terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nutrição - Ácido Ursólico, o anabolizante da maça

Um estudo feito por investigadores da Universidade de Iowa, publicado na Cell Metabolism, afirma que a camada de gordura na casca de maçã contém um composto com um efeito anabólico. Este composto é chamado de ácido ursólico, mas também é conhecido como Malol. Testes realizados em ratos demonstraram uma redução da atrofia muscular, na medida em que este composto causou um crescimento muscular e a perda de gordura.
O ácido ursólico também pode ser encontrado noutros alimentos tais como o manjericão, mirtílos, amoras, alecrim, orégãos, tomilho e ameixas. As ameixas secas têm a particularidade de aumentarem também a concentração de IGF-1, segundo uma descoberta de investigadores do departamento americano de agricultura. Todavia, os investigadores não conseguiram encontrar nenhuma explicação para esse efeito. A presença de ácido ursólico na ameixa seca pode explicar este efeito especial.
As propriedades anabolizantes do ácido ursólico foram descobertas pelos investigadores do Iowa, quando estes examinavam a perda de células do tecido muscular. Foi possível determinar os genes activos nas células durante o processo de atrofia muscular. Posteriormente, os investigadores procuraram determinar quais as substâncias que tinham precisamente o efeito oposto. A substância mais promissora encontrada foi o ácido ursólico.

Sem comentários: