domingo, 28 de dezembro de 2014

Musculação - 11 Variações da Rosca Direta (Biceps)

Está farto de realizar sempre o mesmo exercício rosca direta com barra para os bíceps? Está cansado de realizar este exercício na sua forma clássica?
O exercício rosca com barra é considerado por muitos o melhor exercício para adicionar força e massa muscular aos bíceps, mas é também um dos exercícios em que mais se recorre à batota de forma a se poder levantar cargas mais elevadas do que seria necessário ou recomendável.
A verdade é que existe um bom número de variações deste exercício que permite manter o interesse vivo e os seus treinos mais interessantes, mesmo quando não existe muita variedade em termos de máquinas e equipamento de treino para trabalhar os bíceps.

Aqui fica uma lista de movimentos baseados no exercício rosca direta com barra:

Rosca direta perfeita de Vince Gironda

Este continua a ser um exercício bastante desconhecido e raramente se vê a ser realizado nos ginásios. Convenhamos que também é de execução técnica bastante complexa e irá sentir-se estranho ao realizá-lo.
Mas assim que lhe apanhar o jeito, irá sentir os bíceps a alongarem e a trabalharem como nunca os sentiu antes. Para além disso, o ardor e a congestão muscular são incríveis.
Quando executado com a técnica adequada, este exercício torna-se bastante doloroso, e isso deve-se sobretudo ao fato de ser quase impossível fazer batota nele.

Rosca direta de arraste (Drag Curl)

Neste tipo de rosca direta, a barra desloca-se (sobe e desce) sempre muito perto do corpo, quase como se a estivesse a arrastar, e os cotovelos também se movem ao longo do percurso da barra.
O Drag Curl é uma variação única e de execução algo difícil. Este era um dos exercícios favoritos de Vince Gironda,  que é considerado por muitos o melhor treinador de fisiculturismo de sempre.
Este exercício requer algum tempo de habituação, de prática e de paciência até se poder obter o máximo proveito dele. Irá obrigatoriamente ter que começar por levantar cargas mais ligeiras e nesta variação nunca irá conseguir levantar as mesmas cargas que na rosca direta com barra clássica.
Aconselha-se vivamente a resistir à tentação de levantar pesos acima das suas possibilidades e a recorrer ao efeito rebote para subir a barra.

Rosca direta de arraste estilo DoggCrapp

Se a variação drag curl é bastante desconhecida, então é muito provável que nunca tenha visto ou ouvido falar desta outra variação, mas é de execução bastante simples.

Aqui só tem que subir a barra como se estivesse a realizar o exercício clássico rosca direta com barra; mas ao descer, irá tentar manter a barra sempre junto do corpo. Portanto na fase concêntrica realiza o exercício clássico e na parte excêntrica executa o drag curl.
A principal vantagem desta variação em relação ao exercício drag curl, está no fato de se conseguir levantar cargas mais elevadas e assim realizar uma fase excêntrica mais intensa e pesada do que seria possível no exercício drag curl clássico.

Rosca direta com acessório arm blaster

Basicamente o que o acessório arm blaster faz é obrigar-nos a realizar o exercício rosca com barra com uma forma técnica perfeita, sem batota e sem efeito rebote.
Aqui ficamos com os cotovelos fixos ao acessório e com os braços juntos ao tronco durante todo o movimento de subida e de descida da barra, o que diminui em muito a possibilidades de se poder recorrer à batota ou efeito rebote para subir a barra.
Este foi um dos acessórios de treino favoritos de Arnold quando este começou a focar-se mais na forma técnica dos exercícios. Se tiver acesso a um “Arm Blaster”, não deixe de experimentar esta variação.

Rosca direta com barra estrita ou encostado à parede

A única diferença entre esta variação do exercício e a sua forma clássica, é que nesta as suas costas, a parte posterior dos deltoides, a parte superior dos braços e a cabeça irão permanecer encostados e em contato com a parede durante toda a execução do exercício.
Isto irá garantir que realiza o exercício com uma forma técnica perfeita ou quase perfeita. Um pouco à semelhança do que acontece com a rosca direta com acessório arm blaster.
É muito provável que nesta variação tenha que reduzir o peso que costuma levantar no exercício rosca direta com barra normal, isto porque irá ser quase impossível realizar o movimento com batota ou efeito rebote.

Rosca direta com barra pegada fechada

A utilização de um agarre mais próximo neste exercício, irá colocar uma maior ênfase no músculo braquial ao mesmo tempo que reduz a ativação do músculo bíceps braquial.
Esta pode ser uma excelente forma de adicionar variedade aos seus treinos de bíceps ao mesmo tempo que promove um desenvolvimento mais completo dos braços.

Rosca direta com barra pegada aberta

É possível concentrar mais o trabalho na cabeça longa do bíceps braquial usando um agarre mais afastado neste exercício clássico.
Tal como acontece com as outras variações do exercício rosca direta com barra, também aqui é aconselhável manter uma boa postura ao longo de todo o movimento e resistir a utilizar movimentos balísticos para levantar a maior quantidade possível.

Rosca direta com correntes

É muito provável que também nunca tenha ouvido falar desta variação, que é uma excelente alternativa para tornar os seus treinos de bíceps mais interessantes.
Ao variar a carga ao longo de cada repetição, irá submeter os seus bíceps a séries tortuosas e intensas que irão sem dúvida alguma proporcionar o estímulo necessário para que ocorra o aumento da força e da massa muscular.

Spider curl com barra

O spider curl com barra reta foi um dos exercícios favoritos de Larry Scott, o primeiro Mr. Olympia, conhecido pelo desenvolvimento excepcional dos seus braços
Esta variação é uma excelente forma de isolar os bíceps e ao mesmo tempo um excelente exercício para quem tem problemas lombares e não consegue levantar cargas elevadas em pé.

Rosca direta com barra sentado

Nesta variação, a amplitude de movimento do exercício é significativamente reduzida em comparação com a rosca direta com barra em pé, mas esta pode ser uma excelente forma de “surpreender” os seus bíceps, ou no mínimo, uma forma de tornar as coisas mais interessantes.
Nunca deixe a barra repousar nas pernas e mantenha sempre a tensão constante nos bíceps, se possível posicione o banco de forma a que o encosto fique completamente na vertical ou apenas ligeiramente inclinado.

Rosca direta com barra concentrada

Aqui tem mais um exercício para os bíceps que a maioria dos praticantes de musculação desconhecem. Esta variação é excelente para isolar e concentrar ao máximo o trabalho nos bíceps.

Conclusão

Como podem ver, com apenas uma barra e alguns discos de pesos, é possível realizar uma grande variedade de exercícios para os bíceps. Por exemplo, em vez de realizar 4 séries do exercício do exercício rosca direta com barra, porque não realizar apenas 2 séries desse exercício outras 2 séries de uma das variações descritas acima?
Para além de tudo o que já foi dito neste artigo, lembro que neste exercício clássico para os bíceps também se pode aplicar técnicas de treino especiais como o 7-7-7, o 7-4-7, a técnica 28, séries descendentes, rest-pause, etc.
Tenha em conta que, o seu objetivo aqui é isolar e trabalhar os bíceps ao máximo e não levantar a maior quantidade de peso possível. Lembre-se sempre de preferir qualidade a quantidade. Nunca sacrifique a técnica para levantar cargas mais elevadas recorrendo à batota.
Agora concentre-se ao máximo em sentir os bíceps a alongar e a contrair durante cada repetição de cada série, realizando o exercício na sua amplitude completa, e posso garantir-lhe que desta forma irá ter um treino muito mais eficiente e melhores resultados.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Saúde - Os Perigos da sua Casa

Loiça maltratada

Controle bem o que leva à boca: por vezes o perigo não está no que come mas onde come. Um copo partido pode feri-lo e um prato lascado poderá passar uma infeção. Nos cortes da cerâmica e nas tábuas de cortar ficam sempre restos orgânicos que passam a fazer parte da sua dieta. Livre-se delas. Use a água para uma única lavagem e deixe secar a loiça em sítios arejados. Se não tiver espaço e usar um pano, certifique-se de que está limpo. Um pano húmido com restos de lavagens anteriores pode converter-se facilmente num saco de bactérias.

Camas muito usadas

Ainda que não passe demasiado tempo na cama, até o seu colchão tem um prazo limite. Não precisa de levar a sua almofada quando for comprar um colchão novo, uma vez que podem ter até 20 anos de longevidade, dependendo do material. Se forem feitas em viscoelástico, poderá confiar neste espaço temporal. Contudo, se não quiser arriscar, opte por trocar de dois em dois anos. Já em relação aos colchões, deveriam ser mudados a cada 5 anos, sendo a média europeia cerca de 7-8 anos. Por motivos ecológicos e também ergonómicos, não deverá descurar a mudança de colchão. Por muito que goste dele!

Móveis com dupla vida

Os móveis estilizados dizem mais de si do que qualquer outra peça de mobiliário. E faz todo o sentido, uma vez que a nossa casa é o nosso lar e precisamos de nos reconhecer nas peças que dela fazem parte. Por isso é que muitas das vezes assumem um valor sentimental e contam-se histórias e momentos associados ao dito móvel. Contudo, há que reaproveitar prateleiras – que ocupam pouco espaço – e dar uma segunda vida às peças obsoletas lá de casa. Pinte, retoque, acrescente espelhos, corte… quem sabe se o móvel da sua avó não dá um perfeito minibar? Porém, se as suas cadeiras se dobram e a mesa não para de ranger, talvez esteja mesmo na altura de chamar uma empresa de mudanças e reciclar as peças. A sua saúde está sempre em primeiro lugar.

Lâminas de barbear rebeldes

Para um homem que dê a cara, o barbear não é nenhuma brincadeira. Não deixe que o stress ou o dinheiro estraguem o momento mais relaxante do dia: mantenha as suas lâminas de barbear em perfeitas condições. Tenha em conta que a vida útil de uma lâmina é de cerca de 7 dias, o mesmo que as lâminas descartáveis, já que o aço e a banda lubrificada são bastante semelhantes. Contudo, existem produtos no mercado, de marca chinesa ou indiana, feitos com materiais bastante maus e que apenas proporcionam um barbear confortável nos primeiros dias. Tenha cuidado com os cortes e opte sempre por produtos de qualidade. Sempre que notar que não está a cortar, troque imediatamente de lâmina.

Filmes da Semana - "À Noite no Museu: O Segredo do Faraó", "Big Hero 6 - Os Novos Heróis" e "Chefes Intragáveis 2"

Esta semana, as sugestões cinematográficas são 3, mas podiam ser mais, pois estreiam vários filmes interessantes. Como não há tempo para tudo, aqui ficam os 3 filmes que mais interesse me despertaram.

Em "À Noite no Museu: O Segredo do Faraó", o segurança noturno Larry Daley (Ben Stiller) está de volta. Depois das suas aventuras no Museu de História Natural e no Museu Smithsonian, ele envolve-se numa nova confusão, desta vez, no Museu de Londres, onde se vai deparar novamente com criaturas animadas e personagens históricos.


A segunda sugestão, "Big Hero 6 - Os Novos Heróis” é uma comédia de aventura repleta de ação sobre o prodígio da robótica Hiro Hamada, que aprende a tirar partido do seu génio – graças ao seu brilhante irmão Tadashi e aos seus amigos: a viciada em adrenalina Go Go Tamago, o obcecado pela organização Wasabi No-Ginger, a génio da química Honey Lemon e o fanboy Fred. Quando uma inesperada mudança de acontecimentos os catapulta para o centro de uma trama perigosa que se desenrola nas ruas de San Fransokyo, Hiro torna-se, para o seu companheiro mais próximo, um robot chamado Baymax e transforma o grupo em heróis de alta tecnologia, determinados a resolver o mistério.
Conta com a nota no imdb de 8.3


Por último, "Chefes Intragáveis 2". Neste 2º filme, fartos de responder aos seus superiores, Nick (Bateman), Dale (Day) e Kurt (Sudeikis) decidem tornar-se chefes deles próprios, abrindo o seu próprio negócio. Mas um investidor sem escrúpulos puxa-lhes o tapete. Derrotados, desesperados, e sem qualquer hipótese de recorrer legalmente, os três candidatos a empresários criam um plano disparatado para sequestrar o filho mais velho do investidor e tentar obter um resgate para recuperar o controlo da empresa.
Conta com a nota de 6.8 no imdb


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Fitness - Treine a "Pé Coxinho"

É provável que precise de fazer exercícios a uma só perna, assegura um estudo do Journal of Strength and Conditioning. “A maior parte das pessoas tende a carregar o peso na sua perna dominante”, afirma Hui-Ying Luk, autor do estudo. “Isso contribui para um desequilíbrio da força que pode prejudicar o rendimento e dar lugar a lesões”.
Sempre que possa, faça exercícios a uma só perna, como por exemplo os lunges. Faça 2 ou 3 séries de 10 repetições.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Música da Semana - "If You´re Gone"



Nutrição - Gelado Perfeito

Numa altura rica em doces e excessos alimentares, nada melhor do que conhecer uma das melhores sobremesas que pode comer.
Nós portugueses gostamos de comer gelados durante o ano inteiro, mas ainda não atingimos os patamares dos americanos, verdadeiros amantes dos gelados XXL. Por aqui, mantemo-nos ainda em doses mais pequenas. Mas vamos examinar ao pormenor este manjar congelado.

Nada de Doce
 
Segundo uma sondagem realizada pela OCU entre os consumidores habituais de gelado, os que menos gostamos são os que apresentam um excesso de açúcar, cores artificiais ou sabores pouco definidos. E já que falamos de doce: os gelados artesanais apresentam um baixo teor de gordura, à volta dos 6%. E são perfeitos para os diabéticos: atrasa a absorção do açúcar.

Rico em Cálcio

De acordo com um estudo da Universidade de Madrid, três gelados por semana asseguram a ingestão recomendada de cálcio. Recentemente, cientistas norte-americanos anunciaram que o composto existente nos gelados, o monolaurato de glicerol, poderia ser utilizado para combater a infecção da SIDA nos seres humanos.

É feito com ar

Sabia que metade do gelado é… ar? A presença deste ingrediente é imprescindível para que o gelado ganhe a sua forma e consistência.

Dia Internacional das Montanhas / Dia Mundial do Tango

A 11 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Montanhas, instituído pelas Nações Unidas. Segundo estas trata-se de uma oportunidade para aumentar a consciencialização do público acerca da importância das montanhas para a Vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes ao seu desenvolvimento e fomentar a criação de parcerias para que permitam o desenvolvimento sustentável das montanhas e terras altas.

Nesta mesma data é celebrado anualmente o Dia Internacional do Tango. Criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data - Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor.
Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango.
O tango é considerada uma das danças mais sensuais do mundo. Como são precisos dois para dançar o tango, neste dia mundial do tango sugere-se encontrar uma companhia e dar uns pezinhos de dança.