terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Musculação - O melhor exercício que pode realizar

Ao contrário do que muitos possam estar a pensar, o melhor exercício de musculação que temos à disposição não é o agachamento, não é o levantamento terra e nem sequer é a elevação na barra fixa.
No entanto é a coisa mais importante a fazer no ginásio e são muito poucos os que o fazem.
Este exercício não requer nenhum tipo de equipamento especial ou dispendioso, demora menos de 10
minutos a realizar por treino e ocupa muito pouco espaço.
É, sem dúvida alguma, o passo mais importante para o aproximar dos seus objetivos, seja ele aumento da força, da massa muscular ou de ambos.
O exercício de que estou a falar aqui é o de pegar numa caneta, num bloco de notas e registar os dados dos seus treinos – também conhecido como diário de treino.

A maioria das pessoas limitam-se a vaguear pelo ginásio a realizar os seus treinos de forma mais ou menos inconsciente, sem pensarem muito se estão a obter progressos ou não, ou se o programa de treino está a proporcionar resultados. Não seja mais uma dessas pessoas.

Porquê registar os dados num diário de treino?


O principal benefício do diário de treino é que permite-nos ficar a saber o que está realmente a acontecer, a enfrentar os fatos e ficar a saber se aquilo que estamos a fazer está a funcionar.
Registar os seus dados num diário de treino é o melhor exercício que pode realizar durante os seus treinos.
Como já deve saber por esta altura, o aspeto mais importante a ter em conta quando se pretende aumentar a força e a massa muscular é o princípio da sobrecarga progressiva.
Isto significa que é necessário ir aumentando o peso e/ou o número de repetições que realiza em cada exercício ao longo do tempo.
Se tem vindo a realizar o mesmo número de repetições e a levantar o mesmo peso em todos os exercícios ao longo do tempo, é muito provável que já não esteja a obter progressos.
Com um diário de treino, irá ficar a saber de forma fácil se aquilo que tem vindo a fazer está a funcionar ou não.
Para além disso, poderá ver o peso e o número de repetições que realizou no seu último treino e tentar fazer melhor, realizando mais 1 repetição ou até apenas mais meia repetição. Também pode adicionar mais 1 kg à barra e tentar realizar o mesmo número de repetições.
O progresso poderá ser mínimo, mas estes pequenos progressão, acumulados e ao longo do tempo, irão
traduzir-se em resultados mais expressivos, que significam mais um passo certo em direção aos seus objetivos.
Um diário de treino é uma forma valiosa de monitorizar os seus progressos e considerado por muitos como a ferramenta mais importante para se poder obter os maiores benefícios do treinos.
MN

Sem comentários: