quarta-feira, 12 de março de 2014

Nutrição - Lentilhas

Pequenas mas muito nutritivas. São provavelmente uma das leguminosas menos utilizadas mas das mais interessantes do ponto de vista nutricional.
Fornecem hidratos de carbono, de baixo índice glicémico e muita fibra, mas também são especialmente ricas em vitaminas do complexo B como o ácido fólico, assim como em minerais como o magnésio e o molibdénio.
O perfil nutricional das lentilhas é compatível com o seu papel preventivo de várias doenças, nomeadamente do foro cardiovascular, a diabetes e diversas formas de cancro como da mama e do cólon.
O seu baixo valor calórico (108Cal/100g de lentilhas cozidas) torna-as também um alimento muito interessante no seu plano de emagrecimento, por serem especialmente ricas em fibra saciam a tua fome e preenchem melhor o prato do que o arroz e a batata branca. Tornam-se ainda muito interessantes por poderem ser combinadas com uma série de confecções culinárias como estufados.
Dez colheres de sopa de lentilhas cozidas (~100g) fornecem 10g de fibra, 180mcg de ácido fólico o que corresponde a cerca de 45% da dose diária recomendada (DDR), 36mg de magnésio (9% da DDR), 1.3mg de Zinco (8% DDR) e 3.3mg de ferro (19% DDR) com menos de 120Cal e 20g de hidratos de carbono que irão dar-te energia durante muito tempo.
Coza uma chávena de lentilhas em 2 a 3 chávenas de água durante 20 a 30 minutos, deixa arrefecer e depois mistura com um estufado de verduras como por exemplo ratatouille.
SL

Sem comentários: