sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fitness - Exercícios para queimar gordura e ganhar massa muscular na piscina


Já pensou em fazer exercícios dentro da piscina para queimar calorias? Se sim, óptimo, se ainda não, este artigo dar-lhe-á que pensar.

Vantagens: Muito indicados para quem faz reabilitação física ou precisa de atividades de baixo impacto para as articulações, pois os exercícios feitos na água oferecem um maior controle e estabilidade.
Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira
Graças à densidade da água, cerca de 830 vezes maior do que o ar, a água torna as actividades mais intensas. Em função disso, as reservas de glicogénio costumam esgotar-se mais rapidamente. Logo, os níveis de gordura são atacados. Além disso, a maior perda de calor corporal na água, entre outras alterações fisiológicas, torna o gasto energético dos exercícios aquáticos maior.

Quem não pode fazer: Pessoas com doenças infecciosas ou transmissíveis pela água, desordens gástricas e intestinais, hipertensão descontrolada, erupções ou feridas abertas na pele, incontinência renal ou perfuração nos tímpanos.

Considerações sobre a temperatura da água

Quando muito fria, a água pode causar enrijecimento muscular. Se muito quente, prejudica a dissipação de calor do corpo, sobrecarregando o sistema circulatório e afectando o rendimento do exercício. A Aquatic Exercises Association (associação americana de exercícios aquáticos) estabelece alguns parâmetros para a temperatura da água:
- Entre 28°C e 30°C: é a média mais confortável e benéfica para a prática geral de actividades, principalmente as de resistência muscular;
- Entre 25°C e 28°C: indicada para exercícios intensos e competitivos;
- Entre 26,5°C e 30°C: recomendada para obesos;
- Entre 32°C e 35°C: indicada para actividades terapêuticas e de reabilitação

Infelizmente nem todas as piscinas estão equipadas com o material necessário para executar muitos destes exercícios. De qualquer forma aqui ficam algumas opções:

WATER BIKE

O que é: pedalada feita dentro da piscina num equipamento sem assento instalado na borda.

Para que serve: atividade aeróbica de alta intensidade. Este exercício permite que a pessoa faça, além da pedalada, movimentos de step e remada. Ao contrário do modelo convencional, a pessoa fica ainda na vertical e imersa em maior profundidade.

Duração da aula: 50 minutos

Gasto calórico: cerca de 800 calorias.

BIRIBOL (voleibol aquático)

O que é: jogo de voleibol praticado na piscina, com a água pela altura da cintura.

Para que serve: de forma mais descontraída, aumenta o gasto energético e trabalha a musculatura dos membros inferiores ao oferecer resistência nos saltos e deslocamentos. Ameniza, ainda, o impacto sobre os joelhos e trabalha os membros superiores nos bloqueios e passes.

Duração da aula: 60 a 90 minutos

Gasto calórico: cerca de 300 calorias

DEEP RUNNING

O que é: corrida praticada em piscina profunda, sem que os pés toquem o fundo, com uso de colete ou cinto flutuador.

Para que serve: além de intensa, é livre de impacto. Exige força abdominal para a estabilidade do corpo e trabalha a resistência muscular dos braços e das pernas. Pode ser usada como alternativa ou complemento à corrida no solo. A pessoa tem de ficar atenta para fazer o movimento de corrida, não de pedalada.

Duração da aula: 45 a 60 minutos

Gasto calórico: cerca de 400 calorias

HIDROSPINING

O que é: chamado também de hidrocycle ou hidrobike, é a pedalada dentro da água num aparelho semelhante à bicicleta.

Para que serve: promove intensa actividade aeróbica, o que estimula o sistema cardiorrespiratório, além de trabalhar a musculatura dos membros inferiores, com maior controle das articulações.

Duração da aula: 45 a 50 minutos

Gasto calórico: cerca de 800 calorias

AQUAFIT

O que é: ao contrário do Deep Running, nesta modalidade a corrida é feita numa passadeira dentro da piscina, com água pela cintura, explorando intensidades e inclinações do aparelho.

Para que serve: fortalece o sistema cardiovascular e a musculatura dos membros inferiores. Aumenta o gasto calórico em até 140%, em função da resistência da água ao exercício, mas com 45% menos impacto do que uma passadeira convencional.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: cerca de 600 calorias

HIDROPOWER

O que é: hidroginástica só de exercícios aeróbios de alta intensidade, com saltos, agachamentos e movimentos coordenados, com pouca ou nenhuma pausa para descanso.

Para que serve: ao trabalhar em intensidades mais elevadas, estimula-se a vertente cardiovascular e também um maior gasto calórico.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 400 a 700 calorias

HIDROFIGHT /  HIDROKICKBOXING

O que é: populares lutas marciais dentro da piscina. Os pontapés, socos e desvios são feitos na água com uso de acessórios, como luvas de hidroginástica, que aumentam a resistência aos movimentos. Geralmente, são adoptadas durante as aulas de hidroginástica.

Para que servem: actuam na vertente cardiorrespiratória e na resistência muscular, promovendo também o aumento do gasto calórico e a queima de gordura, além de trabalhar a coordenação de movimentos e o equilíbrio.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: cerca de 350 calorias

POWER POOL

O que é: aula de hidroginástica coreografada em cima de músicas, com pouco uso de acessórios.

Para que serve: o trabalho intenso aprimora a vertente aeróbica, estimula um maior gasto calórico e trabalha a resistência muscular.

Duração da aula: 45 a 60 minutos

Gasto calórico: cerca 500 calorias

KAYAK TRAINING

O que é: treino das técnicas de remadas da canoagem, no qual os caiaques ficam presos à borda da piscina por um elástico.

Para que serve: melhora o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora. Define também os braços e estimula o emagrecimento.

Duração da aula: 1h30

Gasto calórico: de 500 a 600 calorias

AQUAJUMP

O que é: a tradicional aula de saltos na cama elástica, desta vez dentro da piscina.

Para que serve: fortalece a musculatura dos membros inferiores, com maior proteção contra impactos. Estimula um maior gasto energético e ajuda a trabalhar o equilíbrio. Muitos terapeutas fazem uso desta modalidade no trabalho de fortalecimento de tornozelos ou joelhos enfraquecidos.

Duração da aula: 45 a 60 minutos

Gasto calórico: cerca de 400 calorias

HIDROABDOMINAL

O que é: hidroginástica com enfoque no abdómen e da região central do corpo, por meio de exercícios com barras.

Para que serve: trabalha a resistência muscular e a força do abdómen de forma mais localizada, estimulando também o gasto calórico e o condicionamento aeróbico.

Duração da aula: 45 minutos

Gasto calórico: de 300 a 400 calorias.

Sem comentários: