Procure o ferrão
Se uma abelha o apanhou, tente extrair o ferrão ou o veneno vai ser injetado na sua pele cerca de 20 segundos depois da picada. Quando mais rápido o encontrar, menor será a dor e o inchaço que lhe pode provocar. Se foi apanhado por uma vespa então salte o próximo passo, pois por muito ameaçadora que pareça, esta espécie não deixa nenhum ferrão para trás.
Raspe-o devagar
Não agarre o ferrão - o saco do veneno pode romper, soltando o veneno mais depressa. Em vez disso, arraste-o para fora da ferida, deite-o fora e respire fundo. Um cartão de crédito é o ideal para o arrastar, mas a sua unha também funciona.
Use comprimidos
Tome um anti-histamínico, para o ajudar com a comichão e inchaço. Aplique uma bolsa de gelo no lugar onde foi picado para reduzir a dor e aplique um creme com um porcento de cortisona várias vezes ao dia até que os seus sintomas melhorem.
Se o seu filho for picado
Faça o papel de médico e não de pai. A melhor previsão de como uma criança aguenta uma picada é pela reação que o pai tem quando é picado. Aproxime-se calmamente e diga num tom tranquilo que sabe o quanto dói. Está a ser honesto, o que o faz ganhar a confiança da criança. Assegure-lhe que a dor irá desaparecer em breve e distraia-o com um gelado ou com um jogo do seu iPhone, à medida que vai tratando da ferida.
Nota: Perante reações alérgicas severas, tais como dificuldade em respirar ou inchaço da garganta ou língua, vá rapidamente às urgências do hospital mais próximo. Se a vítima transportar uma seringa em forma de caneta para o tratamento de emergência de reações alérgicas, use-a.
Sem comentários:
Enviar um comentário