terça-feira, 14 de abril de 2015

Fitness - Spinning / Cycling


O spinning/Cycling é um exercício realizado numa bicicleta fixa, de grande intensidade e com variações constantes de ritmo e posições. É uma excelente solução para quem pretende resultados rápidos no emagrecimento, para ganhar condição física ou para quem gosta de exercícios muito intensos. Nos ginásios, os adeptos deste exercício não param de crescer.

Sendo um exercício de grande intensidade é muito importante confirmar, numa consulta com o seu médico, se não existem riscos para a sua saúde. Além disso, é também muito importante utilizar uma bicicleta própria para o spinning/cycling e ajustar a altura do assento em função do seu corpo para evitar lesões nos joelhos e nos quadris.

Benefícios do spinning

1. Durante a aula de spinning vai mudar de posição muitas vezes, assim como de velocidade e peso. Esta variação é o que faz deste exercício um grande queimador de calorias.
2. Numa aula de uma hora, dependendo da intensidade, as mulheres podem queimar cerca de 570 calorias e os homens 700 calorias, ou mais.
3. Após as primeiras aulas, vai começar a notar os músculos dos glúteos, pernas e abdominais mais fortes e tonificados.
4. Com a prática regular de spinning, melhoram os valores do colesterol, da pressão arterial e dos diabetes. Resultado: corre menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
5. Melhoria do sistema respiratório. Devido ao trabalho a que os pulmões são sujeitos durante as aulas vai sentir melhorias na respiração.

Dicas para melhorar a performance

1. Comece por regular o banco para a altura da sua anca. Tenha também atenção à distância que está do guiador, sendo que a distância não deve ser maior do que o comprimento do seu antebraço, com os dedos estendidos. Cumpra isto e estará livre de lesões.
2. Se usar equipamento de ciclismo, vai notar que o seu desempenho será melhor. As sapatilhas de ciclismo têm um sola mais dura, logo o seu pé está mais protegido e faz força nos sítios certos. E, claro, calções acolchoados são quase obrigatórios.
3. O truque para conseguir os melhores resultados com uma aula de spinning/cycling está na intensidade com que faz as aulas. Se não está a doer, se não está em esforço ou a transpirar, é porque está a fazer tudo errado.
4. Ainda que o spinning/cycling permita grandes resultados, se não dormir o número de horas recomendados nem seguir uma alimentação equilibrada, não vai conseguir alcançar os objetivos desejados.

Música da Semana - Craig David "Don´t Love No More"

Craig David (Southampton, 5 de maio de 1981) é um músico britânico. A sua mãe, Tina é uma judia norte-americana e o pai, George, de ascendência africana. O pai tocava baixo em uma banda de reggae e foi aí que começou a paixão pela música. Ele fica horas e horas vendo os ensaios do pai e aprendendo tudo o que podia.
Craig David começou na carreira musical bem cedo. Após ganhar um concurso de letras britânico, Craig passou a trabalhar em conjunto com Artful Dodger's Mark Hill, produzindo várias músicas como "I'm Ready", "Rewind", "Woman Trouble". Com o sucesso consagrado entre os DJs britânicos, C.D resolveu investir em si próprio. Escreveu várias músicas do seu primeiro CD "Born To Do It". Com apenas 19 anos, C.D era o artista britânico mais novo a ter um single número um nas paradas.

Nutrição - Benefícios do Café

Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.
Por volta do século XVI, os sábios sufistas do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Quando, no início do século XVII, o café começa a ser difundido na Europa, é quase considerado um medicamento.
A cafeína, descoberta em princípios do século IX na Alemanha pelo jovem médico Ferdinand Runge, num encontro com Johann Wolfgang Goethe, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudar nas dietas.
Alguns estudos sugerem que uma chávena de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.
Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson.
O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.
A preparação do café expresso combina sabor acentuado com menor teor de cafeína.
Entre os blends, os que são 100% Arábica têm um teor médio de cafeína em torno de 1,3%, ao passo que o café Robusta tem quase o dobro.

Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Aliás, e desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.
  1. Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193,000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.
  2. Um copo de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel, o que significa que o seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.
  3. Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o facto de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais que bebiam 4 ou mais chávenas de café por dia tinham menos 53% de probabilidades de desenvolver uma doença cardíaca.
  4. O café contém magnésio, o que permite que as células do organismo se tornam mais sensíveis à insulina. O resultado? Uma maior sensibilidade à insulina significa manter os níveis de energia e de glicose no sangue saudáveis e equilibrados.
  5. Sabia que uma caneca de café tem mais antioxidantes do que uma porção de mirtilos? Os antioxidantes são responsáveis por um sem número de benefícios saudáveis, incluindo o atrasar do processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida. Para além disso, o poder anti-inflamatório dos antioxidantes é extremamente eficaz, o que se revela crucial na luta contra doenças cardíacas e diabetes.
  6. Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de vir a desenvolver doenças como pedra nos rins, cirrose, Parkinson’s, cancro no fígado, próstata e cólon.
  7. Para além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, o café acelera o metabolismo o que, por sua vez, ajuda a queimar gordura e calorias indesejadas.
  8. O consumo diário e moderado de café pode ajudar a melhorar o estado de espírito e ainda combater a depressão. Em muitos casos, tomar um café também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, aumentar os níveis de concentração e a memória. Adicionalmente, já foi ligado à demência, ou seja, o consumo de café reduz em cerca de 65% o risco de desenvolver esta doença psicológica.
  9. Vários estudos apontam para o facto do consumo moderado de café ser eficaz no controle da asma – basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.
  10. Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.
  11. O café tem ainda uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações, uma vez que alivia os tubos bronquiais e acelera a recuperação.
  12. A cafeína presente no café é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Para além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes sucedem ao exercício físico em cerca de 48%.

14 de Abril - Dia Internacional do Café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo.
Em Portugal, o café é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.
Se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", o café não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan, para que as pessoas adicionassem o açúcar ao café. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.
Os portugueses são dos europeus que consomem menos café (ao contrário do que muitos pensam). Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.

Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. O excesso de café pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Filme da Semana - Uma Vida ao Teu Lado ("The Longest Ride")

A recomendação desta semana recai na história de amor entre Luke, um antigo campeão de Rodeio desejoso de voltar à arena, e Sophia, uma estudante universitária que está prestes a embarcar num
emprego de sonho no mundo das artes em Nova Iorque.
Com caminhos e ideais opostos a testar a sua relação, Sophia e Luke cruzam-se inesperadamente com Ira, cujas memórias e o seu próprio romance de longa data com a já falecida mulher vão inspirar profundamente o jovem casal

Um drama fabuloso, que conta com a nota de 6.8 no imdb.


Nutrição - Sementes de chia

Sementes de chia

São consideradas um alimento funcional dadas as suas características nutricionais.
O efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água), devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem quer emagrecer, uma vez que provoca a sensação de saciedade.

Propriedades nutricionais:

-As sementes de chia são uma das fontes mais ricas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) de ómega 3;
-Têm cinco vezes mais cálcio do que o leite de vaca;
-100 gramas de sementes de chia podem conter 200 mg de magnésio, a mesma quantidade que 3 nozes ou 1,6 kg de brócolos;
-100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo necessários para um adulto numa dieta de 2.000 quilocalorias/dia;
-15% da composição da chia é proteica. Apenas 28 gramas de chia fornecem 9% da proteína que um adulto necessita;
-A alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e da boa digestão;
-A presença de flavonoides e em menor quantidade, os ácidos cafeíco e clorogénico presentes fornecem à chia propriedades antioxidantes.

Pode incluir a chia nas suas receitas adicionando ao pão, risotos, saladas de frutas, sumos naturais de fruta, batidos, etc.
Por isso já sabe inclua este super alimento na sua dieta, mas com moderação, não se esqueça de que 100 gramas de sementes de chia fornecem 458 quilocalorias.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Saúde - Elixires e as suas diferenças

Existem realmente diferenças entre os elixires?

Claro que sim, nem todos são iguais. E não é só o sabor ou a embalagem que mudam. Além da frescura que proporcionam, alguns são verdadeiros dentistas. Analisámos alguns produtos no mercado e escolhemos os que melhor tratam diversos problemas dentais, todos sem álcool. O álcool seca a boca e pode queimar o tecido das gengivas. Compre o que comprar, não se esqueça de que são um complemento e que não servem para saltar a escova ou o fio dentário.

Proteção anticáries

Um elixir que contenha fluoreto de sódio mata os germes e protege os dentes dos ácidos. É bastante habitual que as crianças o utilizem para evitar a formação de cáries. Experimente o elixir anticáries ACT com fluoreto.

Saúde gengival

O cloreto de cetilpiridínio extermina os germes e aquela inflamação das gengivas que teima em não passar. Experimente o elixir Colgate Total Pro Gengivas Saudáveis.

Contra a boca seca

Tem sempre a boca incrivelmente seca? Isso acontece porque produz xerostimía e é propenso a sofrer de cáries e mau hálito. Bocheche com Biotene e tire essa sensação da sua boca. À venda em farmácias.

Branqueador

Um elixir com efeito branqueador evita que surjam manchas entre uma limpeza oral e a seguinte. Use um que contenha 2% de peróxido, como o Colgate Max White One.

Limpeza orgânica

Se é fã do orgânico, experimente Coldstream Natural. Este elixir orgânico certificado tem antioxidantes que combatem os radicais livres e bicarbonato de sódio, que neutraliza os ácidos e elimina a placa bacteriana.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Música da Semana - Taylor Swift "Blank Space"

Taylor Alison Swift (Reading, 13 de dezembro de 1989), mais conhecida por Taylor Swift, é uma cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, atriz e modelo norte-americana.
O seu álbum de estreia chamado Taylor Swift foi lançado em novembro de 2006 e vendeu cinco milhões de cópias nos Estados Unidos, onde foi certificado cinco vezes platina. Os cinco singles do álbum foram top 10 nos charts country e top 40 no Hot 100 da Billboard. Em 2007, ela recebeu o prêmio Horizon Award (Revelação) no CMA Awards. Em 11 de novembro de 2008, lançou o seu segundo álbum, "Fearless", que ficou em primeiro lugar na Billboard 200 durante onze semanas consecutivas e foi o disco mais vendido nos Estados Unidos em 2009, tendo vendido um total de sete milhões de cópias, sendo seis milhões delas nos Estados Unidos e atualmente está na lista de recordistas de vendas de discos da história do país segundo o ranking da RIAA.


Musculação - TRX

O TRX (Total Body Resistence Exercise) é uma boa opção para quem busca melhorar a sua condição física e resistência muscular. É um treino completo em suspensão, que, de uma forma geral, faz uso do peso corporal, permitindo a execução de centenas de exercícios.

A modalidade nasceu da necessidade dos SEAL, força de operações especiais da marinha norte-americana, de terem um utensílio que lhes permitisse manter a sua forma física quando estavam em alto mar.

Grande Vantagem: trabalha muito a musculatura alvo e do core.

É composto por duas tiras flexíveis, que podem ser penduradas onde quiser. Pode levar o TRX para o ar livre e treinar com o aparelho preso a um ramo de árvore. Alguns Kits de TRX vêm com acessórios para pendurar em casa. É totalmente portátil e fácil de colocar.

O trabalho muscular é sem dúvida uma das mais valias do TRX, que permite vários exercícios de braços, ombros, costas, pernas, coxas e muito mais. Muito útil para quem busca definição e não tem tempo para malhar na academia.
 O equilíbrio e a postura ganham muito com os exercícios no TRX.

Você é obrigado a manter uma postura para fazer os exercícios corretamente. É um treino feito com o peso do próprio corpo, parcialmente suspenso em um único ponto de ancoragem onde o centro de gravidade se move com frequência, obrigando o corpo a encontrar o seu centro de equilíbrio.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física.


Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como:
- evita o excesso de peso e a obesidade, 
- previne o aparecimento de doenças,
- reduz a tensão arterial,
- melhora a auto estima,
- reduz o stress,
- contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.


Seja sozinho ou acompanhado, o importante neste dia,e restantes, é mesmo fazer exercício.

terça-feira, 31 de março de 2015

Saúde - Viver Mais e Melhor

Quando se fala de doenças sexualmente transmissíveis, preocupa-se em usar preservativo? Espero bem que sim.
Quando o tema é o cancro da pele, coloca protetor solar? Também.
E quando a temática é o coração? O que tem feito para o manter blindado contra os perigos que o rodeiam? Está na hora de assumir o controlo e defender o seu bem mais precioso. Independentemente da sua resposta, o mais importante é pôr em prática as dicas que se seguem…

Diminua o sal e utilize temperos



Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association constatou que os homens acima do peso que mantêm um elevado consumo de sódio tornam-se 61% mais propensos a morrer de doença cardíaca. E como a maior parte do sódio que ingerimos provém do cloreto de sódio, o sal de cozinha, cabe-lhe a si optar por outros temperos, como as ervas aromáticas.

Não pule a cerca

O sexo casual extraconjugal aumenta o risco de ter um ataque cardíaco. Médicos do hospital St. Thomas, em Londres, comprovaram que 75% dos casos de morte súbita durante o sexo envolviam homens que não estavam com a própria mulher. E o risco de morte foi ainda maior nos homens que mantinham casos com mulheres muito mais jovens. Por sua vez, os médicos não constataram nenhum risco de ataques cardíacos nas relações duradouras.

Vá ao ginásio

Investigadores da Universidade de Harvard (EUA) constataram que fazer musculação durante 30 minutos por semana é suficiente para reduzir em 23% os riscos das doenças do coração.

Não coma tudo de uma só vez

Uma pesquisa publicada no British Medical Journal comprovou que as pessoas que comem seis ou mais pequenas refeições ao longo do dia apresentam níveis de colesterol 5% menores do que aquelas que comem uma ou duas grandes refeições. Por si só, esta pequena mudança já é suficiente para diminuir o risco de doenças do coração entre 10% a 20%.

Coma peixe

Os óleos gordos Ómega-3, presentes no atum, no salmão e na sardinha, por exemplo, ajudam a fortalecer o seu músculo cardíaco, a baixar a pressão arterial e a impedir a formação de coágulos, além de reduzirem o risco de inflamações potencialmente letais ao organismo.

Sorria mais

Cientistas de Harvard registaram dez anos a atividade de 1.300 homens saudáveis. Concluíram que os indivíduos que apresentavam uma atitude mais positiva ao longo da pesquisa registaram menos 50% de probabilidades de sofrerem de problemas cardíacos do que os restantes homens com atitudes mais negativas.

sexta-feira, 20 de março de 2015

20 de março - Dia Internacional da Felicidade

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado a 20 de março.
Este dia visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este fato é fundamental para o bem estar das nações.
Em 2013 comemorou-se pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a "Felicidade Nacional Bruta" em vez do Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2012, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental.

Por isso...SEJAM FELIZES !!!!!!!


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filme da Semana - "Amigo do Peito" ( The Wedding Ringer ou Padrinhos Lda)

Doug Harris é um adorável noivo, mas socialmente desajeitado: ele não tem padrinho. A menos de duas semanas de se casar com a mulher dos seus sonhos, Doug pede ajuda a Jimmy Callahan, proprietário e CEO da Best Man Inc., uma empresa que fornece padrinhos a indivíduos com essa necessidade especial. O que se segue é uma hilariante charada de casamento. Doug e o seu falso padrinho, que travam conhecimento por causa da cerimônia, acabam por se tornar melhores amigos.
Ofilme é uma comédia / romance que conta com a nota de 6.9 no imdb. Um filme soft para se ver...

Musculação - 20 Equipamentos de Treino Pouco Conhecidos

Pode-se afirmar que a prática de musculação ou de treinos com pesos existe desde o tempo da Grécia antiga, mas foi durante as últimas décadas que a prática de treinar com pesos se tornou progressivamente mais popular em todo o mundo como forma de melhorar a saúde, as capacidades físicas e a aparência física.
Ao longo das últimas décadas também foram surgindo vários tipos de equipamento de treino. Alguns ganharam bastante popularidades e são hoje bastante conhecidos e usados, enquanto outros que surgiram nunca obtiveram o reconhecimento que mereciam e foram caindo no esquecimento.
Ao longo deste artigo, ficará a conhecer algumas dessas peças de equipamento de treino que surgiram há várias décadas atrás, mas que depois foram relegadas ao esquecimento ou que foram perdendo popularidades nos últimos anos.

Harvey Maxime Bar


No final dos anos 40, Harvey Roosevelt desenvolveu um equipamento de treino único que permitia a realização de exercícios pesados com barra, com extrema segurança, sem a necessidade de supervisão por parte de um companheiro de treino.
A principal vantagem da Harvey Maxim Bar em relação a uma barra convencional, é que neste equipamento distância entre o chão e as bolachas/discos é muito, muito menor do que com uma barra convencional ao realizar os mesmos movimentos.
Devido a isso, irá sentir menos receios, inibições e poderá concentrar-se mais em levantar cargas elevadas. Para além disso, também poderá prescindir da supervisão de um companheiro de treino.
Outra vantagem deste equipamento é que não necessita de um suporte ao realizar exercícios como o agachamento, ao contrário do que acontece com uma barra normal.

Weight Release-Bench Press Tool


Como pode ver nas ilustrações , este equipamento de treino permite retirar peso à barra de forma extremamente rápida, sem a necessidade de um companheiro de treino e também praticamente sem qualquer perda de tempo.
Esta peça de equipamento pode ser útil para quando se pretende levantar cargas mais pesadas que o normal, ou ao realizar drop-sets sem assistência no exercício supino com barra.
Aqui o atleta também poderá ficar mais descansado ao saber que uma boa parte da carga estará sempre a poucos centímetros de distância do chão e que a poderá libertar assim que descer a barra o suficiente.

Hanging rings


Esta peça de equipamento permite realizar os exercícios flexões de tronco e crucifixo para peitoral (Ring flyes).
Devido ao fato de aumentar a instabilidade, este tipo de acessórios de treino permitem trabalhar o peitoral com maior intensidade ao realizar exercícios como as flexões de tronco, do que quando estes são realizados no chão.
Estes dois exercícios, quando nos “hanging rings”, são de execução técnica bastante difícil e requerem um bom nível de forma física, mas também são bastante eficientes a trabalhar e a estimular o peitoral.
Estes são exercícios que eram realizados com maior frequência na era dourada do culturismo, sendo que existem fotografias de Larry Scott a realizar este exercício.
O próprio afirmou que o exercício hanging ring flyes, foi o que mais o ajudou a  desenvolver o seu peitoral, um grupo muscular que Larry Scott teve algumas dificuldades em hipertrofiar.
Um alternativa a estes “chain rings”, seria a realização das flexões e do crucifixo com o sistema TRX, uma peça de equipamento mais recente, que também tem a vantagem de permitir ajustar a altura das pegas.

Hip belt


O hip belt (cinturão lastrado) é um acessório que já conta com várias décadas de existência, e foi criado a pensar naqueles que têm problemas lombares que impedem a execução de exercícios como o agachamento clássico com barra.
Ao usar esta peça de equipamento, a carga e portanto o centro de gravidade, irá estar muito mais abaixo do que acontece com o exercício agachamento clássico com barra.
Também não espere conseguir levantar cargas muito elevadas neste exercício, uma vez que até os indivíduos mais fortes vêem-se obrigados a reduzir as cargas de forma significativa ao realizar este tipo de agachamento.

V bar parallel dips


As barras paralelas são uma peça de equipamento de treino obrigatório em qualquer ginásio de musculação digno desse nome, e verdade seja dita, está presente na maioria deles.
Mas o que raramente se vê são estas barras paralelas em forma de V, que tanto permitem realizar fundos para tríceps usando um agarre mais junto e próximo do vértice, como também permitem a execução do exercício fundos para peitoral, usando um agarre mais afastado do vértice.
A verdade é que é bastante difícil realizar o exercício fundos para peitoral, que exige um agarre mais afastado, na maioria das barras paralelas, que devido à sua largura mais estreita, são mais indicadas para a realização do exercício fundos para tríceps.

Power twister


Tal como acontece com outras peças de equipamento de treino, também esta perdeu a popularidade que teve há várias décadas atrás.
Hoje em dia é quase uma peça de museu, mas ainda continua a ser um acessório de treino interessante, que permite trabalhar o peitoral a partir de um ângulo diferente.
Infelizmente o power twister não permite qualquer tipo de ajuste em termos de dificuldade de treino, e a única forma de progredir neste exercício é realizar um número cada vez maior de repetições ou tentar torcer dois “power twister” ao mesmo tempo.
Outra coisa que se pode fazer, é usar este equipamento como técnica de pós-exaustão, ou seja imediatamente após uma série de um qualquer exercício de peitoral, como o supino, fundos, flexões de tronco, peck deck, etc… Nessas alturas, o peitoral já estará suficientemente fatigado para que o uso do power twister possa ser eficiente.

kneeling triceps extension bench


Este é o tipo de equipamento que infelizmente se encontra praticamente ausente das salas de musculação, e é uma pena, pois este tipo de banco permite realizar o exercício kneeling triceps extension de forma mais confortável,
Este exercício é extremamente eficaz no sentido de isolar e trabalhar os tríceps com grande intensidade e nos anos 60 foi considerado um excelente movimento para adicionar massa muscular à cabeça longa dos tríceps.
Este exercício, que era um dos favoritos de Larry Scott, também pode ser realizado num banco plano, e também colocando dois bancos próximos um do outro, com um pequeno espaço entre eles que permita  apoiar a parte superior dos braços e colocar a cabeça um pouco abaixo do nível dos braços. Mas infelizmente nem todos os ginásios têm dois bancos com a mesma altura para se poder fazer isso.
Este exercício permite realmente isolar e sobretudo alongar os tríceps ao máximo, especialmente a cabeça longa, que também é a maior dos três músculos que compõem o tríceps e a que tem maior potencial de crescimento.
Este é sem dúvida alguma um dos melhores exercícios de tríceps que existe e se o experimentar irá sentir os tríceps a trabalhar e a “arder” como não sentia há muito tempo.

Reeves hack squat belt


O agachamento hack com barra (barbell hack squat) é um dos melhores exercícios que existe para trabalhar os músculos quadríceps, mas não é de execução muito fácil nem cômoda, e a maioria das pessoas têm dificuldades em manter a barra numa posição em que esta não bata nas pernas e nos glúteos à medida que se sobe e desce.
Este acessório resolve este problema ao permitir que a barra permaneça numa posição fixa, um pouco acima dos glúteos, ao longo de todo o movimento, o que por sua vez também permite que nos concentremos mais em sentir e trabalhar os quadríceps do que em controlar e manter a barra na melhor posição possível.

Rosca direta com acessorio Arm Blaster


Foi Arnold Schwarzenegger quem popularizou este acessório de treino, numa foto que revela um desenvolvimento muscular incrível, especialmente nos seus bíceps.
O arm blaster funciona maravilhosamente bem no sentido de isolar os bíceps e de dificultar o recurso à batota, que roubaria tensão aos bíceps durante a execução da rosca direta com barra.
Este acessório é excelente para ensinar e “obrigar” os praticantes de musculação a realizar o exercício rosca direta com barra com a técnica adequada, e o que também acontece na maioria dos casos é que estes também se vêm obrigados a reduzir o peso que usam neste exercício, pois torna-se necessário reduzir as cargas quando não podemos recorrer ao efeito rebote.
Infelizmente este acessório nunca chegou a ser muito popular nos ginásios e são muito poucos aqueles que o têm à disposição do seu público.

Shoulder horn


Esta peça de equipamento de treino foi concebida de forma a se poder realizar exercícios específicos para os músculos da coifa dos rotadores com o mínimo de batota ou impulso impossível.
Este acessório dificulta o aproveitamento do efeito rebote durante a execução deste movimento, e obriga o seu utilizador a executar o exercício com uma forma técnica impecável, o que por sua vez poderá permitir um maior foco nos músculos que se pretende trabalhar.
Infelizmente não se dá a devida importância aos músculos da coifa dos rotadores. Na verdade o seu fortalecimento é essencial para manutenção da saúde das articulações dos ombros.

Sting ray pads


O agachamento frontal é um exercício que tem vindo a ganhar popularidade entre os praticantes de musculação, sobretudo por proporcionar um estímulo idêntico ao agachamento clássico, mas colocando uma menor tensão e stress na zona lombar.
Mas este exercício é de execução técnica um pouco complexa e nem todos conseguem realizar o agachamento frontal de forma fluída e confortável, até porque a barra fica apoiada entre o esterno e o pescoço. O que convenhamos, não é o melhor local do corpo onde colocar peso/pressão.
Ora este acessório permite realizar o exercício agachamento frontal com um maior conforto, estabilidade e menos dores ao permitir que a barra repouse na parte frontal dos deltoides.
Se realiza o exercício agachamento frontal com frequência, e gostaria de ser capaz de o realizar de forma mais confortável, então este acessório é para si.

Zercher Harness


Esta peça de equipamento de treino surgiu no mercado há poucos anos, mas infelizmente nunca obteve a popularidade e o destaque que merecia.
O Zercher Harness permite realizar vários tipos de agachamento como o agachamento frontal e o agachamento zercher com um elevado nível de conforto.
Tal como acontece um pouco com o agachamento frontal, o agachamento zercher também é de execução técnica um pouco difícil, é desconfortável e até mesmo doloroso. Mas com este equipamento de treino, deixa de ter desculpas para evitar realizar estes dois exercícios.

The Magic Circle


Durante os anos 60, a empresa Body Culture Equipment Co do Nebraska, E.U.A, produziu um equipamento para agachamento um pouco estranho chamado “The Magic Circle“.
A ideia era descer o centro de gravidade do peso da parte superior das costas, tal como acontece no agachamento clássico, para a altura da cintura. Este equipamento repousava em dois cavaletes, dava-se um passo por debaixo dele, ajoelhava-se, em seguida, ajustava-se as alças nos ombros.
Uma vez que as alças já estivessem bem ajustadas, o indivíduo levantava-se e começava a agachar. As mãos poderiam agarrar o círculo ou também podiam ser usadas para ajudar a agachar nas últimas repetições, colocando-as nos joelhos e empurrando para cima, quase como numa repetição forçada.
Esta peça de equipamento retirava uma boa parte da tensão da zona lombar que ocorre com o agachamento clássico e também seria muito mais fácil de controlar.

Moore´s Leg Blaster


Este equipamento de treino foi originalmente inventado por Jim Moore e mais tarde veio a ser conhecido por Moore’s Leg Blaster e ainda depois por Zane Leg Blaster. Foi produzido pela primeira vez nos anos 60 com a mesma ideia do equipamento Magic Circle, e a intenção era tornar o agachamento mais confortável e seguro.
No entanto, este equipamento era muito mais compacto do que o Magic circle e também tinha um aspeto muito mais atraente.
Também se podia adquirir um suporte como extra. Este suporte permitia pousar, carregar o equipamento com bolachas/discos, segurar-se em duas barras e inclinar-se para trás à medida que agachava de forma a manter os tornozelos no chão e os joelhos numa posição melhor.

Frank Zane Leg Blaster


Frank Zane o campeão de fisiculturismo dos anos 60, 70 e 80, adquiriu os direitos do equipamento que pode ver mais acima, o Moore’s Leg Blaster, aperfeiçoou-o e deu-lhe o nome de Frank Zane Leg Blaster.
Este equipamento ainda é vendido nos dias de hoje e funciona basicamente da mesma forma que o Moore’s Leg Blaster, sendo que o objetivo aqui também é diminuir a tensão na zona lombar e facilitar a execução do agachamento.

Safety squat bar


Apesar de parecer uma invenção recente, na verdade esta peça de equipamento existe desde 1984 e foi criada por Jessie Oalgland e é realmente uma pena que não se tenha tornado mais popular.
A Safety squat bar é mais usada por powerlifters e também por vários fisiculturistas. Mas de uma forma geral, é bastante raro encontrar este peça de equipamento exceto em alguns poucos ginásios de powerlifting.
A sua principal vantagem em relação ao agachamento clássico, é permitir permanecer numa posição mais reta ao longo de todo movimento, uma vez que os discos de peso e consequentemente o centro de gravidade, encontram-se mais à frente do que aconteceria com o agachamento clássico realizado com uma barra reta.
Desta forma, e tal como acontece com outros equipamentos de treino que incluí neste artigo, consegue-se reduzir a tensão na zona lombar, o que é excelente para quem problemas lombares como hérnias discais. Em muito semelhante às Multipowers ou Smith Machines que encontramos nos ginásios atuais.

Abs wheel


Infelizmente poucos ginásios têm este acessório que permite realizar dos melhores exercícios de abdominais que existem. Já foi muito popular há várias décadas atrás, especialmente nos EUA, mas o seu uso e o número de vendas tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos.
Note que o exercício que esta peça de equipamento permite realizar, o abdominal na roda, é um dos exercícios para abdominais mais difícil de realizar e ao mesmo tempo um dos mais eficiente para trabalhar este grupo muscular. Felizmente possuo este aparelho em vários dos ginásios em que trabalho, apesar de poder ser substituído por outros aparelhos, tipo halteres, barras, fitballs ou mesmo pelo TRX, entre outros.

Hanging ab straps


Os hanging ab straps são mais uma daquelas peças de equipamento que até já foram bastante populares e conhecidas, mas que hoje em dia raramente se vêm a ser publicitadas ou vendidas, sendo bastante difícil encontrar lojas que o tenham à venda.

Esta peça de equipamento é específica para a execução dos exercícios flexão do quadril suspenso em barra fixa, e a sua principal vantagem (e objetivo) é retirar parte da tensão dos braços e focar o trabalho diretamente no core, para ajudar a fortalecer e a desenvolver os seus músculos abdominais.
Uma alternativa a este equipamento, seria a utilização de weightlifting hooks, que também permite que nos mantenhamos na posição adequada para realizar o exercício flexão do quadril de forma a esgotar os músculos abdominais antes que os antebraços atinjam a falha muscular.

Corda de saltar


Este ainda é um dos melhores exercícios aeróbicos que se pode realizar e existem várias formas de o fazer. O salto à corda formava parte obrigatória dos programas de treino dos lutadores de boxe e de outros atletas, mas o seu uso tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos e já praticamente ninguém o realiza nos ginásios.
No entanto, este é um excelente exercício que pode ser muito útil, especialmente para aqueles que treinam em casa e que não têm acesso máquinas de cárdio, ou que treinam em espaços exteriores e necessitam de realizar o devido aquecimento antes de um treino pesado com halteres, barras ou exercícios calisténicos.
Este acessório de treino é bastante barato e permiti-lhe realizar um excelente exercício cardiovascular em praticamente qualquer local, eliminando assim praticamente qualquer desculpa que você possa ter para não realizar um bom treino de cárdio de vez em quando. Felizmente é mais um dos aparelhos que possuo, quer em casa, quer nos vários ginásios onde trabalho, sendo que o uso com bastante regularidade, nas aulas de grupo e mesmo em aulas de CrossFit.

 Bandas elásticas fitness


Aqui temos mais um equipamento de treino que já foi bastante mais popular, mas que nos dias de hoje é cada vez menos utilizado.
Esta peça de equipamento é bastante leve, ocupa pouco espaço e é fácil de transportar. É uma forma bastante fácil de se poder realizar vários exercícios mesmo quando estamos em viagem ou sem acesso a um ginásio.
Os fisiculturistas também usam bastante estas “resistance bands” para aquecerem e congestionarem grupos musculares como os bíceps e deltoides pouco antes de se apresentarem no palco. Especialmente quando não têm acesso a outros equipamentos como barras e halteres.
É possível realizar um grande número de exercícios com as bandas elásticas, como a rosca direta, elevação frontal, elevação lateral, elevação posterior, remada, agachamento, levantamento terra a pernas retas, etc.
Também é possível aumentar ou diminuir a resistência nos exercícios aumentando ou diminuindo o número de bandas elásticas ou molas, e ainda usando bandas mais curtas e/ou mais resistentes. Desta forma também é possível aplicar o princípio da sobrecarga progressiva ao usar este tipo de equipamento. Mais um aparelho que não falta no meu "ginásio caseiro", nos meus Personal Trainers outdoor e em alguns dos ginásios onde trabalho.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fitness - Gravidez e Ciclismo


Quando uma mulher fica grávida, ela tem muitas decisões importantes para fazer. Dentre elas, está a rotina de exercícios físicos. Uma mulher grávida deve continuar o seu programa de exercícios ou precisa necessariamente procurar um treino alternativo? Quanto exercício ela pode fazer? É realmente necessário reduzir a intensidade? Isso pode prejudicar o bebê?

Uma simples visita ao obstetra no início da gravidez costuma sanar boa parte das dúvidas, mas também faz com que todas as mulheres fiquem conscientes do perigo de se envolver em qualquer atividade que possa resultar em trauma abdominal, ainda que leve. Todo mundo quer o melhor para a futura mãe e seu bebê.

Mas afinal de contas, o que é o melhor?

Ao longo dos últimos anos, muitas mulheres têm permanecido fisicamente ativas até o dia do parto. Mary Jane Reoch, uma ciclista profissional de renome mundial, engravidou aos 35 anos, e pedalou desde a concepção até o parto. Ela chegou inclusive a participar de uma prova de ciclismo, durante seu quinto mês de gravidez.
Embora tenha sido fortemente criticada por estar "magoado o bebê", os médicos de Mary Jane deram total suporte ao seu programa de exercícios. Ela permaneceu ativa literalmente até o final: ela realmente montou na sua bicicleta, e pedalou 10 quilômetros até a sala de parto, onde deu à luz uma menininha de 5kg, extremamente saudável.
"E se eu cair?", costuma ser o principal medo da mãe comum, fisicamente ativa, mas com uma resistência bem diferente da de uma atleta internacional. O pensamento mais comum é: "Eu não quero me arriscar, mas também não quero ficar em casa deitada no sofá. E agora?".

Quando as perguntas se multiplicam, surgem milhares de conselhos bem-intencionados, mas que acabam por deixar a mulher ainda mais insegura. Falando de forma bem objetiva, mulheres grávidas saudáveis precisam de pelo menos 30 minutos diários de atividade física moderada, de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM).

Uma vez que você visitou o seu médico, e verificou que está numa gravidez saudável, não há motivos para parar de pedalar. Porém, não se esqueça de manter seus equipamentos de segurança sempre em dia e bem cuidados.
Vai ser natural que você sinta um instinto de querer preservar sempre a sua região abdominal, então proteja bem seus braços e pernas. São eles que vão entrar em ação, caso você precise fazer algum movimento mais rápido para se proteger.
Prefira calças na sua numeração correta ou um número maior, para que não prendam a circulação, nem limitem os movimentos, e não abra mão de joelheiras e cotoveleiras.

Bicicleta Tunada



Monte na sua bike com pneus largos, buscando proporcionar maior estabilidade durante a pedalada, e também na hora de subir e descer. Grávidas precisam de atenção redobrada na hora de subir ou descer da bicicleta. Com a mudança de peso corporal, é normal que a futura mãe sinta dificuldades de se equilibrar.

Percursos Tranquilos


Com pneus maiores, fica mais difícil pedalar em terrenos acidentados ou em grupo, visto que você fica mais lento e pode acabar ficando para trás. Trilhas e corridas de aventura podem esperar alguns meses, em prol da sua segurança. Prefira ciclovias largas e passeios em grupos de ciclistas "mais lentos".

Respeite seu próprio limite


Não há um limite saudável para a intensidade dos treinos de grávidas. Embora existam alguns estudos na área, é arriscado e antiético pedir a uma grávida que participe de um estudo de 9 meses sobre o impacto de um exercício repetido à exaustão, sobre o seu corpo e o do bebê. Diante dessa incerteza, fica o apelo ao bom-senso. Observe o seu corpo e respeite seus próprios limites. E não deixe de procurar acompanhamento médico.

Mulheres que continuaram


Blaine Bradley Limberg é um ótimo exemplo de grávida que manteve o ritmo das atividades físicas. Depois de consultar a sua equipa, que incluía parteiras, um ginecologista-obstetra, e alguns outros médicos, a atleta decidiu ir em frente com o treino e completou uma prova de resistência quando estava com três meses e meio de gravidez.
Entre os principais benefícios de manter as atividades físicas moderadas durante a gravidez, estão o maior controle do ganho de peso, menos inchaço, menos fadiga, e, possivelmente, um trabalho de parto mais curto e menos dolorido. Este último ponto aplica-se principalmente para mulheres que já praticavam atividades físicas regulares antes de engravidar.

Mulheres grávidas de dois ou mais bebês, ou em casos de gravidez de risco, precisam de atenção especial e devem consultar um médico antes de iniciar quaisquer atividades. Cada organismo possui suas próprias características e limitações, e em alguns casos é realmente necessário evitar o exercício por completo.

Se você está em uma gravidez saudável, isso não elimina a necessidade da visita ao médico.