domingo, 13 de janeiro de 2013

Musculação - Antebraço, dificuldades no seu desenvolvimento

Ao longo dos anos apercebi-me que em vários planeamentos de treino nos ginásios o desenvolvimento do antebraço é menosprezado. O seu desenvolvimento deve acompanhar o desenvolvimento dos restantes grupos musculares. Para além da razão estética, um antebraço mais desenvolvido permitirá aumentar as cargas utilizadas nos restantes exercícios de musculação. Uma pega forte e firme é importante para assegurar a correta execução do exercício.

Duas razões podem estar na origem da dificuldade em desenvolver o antebraço:

1) Demasiada tensão colocada nos músculos do antebraço
Os músculos do antebraço devem ser vistos como outros músculos quaisquer, sujeitos às mesmas condições e pressões. O que isto significa é que os músculos do antebraço também necessitam do devido estímulo e repouso.
Praticamente todos os exercícios de braços mobilizam os músculos do antebraço. Também muitos outros exercícios que focam o peito, os ombros e as costas mobilizam o antebraço, se bem que em menor dimensão. Uma sobrecarga no treino (especialmente o de braços) irá atrapalhar o desenvolvimento do antebraço, uma vez que o mesmo não estará a receber o devido descanso. Se é daqueles que executa diariamente exercícios de musculação que focam os músculos dos braços, pode estar aí a razão da falta de crescimento do antebraço.

2) Falta de treino específico dos antebraços
Como foi dito, os músculos do antebraço necessitam de ser estimulados para que possa ocorrer hipertrofia.
Apesar de muitos exercícios que trabalham primeiramente o bíceps ou tríceps envolverem também o antebraço, existem exercícios que focam sobretudo os músculos desta região.

Experimente acrescentar ou substituir um exercício por um outro que foque mais a região do antebraço. Por exemplo, o levantamento martelo (à esquerda) é um excelente exercício que mobiliza a maioria dos cerca de 20 músculos diferentes que compõem o antebraço. Para além disso, o bíceps também é estimulado.

Sem comentários: