Um verdadeiro alimento vivo, o iogurte resulta da fermentação do leite pelas bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. O valor nutricional assemelha-se e muito ao do leite mas com algumas vantagens, nomeadamente na digestibilidade e na biodisponibilidade do cálcio.
Por ser fermentado, o iogurte tem teores de lactose vestigiais, o que facilita bastante a sua digestão quando comparado com o leite. Além disso, porque é um alimento ácido, o cálcio está igualmente em condições ainda mais favoráveis para ser absorvido.
O iogurte tem por natureza um papel probiótico, a presença de microorganismos vivos reforça a barreira imunitária presente no intestino melhorando as tuas defesas imunitárias e a capacidade de resistires a doenças. Além disso, melhora a função intestinal e digestiva, mesmo num indivíduo normal com queixas pontuais de indigestão quando bebe leite, o iogurte demonstrou melhorar a tolerância à lactose a longo prazo.
Como escolher? Deve preferir sempre iogurtes sem açúcar adicionado, ou seja, sem a menção “açucarado”, ainda assim verifique se consta açúcar na lista de ingredientes. Em caso de dúvida, compre naturais e adicione fruta ou flocos a seu gosto, sendo naturais e não açucarados não tem de obrigatoriamente comprar 0%.
Evite tomar sempre iogurtes com bifidus, se sofre de prisão de ventre intervale iogurtes normais com bifidus e combine com cereais ricos em fibra para ter o seu próprio simbiótico, ou até ameixas secas.
Sem comentários:
Enviar um comentário