quinta-feira, 17 de julho de 2014

Musculação - Efeito da Toma Combinada de Suplementos

Existem suplementos pré-treino que contêm potenciadores dos níveis de óxido nítrico, beta-alanina e cafeína.
Existem suplementos para tomar durante os treinos, que contêm carbohidratos, creatina e aminoácidos.
E existem também suplementos para o pós-treino que contêm carbohidratos de absorção rápida e proteína whey.
Por isso, o que acontece se usarmos estes três tipos de suplementos combinados? Esta foi a questão a que cientistas australianos de desporto da Charles Sturt University quiseram responder.

Para a realização do estudo, os investigadores recrutaram 15 atletas jovens do sexo masculino que já praticavam musculação há cerca de 3 anos.
Os investigadores foram inspirados pelas ideias dos cientistas de desporto John Ivy e Robert Portman, que publicaram em 2004 o seu livro Nutrient Timing -The Future of Sports Nutrition.
No livro, os autores sugerem que os atletas podem ser capazes de melhorar o seu rendimento desportivo através da ingestão dos suplementos certos antes, durante e depois dos seus treinos.

Ingerindo suplementos antes do treino que lhe possam proporcionar energia para o ajudar a realizar treinos mais intensos, suplementos que ajudem as suas células musculares a recuperarem mais rapidamente durante a “fase anabólica” durante o treino, para se recuperarem e crescerem mais durante os treinos, e ainda suplementos para auxiliar na recuperação e no processo de crescimento dos músculos durante a “fase de crescimento” depois dos treinos.
Os investigadores decidiram colocar esta ideia em prática e no seu estudo não permitiram que os seus voluntários ingerissem alimentos 4 horas antes de treinarem.

O uso combinado de suplementos pode realmente acelerar a recuperação.

Logo antes de começarem a treinar, os voluntários receberam um suplemento pré-treino que continha 1.5 g creatine, 200 mg cafeína, 1 g beta-alanina, 1 g de BCAAs e vitaminas.
Durante o treino, entre séries, os voluntários receberam um batido que continha carbohidratos de absorção rápida, 5 gramas de creatina e aminoácidos.
No final dos treinos receberam um batido que continha uma mistura de proteína whey e de carbohidratos de absorção rápida.
Os voluntários treinaram as pernas realizando os exercícios agachamento, levantamento-terra, leg press, cadeira extensora e mesa flexora. Num outro treino os voluntários repetiram o procedimento mas receberam um placebo, isto é, uma bebida que não continha suplementos nem calorias.
No final das sessões de treino, os investigadores colocaram os voluntários a realizar alguns saltos e mediram a sua capacidade de gerar força, por outras palavras, a velocidade que os atletas eram capazes de gerar.

Os voluntários recuperaram a sua força mais rapidamente depois de terem tomado os suplementos.
Os níveis de creatina quinase no sangue dos atletas também foram mais reduzidos após terem tomado os suplementos antes, durante e no final do treino. Isto é uma indicação de que os suplementos reduziram os danos musculares.

Segundo este estudo, é possível concluir que a toma de certos suplementos pode realmente reduzir os danos musculares e promover uma recuperação muscular mais rápida, o que por sua vez poderia também permitir obter maiores ganhos de força e de massa muscular, ou pelo menos permitir o aumento da frequência dos treinos.

Os investigadores concluíram:

Estes dados indicam que embora a suplementação multi-nutrientes trifásica não tenha produzido um ambiente hormonal mais favorável, melhorou o desempenho durante os treinos ao mesmo tempo que atenuou os danos musculares em atletas que praticam musculação.
MN

Sem comentários: