sexta-feira, 25 de julho de 2014

Musculação - 6 Equipamentos de Treino Recentes

Aqui ficam algumas peças de equipamento de treino de musculação recentes que provavelmente ainda não conhecia.

The hip thrusterThe hip thruster

Muitas pessoas já conhecem o Hip Thrust, um exercício que trabalha os músculos da cadeia posterior, especialmente os glúteos e os isquiotibiais, mas também os músculos eretores da espinha.
É bastante fácil realizar este exercício sem peso, já que este só requer um banco sólido onde apoiar a parte superior das costas. Também pode-se começar a realizá-lo com as duas pernas ao mesmo tempo, passando depois para uma perna de cada vez (unilateral).
Mas a partir de determinada altura, depois de atingir um determinado nível de força, irá necessitar de usar resistência adicional neste exercício. Esse aumento da dificuldade pode ser conseguindo acrescentado um halter, uma barra ou ainda bandas elásticas.

Esta peça de equipamento permite realizar o exercício hip thrust numa estrutura bem sólida, sendo que aqui o banco nunca sai do sítio nem desliza para trás. A superfície onde se apoia os pés é anti-deslizante, e o equipamento também permite o uso de bandas elásticas para aumentar a dificuldade do exercício. O recurso a bandas elásticas torna a execução do exercício mais fácil e menos incómoda, pois dessa forma já não é necessário colocar barras pesadas na posição correta.
Este é, na minha opinião, um equipamento de treino que deveria estar presente em todos os ginásios, sobretudo tendo em conta o aumento da popularidade do exercício hip thrust.

Isolator Fitness

O principal objetivo deste “Isolator Fitness” é permitir a obtenção de um maior isolamento de determinados grupos musculares em vários exercícios, excluindo os músculos dos braços do movimento.
Consegue isso colocando duas cintas em cada braço, que serão depois presas ao equipamento de treino do exercício que vamos realizar. Pode ver mais abaixo alguns exemplos de exercícios em que é possível utilizar este “Isolator Fitness”. Este equipamento de treino tem um aspecto um pouco bizarro, mas na verdade pode ser bastante útil, especialmente para aqueles que têm lesões nos bíceps ou antebraços, que os impedem de realizar treinos pesados ou de levantar cargas muito pesadas, como nos treinos de costas.
Também pode ser interessante para aqueles que ainda não têm força suficiente nos antebraços, ou nos braços, para aguentar as séries dos exercícios mais pesados até ao final.

The cuff efition

O conceito e a ideia por detrás deste equipamento é idêntico ao do Isolator Fitness original, excepto que aqui prende-se cintas aos pulsos de forma a reduzir a participação dos músculos dos antebraços em vários movimentos, tais como em exercícios para os bíceps e tríceps.

Em teoria, desta forma poderia ser possível obter um maior isolamento dos músculos da parte superior dos braços em vários exercícios. Este pode ser um bom equipamento para aqueles que sofrem de lesões ou de problemas articulares nos pulsos que os impedem de suportar cargas elevadas nos exercícios de braços e outros.

Slayer Barbell

A ideia básica desta barra é proporcionar a sensação de estar a treinar numa máquina, quando na verdade se está a treinar com pesos livres. Como pode ver, neste acessório os antebraços permanecem fixos e mais estáveis. Esta barra é excelente para aqueles que têm problemas em realizar o exercício rosca inversa com barra ou não conseguem manter os punhos estáveis e na posição correta durante a maioria dos exercícios de braços com barra. Também pode ser bastante útil para executar o exercício hip thrust e vários outros.

Hex bar

Na verdade, este equipamento não é recente mas ainda é bastante desconhecido e pouco popular nos salas de musculação.
A Hex Bar é uma barra com uma forma hexagonal que tem pegas dentro da barra, perto dos discos. A sua forma hexagonal permite ao seu utilizar realizar vários exercícios em pé, dentro da barra. Desde o levantamento terra, agachamento, etc.
Considero que este equipamento é o ideal para realizar o exercício encolhimentos de ombros pois permite a adoção de uma postura mais correta. Este tipo de barra foi criada há mais de 30 anos atrás, e foi inspirada por uma “trap bar”, desenvolvido pelo powerlifter Al Gerard muitos anos antes.
Mas em vez de ter uma forma hexagonal, a “Trap bar” tinha a forma de um triângulo. Devido à concepção da barra hexagonal, o movimento é realizada com o centro da barra alinhado com os quadris – em contraste a barra recta tem obrigatoriamente que mover-se à frente das pernas.
Como a barra reta tem que ser mantida em frente das pernas, a resistência é aplicada mais longe do centro de massa. Esta diferença na posição do corpo exige mais esforço dos eretores da espinha para realizar o levantamento em comparação com a barra hex.
A diferença entre uma barra reta e uma barra hexagonal no trabalho muscular também tem implicações para a reabilitação. Os autores de um estudo acerca da barra Hex afirmaram:
"Para os indivíduos com um historial de dores lombares ou atualmente nos estágios finais de reabilitação, a realização do levantamento terra com a barra hexagonal em vez de com a barra reta poderá ser uma estratégia mais prudente para trabalhar a zona lombar ao mesmo tempo que se distribui mais a carga entre as articulações do corpo".

Fat gripz

O objetivo deste equipamento de treino é aumentar o diâmetro das barras, halteres e outros equipamentos de treino.
Esse aumento do diâmetro torna a execução dos exercícios mais difícil para os antebraços, o que por sua vez pode proporcionar um aumento da força do agarre e fortalecer os antebraços.
Este acessório de treino é bastante adaptável e é possível colocá-lo na maioria das barras e halteres. Existe também um outro equipamento com um conceito muito semelhante a este, é o Grip4orce.
A ideia é derivada das barras com grande diâmetro, as chamadas “Fat Bars”, que permitem treinar o agarre e os pulsos enquanto realiza os seus exercícios para outros grupos musculares, como no levantamento terra, remada inclinado com barra, etc.
É portanto excelente para trabalhar mais os antebraços ao mesmo que treina os músculos pretendidos e pode utilizar este acessório em quase todos os exercícios.
MN

Sem comentários: