Segue estes conselhos para fazeres o Snatch perfeito e melhorar os resultados do treino.
Snatch
Posicionar-te sobre barra, com os pés sob a barra, à largura da anca ou ligeiramente mais afastados. Agacha-te e segura a barra com uma pega pronada muito larga. Posiciona os ombros sobre a barra e as costas firmemente arqueadas. Os braços devem ficar esticados e os cotovelos a apontar para fora.
2- Execução
Estende os joelhos e a anca para retirar a barra do chão. Quando a barra chega à altura dos joelhos, as costas continuam arqueadas e no mesmo ângulo em relação ao chão que aquando da posição inicial. Quando a barra passar os joelhos, levanta os ombros vigorosamente ao mesmo tempo que mantens a barra o mais próximo possível das pernas. Quando a barra passar pelas coxas, permite o contacto com as mesmas. Salta para a frente ao estender o corpo.
Encolhe os ombros e puxa a barra para cima com os braços, permite que os cotovelos puxem para os lados e mantém-nos sobre a barra o máximo de tempo possível. Coloca o corpo por debaixo da barra com agressividade. Apanha a barra à largura dos braços ao mesmo tempo que te colocas em posição de agachamento. Assim que apanhares a barra e os braços estiverem bloqueados e estiveres em posição de agachamento, realiza o agachamento com a barra acima da cabeça.
3- Retorno
Dobra ligeiramente os joelhos e baixa a barra até às coxas. Baixa a barra suavemente com as costas esticadas e o tronco quase na vertical. Um atleta experiente pode baixar (deixar cair) a barra desde a posição final. Esta técnica pode ser realizada para reduzir o esforço ou a fadiga que a técnica de baixar a barra descrita anteriormente envolve. Coloca discos de borracha de halterofilismo no chão para realizares esta técnica (a não ser que queiras partir o chão).
Classificação
Utilidade: força
Mecânica: composta
Força: Puxar (Pull)
Força (articulação)
Dinâmica: anca, joelho, tornozelo, ombro, omoplata e clavícula.
Estática: Coluna (torácica, lombar), cotovelo
Hang Snatch
1- Preparação
Segura a barra com uma pega pronada muito larga. Flete os joelhos e a anca de forma a que a barra toque na parte superior das coxas. Os ombros devem estar sobre a barra e as costas arqueadas. Os braços devem ficar esticados e os cotovelos a apontar para fora.
2- Execução
Salta para a frente ao estender o corpo. Encolhe os ombros e puxa a barra para cima com os braços, permite que os cotovelos puxem para os lados e mantém-nos sobre a barra o máximo de tempo possível. Coloca o corpo por debaixo da barra com agressividade. Apanha a barra à largura dos braços ao mesmo tempo que te colocas em posição de agachamento. Assim que apanhares a barra e os braços estiverem bloqueados e estiveres em posição de agachamento, realiza o agachamento com a barra acima da cabeça.
3- Retorno
Dobra ligeiramente os joelhos e baixa a barra até às coxas.
Classificação
Utilidade: Força
Mecânica: Composta
Força: Puxar (Pull)
Força (articulação)
Dinâmica: anca, joelho, tornozelo, ombro, omoplata e clavícula
Estática: Coluna (torácica, lombar), cotovelo
PZ
Sem comentários:
Enviar um comentário