segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Saúde - Acabe com a Ressaca

Não é por experiência própria que eu publico este post, mas tenho amigos de amigos meus que já precissaram...
Assim sendo, quando estiver naquele estado em que o nível de álcool é superior ao recomendado, aqui ficam algumas sugestões:

Sumo de tomate

Logo que se ingerem bebidas alcoólicas, começamos a desperdiçar eletrólitos, minerais que mantêm o equilíbrio dos fl uidos. E quando os níveis destes baixam, surgem as dores de cabeça, o cansaço e os enjoos. O sumo de tomate contém estes minerais em abundância, por isso, na noite da passagem de ano, peça este cocktail: Virgin Mary. É um Bloody Mary, mas sem álcool.

Mel

De acordo com a Royal Society of Chemistry, o mel garante ao organismo o sódio e o potássio que o organismo necessita depois de uma noite de farra.
Sugestão: assim que acordar, coma uma tosta integral barrada com mel e verá como se volta a sentir parcialmente humano.

Menta

Popular no tratamento dos enjoos e náuseas, a menta atua como um leve anestésico para as paredes do estômago, o que evita o vómito. Experimente um chá ou rebuçados de menta. É claro que o licor de menta não é uma boa aposta!

Sumo de laranja

Em consonância com uma pesquisa realizada pelo British Medical Journal, os sumos e a fruta atenuam os sintomas da ressaca. A vitamina C ajuda o fígado a decompor o álcool. Mas há mais, uma investigação publicada no The American Journal of Clinical Nutrition diz que os cítricos aumentam em cerca de 100% a remoção do álcool do sangue. Quanto mais fresco melhor, por isso prefira sempre os sumos naturais, se possível faça-os em sua casa.

Atum

A desidrogenase de alfa-cetoglutarato pode ser difícil de pronunciar, mas neste momento é a sua melhor amiga. Quanto mais tempo o álcool passar no seu organismo, pior será a dor de cabeça. Esta enzima ajuda-o a ficar novamente em pleno funcionamento. Um bife de atum pequeno contém cerca de 40% da DDR desta enzima. Mas de manhã é mais provável que lhe apeteça uma torrada com atum natural enlatado. Ok, pode comer!

Leite

Não é apenas mais uma maneira de melhorar a absorção de líquidos: o leite é também rico em cálcio, o que ameniza a irritabilidade associada à ressaca. Também é uma boa fonte de cisteína, um aminoácido que dissolve o acetaldeído que o corpo produz ao tentar processar o álcool (etanol). Assim levantar-se-á muito mais bem-disposto.

Ovos

Se não consegue manter-se em pé mais de cinco minutos, o que precisa é de um pequeno-almoço rápido à base de ovos. Têm um alto teor de cisteína, um aminoácido que dissolve o álcool e atua como desintoxicante. Se tiver coragem, acompanhe-os com sumo de laranja.

 MH

Sem comentários: