O HIIT (High Intensity Interval Training) é uma proposta de treino aeróbico onde são intercalados exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade.
Esta proposta é considerada por muitos mais eficaz para a perda de gordura e melhoria da condição física em geral do que o treino aeróbico convencional em baixa intensidade. Em algumas pesquisas, o HIIT mostrou-se 50% mais eficaz na queima de gordura do que o treino aeróbico de baixa intensidade, também revelando-se mais eficaz na aceleração do metabolismo pós-exercício, ajudando a queimar calorias ao longo do dia.
10% A mais de perda de gordura
Um estudo da East Tennessee State University, mencionou que indivíduos que seguiram o programa HIIT queimaram 100 calorias a mais por dia em 24 horas depois do exercício.
Usar a gordura para o combustível do exercício
Um estudo publicado no Jornal Americano de Psicologia aponta outra forma que o HIIT queima mais gordura corporal. Pesquisadores reportaram que 6 semanas de treino HIIT aumentaram a quantia de proteínas especiais no músculo que são responsáveis por carregar gordura na mitocôndria (onde a gordura é queimada em energia) em até 50%. Ter mais destas proteínas no músculo significa que mais gordura pode ser queimada em forma de energia durante treinos e enquanto descansa.
Treino HIIT
Mas o HIIT é aconselhável para fisioculturistas?
Sim. Embora muitos fisioculturistas e treinadores argumentam que aeróbicos mais lentos e longos é melhor para queimar gordura e proteger a massa muscular, o oposto parece ser a verdade.
Aeróbicos feitos numa intensidade maior por um período de tempo menor não vão apenas manter o seu músculo, mas podem ajudá-lo a construir massa muscular. Quando você treina a um rítmo lento e estável por um período mais longo, você está a treinar as suas fibras musculares para serem mais aeróbicas e mais resistentes.
Sabe que quanto menor é a fibra muscular, menos o tempo que é levado para os nutrientes serem transportados dentro da mesma. Isso acelera a taxa em que os nutrientes podem ser queimados em energia.
Um estudo no Journal of the International Society of Sports Nutrition apontou que homens seguindo o programa de HIIT de 6 meses (feito por 15 minutos/dia na proporção 2:1 de exercício-descanso, 3 dias por semana) suplementando-se com beta-alanina ganharam mais de 1kg de músculo, apesar de não treinarem com pesos no programa.
Num outro estudo, pesquisadores da Nova Zelândia colocaram ciclistas de competição em 4 semanas de treino HIIT, envolvendo corridas de 30 segundos numa bicicleta ergométrica separados por 30 segundos de descanso. Um grupo correu com alta resistência nos pedais, dificultando a pedalada, enquanto o outro grupo usou menos resistência, facilitando a pedalada. Ambos os grupos pedalaram o mais rápido que puderam durante corridas de 30 segundos. Foi descoberto que os homens pedalando em maior resistência elevaram os seus níveis de testosterona em quase 100 por cento, enquanto o grupo que pedalou com menos resistência apenas aumentou os seus níveis em torno de 60 por cento. Sendo que a testosterona é crítica para impulsionar o crescimento e força muscular, isso significa que fazer o HIIT com maior resistência pode contribuir para o crescimento e força muscular.
O HIIT também o ajuda a manter a saúde mental, sendo que pode terminar a parteaeróbica mais rápida. Para muita gente não existe nada mais monótono do que ficar minutos sem fim num tapete, bicileta ou outro aparelho de cárdio qualquer. Com o HIIT a explosão de intensidade pode ser mais difícil, mas elas são curtas e desafiadoras. Isso torna o treino mais “divertido” e o completa mais rapidamente.
Outro benefício do HIIT é que você pode fazê-lo em quase qualquer lugar com qualquer equipamento, ou sem nenhum equipamento. Embora possa ser feito com equipamentos de ginásio, o HIIT não exige isso. As possibilidades são infinitas. Pode usar uma corda saltos, usar pesos, usar elásticos extensores, ou apenas o seu próprio peso.
Considere fazer menos treinos lentos e longos na área aeróbica e faça mais o HIIT. Os benefícios serão uma perda enorme de gordura devido à elevação do seu metabolismo em repouso e às enzimas de queimação de gordura.
Sem comentários:
Enviar um comentário