quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Musculação - Six-Pack sem fazer abdominais

Alwyn Cosgrove, o autor do livro The New Rules of Lifting for Abs, não faz um único abdominal há dez anos. “A ideia de fazer abdominais é fazer crescer os músculos abdominais“, diz. “Mas todos nós temos lá músculos. O meu filho teve um six-pack durante toda a sua infância, sem fazer um único abdominal. Era apenas um miúdo magro e activo“.

Não é novidade que a dieta é mais importante do que o exercício para se atingir este objectivo. Mas a maior parte dos homens provavelmente não se apercebe de que o mais eficaz para construir uns abdominais de sonho não é fazer abdominais, o que até pode fazer mais mal do que bem.

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Orthopaedic & Sports Physical Theory em Maio do último ano, o Swiss ball rollout (rolamento à frente com a fitball), em que se coloca os punhos em cima da bola e se estende o corpo como uma ponte, é muito melhor do que fazer abdominais para os definir e para fortalecer os músculos do fundo das costas, assim tornando-os mais capazes de apoiar a coluna vertebral.

Fazer abdominais implica dobrar a espinha dorsal, o que não acontece quando se transforma o corpo numa placa. Isso faz toda a diferença. Exercícios que endurecem os abdominais geram mais força nas ancas, o que permite mover-se de forma mais explosiva e com maior eficiência.

Um estudos de 2006 demonstrou que exercícios como o rollout fazem trabalhar os abdominais altos e baixos 25% mais eficientemente do que fazer abdominais.

Graças a estudo de Stuart McGill, quinesiólogo da Universidade de Waterloo em Ontário, sabemos agora que fazer abdominais pode até danificar a espinha dorsal, uma parte do corpo que não sara. McGill mediu a força colocada sobre a espinha por alguns exercícios abdominais e descobriu que a compressão que fazer alguns abdominais provoca pode por vezes ser muito grande.

A prancha básica – pés e antebraços no chão, omoplatas para baixo, rabo para baixo e corpo direito – é mais difícil do que pode parecer. Mas mal se consiga manter essa posição durante 60 a 90 segundos com facilidade, é aconselhável mudar para uma versão mais complicada do exercício.
AC

Sem comentários: