Neste período introdutório é preferível treinar pouco quase todos os dias do que fazer sessões longas que requerem recuperações maiores. Algumas das características mais importantes desta etapa são as seguintes:
- Mesmo que predominem os ritmos fáceis dos três desportos, estes devem treinar-se alternadamente com trabalho de força e velocidade.
-O treino aumentará em volume de forma progressiva, evitando aumentos repentinos aos que estamos adaptados nesta fase.
- Já que as sessões de treino não são muito exigentes, esta é a altura ideal para fazer trabalho técnico nos 3 desportos.
- Sem fadiga, o foco de atenção na nossa técnica é mais fácil e produtiva.
- Aproveitar este período para trabalhar os nossos pontos fracos (melhorar a técnica de natação, força de bicicleta…).
- Dentro desta etapa inclui-se a preparação específica do segmento de natação, já que não é necessária uma grande preparação aeróbia de base, não se exige uma grande preparação aeróbia de base, é pouco lesivo, não são necessárias condições meteorológicas especificas e, além disso, a técnica requer um componente de força e velocidade ao fazer-se natação e triatlo a intensidades submáximas.
- Trabalho complementar de força em ginásio, tanto na musculatura responsável de manter a nossa posição nos diferentes desportos (abdominais, lombares), como da encarregada de realizar os gestos típicos cíclicos de movimento (trem superior e trem inferior).
- Este é o período ideal para planearmos os objetivos para a temporada. Estes devem ser realistas, que impliquem um certo nível de desafio e de incerteza (para aumentar a nossa motivação), mas alcançáveis (caso contrário iria provocar perda de motivação, frustração, lesões inoportunas, stress…).
SL
Sem comentários:
Enviar um comentário