sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Saúde - Perder barriga e não cabelo

Alimente o seu cabelo.

Não é por acaso que a indústria dos produtos de cuidado pessoal investe constantemente no estudo de novas substâncias cujos benefícios advêm de aminoácidos, proteínas, vitaminas, etc. Se reparar bem, os champôs e condicionadores trazem sempre impressos nos rótulos os alimentos que os compõem. Sim, esses mesmos nutrientes que você encontra num prato de sardinhas assadas ou numa salada. Ou seja, a principal solução para melhorar o aspeto do seu cabelo radica nos seus hábitos alimentares e não apenas na secção de higiene pessoal dos supermercados. Além dos 90% de proteína (queratina) composta de 15 aminoácidos, um fio de cabelo contém 8% de água, lípidos, glicogénio e ácido glutâmico. Os 2% restantes correspondem a minerais, como alumínio, cobre, ferro e zinco. Na falta de algum desses componentes, o cabelo fica frágil, sem brilho e cai mais do que o habitual.

Coma isto e evite a queda

O deficit de silício, por exemplo, provoca a miniaturização do cabelo, quando ele se torna mais fino e com maior tendência a cair. Isso porque o micronutriente está ligado a estruturas como o colagénio, uma proteína que mantém a força e a flexibilidade da pele, ossos, articulações, músculos, unhas e, claro, cabelos. Com o tempo, o silício orgânico diminui no organismo. Daí, a importância de fazer a sua reposição consumindo mais peixe, como a tão nossa sardinha. O mineral também deve estar presente: aveia, cevada, entre outros.

Cabelos brancos?

Grisalho antes do tempo? Para evitar a baixa de melanina, invista no frango, ovos, leite e derivados, enfim, consuma o máximo de proteínas que puder. Inclua também cobre (crustáceos, moluscos), ferro (carnes e leite) e zinco (nozes). Isto ajudá-lo-á a manter a cor natural do seu cabelo!

Invista nos minerais

Lembra-se da tabela periódica das aulas de Química? Se ainda não sabe porque teve de "marrar" para a aprender, mostramos-lhe uma pequena lista de alguns elementos que o ajudarão a dar mais saúde aos seus cabelos.
Cálcio: a deficiência deste mineral torna os cabelos mais finos e fracos.
Cobre: auxilia na produção de melanina do cabelo. Sem ele, o cabelo fica branco.
Ferro: é o mineral mais importante. Sem ele não existe cabelo.
Iodo: juntamente com o ferro, auxilia na síntese de proteínas e na fabricação dos cabelos.
Zinco: evita a queda e fortalece os novos cabelos.
MH

Sem comentários: