terça-feira, 26 de novembro de 2013

Saúde - Whey Causa Acne?

Começou a ganhar acne depois de iniciar o consumo de proteína whey? É possível que ambos estejam relacionados, no entanto, não há motivos para alarmismos. Neste artigo explico as eventuais razões da manifestação do acne após o consumo regular de whey.
Segundo alguns estudos, existe, efectivamente, uma relação entre a alimentação e o acne. Há alguns anos atrás, dermatologistas de Harvard publicaram uma série de estudos segundo os quais jovens adolescentes seriam mais propensos a desenvolver acne ao consumir leite em maiores quantidades. Segundo eles, a hipótese de desenvolver acne aumentava cerca de 10% simplesmente ao tomar mais de dois copos de leite por dia.
Num outro estudo, os mesmos investigadores estabeleceram igualmente a relação entre o acne e o queijo cottage. Tal como o leite, o queijo contém soro de leite, que constitui cerca de 20% das proteínas whey.
Portanto, a dermatologista americana, Nanette Silverberg chegou, naturalmente, à conclusão de que tomar suplementos de soro de leite aumentava os casos de acne grave. Durante um estudo realizado com cinco adolescentes do sexo masculino que tomavam proteína whey, Silverberg foi capaz de tratar os casos de acne dos cinco jovens com um creme de peróxido de benzoíla ou antibióticos orais. Terá sido necessário os sujeitos abandonarem a sua suplementação, pois esse mesmo tratamento não tinha efeito (ou um efeito mínimo) enquanto esses continuavam a tomar a suplementação.
Em jeito de conclusão, a dermatologista explicava que “a proteína whey pode ser comedogénica (obstruir os poros da pele) em indivíduos com demonstrada sensibilidade a este nutriente“.

Qual a relação da alimentação com o aparecimento de acne?

O acne surge devido a flutuações hormonais no organismo. É por isso que os adolescentes são o grupo que mais experiencia surtos de acne. A alimentação também pode contribuir para surtos de acne.
Consumir alimentos de alto índice glicémico (IG) – alimentos que são absorvidos rapidamente para a corrente sanguínea – influencia a manifestação de acne, por causa das flutuações hormonais que despoletam.
Alimentos com alto IG provocam um aumento nos níveis de hormonas, como a insulina, que estimula o crescimento de sebócitos (células das glândulas sebáceas).
Um estudo de 2007 mostrou que jovens do sexo masculino que experimentaram uma rigorosa dieta de baixo IG tiveram uma melhoria significativa na gravidade do seu acne.

Qual a relação entre o consumo de whey e o aparecimento de acne?

Cientificamente, a proteína de soro de leite difere das outras proteínas, na medida em que aumenta muito mais a secreção de insulina. Porquê?
Os dois factores a ter em conta, com a proteína whey, são o IGF-1 (factor de crescimento semelhante à insulina) e o teor da resposta de insulina que esse produz.
O leite contém elevados níveis de IGF-1 de bovino, que sobrevive à pasteurização e outros métodos de processamento. IGF-1 de origem bovina tem a mesma sequência de aminoácidos que o IGF-1 humano e liga-se, também, ao receptor de IGF-1 humano. Tem sido demonstrado que um consumo elevado de leite provoca um aumento de 10% a 20% dos níveis de IGF-1 no sangue.
Além disso, apesar de o leite ter um índice glicémico baixo, apresenta um índice insulinémico relativamente alto, o que significa que estimula facilmente a produção de insulina no organismo. A proteína whey tem um índice insulinémico ainda maior, uma vez que é composto pelas pequenas fracções de proteína de absorção rápida do leite.


Então como é que os níveis de insulina IGF-1 e insulina alta causam acne?

À semelhança da insulina, também o IGF-1 estimula o crescimento de sebócitos (células das glândulas sebáceas). Pessoas que sofrem de acne demonstram uma alta produção de sebo, que tem sido associada a níveis mais elevados de IGF-1 nestes indivíduos.
No entanto, o IGF-1 pode ter efeitos muito mais graves, o que leva a um aumento da produção de andrógenos em várias zonas do corpo. Andrógenos, esses, que aumentam ainda mais a produção de sebo e são uma das causas fundamentais da acne.

Conclusão

Conforme vimos, a relação entre o consumo de whey e o aparecimento de acne pode, de facto, ser uma realidade.
Para os casos em que isso axontece, recomenda-se a substituição de whey por outras fontes proteicas, como albumina e soja, também elas proteínas de elevado valor biológico que ajudam, igualmente, no desenvolvimento muscular.
PZ

Sem comentários: