,
use tábuas diferentes para cortar os alimentos Uma para os alimentos que vai cozinhar (carne ou peixe, incluindo aves) e uma outra para alimentos consumidos a cru (vegetais, fruta ou pão). Raspe as tábuas com detergente e água e enxagúe numa solução de uma colher de sopa de cloro branqueador por cada quarto de água.

Apenas precisa de cinco tachos e panelas
Uma frigideira antiaderente de 30 cm de diâmetro, uma frigideira com tampa para saltear, uma panela grande para sopas e massas, um tacho mais pequeno e uma frigideira para grelhar.

Economize espaço e seja prático
Pendure os utensílios de cozinha num suporte de parede, próximo da bancada onde prepara as refeições. É só estender o braço.

Música da Semana - "Here Without You" (3 Doors Down)



domingo, 26 de outubro de 2014

Saúde - Torne-se um Homem

As brigas nos bares são coisas de crianças. Homens de verdade dão-se ao respeito simplesmente com detalhes como os que seguem.

Se for a uma festa, leve uma çembrança aos anfitriões.

Um homem de verdade não vai a festas de mãos vazias. Uma garrafa de vinho, por exemplo, fica sempre bem. Não só para satisfazer pequenos prazeres, como também para reforçar (ou criar) vínculos de amizade, ou algo mais...

Trate bem o cão.

Tente as estratégias que precisar – faça-lhe festinhas, dê-lhe um osso… -, mas tem de descobrir como é que ele pode passar a gostar de si. Já sabe, depois de conquistar o cão é muito mais fácil seduzir a dona. Você pode não ser um tratador de cães, mas se oferecer um pouco de bacon ao cão, facilmente o convencerá.

Doe algo que não seja dinheiro

Como o sangue, ou mesmo um domingo para fazer tarefas solidárias. Doar dinheiro a uma instituição de solidariedade fica-lhe sempre bem, mas já imaginou que pode salvar muita gente se, por exemplo, doar a medula?

Cante.

Mas também fora do duche. Prepare uma festa em sua casa e convide os seus melhores amigos e, claro, as amigas e amigas das amigas... Faça a noite do karaoke. É boa disposição garantida. Quanto mais desafinado cantar, mais engraçado parecerá. E nós sabemos o quanto as mulheres adoram homens com bom humor.

Dê graças com algo mais do que palavras.

Não basta um bla, bla, bla. Seja disponível. Ajude a idosa a passar a estrada, por exemplo. Faça gestos que marcam a diferença e que, afinal, não custam assim tanto.

Cozinhe algo complicado.

Arrisque. Demonstrar que sabe cozinhar de tudo um pouco é a chave que abre o coração da maior parte das mulheres.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Filme da Semana - "Fúria" (Fury)

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tripulação de um tanque é encarregue de uma perigosa missão atrás das linhas inimigas.
Abril de 1945. À medida que os aliados fazem a sua investida final pelo teatro europeu de guerra, Wardaddy (Brad Pitt), um sargento endurecido pela batalha, comanda um tanque Sherman e a sua equipa de cinco homens numa missão mortal por trás das linhas do inimigo.
Com um número muito inferior, tanto de homens como de armas, Wardaddy e os seus homens enfrentam probabilidades esmagadoras na sua tentativa heroica de atacar o coração da Alemanha Nazi.
O filme conta com a excelente nota de 8,3 no imdb, com uma excelente prestação de Brad Pitt e com exibição em sistema IMAX.


Música da Semana - "A Thousand Years" (Cristina Perri)

Christina Perri (Filadélfia, 19 de agosto de 1986)1 é uma cantora e compositora americana. A sua canção "Jar of Hearts" ganhou destaque nos Estados Unidos depois de ter ido ao programa de televisão So You Think You Can Dance, do canal Fox em 2010, mas foi "A Thousand Years" que se teve maior sucesso a nível mundial.

Perri cresceu em Bensalem na Pensilvânia (um subúrbio de Filadélfia) com o seu irmão mais velho Nick Perri, que antes tocava guitarra com Shinedown, Silvertide, Perry Farrell e Matt Sorum. Aprendeu sozinha a tocar guitarra aos 16 anos de idade assistindo a um vídeo de Shannon Hoon do grupo Blind Melon no canal VH1.

domingo, 19 de outubro de 2014

Musculação - Agachamento - Bom ou Prejudicial?

Tal como acontece com o levantamento terra, o agachamento é um dos melhores exercícios que se pode realizar no ginásio, até porque envolve a força e a coordenação de mais de 200 músculos do seu corpo.
Mas com este exercício acontece a mesma coisa que com o levantamento terra e muitas pessoas evitam-no por terem medo que seja prejudicial para a zona lombar e para os joelhos. O fato de muitos médicos de desporto afirmarem essas coisas, também não ajuda a melhorar a reputação deste exercício. No entanto, considere que esses médicos especializam-se no tratamento de pessoas com lesões, muitas das quais não devem realizar o agachamento devido a essas mesmas lesões.

Mas essas pessoas não representam o típico indivíduo que frequenta o ginásio e os conselhos que se aplicam àqueles que estão a seguir um programa de reabilitação, não são aplicáveis a todos. Apenas porque o agachamento com barra pode agravar uma lesão nos joelhos não significa que possa promover o surgimento deste tipo de lesões nas pessoas saudáveis. Muitos treinadores de força consideram o agachamento o exercício mais duro e mais recompensador que podemos fazer.
A verdade é que o agachamento fortalece todos os músculos das pernas, o que por sua vez o ajuda não só a levantar mais peso no ginásio, mas também a correr mais rápido, a saltar mais alto e melhora a flexibilidade, mobilidade e agilidade. Como se todas essas razões não fossem o suficiente para agachar, este exercício também proporcionar um treino incrivelmente eficiente do “core”.
Dito isto, os maiores medos que impedem as pessoas de incluir o agachamento nos seus programas de treino são os receios de lesões nos joelhos e na zona lombar.
Mas será que essas preocupações são legítimas?

O Agachamento prejudica os Joelhos ou as Costas?


Um estudo rigoroso conduzido na Universidade de Duke envolveu a análise de mais de duas décadas de literatura publicada para determinar, com grande precisão, a biomecânica do exercício agachamento e o stress que este exercício impõe nas articulações dos tornozelos, joelhos, ancas e na espinha dorsal.
Este estudo estabeleceu a forma como o agachamento afeta os nossos corpos e pode-nos ensinar muito acerca da forma correta de realizar o agachamento.
Embora se preste mais atenção aos joelhos, ancas e à espinha dorsal, a força dos tornozelos desempenha um papel muito importante na geração de força durante a execução do agachamento. As investigações indicam que a fraqueza nos tornozelos pode provocar padrões de movimento irregulares durante o agachamento.
Os isquiotibiais atuam no sentido de compensar a puxada na tíbia, o que ajuda a neutralizar as forças de cisalhamento aplicadas sobre o joelho, aliviando assim o stress no Ligamento Cruzado Anterior (ACL).
Mesmo em casos extremos, como quando os powerlifters levantam cargas 2.5 superiores ao seu peso corporal, as forças compressivas aplicadas no joelho e nos seus tendões, encontram-se bem dentro dos seus valores de capacidade máxima de força.

O nível de stress imposto no ACL é negligenciável tendo em conta a sua capacidade máxima. Num estudo, a força mais elevada registada no ACL durante o agachamento foi uns meros 6% da sua força máxima.

Não deixe que os seus joelhos se movam para dentro em nenhum ponto durante a execução do agachamento. Mantenha-os alinhados com os dedos dos pés.

A profundidade a que se realiza o agachamento tem muita importância. Quanto maior for a profundidade do agachamento, mais irá trabalhar as pernas e os glúteos.

O agachamento completo proporciona uma maior atividade muscular nos glúteos do que o agachamento parcial ou até à paralela. Para trabalhar os glúteos ainda mais, coloque os pés mais afastados do que o normal.

Se você mantiver a espinha dorsal numa posição neutral enquanto agacha, irá reduzir imenso a tensão de cisalhamento aplicada nas suas vértebras. A sua espinha dorsal lida melhor com forças compressivas do que de cisalhamento.
A manutenção da postura mais reta possível, reduz ainda mais esta força, tal como o aumento da pressão intra-abdominal, que você pode criar ao prender a respiração enquanto agacha e olhando para a frente em vez de para baixo.

Agachar de forma rápida duplica a quantidade de tensão tangencial e de forças compressivas aplicada nos joelhos. De forma a evitar isso, tente realizar as suas repetições a uma velocidade reduzida e de forma controlada.

Evite a rotação exagerada dos pés para dentro ou para fora, uma vez que isso não torna o exercício mais eficiente e pode provocar movimentos indesejados nos joelhos.

O agachamento frontal produz significativamente menos compressão nos joelhos e stress na zona lombar em comparação com o agachamento clássico, e portanto é uma alternativa viável para aqueles que sofrem de vários problemas nos joelhos e nas costas.

A realização do agachamento quando se está fatigado pode piorar a forma técnica, e é provavelmente um fator que contribui para as lesões de curto e de longo prazo. Portanto seria mais indicado realizar este exercício (mais exigente em termos técnicos) no início dos treinos de pernas, do que no meio ou final.
Evite inclinar o tronco para a frente em demasia durante o agachamento. Se está a fazer isso, é porque provavelmente está a levantar cargas demasiado elevadas. Nesse caso será mais indicado moderar a carga até conseguir executar o exercício com a forma correta, pois a inclinação do tronco para a frente provoca um maior aumento da tensão na zona lombar.

Resumindo e concluindo, os investigadores concluíram que o agachamento “não compromete a estabilidade dos joelhos e pode melhorar a estabilidade se for executado da forma correta.” Para além disso, quaisquer riscos de lesão da espinha dorsal podem ser evitados ao minimizar a quantidade de forças de cisalhamento impostas na espinha.agachamento frontal.

Conclusão


De acordo com a National Strenght and COnditioning Research:

"Os agachamentos, quando realizados da forma correta e com a supervisão adequada, não só são seguros, como podem ter um efeito protetor significativo contra as lesões no joelho.
Por isso pode ficar descansado: desde que utilize a técnica adequada no agachamento, este exercício não irá colocar as suas costas ou joelhos em risco de lesão.
Como nota final, recomenda-se vivamente que realize o agachamento com barra livre em vez de na máquina Smith, uma vez que esta última impõe um padrão de movimento que não é natural, o que por sua vez poderá conduzir a lesões nos joelhos e nas costas.
Para além disso, várias investigações indicam que o agachamento na Smith Machine é significativamente menos eficiente do que o agachamento com barra livre."
MN