Há quem diga que não e que isso é incorreto e contra producente pelo seguinte motivo, o único momento em que está com 100% da sua força máxima é no início do treino.
Sendo assim, podemos, logicamente, dizer que deve começar cada treino levantando o máximo que conseguir levantar.

O certo é que cada série que executa “rouba um pouco da força”. No momento em que chega a ultima série do exercício, o peso que levanta não seria o máximo que você levantaria se tivesse começado com o peso máximo.
Por exemplo, vamos supor que você inicia a sua rotina no supino levantando 30kg de cada lado. Depois sobe para 35kg e faz a segunda série. Sobe para 40kg e faz a terceira. E por fim, termina levantando uns 42kg de cada lado com bastante ajuda do seu parceiro de treino.
Quando o treino terminar, você vai pensar: “Bom, eu agüento levantar 42kg de cada lado no supino”. Porém, se você começasse o exercício levantando 45kg de cada lado, provavelmente teria menos dificuldades do que teve para levantar os 42kg por último.
Agora, você começa o seu treino com os exercícios que faz usualmente. Porém, na primeira série do primeiro exercício coloca carga máxima. Talvez nem saiba o quanto realmente aguenta levantar. Experimente colocar um pouco mais de peso do que costuma levantar no final da sua série.
Faça um pausa de uns 2 minutos e reduza um pouco o peso. Faça o mesmo em todos os exercícios do seu treino.
Todos os exercícios devem ser executados com carga máxima no início, e cada série sucessiva deve ser um pouco mais leve do que a anterior.
Quanto mais leve? Isso vai depender do tipo de exercício que você está a fazer, para que grupo muscular ele é, e qual a carga levantada anteriormente. Se você está a executar uma rosca direta com 20kg no total, você só precisa reduzir 1 a 2kg.
Porém, se você executar supino com 100kg no total, provavelmente vai precisar de reduzir de 10 a 15kg entre as séries.

Sendo assim, iniciará os seus treinos com 100% de força intacta, e por mais que pareça que as séries vão ficando mais leves com a diminuição do peso, acontece exatamente o contrário: o treino vai ficando sempre mais difícil, exigindo até mais força do que você possui hoje.
Realço, uma vez mais, que isto não quer dizer que o treino em pirâmide invertida seja melhor ou pior que o normalmente feito (treino em pirâmide), apenas apresenta vantagens e desvantagens. O melhor será sempre variar o tipo de estímulo dado ao músculo após alguns meses a realizar um determinado tipo de treino.
ECM
Sem comentários:
Enviar um comentário