quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nutrição - Mitos sobre a nutrição

Desde a Grécia antiga, há mais de 2500 anos, pessoas preocupadas com melhora da estética ou performance vêm utilizando vários métodos inadequados para otimizar o processo. Alguns desses métodos ficaram pelo caminho, mas revistas sem qualquer controle informativo e principalmente a internet, facilitam a propagação dessas informações nutricionais sem qualquer fundamentação científica e até mesmo prática. Essas informações acabam iludindo as pessoas que estão muitas vezes desesperadas para obter resultados sólidos, tanto em relação à perda de gordura corporal, quanto ao ganho de massa muscular. O objetivo deste artigo é discutir apenas algumas das tantas falácias que encontramos na rotina diária de praticantes de atividade física.

É impossível aumentar a massa muscular sem ganhar gordura em conjunto

Com um programa alimentar adequadamente associado à rotina de treino e características metabólicas individuais, é possível aumentar a massa muscular sem adquirir gordura corporal simultaneamente. No passado, era muito comum bodybuilders ganharem muita gordura corporal no período off season (ganho de massa muscular), necessitando posteriormente de uma árdua dieta no período pre contest (definição muscular). Esta estratégia, mesmo resultando para alguns atletas, não funciona muito bem com a maioria das pessoas, pois grande parte da massa muscular conquistada pode ser perdida na fase de definição muscular.

Ingerir mais proteína do que o recomendado pelas diretrizes pode ser maléfico para a saúde renal

Está muito bem estabelecido na literatura científica que indivíduos com problemas renais devem manter uma ingestão moderada de proteínas. No entanto, pessoas com rins saudáveis não se prejudicariam em ingerir mais proteínas do que as atuais diretrizes recomendam. Resta saber apenas se existe a necessidade de tal ingestão ser elevada, já que ingerir proteína em excesso também pode proporcionar acúmulo na gordura corporal.

Ingerir frutas descomedidamente não interfere com o resultado de uma dieta para perda de gordura corporal

As frutas, apesar de serem ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, são ricas em frutose. Este carboidrato não é facilmente utilizado como fonte energética, pois precisa de ser convertido em glicose no fígado anteriormente, dependendo dos níveis hepáticos de glicogênio. Quando o objetivo é reduzir a gordura corporal, a ingestão de frutas deve ser muito bem controlada durante o dia. Ingerir hidratos de carbono a noite engorda. Quando consideramos praticantes de atividade física, essa afirmação acaba por ser bem relativa. Por exemplo: um indivíduo que se exercita logo pela manhã deve ingerir hidratos de carbono na noite anterior ao treino, para não acordar com as reservas de glicogênio depletadas. Ou seja, a ingestão de hidratos de carbono durante o dia deve variar de acordo com o horário do treino.

Whey protein é o melhor suplemento protéico

Realmente a whey protein é uma excecional fonte protéica, mas o seu uso deveria ser restrito em momentos em que necessitamos de uma fonte protéica de rápida absorção, como por exemplo, logo antes do treino, imediatamente após o treino e em jejum. Em outros horários, principalmente antes de dormir, deve-se dar preferência para suplementos fonte de proteínas com uma absorção mais lenta, como os mix protéicos.

Para reduzir gordura corporal é necessário apenas manter uma ingestão calórica inferior ao gasto energético

Se essa fosse a única consideração a ser feita quando o objetivo é perda de gordura, a famosa dieta dos pontos faria ainda mais sucesso. Controlando apenas a ingestão calórica, realmente consegue-se reduzir o peso corporal. No entanto, não é possível controlar a qualidade desta perda. A distribuição dos nutrientes, assim como os horários corretos em que cada um deve estar presente é tão importante quanto o valor calórico total ingerido diariamente. Isso vale tanto para perda de gordura corporal,quanto para aumento de massa muscular.

A suplementação com creatina é comprovadamente maléfica à saúde

Se isso fosse verdade, precisaríamos comprar carne no talho com receita médica, visto que a carne vermelha é um alimento fonte dessa substância. A creatina é um dos suplementos mais bem documentados cientificamente e até o presente momento não existem estudos apresentado qualquer relação entre a suplementação correta de creatina e malefícios à saúde.

A ingestão de gorduras deve ser reduzida ao mínimo na dieta

A ingestão de gorduras, de entre inúmeros outros benefícios, está relacionada com a produção do hormónio testosterona. Uma ingestão menor do que 20% das calorias totais provenientes de lipídios, acarreta uma perda de performance e malefícios à saúde. Lembrando que apenas um terço da ingestão de lipídios deve provir de fontes saturadas e os dois terços restantes de fontes insaturadas.

Num dia da semana eu posso comer o que quiser e gostar sem me preocupar

O famoso dia do excesso pode destruir toda a dieta bem feita durante a semana caso não sejam respeitadas algumas regras básicas. Nos períodos em que se almeja a redução da gordura corporal, o ideal seria elevar a ingestão calórica em, no máximo, 1000 calorias ao dia. Isso equivale a uma refeição bem elaborada. Aquelas pessoas que consideram o dia do excesso como o fim de semana inteiro, começando a gula na sexta-feira à noite e terminando no domingo à noite, terão uma maior dificuldade para obter os resultados desejados.

Suplementos alimentares não são necessários para melhora na performance e composição corporal

Para obtermos uma melhora significativa na performance e na composição corporal, precisamos ingerir todos os nutrientes necessários nos horários adequados. No entanto, nem sempre conseguimos fazer todas as refeições em determinados horários, seja por motivos de trabalho, estudo ou outras atividades. Nesse caso, o suprimento dos nutrientes pode muito bem ser realizado por meio de suplementos alimentares. Considerando os treinos, logo antes precisamos de nutrientes específicos, mas também com uma rápida absorção; durante o treino, algumas vezes é necessária certa reposição, principalmente de hidratos de carbono e eletrólitos, e após o treino, precisamos, o quanto antes, de ingerir os elementos perdidos na atividade para otimizar a recuperação. Em todos esses momentos, a utilização de suplementos poderá contribuir. Claro que cada pessoa possui as suas características específicas, portanto, tenha certeza
de que dietas milagrosas de revistas ou sites não resolverão o seu problema. Para evitar perda de tempo, dinheiro e ainda preservar a sua saúde, nada melhor do que um acompanhamento profissional. Aí, o nutricionista desportivo é o profissional apto para elaborar um programa alimentar de acordo com as suas reais necessidades.
ECM

Sem comentários: