quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Musculação - Exercícios Compostos vs Exercícios Isoladores

Exercícos Compostos vs Exercícios Isoladores

Basicamente, podemos dividir os exercícios de musculação em dois grupos: exercícios compostos e exercícios isoladores. Muitas pessoas acreditam que os exercícios compostos são os melhores, e isso até pode ser verdade dependendo do objetivo do atleta. Porém, os exercícios isolados também podem vir a ser muito úteis em alguns casos.
Vamos conhecer melhor estes tipos de exercícios e ver onde eles podem ser encaixados no seu treino.

Exercícos Compostos

Exercícios compostos são movimentos multi-articulares (que trabalham vários músculos ou grupos musculares) ao mesmo tempo. Exemplos bem comuns de exercícios compostos são o agachamento, que trabalha diversos músculos da parte inferior do corpo, como quadríceps, isquiotibiais, glúteos, gêmeos, além da parte inferior das costas, e o supino, que trabalha o peito, tríceps, ombros, entre outros.

Vantagens dos Exercícos Compostos

Exercícios compostos são ótimos para pessoas que querem ganhar massa muscular, e para isso precisam construir uma base sólida de músculos.
Além disso, este tipo de exercício é conhecido por aumentar a produção natural de testosterona, que é o principal hormônio masculino e grande responsável pela construção de massa muscular; e por ajudar a queimar mais gordura corporal. Quanto mais massa muscular é estimulada durante um treino, mais testosterona é liberada. Sendo assim, realizar exercícios compostos é a chave para pessoas que visam aumentar os músculos.

Desvantagens dos Exercícos Compostos

Os nossos músculos precisam de recuperar para crescer, e muitas pessoas que usam exercícios compostos nas suas rotinas de treino ainda não entenderam este ponto.

Um exemplo prático:
Vamos supor que na segunda-feira você treina peito e bíceps, e na terça-feira, treina costas e tríceps.
O que aconteceu aqui?
Simples, está a treinar tríceps e bíceps na segunda e na terça, não fornecendo tempo suficiente para que eles recuperem.
Como assim, eu não treinei tríceps na segunda…
Claro que treinou!
A grande maioria dos exercícios de peito são compostos e trabalham o tríceps como músculo auxiliar, como vimos acima no exemplo do supino reto. Da mesma forma, a maioria dos exercícios para costas são compostos e trabalham o bíceps.
Sendo assim, se pretende usar exercícios compostos para ganhar massa muscular, tenha muito cuidado com a divisão do seu treino, pois pode não estar a dar o tempo ideal de descanso aos seus músculos. Se for treinar diariamente, dois grupos musculares por dia, treine peito com tríceps e costas com bíceps.

Exercícios Isoladores

Ao contrário do que vimos até agora, os exercícios isoladores são aqueles que trabalham apenas uma articulação e grupo muscular. Um exemplo clássico é bíceps concentrado.

Vantagens dos Exercícios Isoladores

Geralmente, os exercícios isoladores são usados por culturistas em época de pré-competição, pois precisam corrigir algumas regiões do corpo por questões de simetria.
Para isso, muitas vezes eles precisam trabalhar pequenas regiões musculares, sem trabalhar outras. Dessa forma, os exercícios isoladores são essenciais.

Desvantagens dos Exercícios Isoladores

Os exercícios isoladores não são muito úteis para os que querem ter ganhos expressivos de massa muscular. Para realizar um exercício isolador, terá que colocar uma quantidade de peso bem menor do que costuma utilizar nos exercícios compostos, o que significa que não haverá uma progressão muito consistente, minimizando os resultados.

Conclusão

Acredito que exercícios compostos e isoladores devem ser combinados. Não existe o melhor, mas sim o ideal para cada um e para cada época e/ou objetivo de treino. Em determinados momentos, o seu objetivo principal pode ser ganhar massa muscular. Portanto, os exercícios compostos são os ideais. Porém, em outros momentos você pode querer trabalhar alguma região do seu corpo em especial, sem que para isso tenha que trabalhar outra. Para esse caso, os exercícios isoladores serão muito úteis.
Defina os seus objetivos e encaixe os exercícios compostos e isoladores de uma forma inteligente na sua rotina de treinos.
E claro, não se esqueça de ajustar a sua alimantação, pois mesmo que você faça o melhor dos treinos, sem uma boa dieta os resultados não aparecem tão facilmente.

Sem comentários: