segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fitness - Crossfit

Fique a conhecer uma modalidade que particularmente aprecio muito devido às suas especificidades e à sua abordagem da atividade física. Ficam aqui as opiniões dos prós na matéria.

Qualquer pessoa pode experimentar?

"Sim. O CrossFit é como o futebol: dos amadores aos profissionais todos podem experimentar. Na verdade, 99% das pessoas que praticam CrossFit são principiantes, visto que é uma modalidade muito recente. Não é necessário competir, pode treinar só pelo prazer de praticar um desporto saudável mas muito exigente." Matt Chan (1º lugar no Campeonato regional dos EUA e 2º nos Reebok CrossFit Games 2012).

Existem planos de treino fixos?

"Não. Pelo menos no conceito de fitness a que estamos habituados. Os exercícios que compõem um treino de CrossFit (fundos em argolas, levantamento de peso morto, kettlebells, etc.) mudam de dia para dia e é precisamente esta característica que torna esta modalidade tão espetacular. Na verdade, a rotina acaba por ser sempre uma inimiga para o progresso dos músculos." Rich Froning Jr. (campeão mundial dos Reebok CrossFit Games 2011 e 2012).

É necessário um personal trainer?

"Não. Sem dúvida que é recomendável um treino orientado, mas isso não significa que todos os principiantes tenham que recorrer a um personal trainer. Basta participar em aulas de grupo com um instrutor qualificado. A grande mais valia é que vai começar a fazer coisas que não fazia sozinho, como treinar de forma correta cada grupo muscular a um nível intenso e exigente." Annie Thorisdottir (campeã mundial dos Reebok CrossFit Games 2011 e 2012).

Pode-se treinar sozinho?

"Sim. Existem tutoriais muito completos na Internet com vídeos e explicações detalhadas. O problema é que a maioria das pessoas ignora estas instruções. É preciso algum estudo e algum treino em frente ao espelho para comprovar se está a fazer tudo bem. No final vai conseguir treinar sozinho, mas precisa de tempo para dominar na perfeição a postura corporal". Kristan Clever (1º lugar no Campeonato regional da Carolina do Sul (EUA) e 4ª nos Reebok CrossFit Games).

Sem comentários: