terça-feira, 26 de novembro de 2013

Musculação - Os Três Pilares da Técnica

Distância

Não se deixe enganar pelo nome, pois a distância não é mais do que a amplitude do movimento. Imagine o supino: a amplitude é o pequeno “arco” que a barra descreve desde que toca no seu peito até estender totalmente os braços. Para garantir a correta amplitude do movimento trabalhe com uma carga adequada que lhe permita finalizar todas as repetições planeadas. A distância do movimento será relevante para trabalhar determinados ângulos do movimento de cada articulação, para assim conseguir mais intensidade na série.

Plano

Todos os exercícios são realizados num plano: frontal, sagital ou transversal. Se usar todos os planos num só movimento e adicionar deslocação, será um treino funcional. Assim, respeite a sua postura em qualquer exercício mantendo sempre as costas direitas e cumprindo o plano requerido nesse exercício. Ao falhar a postura ou a técnica correta de execução do exercício irá recrutar outros planos, que podem não ser essenciais e comprometer o seu desempenho desportivo ou potenciar uma lesão.

Tempo

Costuma assinalar-se com três números, cada um indicando a duração em segundos das fases. O primeiro é a fase excêntrica (parte do movimento que estende o seu músculo), o segundo será a pausa feita entre as fases e o terceiro a duração da fase concêntrica (contração do músculo). Assim, se o supino for 3-0-1, demore 3 segundos a baixar, não faça pausa e levante em 1 segundo. No total, este movimento dura 4 segundos.

Se não está a obter a massa muscular que pretende, consulte um nutricionista e reveja o seu plano nutricional

MH

Sem comentários: