terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saúde - Exercício Físico para prevenir a Depressão e Ansiedade

Ao praticar exercício físico com regularidade, as pessoas ocupam a sua mente com outras coisas que não os problemas de casa e do trabalho. O exercício físico faz com que nos consigamos abstrair das preocupações do quotidiano. Isto é um bom sinal. Uma pessoa que se exercite com frequência está, por isso, menos propensa a ficar com depressão ou com ansiedade.
Talvez esteja a perguntar-se se realmente existe uma ligação entre a prática de exercício físico e estas duas condições mentais. A resposta é: sim, existe.
Para compreender esta ligação é necessário compreender a natureza da ansiedade e da depressão. Ambas são condições mentais. A depressão precede a ansiedade. A depressão é uma desordem mental na qual a mente da pessoa fica incapaz de equilibrar as emoções, os pensamentos e a energia. A ansiedade é um estado de preocupação constante ou de extrema apreensão.
Ambas chegam depois de grandes pragas de stress que perturbam a mente por longos períodos de tempo.A pessoa que sofre de ansiedade e depressão anda constantemente perturbada e vê-se com grandes dificuldades para sair desse estado. A depressão e a ansiedade ocorrem quando a mente não consegue eliminar o excessivo stress acumulado.
É importante perceber que o stress mental precisa de ser aliviado regularmente. Caso contrário, a pessoa pode facilmente ficar refém destas duas desordens mentais. É aqui que o exercício entra. Sempre que se exercita, está a aliviar o stress acumulado nos seus músculos, ao mesmo tempo que aumenta a frequência cardíaca.
A atividade física faz com que a mente deixe de se preocupar com os problemas que lhe causam stress, concentrando-se, antes, na atividade que está a desempenhar. Está cientificamente comprovado que o exercício físico aumenta os níveis de beta-endorfina (hormona segregada pelo sistema nervoso central) e serotonina (neurotransmissor cerebral). Ambas desempenham um papel importante na prevenção de depressão e ansiedade.
É esta a ligação entre o exercício físico e a depressão. Ao praticar algum tipo de atividade física, a sua mente também se está a exercitar, combatendo, assim, estes dois estados mentais.
Não esqueça que apenas estamos a falar de formas de prevenção, e não estratégias de combate para quem já sofre de depressão ou ansiedade. Um indivíduo deprimido ou ansioso terá dificuldades em ganhar força de vontade para dispensar algum tempo diário a treinar. Por isso, mais vale prevenir com exercício físico do que remediar depois com antidepressivos.

Sem comentários: