domingo, 21 de outubro de 2012

Fitness - Trabalhar a zona abdominal

Muitas pessoas ainda acreditam que se fizerem centenas de abdominais podem eliminar a gordura local. É uma verdadeira perda de tempo, teremos melhores resultado se realizarmos mais trabalho cardiovascular e um trabalho abdominal mais específico.
Para além disso, fazer centenas de repetições de abdominais pode ser um verdadeiro perigo se não tivermos uma condição física adequada, provocando um cansaço excessivo e uma transferência das cargas para estruturas mais delicadas, como por exemplo a zona cervical. O que seria um exercício saudável pode provocar o efeito contrário se não tivermos um controlo adequado.
Para um treino abdominal realmente eficaz, dada a multiplicidade de músculos abdominais, devemos optar pela realização de exercícios que contemplem o fortalecimento harmonioso e equilibrado de todas as suas inserções.
É extremamente importante treinar o músculo transverso do abdómen, com exercícios como a prancha, ou a musculatura oblíqua, como por exemplo, de costas no solo, realizar uma flexão e rotação do tronco.
Devemos variar o treino abdominal, realizar os exercícios com correcção, velocidade moderada e não bloquear a respiração durante a sua realização, inspirando quando relaxamos (fase excêntrica) e expirando quando contraímos (fase concêntrica).

Sem comentários: