domingo, 17 de fevereiro de 2013

Saúde - Mitos (falsos) sobre o Sal

Aqui ficam alguns mitos, todos eles falsos, acerca do sal, cuja importância sempre foi tal que antigamente os ordenados eram pagos em sal, daí o termo salário.

Quem não tempera a comida, não consome sal em excesso
Falso: Cerca de 75% do sal que consumimos provém dos alimentos que ingerimos. O teor de sal de alguns alimentos pode ultrapassar a dose diária recomendada de sal (6gr).

Os alimentos salgados são apenas identificados pelo sabor
Falso: Alguns alimentos com excesso de sal não são necessariamente salgados. É o caso dos biscoitos e alguns cereais tostados, que são fortemente adocicados. Por outro lado, o nosso paladar pode habituar-se de tal forma ao sal, que não o notamos nos alimentos.

O consumo de sal afecta apenas as pessoas idosas
Falso: O excesso de sal é nocivo em qualquer idade. Quem sofre de hipertensão aos 30 anos, tem riscos acrescidos de doenças cardiovasculares, comparativamente a alguém saudável da mesma idade.

“Se eu fosse hipertenso já saberia”
Falso: Muitas pessoas desconhecem que são hipertensas, porque não têm sintomas aparentes. Mas sem análises ao sangue, não se pode aferir que “está tudo bem”. Cerca de 42% dos portugueses sofre de hipertensão e metade desconhece a sua condição.

Sal do mar é melhor do que o sal de mesa
Falso: A forma e o preço pouco interessam. Todo o sal contém sódio e esta substância é a responsável pelo aumento da pressão sanguínea.

O corpo precisa de mais sal quando sua
Falso: Mesmo em climas quentes, o corpo perde apenas uma pequena quantidade de sal através do suor. A hidratação do corpo deve ser feita através de líquidos (bebidas hidratantes, sumos naturais de vegetais e frutas, sopas) e água.

Como diminuir a ingestão de sal
- Use ervas aromáticas frescas ou especiarias para temperar os legumes;
- Utilize molho de soja: 1 colher de sopa contém 1200 mg de sódio;
- Evite o sal de mesa;
- Passe os alimentos enlatados por água, para retirar o sal em excesso.

Sem comentários: