sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Saúde - Hábitos para viver mais anos

Adote estes hábitos saudáveis para proteger a sua circulação sanguínea:

Levante-se

De acordo com vários estudos, estar sentado mais de seis horas por dia é prejudicial para o coração. O simples facto de se sentar provoca alterações subtis nos processos químicos do organismo, tais como o aumento da concentração de triglicéridos e do colesterol no sangue. A regra base é simples: tudo o que puder fazer de pé, faça-o, tal como comer ao balcão ou falar ao telefone.

Exercício mais frequente, não mais intenso

Se treina unicamente para melhorar a sua saúde cardíaca, então deverá aumentar a frequência dos treinos e nunca a intensidade. O exercício repetido tem um “efeito agudo” no coração, o que significa que quanto mais exercício praticar, maiores serão as vantagens. As sessões intensas são excelentes para si, a não ser que passe os três dias seguintes sem conseguir mexer as pernas. Mas isto não significa que nunca tenha de descansar: o coração é um músculo e, como todos os outros, também merece descansar para nunca se ressentir.

Um dia sem Carne

É apenas um dia, mas se seguir este conselho à risca e não comer carne durante um dia inteiro reduzirá a ingestão de gorduras saturadas em cerca de 15%. Segundo a análise de 48 estudos, diminuir as gorduras saturadas reduz o risco de enfarte em 14%. Apenas um pormenor: não substitua a carne por mais batatas. O excesso e hidratos de carbono diminui a elasticidade das artérias.

Encontre o seu "paraíso"

Pratique uma atividade que sabe que o relaxa e irá conseguir manter saudáveis os níveis da sua pressão arterial. Escolha algo que vá ao encontro dos seus gostos, tais como ler ou jogar angry birds no seu telemóvel. O importante é que consiga deixar a mente descansar e a desfrutar. Fácil!

Aumente o Capital Social

Relacionar-se mais com a família, com os amigos ou participar ativamente em alguma associação ou clube ajuda a travar os fatores de risco de uma doença cardíaca. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard (EUA), manter maiores vínculos sociais reduz em 53% o risco de sofrer um acidente cardiovascular. Assim sendo, qual vai ser a sua companhia para assistir consigo ao próximo jogo da Champions League?
 MH

Sem comentários: