Questionam-me frequentemente se apenas os treinos com cargas elevadas e poucas repetições servem para aumentar a massa muscular. Claro está que tudo depende do nível de esforço aplicado no exercício, seja com cargas leves e muitas repetições ou com cargas maiores e menos repetições. De qualquer forma, aqui fica um estudo conduzido por investigadores brasileiros que deu mais uma contribuição para a resposta à velha questão “É melhor fazer poucas repetições com muita carga ou mais repetições com peso inferior?”
O estudo realizado com jovens e idosos mostrou que levantar pesos leves de forma relativamente rápida pode aumentar a força e os músculos quase tanto como fazer levantamentos lentos com cargas pesadas.
Existem muitos estudos a comprovar que levantamentos com cargas pesadas em algumas séries de 4 a 12 repetições contribuem para o ganho de massa muscular. Normalmente, este é o tipo de treino mais comum executado pelos culturistas ou por indivíduos que querem aumentar a massa muscular. No entanto, esta investigação mostra que levantar cargas relativamente leves em séries de 12 a 20 repetições também
possibilitam a hipertrofia (crescimento muscular).
No estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, os cientistas registaram que os jovens que fizeram o treino com cargas leves viram a espessura das suas fibras musculares aumentarem em média 14% e a força em 17%. Naqueles que se submeteram ao treino com cargas pesadas, o aumento foi de 24% e 22%, respectivamente.
“O corpo pode chegar ao mesmo lugar por diferentes caminhos”, explicou Carlos Ugrinowistch, um dos envolvidos no estudo. Ele informa que alguns estudos mostraram ganhos de força similares entre os dois tipos de treino, no entanto diz: “Mas não conheço nenhum que mostre hipertrofia parecida”.
Sem comentários:
Enviar um comentário