quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nutrição - Stevia, o adoçante 100% natural

A stevia, ou estévia (stevia rebaudiana), é uma planta originária do Paraguai mas também cultivada na América do Sul e em alguns países asiáticos. Os índios Guarani usavam as folhas da stevia para adocicar as suas bebidas e também para melhorar o paladar dos remédios à base de plantas.Esta planta também era utilizada como um tónico para o coração, para ajudar a aliviar a tensão arterial, reduzir a azia e suavizar problemas renais. Mais recentemente, a investigação científica avaliou os efeitos da stevia no tratamento da obesidade, na redução da tensão arterial de hipertensos e na diabetes, tendo provado ser uma boa alternativa ao açúcar de mesa.

Benefícios da stevia

As folhas desta planta contêm certos compostos edulcorantes – como o esteviósido e o rebaudiósido A – que lhe conferem um poder adoçante cerca de 300 vezes superior à da sacarose (o açúcar de mesa).
Alguns estudos científicos têm associado os adoçantes artificiais (produzidos quimicamente em laboratório), como o aspartame, a sacarina e os ciclamatos, a efeitos tóxicos e ao aparecimento de algumas doenças crónicas. A stevia é utilizada na produção dos edulcorantes, devido ao seu elevado poder adoçante. O melhor de tudo é que ela não tem calorias. Por esse motivo, o seu uso é adequado a diabéticos, já que a resposta insulínica será praticamente nula. No bodybuilding, é ideal para utilizar na fase de seca.

Como consumir stevia?

A stevia é comercializada tanto em comprimidos como em pó. Os comprimidos podem ser colocados no café ou no chá. O pó pode ser espalhado por cima dos alimentos, dissolvido em bebidas quentes ou utilizado na confeção de bolos.

Sem comentários: