Deparo-me nos ginásios, com alguma frequência, com dúvidas relativamente aos alongamentos, não só em relação a quais devem ser feitos, aos grupos musculares que cada um alonga ou mesmo se são melhores os alongamentos estáticos ou dinâmicos. Neste último aspeto, a verdade é que existem um sem número de exercícios de alongamento, estáticos ou dinâmicos, não há melhores ou piores, não há bons ou maus, mas sim bem ou mal aplicados. Tanto os alongamentos estáticos quanto os dinâmicos trazem benefícios. Só depende do seu nível de condição física e das suas necessidades e/ou objetivos. Seja como for, é de extrema importância a sua realização, mas é igualmente importante saber quais fazer e como fazê-los.
Alongamentos estáticos
São mais indicados para iniciantes e para evitar encurtamentos e recuperar a musculatura depois dos treinos. São seguros e fáceis de executar.
Alongamentos dinâmicos
São mais interessantes para quem já é experiente e para atletas que precisam fazer exercícios que gerem transferência ao desporto alvo, como jogadores de futebol, tenistas, praticantes artes marciais, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário