segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Musculação - Aquecimento

São necessárias duas etápas para realizar um bom aquecimento para a musculação:

• O aquecimento físico que prepare o seu corpo para levantar cargas pesadas.
• O aquecimento mental para preparar a sua mente para levantar essas mesmas cargas pesadas.

Exatamente, quais são os benefícios de um bom aquecimento antes do treino?

• Melhora a elasticidade e reduz o risco de lesões musculares
• Aumenta a temperatura corporal, melhorando o desempenho e permitindo que  levante mais peso, realizando mais repetições.
• Dilata os vasos sanguíneos, permitindo uma maior circulação através do corpo, colocando menos stress no músculo cardíaco (coração).
• Aumenta a atenção, fazendo com que se concentre mais no seu treino.

Modelo de um Aquecimento para Musculação

1- 5 Minutos de Exercícios Cardiovasculares

Você pode fazer uma corrida leve, ou usar qualquer outro aparelho para cardio do seu ginásio, como uma bicicleta, por exemplo. Aumente a intensidade lentamente ao longo dos cinco minutos, mas não faça nada muito intenso. Lembre-se, o propósito do aquecimento é aquecer, e não entrar em fadiga. Guarde as suas energias para o treino de musculação (se for bem feito, bem que irá precisar).

Agora, iniciando a preparação mental, durante o cardio deve imaginar toda a série do dia. Pense na ordem dos exercícios, em quantas repetições serão feitas, quanta carga vai colocar, qual será o tempo de descanso, visualize-se executando os movimentos corretamente e imagine-se levantando pesos que você não foi capaz na última sessão.

Use esses 5 minutos para colocar a sua mente completamente preparada para um treino puxado.

2- Faça 20 Jumping Jacks, seguidos por 10 agachamentos com o peso do seu corpo e 10 flexões

O Jumping Jack  é um ótimo exercício de aquecimento para a musculação. Além de aumentar a sua temperatura corporal, aumenta o seu estado de alerta e freqüência cardíaca. Os polichinelos despertarão a agressividade que você precisa para levantar pesos pesados.

Após terminá-los, sem descansar, faça os 10 agachamentos só com o peso do seu corpo. O agachamento é um exercício que dará a intensidade que você precisa para realizar um bom treino.

E, por fim, termine com 5 a 10 flexões de braços, para aquecer a parte superior do corpo. Se é iniciante e tem dificuldades em fazer flexões, faça-as com os joelhos no solo. Com já foi dito, o objetivo dessa série é aquecer e não entrar em fadiga.
ECM

Sem comentários: