segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Saúde - Recuperação à mesa


Respeita o teu corpo, depois de um esforço intenso deves repor o que foi perdido e promover a recuperação total antes do próximo treino. Esta etapa é frequentemente a mais negligenciada e na verdade é das mais determinantes na melhoria da tua performance porque permite a adaptação ao esforço. Faz isto!
Timing. Deves nutrir e hidratar no espaço da primeira meia hora a seguir ao esforço. É o momento “ótimo”. Por isso não esperes chegar a casa, tomar duche, fazer o jantar, etc. Leva contigo os meios que precisas.

Proteína e hidratos de carbono. A proteína é essencial na recuperação dos teus músculos e os hidratos de carbono na reposição das reservas de glicogénio muscular, procura uma proporção de 1:2 ou 1:3.
Por exemplo? 1 Ovo e 2 fatias de pão de mistura ou 1 banana ; 2 fatias pão de mistura e 1 queijo fresco (50g)

Fácil de digerir. A refeição depois do treino deve ser de fácil digestão por isso se vais almoçar ou jantar logo a seguir prefere peixe ou carnes magras, modera as hortaliças, aposta no arroz branco porque tem uma digestão mais fácil do que a massa e abstém-te de picantes, gorduras e álcool.

Recuperadores sim ou não? São uma solução de conveniência que podes utilizar em fases de treino muito intensas quando sentes que precisas de um extra. Misturam proteína e hidratos de carbono em proporções de 1:2 ou 1:3, fornecem também aminoácidos, vitaminas e minerais. Assim tens a certeza que basta misturar na água e tomar assim que termines.

Sem comentários: