terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fitness - Definição Muscular


Definição muscular é um dos objetivos mais procurados nos ginásios, daí ter decidido deixar aqui algumas dicas para alcançar este objetivo tão procurado.
Em primeiro lugar é necessário ter uma alimentação saudável, até porque uma pessoa definida é toda aquela que apresenta um baixo percentual de gordura.
A corrida de longa distância também ajuda a ter músculos definidos. Os corredores de fundo tem o percentual de gordura menor que 5% e mulheres menor que 12%. Esses são os percentuais encontrados nos fisiculturistas, sendo apenas diferente o volume muscular.
Se  se quer apenas baixar o percentual de gordura não se deve correr distâncias que levem mais que uma hora para serem percorridas, pois acabam usando como combustível energia derivada a partir da destruição de músculos (catabolismo muscular). A conseqüência disso é a perda de volume muscular ou forma. A melhor maneira de reduzir o percentual de gordura e não perder muito volume muscular, é fazer ou manter um trabalho de musculação juntamente com a corrida.
Esse trabalho deve ser acompanhado e direcionado por avaliações de percentual de gordura, feitas a cada 30 dias para saber o quanto devemos tirar ou acrescentar dos treinos de corrida ou musculação.

Como ganhar massa muscular?

À partida, é uma questão de acertar na combinação de exercícios e alimentação. Todas as pessoas gostariam de ter um corpo seco , torneado, com músculos definidos, mas o problema é que também gostamos muito de comer…
Para ganhar massa muscular sem perder saúde, precisamos de fazer uma alimentação rica em carboidratos e proteínas e muito pobre em gorduras. Muitas vezes precisamos de complementar a alimentação com suplementos para podermos atingir a quantidade necessária de proteínas para hipertrofiar a musculatura.
O mais importante disso tudo é o treino. Por mais que nos alimentemos corretamente sem ingerir gorduras e açúcares, se não treinarmos, naturalmente que o nosso corpo não irá produzir ou tornear os nossos músculos sozinho. O que vai acontecer é um acumular de gordura proveniente desses nutrientes que não foram aproveitados devidamente.
Para ganhar massa magra, normalmente precisamos comer grandes volumes de carboidratos (arroz, massa, batata, pão, etc) e proteínas (carne, peixe, frango, clara de ovo, etc).
Normalmente, uma dieta para hipertrofia é fracionada em seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
A quantidade necessária de proteínas e carboidratos varia de pessoa para pessoa. Se necesasário, consulte um nutricionista.

Sem comentários: