Já deves ter ouvido falar deste tipo de rotinas de treino, mas sabes realmente em que consistem?
O objetivo deste tipo de exercícios é desenvolver todas as nossas capacidades físicas básicas (força, resistência e velocidade) de um modo integrado, simultaneamente.
Além disso, melhoram a nossa postura, consciência cinestésica, tonificação muscular, coordenação e agilidade, para o mesmo tipo de treino funcional porque a nossa atividade e a nossa forma física são diferentes, não realizamos as mesmas atividades quotidianas, não praticamos os mesmos desportos nem temos o mesmo biótipo.
Segundo as bases do treino funcional, se trabalho num armazém a levantar coisas devo exercitar esse tipo de movimentos no ginásio, de forma a torná-los o mais seguros e económicos possível a nível energético. Preparar o corpo para a vida quotidiana, mas sem nos centrarmos sempre nos mesmos músculos e esquecer a musculatura auxiliar (sinergista) e os antagonistas, que ajudam os principais a realizar o movimento e que, entre outras coisas, previnem lesões. Por exemplo, de nada serve ter um quadricípete muito desenvolvido se a musculatura isquiotibial e do psoas não forem capazes de realizar a sua função de ajudar o quadricípete na sua contração para evitar lesões. Se não houver um bom planeamento do treino funcional, podem esquecer-se estes aspetos, o que terá consequências negativas.
Os 6 exercícios top para ficar em forma:
1 – Chin-Ups Power
2 – Série Funcional Peito-Dorsal-Perna-Ombro
3 – Pull Over na Polia
4 – Crunch a rodar
5 – Fitball Push-Ups
6 – Clean
SL
Sem comentários:
Enviar um comentário