quinta-feira, 12 de junho de 2014

Saúde - Ansiedade

O que é?

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis. Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. Dependendo do grau ou da frequência, pode tornar-se patológica e acarretar muitos problemas posteriores. No nosso país, as perturbações mais comuns são as da ansiedade, com 16,5%, sendo que 3,2% dos casos assumem proporções mais graves. "As pessoas costumam pensar que a depressão é que é grave, mas esquecem-se da ansiedade. Muitas vezes tem consequências também de grande gravidade", refere o psiquiatra Caldas de Almeida, da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e coordenador de um estudo nacional sobre saúde mental. Neste conjunto, o mais comum são as fobias a situações específicas, com 8,6%, seguidas da perturbação obsessivo-compulsiva (4,4%).

Quais os sintomas?

Muitos dos doentes convertem a sua ansiedade em problemas físicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular. Quase metade das pessoas com ansiedade sofre principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito. Alguns sintomas físicos são a fadiga, insónia, falta de ar ou sensação de sufoco, instabilidade ou sensação de desmaio, dores no peito e palpitações, afrontamentos, arrepios, suores frios, mãos húmidas, tensão muscular, dores ou sensação de ter um "nó" na garganta.

O que se pode fazer?

O tratamento é feito com psicoterapia e medicamentos, entre os quais ansiolíticos e antidepressivos. Outra classe de medicamentos utilizada é a dos betabloqueadores. É sempre importante que o paciente consulte um médico, pois esses medicamentos são normalmente controlados. Há algumas técnicas que auxiliam na prevenção e tratamento da ansiedade: aprenda a relaxar; tente respirar profundamente algumas vezes por dia; pratique desporto ou simplesmente faça uma caminhada; evite café, bebidas e produtos que contenham estimulantes (coca-cola, cafeína, tabaco); reserve dez minutos do seu dia para alongar e meditar; observe os seus pensamentos e direcione-os para que sejam agradáveis.
MH

Sem comentários: