Nozes
Segundo um estudo espanhol, pessoas que comiam um pequeno punhado de nozes todos os dias melhoraram a sua memória em 19%. Acredita-se que os polifenóis presentes nas nozes melhoram a comunicação entre os neurónios.
Café
Um recente estudo britânico descobriu que o consumo de 20 a 30 milligramas de cafeína (menos do que uma chávena de café) podem aumentar a capacidade intelectual.
Peixe
O peixe está cheio de ómega-3s. Segundo um recente estudo em Neurologia, as pessoas com níveis mais baixos de ácidos gordos ómega 3 nas suas células sanguíneas têm cérebros mais pequenos quando comparados com os cérebros de pessoas com níveis mais altos.
Espinafre
De acordo com investigadores japoneses, esta verdura é rica em magnésio e pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo em todo o corpo e cérebro.
Azeite
Os ácidos gordos e os polifenóis ajudam a reduzir a inflamação nas articulações e nas células.
Sementes de linhaça
Podem ser pequenas, mas são grandes em termos de proteína e fibra. Adiciona-as ao teu iogurte ou aos teus cereais para dar um impulso extra ao teu cérebro.
Mexilhões
São dos alimentos que possuem níveis mais altos de vitamina B12, o que ajuda a isolar as tuas células cerebrais (facto importante à medida que envelheces).
Chocolate Negro
Não precisas de comer uma tablete inteira, claro, mas umas gramas de cacau podem ajudar-te a concentrar, aumentando o fluxo sanguíneo no cérebro. Consome o chocolate mais puro que encontrares.
Iogurte Grego
É rico em cálcio. A falta de cálcio pode provocar estados de ansiedade, irritabilidade e raciocínio lento (todos eles relacionados com funções cerebrais).
Espargos
Investigações provam que quase metade das pessoas com depressão, têm níveis baixos de folato. Os espargos são ricos nesse nutriente.
Menta
Em pastilhas elásticas ou em chás, os investigadores associaram o seu aroma a um aumento do estado de alerta e do funcionamento da memória, graças às suas propriedades estimulantes.
Laranjas
O teu corpo não consegue produzir vitamina C. Uma equipa de investigadores com sede no estado do Oregon, descobriram recentemente que as células da retina, muitas das quais são do mesmo tipo que as células presentes no teu cérebro, poderiam ser destruídas devido à falta de vitamina C.
Bagas
As investigações sugerem que os flavonóides presentes nas bagas podem reduzir o risco de sofrer da doença de Parkinson, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
Além destas dicas e apostando nestes alimentos, aconselho a descansar bem, não passar muito tempo sem comer e evitar as bebidas alcoólicas, já que são tóxicas para o cérebro. Assim poderás melhorar o desempenho do teu cérebro, para além da tua saúde, e ajudar-te nos tempos de estudos.
PZ
Sem comentários:
Enviar um comentário