
Existem diferentes teorias para explicar como e porquê as cãibras musculares surgem. As causas podem ser os metabólitos tóxicos produzidos no organismo pela desidratação e perda de sais, ausência de vitaminas na dieta e fatores ambientais. Normalmente acontecem quando existe alguma degradação da glicose (devido à falta de oxigénio) em determinado local e após algum esforço extra, o músculo acabar por se contrair forçadamente (exactamente da mesma forma como a pressão que fazemos quando ficamos com falta de ar).
Muito se comenta sobre falta de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas o seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns das câimbras.
Alguns medicamentos também podem ser causadores de câimbras:
Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinais de aterosclerose, que leva à diminuição da circulação sanguínea para determinado grupo muscular por obstrução do fluxo por placas de colesterol.
Como evitar as câimbras?
Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios físicos em dias muito quentes.

Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.
Hidratação adequada e alongamentos frequentes resolvem os problemas da maioria das pessoas com câimbras idiopáticas. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro.
Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.
Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.
Como actuar perante uma cãibra?

Após uma cãibra terminar, é importante não evitar o uso do músculo afectado, pois senão fica mais propício a surgir de novo. No caso de ser na perna, caminhe um pouco e mesmo no dia de amanhã volte a caminhar um pouco mais. Algo que também ajuda é arrefecer a zona afectada com gelo, pois atenua a dor. Além disso, o próprio calor é um factor que aumenta o risco de ter uma cãibra visto que com o calor, a pressão sanguínea aumenta, dilatando assim os vasos sanguíneos e consequentemente afecta os músculos devido a essa mesma dilatação.
Banana evita câimbras?


Sem comentários:
Enviar um comentário