sexta-feira, 7 de março de 2014

Saúde - Acabar com as Vertigens

Alguma vez sentiu a sensação de vertigem quando se senta ou se levanta? Acontece-lhe com relativa frequência? Nada de alarmes.
Saiba que cerca de 20% da população adulta tem vertigens. Apesar de existirem de vários tipos, a mais comum denomina-se de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Segundo a Associação Portuguesa de Otoneurologia, “consiste num quadro de vertigens habitualmente intensas, rotatórias, com segundos de duração, desencadeadas por determinados movimentos da cabeça - por exemplo, ao rodar na cama, ao executar uma hiperextensão do pescoço para tirar um livro de uma prateleira alta, ao levantar e deitar na cama”.

Soluções

Perante as conclusões de um estudo recente publicado na revista Neurology, bastam uns simples movimentos para aliviar esta sensação sem ter de recorrer a medicamentos. Veja como pode realizar a chamada “Manobra de Epley” (deve fazê-la sempre com acompanhamento de um especialista):

1. Sente-se numa marquesa (ou mesmo na cama).
2. Gire a cabeça 45º para o lado.
3. Deite-se mantendo a cabeça, o pescoço e os ombros exatamente na mesma posição em que estava sentado durante 30 segundos.
4. Gire a cabeça (sem levantá-la da cama) uns 90º para o lado contrário, e espere mais uns 30 segundos.
5. Rode o resto do corpo 90º e mantenha a posição durante 30 segundos.
MH

Sem comentários: