quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Lazer - Inteligência Animal

Quem me conhece sabe que tenho uma especial admiração pelo animal Corvo, apesar de este normalmente estar associado a conotações negativas, na sua maioria (para não dizer totalidade) sem fundamento.

Segundo a Wikipédia, "O corvo é uma ave da família Corvidae, representantes de maiores dimensões da Ordem passeriformes. Possuem ampla distribuição geográfica nas zonas temperadas de todos os continentes, vivendo em bandos com estrutura hierárquica bem definida e formam, geralmente, casais monogâmicos. Sua alimentação é omnívora e inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos; podem ser também necrófagos. Tais aves surgiram na Ásia, mas todos os continentes temperados e várias ilhas (como o Havaí) têm representantes do gênero. Na mitologia, os corvos são vistos geralmente como portadores de maus presságios, devido à sua plumagem negra e hábitos necrófagos.
Os estudos da inteligência em corvos têm demonstrado que tais animais são dotados de um aparato cognitivo capaz de lhes propiciar diversas ações que podem ser compreendidas como sinais de inteligência. Como exemplo disso, tem-se a descoberta de cientistas da Universidade de Auckland de que os corvos têm a capacidade de usar três ferramentas em sucessão para conseguir chegar até os alimentos. 
Alguns corvos que comem sementes difíceis de se quebrar costumam atirar as semente nas ruas de uma metrópole qualquer e deixar que os carros quebrem-nas. O corvo-da-nova-caledônia (Corvus moneduloides) é conhecido pela sua capacidade de fabricar e utilizar pequenos instrumentos que o auxiliam na alimentação. Em testes específicos de inteligência animal, costumam atingir altas pontuações.a diferença entre um corvo a outro necrófago é que ele mata quando está com fome."

Dito isto, penso que não restam dúvidas que é um animal fabuloso e independentemente da cor preta (que nada de mau indíca a não ser para alguns ignorantes que pensam que a cor faz o animal / pessoa) possui capacidades fantásticas e únicas numa ave. Aqui fica um vídeo que o demonstra.
Simplesmente fabuloso...



Sem comentários: