quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nutrição - Beber Sumo de Laranja = Comer Menos

Um estudo levado a cabo pela Universidade Estadual Paulista, em São Paulo (Brasil), dá conta que o sumo de laranja ajuda a reduzir o apetite, podendo vir a ser um grande aliado na perda de peso. Segundo o mesmo, a laranja liberta uma substância capaz de aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos a seguir.

Na primeira semana de testes, os participantes consumiram doses de sumo fresco, preparado no momento. Na segunda, ingeriram antes sumo processado industrialmente e, na terceira, um preparado especial, feito à base de água e açúcar, ou seja, uma composição bastante semelhante àquela que é encontrada nos refrigerantes.

Os resultados deram conta que o consumo de sumo, tanto fresco como processado, dá origem a um aumento significativo dos níveis de leptina, uma hormona que está diretamente ligada à sensação de saciedade, atuando numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibindo os receptores do apetite.

Uma vez que os mesmos efeitos não foram verificados com a bebida açucarada, a investigadora acredita que a vitamina C e os isoflavonoides (compostos orgânicos de origem vegetal) presentes na fruta sejam os responsáveis pela sensação de saciedade.
SP

Sem comentários: